[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Galera boa tarde,sou novato aqui então se eu estiver no lugar errado me perdoem.
tenho brigado muito com meu irmão sobre isto e amigos do trabalho ( service desk ) ficaram com opiniões divididas sobre o assunto.
vou deixar minhas especificações aqui para de repente vocês vendo imagens possam me mostrar melhor o que fazer
tenho um
Gabinete: NXZT Phanton 410
Placa Mãe: Asus F1A75V-EVO
Processador: AMD A6
Placa de video: ATI RADEON HD 7850
Fonte: Thermaltake 600W

a fonte eu utilizo com a ventoinha para cima e fica bem proximo a placa de video, só que eu acredito que o espaço com a ventoinha para baixo fica muito colada ao chão então fico com medo de super aquecer ou coisas do tipo
então o que devo fazer ?

Galera boa tarde,sou novato aqui então se eu estiver no lugar errado me perdoem.
tenho brigado muito com meu irmão sobre isto e amigos do trabalho ( service desk ) ficaram com opiniões divididas sobre o assunto.
vou deixar minhas especificações aqui para de repente vocês vendo imagens possam me mostrar melhor o que fazer
tenho um
Gabinete: NXZT Phanton 410
Placa Mãe: Asus F1A75V-EVO
Processador: AMD A6
Placa de video: ATI RADEON HD 7850
Fonte: Thermaltake 600W

a fonte eu utilizo com a ventoinha para cima e fica bem proximo a placa de video, só que eu acredito que o espaço com a ventoinha para baixo fica muito colada ao chão então fico com medo de super aquecer ou coisas do tipo
então o que devo fazer ?

Pro seu gabinete eu faria:

IN: 1x140mm lateral (jogando ar frio na VGA) e 2x120mm Frente
OUT: 1x120mm atrás e 2x120mm cima.

Quanto a fonte, deixa ela puxar o ar de fora mesmo, não é bom tirar o ar que a VGA usaria pra resfriar e a fonte não esquenta tanto assim.

Boa Sorte!

Quanto a fonte, deixa ela puxar o ar de fora mesmo, não é bom tirar o ar que a VGA usaria pra resfriar e a fonte não esquenta tanto assim.

Boa Sorte!
E para um Sharkoon BW9000-W o que melhor seria? Queria fazer um fluxo de ar positivo, mas esse gabinete aparente favorecer mais o fluxo negativo. Será que colocando ventoinhas com maior CFM na parte da frente e menor CFM na parte superior resolve, não pretendo usar radiador por enquanto.
09_BW9000-W_white.jpg

Configuração do ventilador:

Painel frontal:2x 140 mm fan(pré-instalado) ou do radiador (opcional)

Painel traseiro: 1x 120 mm fan LED (pré-instalado)

Painel superior: 3x 120 mm ou 2x 140 mm (opcional) ou do radiador (Opcional)

E para um Sharkoon BW9000-W o que melhor seria? Queria fazer um fluxo de ar positivo, mas esse gabinete aparente favorecer mais o fluxo negativo. Será que colocando ventoinhas com maior CFM na parte da frente e menor CFM na parte superior resolve, não pretendo usar radiador por enquanto.

Configuração do ventilador:

Painel frontal:2x 140 mm fan(pré-instalado) ou do radiador (opcional)

Painel traseiro: 1x 120 mm fan LED (pré-instalado)

Painel superior: 3x 120 mm ou 2x 140 mm (opcional) ou do radiador (Opcional)

É, realmente ele favorece uma pressão negativa no gabinete. Mas eu não me preocuparia com isso não. Eu compraria 4 fans BONS de 140mm e colocaria 2 em baixo e 2 em cima. Se eles tiverem um bom CFM já vai ser o suficiente pra fazer o circular bem dentro do gabinete. Esse monte de baias aí? Voce vai usar todas? Tenho a impressão que elas bloqueiam bastante o ar, principalmente onde é mais importante, na VGA que puxa o ar de baixo do gabinete pra resfriar. No meu 300R eu tirei as baias de baixo pra deixar o caminho livre pro fluxo de ar.

Galera, não tenho muitos problemas com temperatura, mas mesmo assim gostaria de dicas.

Tenho 4x 12mm no meu gabinete (CM 690 II), mas só deixo ativos um na frente para a entrada de ar e um atrás para a saída de ar. O lateral e o superior estão desativados, e ainda tem espaço pra outro lateral e outro superior.

Por que? Ruído. ODEIO muito barulho, no gabinete.

Sendo assim, qual seria a melhor solução pro meu caso? Trocar esses coolers por 14mm resolveria a questão do ruído? E sobre o fluxo, qual a melhor solução? Valeu!

Galera, não tenho muitos problemas com temperatura, mas mesmo assim gostaria de dicas.

Tenho 4x 12mm no meu gabinete (CM 690 II), mas só deixo ativos um na frente para a entrada de ar e um atrás para a saída de ar. O lateral e o superior estão desativados, e ainda tem espaço pra outro lateral e outro superior.

Por que? Ruído. ODEIO muito barulho, no gabinete.

Sendo assim, qual seria a melhor solução pro meu caso? Trocar esses coolers por 14mm resolveria a questão do ruído? E sobre o fluxo, qual a melhor solução? Valeu!

Cara, os fans de 140mm tender a conseguir movimentar a mesma quantidade de ar com menos ruido do que os de 120mm. Se tiver condições, troque os fans por bons fans de 140mm que tenham um bom CFM e baixo ruído e tende deixar ao menos 2in e 2out. Isso já deve garantir um bom fluxo nos eu gabinete.

obs: tenho 6 cougar vortex hbm 140mm no meu case (4 in 2 out) e só ouço o barulho do ar.

Cara, os fans de 140mm tender a conseguir movimentar a mesma quantidade de ar com menos ruido do que os de 120mm. Se tiver condições, troque os fans por bons fans de 140mm que tenham um bom CFM e baixo ruído e tende deixar ao menos 2in e 2out. Isso já deve garantir um bom fluxo nos eu gabinete.

obs: tenho 6 cougar vortex hbm 140mm no meu case (4 in 2 out) e só ouço o barulho do ar.

Qual seria o melhor CxB em fans de 14mm hoje em dia?

É, realmente ele favorece uma pressão negativa no gabinete. Mas eu não me preocuparia com isso não. Eu compraria 4 fans BONS de 140mm e colocaria 2 em baixo e 2 em cima. Se eles tiverem um bom CFM já vai ser o suficiente pra fazer o circular bem dentro do gabinete. Esse monte de baias aí? Voce vai usar todas? Tenho a impressão que elas bloqueiam bastante o ar, principalmente onde é mais importante, na VGA que puxa o ar de baixo do gabinete pra resfriar. No meu 300R eu tirei as baias de baixo pra deixar o caminho livre pro fluxo de ar.
Vou retirá-las sim quando o Gabinete chegar, só uso um HD comum e um SSD. Estava pensando em pegar dois Coolers da Corsair AF 140 versão não LED, mas os bichos são caros demais. Queria muito pegá-los mas terei que ir na versão com LED porque são mais baratos (e com rolamentos piores).

Qual seria o melhor CxB em fans de 14mm hoje em dia?
Eu não achei muitos testes de Fans, mas me baseei nesses aqui para ter alguma noção:

http://www.anandtech.com/show/6177/...ator-fan-testing-eight-fans-with-corsairs-h80
http://www.anandtech.com/show/9737/the-corsair-sp140-led-af140-led-sp120-af120-fan-review

Por enquanto estou optando pelos Corsair AF Quiet Edition, tem fluxo de ar maior que os SP e são muito mais silenciosos. O ideal seria pegar a versão CO-9050009-WW que é sem LED pois segundo as análises eles tem rolamentos muito superiores aos da mesma linha na versão LED.

Última edição:
Eu pesquisei muito quando fui comprar e cheguei nos cougar, tenho 6 deles e continuo indicando pra todo mundo.

Os que eu tenho são desse modelo: https://www.guerradigital.net/coole...-bearing-ultra-silent-fan-black-cf-d14hb.html

Caraca isso tá certo? 124CFM com 18dB? :dad:

Fantástica opção pelo preço, valeu mesmo pela dica. Acho difícil encontrar algo melhor para in/out sem precisar de pressão estática. Vc sabe se a versão de 12cm é tão boa assim também? Vou até favoritar aqui...:awesome:

edit: essa loja guerradigital é confiável?

Última edição:
Aos mestres do fluxo... :D

Tenho um Cougar Archon com duas CoolerMaster Silencio 120 na frente e a fan stock 120 na exaustão atrás.
O Archon tem mais dois espaços na lateral, mas não tenho fans para colocar lá no momento.

Seria preferível fechar essa lateral para otimizar o fluxo de ar interno? Dá para notar que o ar meio que "vaza" por essa grade.

4742b6c900.png

Caraca isso tá certo? 124CFM com 18dB? :dad:

Fantástica opção pelo preço, valeu mesmo pela dica. Acho difícil encontrar algo melhor para in/out sem precisar de pressão estática. Vc sabe se a versão de 12cm é tão boa assim também? Vou até favoritar aqui...:awesome:

edit: essa loja guerradigital é confiável?

Então, dá uma olhada no site da cougar pra ter as specs certinho. Mas acredito que a versão de 12cm tenha uma relação CFM/ruído menor, o que ja era de se esperar pelo tamanho. Mas eu gosto demais dos fans deles. Preço justo, são bonitos (na minha opinião), tem versão com ou sem led, PWM, silenciosos...muito melhor que pagar 60 conto naqueles Corsair totalmente superestimados, barulhentos e que movem pouco ar.

Quanto a loja, é confiável sim. Já fiz umas 3 compras nela (esses fans, cabos akasa, mousepad...). Despacham super rápido, nota fiscal e por ser uma loja não tão grande eles tem um atendimento bem mais humano que as outras grandes...

Aos mestres do fluxo... :D

Tenho um Cougar Archon com duas CoolerMaster Silencio 120 na frente e a fan stock 120 na exaustão atrás.
O Archon tem mais dois espaços na lateral, mas não tenho fans para colocar lá no momento.

Seria preferível fechar essa lateral para otimizar o fluxo de ar interno? Dá para notar que o ar meio que "vaza" por essa grade.

Não precisa selar não. O ar vai se movimentar da mesma forma e não tem problema algum vazar o ar. Entra ar frio por baixo/frente e sai ar quente por cima/atrás.

Então, dá uma olhada no site da cougar pra ter as specs certinho.

Aaaaa me confundi. Na real ele só tem 73CFM, mas pelos 18dB esse fluxo está bom demais, mais do que justificado. Realmente uma boa opção, mas creio que devem existir outras tão boas quanto.

Estou montando meu primeiro mini itx e não sei bem como deixar um fluxo de ar legal.
O gabinete é um corsair 380t. A vga é uma 1070 G1. A fonte não tem fan. O frontal vou trocar por um Aerocol Silent Master 200mm. Estou pensando em trocar o da traseira por um Jetflo e na outra lateral não sei o que fazer. Eu comprei dois g-fire bem baratos pra colocar por enquanto, enquanto decido o que fazer. Na cpu coloquei um pcyes kz2, também temporário.
O que vocês acham?

Aaaaa me confundi. Na real ele só tem 73CFM, mas pelos 18dB esse fluxo está bom demais, mais do que justificado. Realmente uma boa opção, mas creio que devem existir outras tão boas quanto.

Por 40 mangos aqui no Brasil? Acho difícil...pelo menos na época que eu pesquisei não tinha.

Consegui 3 Corsair AF 120 LED WHITE por 125 novos modelos QUIET EDITION...

Vi um video de um usuário reclamando de barulho, são mesmo barulhentos :S ?

Boa Sorte!
eu tenho o mesmo gabinete porém tenho um seidon 120v, ele está na parte traseira em push pull, tenho um de 140M e 2 de 120m,

O de 140M está em cima jogando AR para fora, e os da frente está jogando ar para dentro, minha dúvida é .

coloco o do watercoller na parte de cima ? ou deixo como está ?, se eu colocar na parte de cima eu tiro o de 140m e coloco na lateral puxando ar para dentro ?

Obrigado

eu tenho o mesmo gabinete porém tenho um seidon 120v, ele está na parte traseira em push pull, tenho um de 140M e 2 de 120m,

O de 140M está em cima jogando AR para fora, e os da frente está jogando ar para dentro, minha dúvida é .

coloco o do watercoller na parte de cima ? ou deixo como está ?, se eu colocar na parte de cima eu tiro o de 140m e coloco na lateral puxando ar para dentro ?

Obrigado

Acho que está bom assim do jeito que está, amigo. Se quiser melhorar alguma coisa coloque mais um de 140mm em cima pra tirar o ar quente de dentro do case e está tudo bem. No futuro um fan na lateral jogando ar frio na placa ajuda também. Mas eu não mudaria o Watercooler não. O meu também está assim, o WC na saída de trás em cima e em cima 2 de 140 tirando o ar quente do gabinete.

é perdi uma promoção dos corsair essa semana, ia comprar 2 um pra lateral e um pra por em cima, preciso limpar os filtro de poeira do meu case, 7 meses sem limpar nada rsrs

é perdi uma promoção dos corsair essa semana, ia comprar 2 um pra lateral e um pra por em cima, preciso limpar os filtro de poeira do meu case, 7 meses sem limpar nada rsrs

Não perdeu nada entao amigo. Os fans da corsair só são bonitos.

Consegui 3 Corsair AF 120 LED WHITE por 125 novos modelos QUIET EDITION...

Vi um video de um usuário reclamando de barulho, são mesmo barulhentos :S ?
Já tive um desse modelo aí e realmente o fan é barulhento.
Recomendo muito os fans da Cougar modelo CFD.
Além de serem silenciosos, possuem um bom fluxo de ar.

Já tive um desse modelo aí e realmente o fan é barulhento.
Recomendo muito os fans da Cougar modelo CFD.
Além de serem silenciosos, possuem um bom fluxo de ar.
Peguei 3 deles! de 120! queria de 140mm mas achei os Cougar CFD com led white por 30 reais !!!

Peguei 3 deles! de 120! queria de 140mm mas achei os Cougar CFD com led white por 30 reais !!!
Bom preço, amigo.
Os meus são 5 fans de 120mm Cougar CFD LED White e 3 de 140mm Cougar CFD LED White.
Os de 120mm paguei R$41,50 e os de 140mm paguei R$46,70 em uma loja em POA.
São os fans mais bonitos e mais silenciosos que já tive e olha que já passou muitos fans de diversas marcas aqui no meu case.

Bom preço, amigo.
Os meus são 5 fans de 120mm Cougar CFD LED White e 3 de 140mm Cougar CFD LED White.
Os de 120mm paguei R$41,50 e os de 140mm paguei R$46,70 em uma loja em POA.
São os fans mais bonitos e mais silenciosos que já tive e olha que já passou muitos fans de diversas marcas aqui no meu case.
Porra! fico contente em saber que no final fiz a melhor escolha possivel! aqui no S340 cabem 3 140mm e 1 120mm, mas como não achei 140mm white, não comprei e eu achei o custo beneficio dos 120mm que achei por 30 reais monstruoso!
Pena que meu Radiador é 140mm H90, porque a pressão de ar dele é maior que o stock da corsair... poderia até ter substituido se o radiador permitisse.

Galera tenho 5 fan cougar vortex pwm e como minha placa mãe só tem duas conexões pwm os outros três fan ficam ligando no máximo e faz um barulho danado, mas se eu comprar esse adaptador http://s.aliexpress.com/3ARF7f6Z será que resolve o problema ou fica muito puxado para conectar 3 fans em uma única entrada?

Users who are viewing this thread

Voltar