[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Já comprei na guerra digital, depois do que falou fui sem nem pensar e por coincidência tinha apenas dois, muito obrigado pelo conselho!
Eu percebi a queda de temperatura, quem dera eu poder montar algo do tipo, mas melhor me contentar com o que eu tenho mesmo :feelbad:
Minha mobo é uma MSI B75MA-E33 segue aqui o link https://br.msi.com/Motherboard/B75MA-E33.html#hero-overview
Creio que a MSI deve ter um programa também, já que o afterburner é deles.
Então eu tava certo, a bomba é no CPU-FAN, vish vou ter que rodar a bios pra achar quando ela chegar então, mas me tira uma duvida, eu to planejando fazer um push n pull no H60 com dois Akasa Viper, esses dois fans tem que ser ligados em algum lugar certo? Conecta no sysfan da placa mãe ou na fonte também?
Oh, disso eu não sabia do consumo, pra mim conectando tudo no adaptador e depois na mobo dava pra ligar e controlar tudo, acho que vou comprar um adaptador e conectar tudo na fonte mesmo, que nem to fazendo com os da NZXT aqui :haha:

É, acho que não vai ser um bom investimento no meu caso, ainda mais que o dinheiro ta pouco e as dividas só aumentando kkkk Mas é o seguinte, meu gabinete (Phantom 410) veio com um monte de adaptadores pra FAN, será que não dá pra ligar nos que sobraram dele?
Não sei se a MSI tem algum software que controla os fans.
Sobre fazer um Push & Pull no H60, creio que não compensa, pois além de gastar mais dinheiro, vai ganhar no máximo 3°C a menos, sem falar que o ruído será em dobro.
Se tua placa mãe controla os fans, conecte na MB os fans que são mais barulhentos, o resto tu pode ligar nesses adaptadores.
Porém se tu quiser comprar, tem na Mamutão um controlador Sentry Mesh da NZXT por R$117,90 + frete http://www.megamamute.com.br/controlador-de-fan-sentry-mesh-acc-nt-sen-mesh-nzxt/p
É um bom investimento.

Não sei se a MSI tem algum software que controla os fans.
Sobre fazer um Push & Pull no H60, creio que não compensa, pois além de gastar mais dinheiro, vai ganhar no máximo 3°C a menos, sem falar que o ruído será em dobro.
Se tua placa mãe controla os fans, conecte na MB os fans que são mais barulhentos, o resto tu pode ligar nesses adaptadores.
Porém se tu quiser comprar, tem na Mamutão um controlador Sentry Mesh da NZXT por R$117,90 + frete http://www.megamamute.com.br/controlador-de-fan-sentry-mesh-acc-nt-sen-mesh-nzxt/p
É um bom investimento.

Qualquer coisa deixo na fonte mesmo e vai no máximo, só que meu gabinete ta com várias entradas pra cooler, acho que vou conectar neles, por que o molex já ta conectado na fonte
Putz, agora já é tarde, já comprei os dois Akasa Viper pra fazer push n pull :haha: Achei por um preço legal e o pessoal do forum recomenda bastante esses fans, mas esses dois tem que ligar na mobo né?
É que na minha placa mãe como eu mostrei só tem duas entradas pra fans, então tava pensando em conectar os dois do water cooler nela.
Eu comprei meu gabinete no mamutão, to pensando se pego esse controlado e parcelo, mas o modelo mais parrudo o Sentry LX ta 100 reais a mais, achei bonitão e tem uma interface melhor, se duvidar vou pegar esse :isquero:

Última edição:
Alguém tem idéia de fluxo de ar no NZXT S340?
minha vga passou a esquentar muito depois da instalação nesse gabinete.
justamente pelo h110 ta como intake na parte da frente do gabinete :(
será que se colocar tudo exaust irá melhorar algo?

Bom dia pessoas. Estive pesquisando bastante pra encontrar um bom fluxo de ar de pressão positiva pro meu MX300. Poeira é um problema aqui em casa com algumas obras ocorrendo em frente ao meu prédio...

O MX300 tem 7 lugares pra fans:

2 Superiores c/ Filtro
2 Laterais
2 Frontais C/ Filtro
1 Traseiro

Hoje o fluxo de ar dele funciona dessa forma:

gHnW9jw.png

Sim, tenho 3 fans. Junto com a VGA vão chegar mais duas, e eu preciso montar tudo certinho.
Vale ressaltar que dentre as fans que tenho aqui (duas dessas aqui + uma corsair original dele), as que comprei aparentam ser consideravelmente melhores, então deveria levar isso em conta?
Ah, e a VGA que comprei é bem fria segundo reviews... É a 960 Gigabyte c/ Backplate.

Estive pensando em como alocar as 5 fans disponíveis de forma a aproveitar os filtros já existentes no gabinete, e saiu assim:

ASb31uo.jpg

O que vocês acham que posso/devo mudar a fim de optimizar a refrigeração desse gabinete? E, se devo levar em conta as fans com desempenho superior, onde devo aloca-las?

Obs: Estou disposto a comprar filtros pra fazer uma alocação diferente, contanto que seja um bom ganho...

push pull em water cooler faz diferença?

Coisa de 2/3 graus, em compensação o barulho e a acumulação de poeira serão maiores, fora que o case vai ficar mais apertado. Só vale a pena se o OC for pesado e não estiver dando conta.
mais eu teria que arrumar um mais fino pois não cabe no gabinete com os 4 que tenho aqui

mais eu teria que arrumar um mais fino pois não cabe no gabinete com os 4 que tenho aqui
Exatamente, se quiser existe fan low profile no mercado, que é mais fino que o normal, com tamanho e eficiência menor respectivamente. Assim fica sem sentido colocar mais fans.

Exatamente, se quiser existe fan low profile no mercado, que é mais fino que o normal, com tamanho e eficiência menor respectivamente. Assim fica sem sentido colocar mais fans.
hum...
não teria um de 2400rpm pra não perder muito ?

Em air cooler que não vale a pena, já em wc principalmente os selados que tem o radiador mais restritivo para a passagem de ar o push pull compensa sim, principalmente se fizer um over mais forte.

Em air cooler que não vale a pena, já em wc principalmente os selados que tem o radiador mais restritivo para a passagem de ar o push pull compensa sim, principalmente se fizer um over mais forte.
então e o seidon 240M e selado

então e o seidon 240M e selado
Não sei como é o radiador dele amigo, sei que a maioria dos corsair tem passagens de ar bem estreitas, o que compensa fazer push pull

Não sei como é o radiador dele amigo, sei que a maioria dos corsair tem passagens de ar bem estreitas, o que compensa fazer push pull
então cara qual cooler slim pegar ?

Slim não conheço nenhum, sei que os vipers são os melhores custo benefício que pode se encontrar no br
então tenho que ver depois quantos cm tem de espaço e ver qual cooler cabe

não da por causa da alça

Já vi colegas em fóruns que não viram o desempenho valer a pena com as fans adicionais.
O ganho no uso prático pode ser de pouco para quase nenhum.

Caso você já tenha ou venha arranjar as fans extras, sugiro que tente fazer um teste antes com o radiador e as 4 fans fora do gabinete para ver se o ganho realmente compensa.
Assim dependendo do resultado veja se realmente vale o esforço na ideia das 4 fans para o radiador.

Última edição:
Já vi colegas em fóruns que não viram o desempenho valer a pena com as fans adicionais.

Caso você já tenha ou venha arranjar as fans extras, sugiro que tente fazer um teste antes com o radiador e as 4 fans fora do gabinete para ver se o ganho realmente compensa.
Assim dependendo do resultado veja se realmente vale o esforço na ideia das 4 fans para o radiador.
Fora do gabinete realmente não irá fazer diferença, o push pull é justamente para fazer maior pressão estática fazendo com que o ar passe por possíveis obstáculos, fora do gabinete os obstáculos serão quase nulos.

mais e os modelos menores que ninguém da uma marca

mais e os modelos menores que ninguém da uma marca

Os parafusos do Seidon são compatíveis com fans de 25mm.
Acredito que eles não servirão para parafusar as fans do tipo slim.

Por aqui não existem variedade de opções que sejam boas ou com bom custo benefício de fans slims.

Existe o XtraFlo slim, mas pessoalmente não recomendo no seu caso.
O rolamento por ser do tipo sleeve não é o mais adequado soprando para cima.

O Xtraflo sleeve é o mesmo do 212 Evo e já ouvi relatos de excesso de ruído e vibração quando usados no topo soprando para cima.
As fans podem ter também sua vida útil reduzida.

Na WAZ você pode encontrar o Gelid Slim que tem qualidade superior, mas o seu custo não compensa.

Recomendo você manter somente as fans originais, não se preocupe com push-pull.
Essas fans do Seidon já são boas suficientes para o propósito.

To com meu Phantom 630 aqui pronto pra um z170 que to começando a montar.
Por enquanto vou manter meu humilde Seinon 120v. Mais pra frente quero pegar algo mais potente.
Mas ao que interessa:

No momento minha situação é essa:

20160526_183610.jpg

20160526_183805.jpg

Estou disposto a comprar mais fans, o que vcs fariam?

*Estou pensando em comprar mais duas de 200mm (uma frontal e mais uma pra parte de cima). O que acham
*Tenho aquele corsair de 120m ali de bobeira...onde devo colocar? Na parte de baixo?
*A config das fans vcs acham que devo deixar como? Tudo pra dentro?
*finalmente, coloco o WC no topo mesmo né?

abraço

Acabei decidindo aqui.
2x140mm na parte de baixo jogando o ar pra dentro
1x200mm (atual) jogando o ar pra dentro
1x200mm (quero colocar mais uma) no topo jogando ar pra fora
1x140mm (atual) na traseira jogando o ar pra froa.

Seidon montado no topo

Td certo?

Bom dia pessoas. Estive pesquisando bastante pra encontrar um bom fluxo de ar de pressão positiva pro meu MX300. Poeira é um problema aqui em casa com algumas obras ocorrendo em frente ao meu prédio...

O MX300 tem 7 lugares pra fans:

2 Superiores c/ Filtro
2 Laterais
2 Frontais C/ Filtro
1 Traseiro

Hoje o fluxo de ar dele funciona dessa forma:

gHnW9jw.png

Sim, tenho 3 fans. Junto com a VGA vão chegar mais duas, e eu preciso montar tudo certinho.
Vale ressaltar que dentre as fans que tenho aqui (duas dessas aqui + uma corsair original dele), as que comprei aparentam ser consideravelmente melhores, então deveria levar isso em conta?
Ah, e a VGA que comprei é bem fria segundo reviews... É a 960 Gigabyte c/ Backplate.

Estive pensando em como alocar as 5 fans disponíveis de forma a aproveitar os filtros já existentes no gabinete, e saiu assim:

ASb31uo.jpg

O que vocês acham que posso/devo mudar a fim de optimizar a refrigeração desse gabinete? E, se devo levar em conta as fans com desempenho superior, onde devo aloca-las?

Obs: Estou disposto a comprar filtros pra fazer uma alocação diferente, contanto que seja um bom ganho...

O amigo, estou na mesma estrada que você. To com esse mx300, e tenho 1 fan na frontal e um superior ambos jogando ar pra dentro, os dois são os cougar dual-x 120mm Led branco, e como exaustor apenas o traseiro que veio no gabinete. Acho que vou por mais 1 frontal pra ter um bom fluxo. Porém não sei se mantenho o superior ou deixo ele como exaustor.

Users who are viewing this thread

Voltar