[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Pessoal meu gabinete é esse aqui:
44328_index_g.jpg

44328_1379353651_g.jpg

Ele tem grade na frente como podem ver, na tampa lateral, e depois disso, somente atrás. Creio que embaixo dele também tenha essa grade de passagem de ar, pois a posição interna da fonte é no chão do gabinete no canto direito. Onde seria melhor colocar fans para aumentar a refrigeração dele?

O kraken g10 funciona em qualquer placa? Tava pensando em comprar um e um h75 pra por na minha 980 ti
A especificação do kraken :
Compatibnilidade
Nvidia : GTX 780 Ti, 780, 770, 760, Titan, 680, 670, 660Ti, 660, 580, 570, 560Ti, 560, 560SE
AMD : R9 290X, 290, 280X*, 280*, 270X, 270 HD7970*, 7950*, 7870, 7850, 6970, 6950, 6870, 6850, 6790, 6770, 5870, 5850, 5830

E também o H75 não é compatível, seria H60 ou H90.

A especificação do kraken :
Compatibnilidade
Nvidia : GTX 780 Ti, 780, 770, 760, Titan, 680, 670, 660Ti, 660, 580, 570, 560Ti, 560, 560SE
AMD : R9 290X, 290, 280X*, 280*, 270X, 270 HD7970*, 7950*, 7870, 7850, 6970, 6950, 6870, 6850, 6790, 6770, 5870, 5850, 5830

E também o H75 não é compatível, seria H60 ou H90.
Esse meu post é velho hahaha, eu já resolvi como teria que fazer... Mas obrigado por responder.

Povo, alguém pode dar uma luz sobre meu post ali de cima? Estou com o PC todo desmontado já na mesa pra hoje tentar configurar e fazer uma limpeza, aproveitando para instalar estas novas fans

Povo, alguém pode dar uma luz sobre meu post ali de cima? Estou com o PC todo desmontado já na mesa pra hoje tentar configurar e fazer uma limpeza, aproveitando para instalar estas novas fans

Bom, primeiramente, na lateral onde tem as frestas ali pega um cooler? se suportar pode colocar intake ( jogando ar pra dentro que ajuda bastante, principalmente para as vgas que fica logo em frente), atrás como exaustor e na frente como intake também.

Fan frontal - injeção de ar
Fan traseira - exaustaão de ar
Fan lateral - injeção de ar

A fonte pode ser instalada com a fan virada para baixo ou virada para cima, conforme você quiser que ela puxe o ar de fora ou de dentro do gabinete.

A vantagem da fan virada para baixo é de beneficiar a fonte com o ar mais frio de fora do gabinete.

Dependendo do local do pc e se houver preocupações com acúmulo de poeira, instale a fonte com a fan virada para dentro do gabinete.

Beleza pessoal! Obrigado pelas informações, ontem consegui estudar melhor o gabinete e seguir as dicas. Consegui instalar realmente as 3 fans no gabinete aumentando o fator resfriamento. Ainda estou lidando com o posicionamento delas, pelo que entendi posicionei a lateral jogando ar para dentro, aumentando a ventilação na placa de vídeo pois é paralela a ela. A fan traseira, coloquei, jogando ar para fora, e a fan frontal, também jogando ar para dentro.

Pena que a minha placa mãe, só possui uma entrada para fan de sistema, as demais são ligadas direto na fonte, e ficam na rotação máxima, aumentando um pouco o barulho, então ainda estou tentando lidar com isso. Mas por hora, deu tudo certo. Obrigado!

Pena que a minha placa mãe, só possui uma entrada para fan de sistema, as demais são ligadas direto na fonte, e ficam na rotação máxima, aumentando um pouco o barulho, então ainda estou tentando lidar com isso. Mas por hora, deu tudo certo. Obrigado!

As fans que você que você tem são todas de 3-pinos?

Se não estiver enganado, o conector SYS FAN da sua placa mãe de assinatura GA-78LMT-USB3 não controla fans de 3-pinos.
Você chegou a fazer o teste ligando uma das fans no SYS FAN?

Sim, liguei sim, mas não cheguei a ver muita diferença.

Sim, liguei sim, mas não cheguei a ver muita diferença.

Compre um controlador de fan. Dá pra achar bem barato, cerca de R$80. É um dos melhores investimentos a se fazer em um pc.

Cumprimentos.

Caras..a fan lateral está com ruído, e não é problema diretamente dela, testei ela sem encostar na tampa onde ela fica parafusada, e solta ela não provoca ruído. Porém quando eu aproximo a fan da tampa do cpu ele começa a provocar um som como se fosse uma espécie de ruído ou assovio. Bem estranho. Será que tem algo que se possa colocar entre a fan e a tampa?

Caras..a fan lateral está com ruído, e não é problema diretamente dela, testei ela sem encostar na tampa onde ela fica parafusada, e solta ela não provoca ruído. Porém quando eu aproximo a fan da tampa do cpu ele começa a provocar um som como se fosse uma espécie de ruído ou assovio. Bem estranho. Será que tem algo que se possa colocar entre a fan e a tampa?

Tenho impressão que dependendo da fan e tipo de grade, pode-se notar algum tipo de ruído mais excessivo.

Creio que a melhor forma de resolver seria mesmo diminuir a rotação da fan.

No ML você pode encontrar pinos de borracha anti-vibração e filtros de alumínio anti-poeira, mas podem acabar não resolvendo.

Um teste que poderia-se fazer é ver se a fan como exaustão não ficaria menos ruidoso.

Sim, se inverter ela, praticamente o ruído some, mas aí ela ficando como exaustão não prejudicaria a ventilação interna? Já que essa lateral seria justamente para ventilar a placa de video?

Sim, se inverter ela, praticamente o ruído some, mas aí ela ficando como exaustão não prejudicaria a ventilação interna? Já que essa lateral seria justamente para ventilar a placa de video?

Sugeri inverter a fan mais como teste.

A preferência em usar a fan lateral como injeção ou exaustão de ar seria mais pessoal.
Já vi gente recomendando os dois, mas acredito que a maioria prefira injeção de ar.

O excesso de ruído seria uma das razões para se preferir usar a fan lateral como exaustão.
Para placas de vídeo que espalham parte do ar aquecido dentro do gabinete, a fan como exaustão até pode ser útil para o caso.

Pessoalmente prefiro usar a fan lateral como injeção de ar para gerar pressão positiva em torno da placa de vídeo, ou caso contrário a poeira entraria pelas frestas do gabinete.

Se o ruído incomodar, pessoalmente optaria em não usar essa fan.

Blz, obrigado pela ajuda! Vou testar como exaustor, e inverter ela, já estou com ela aqui assim agora, e realmente o ruído some. Agora é ir testando como fica a temperatura.

Alguém poderia me fazer uma recomendação de FAN ?
Li alguns tópicos do forum e o pessoal recomenda bastante os Akasa Viper que eu achei na Guerra Digital por 46 reais, outro que li bastante é o Aerocool Shark por 55 no mercado livre e por último os Cougar com LED azul que estão saindo por 38 reais também na Guerra Digital.
Por experiência qual vocês me recomendam? Os Shark eu achei muito caro, iria nos Viper, mas esses da Cougar me chamaram a atenção por serem mais baratos e terem LED azul, a diferença é muito grande?
Possuo aqui 3 FANS da NZXT que vieram no Phantom 410 em conjunto com o Watercooler e planejo pegar mais dois FANS, um pra colocar na lateral e outro pra colocar na parte superior.
Planejo fazer o esquema do tópico de pressão negativa, junto com um FAN lateral como intake.

Alguém poderia me fazer uma recomendação de FAN ?
Li alguns tópicos do forum e o pessoal recomenda bastante os Akasa Viper que eu achei na Guerra Digital por 46 reais, outro que li bastante é o Aerocool Shark por 55 no mercado livre e por último os Cougar com LED azul que estão saindo por 38 reais também na Guerra Digital.
Por experiência qual vocês me recomendam? Os Shark eu achei muito caro, iria nos Viper, mas esses da Cougar me chamaram a atenção por serem mais baratos e terem LED azul, a diferença é muito grande?
Possuo aqui 3 FANS da NZXT que vieram no Phantom 410 em conjunto com o Watercooler e planejo pegar mais dois FANS, um pra colocar na lateral e outro pra colocar na parte superior.
Planejo fazer o esquema do tópico de pressão negativa, junto com um FAN lateral como intake.
Eu tenho 8 fans da Cougar, sendo que já tive os Viper e os Shark e sinceramente, a diferença de performance entre os 3 não é grande.
Só iria sentir diferença usando os mesmos em radiadores de alta densidade (alto FPI) como os Corsair da vida.
Eu optei pelos CFD pelo silêncio e ela estética, pois considero eles fans muito bonitos, sem contar a qualidade do material usado em sua fabricação.
Se não for problema ter fans com LED azul, eu iria de CFD e já economizaria uma grana.
E tem mais, tu pode ligá-los diretamente na fonte, pois o ruído em rotação máxima é 16,6dBA e 18dBA, os de 120 e 140mm respectivamente.

Eu tenho 8 fans da Cougar, sendo que já tive os Viper e os Shark e sinceramente, a diferença de performance entre os 3 não é grande.
Só iria sentir diferença usando os mesmos em radiadores de alta densidade (alto FPI) como os Corsair da vida.
Eu optei pelos CFD pelo silêncio e ela estética, pois considero eles fans muito bonitos, sem contar a qualidade do material usado em sua fabricação.
Se não for problema ter fans com LED azul, eu iria de CFD e já economizaria uma grana.
E tem mais, tu pode ligá-los diretamente na fonte, pois o ruído em rotação máxima é 16,6dBA e 18dBA, os de 120 e 140mm respectivamente.

Hmmm, entendi, achei os viper um pouco feios com as hélices amarelas sabe? Tava querendo ir pros cougar pois achei muito bonito, o LED pra mim não faz tanta diferença, mas vem de bônus.
Depois de ler isso, acho que vou com os Cougar mesmo, comprando 2 na guerra digital sai por menos de 100 reais com o frete, já economizo uma graninha, os viper ficam uns 120 com frete hehehe.
Só uma duvida esses 8 fans tu usa no seu gabinete? Notou alguma diferença na temperatura ?
Planejo usar seis e tava pensando se comprava ou não o sétimo cooler e usava ele na parte de baixo do gabinete.

Hmmm, entendi, achei os viper um pouco feios com as hélices amarelas sabe? Tava querendo ir pros cougar pois achei muito bonito, o LED pra mim não faz tanta diferença, mas vem de bônus.
Depois de ler isso, acho que vou com os Cougar mesmo, comprando 2 na guerra digital sai por menos de 100 reais com o frete, já economizo uma graninha, os viper ficam uns 120 com frete hehehe.
Só uma duvida esses 8 fans tu usa no seu gabinete? Notou alguma diferença na temperatura ?
Planejo usar seis e tava pensando se comprava ou não o sétimo cooler e usava ele na parte de baixo do gabinete.
Esse 7º fan a mais no seu case não fará diferença.
Eu tenho 8 fans CFD porque eu estou montando um WC custom afogando a VGA e o CPU.
Como tenho 2 radiadores (45x360mm e 60x240mm), o mais espesso vou utilizar Push & Pull com fans de 140mm na frente e 120mm atrás.
Com a VGA e o CPU no ar, os fans deixaram meu gabinete mais ventilado do que os outros que eu tinha, que eram 3 AF140L e 2 XAF 120mm.

Esse 7º fan a mais no seu case não fará diferença.
Eu tenho 8 fans CFD porque eu estou montando um WC custom afogando a VGA e o CPU.
Como tenho 2 radiadores (45x360mm e 60x240mm), o mais espesso vou utilizar Push & Pull com fans de 140mm na frente e 120mm atrás.
Com a VGA e o CPU no ar, os fans deixaram meu gabinete mais ventilado do que os outros que eu tinha, que eram 3 AF140L e 2 XAF 120mm.

Entendi, nossa bastante FANS as temperaturas devem ser baixas junto com o Water cooler. em idle e full load fica quanto a temperatura?
Recentemente comprei um Phantom 410, vou instalar um water cooler e colocar mais uns FANS e claro fazer um cable management.
Quero ver como vão ficar as temperaturas depois disso.

No momento meu plano é
- Frontal: 2 x 120mm
- Traseiro: 1 x 120mm
- Superior: 2 x 140mm
- Lateral: 1 x 140mm

Fazendo o esquema aqui do tópico, os superiores e o traseiro jogando ar pra fora do gabinete e o lateral junto com os frontais jogando ar pra dentro do gabinete.

Entendi, nossa bastante FANS as temperaturas devem ser baixas junto com o Water cooler. em idle e full load fica quanto a temperatura?
Recentemente comprei um Phantom 410, vou instalar um water cooler e colocar mais uns FANS e claro fazer um cable management.
Quero ver como vão ficar as temperaturas depois disso.

No momento meu plano é
- Frontal: 2 x 120mm
- Traseiro: 1 x 120mm
- Superior: 2 x 140mm
- Lateral: 1 x 140mm

Fazendo o esquema aqui do tópico, os superiores e o traseiro jogando ar pra fora do gabinete e o lateral junto com os frontais jogando ar pra dentro do gabinete.
Cara, de momento só blockei a VGA porque não tenho o CPU block e fittings angulares.
Ontem à noite, a temperatura ambiente no meu quarto era de 28°C e a temperatura da VGA em idle era de 32~33°C e no BF4 bateu 46°C de pico, mas manteve-se em média 44°C.
Agora a temperatura ambiente está em 32°C e a VGA em idle está 35°C.
Quando a VGA tava no ar, ela chegava fácil aos 68°C in game e agora não passa dos 46°C.
Até a temperatura dos cores do CPU baixou 3°C depois de blockar a VGA.

Sobre os teus fans, essa configuração está muito boa, não há necessidade de mais um fan embaixo, só vai servir para juntar poeira.

Da uma olhada no link do meu projeto [Projeto] WC Custom Corsair Obsidian 750D

Cara, de momento só blockei a VGA porque não tenho o CPU block e fittings angulares.
Ontem à noite, a temperatura ambiente no meu quarto era de 28°C e a temperatura da VGA em idle era de 32~33°C e no BF4 bateu 46°C de pico, mas manteve-se em média 44°C.
Agora a temperatura ambiente está em 32°C e a VGA em idle está 35°C.
Quando a VGA tava no ar, ela chegava fácil aos 68°C in game e agora não passa dos 46°C.
Até a temperatura dos cores do CPU baixou 3°C depois de blockar a VGA.

Sobre os teus fans, essa configuração está muito boa, não há necessidade de mais um fan embaixo, só vai servir para juntar poeira.

Da uma olhada no link do meu projeto [Projeto] WC Custom Corsair Obsidian 750D

nossa que inveja, olha essas temperaturas meu deus 46º de pico :dog:
Poxa, muito obrigado, estou agora mais confiante, já boletei 2 fans cougar que me recomendou, só esperar amanhã e pagar!
Colocando uns fans eu espero diminuir um pouco a temperatura da minha VGA, no outro gabinete possuía um fan lateral e agora que estou sem notei que as temperaturas estão subindo um pouco.

Dei uma olhada lá no seu projeto, ta ficando legal, queria eu montar algo desse tipo :feelbad: Curti lá.
Só to com umas dúvidas, a minha placa mãe possui um CPU Fan e dois sysfan, o CPU fan creio eu que deve ser pra bomba e o outro sysfan deve ser pro cooler do water cooler certo? ou é o contrário?
Ficaria sobrando um sysfan, tem como eu comprar aqueles adaptadores de fan, conectar eles nele e então conectar nesse sysfan pra ter um controle melhor? na real não sei se isso é possível, se não for, eu conecto na fonte mesmo.
Tava pensando em comprar um controlador de fan da NZXT, vi no megamamute saindo de 230 a vista, acha que compensa, ou é só gastar dinheiro atoa ?

nossa que inveja, olha essas temperaturas meu deus 46º de pico :dog:
Poxa, muito obrigado, estou agora mais confiante, já boletei 2 fans cougar que me recomendou, só esperar amanhã e pagar!
Colocando uns fans eu espero diminuir um pouco a temperatura da minha VGA, no outro gabinete possuía um fan lateral e agora que estou sem notei que as temperaturas estão subindo um pouco.

Dei uma olhada lá no seu projeto, ta ficando legal, queria eu montar algo desse tipo :feelbad: Curti lá.
Só to com umas dúvidas, a minha placa mãe possui um CPU Fan e dois sysfan, o CPU fan creio eu que deve ser pra bomba e o outro sysfan deve ser pro cooler do water cooler certo? ou é o contrário?
Ficaria sobrando um sysfan, tem como eu comprar aqueles adaptadores de fan, conectar eles nele e então conectar nesse sysfan pra ter um controle melhor? na real não sei se isso é possível, se não for, eu conecto na fonte mesmo.
Tava pensando em comprar um controlador de fan da NZXT, vi no megamamute saindo de 230 a vista, acha que compensa, ou é só gastar dinheiro atoa ?
Não vai se arrepender de comprar os Cougar, pois além de lindos e muito bem construído, são muito silencioso, quando eu digo muito silenciosos devido a 8 deles (5x120mm e 3x140mm) em rotação máxima, fazem menos ruídos do que o ACX da 780 com 60% de rotação!
O WC custom tem essa grande vantagem da queda brusca na temperatura dos componentes, porém a desvantagem é o alto custo, ainda mais com o dólar nas alturas.
Obrigado por curtir o post do tópico do projeto!

Sobre sua MB, poderia dizer qual a marca e modelo?
Se for Asus, existe um programa chamado AI Suite que possui um complemento chamado Fan Xpert, onde o mesmo controla a rotação dos fans com alguns perfis e um modo manual de rotação.
Os 2 fans da Cougar tu pode ligar diretamente na fonte, pois tu nem vai escutar eles.
A bomba do WC tu liga direto no CPU Fan e lembre-se de deixar ele em rotação máxima e se tua MB não for da Asus, pode ir na BIOS e setar manualmente a rotação da bomba.
Com isso, sobra 2 conectores para fans, sendo que tu teria ainda 4 fans para ligar.
Veja o consumo dos fans em amperes, exemplo: fan da CM JetFlo possui consumo de 0,4A (é um dos fans mais fortes da CM). A MB fornece 1A por canal, ou seja, dá para ligar 2 JetFlo no mesmo canal, usando um cabo Y.
Se conectar fans que a soma deles passe de 1A, irá queimar a saída para fan.

Controlador de fan é um investimento bom, se tem dinheiro dobrando, recomendo comprar, mas como o amigo não será tão entusiasta, acredito que cabos Y para seu caso é o mais recomendado.

Pessoal gostaria que analisassem o fluxo de ar do meu gabinete se esta bom ou se devo alterar para um melhor fluxo.

Gabinete - Corsair Carbide Spec-03

566595C872B9465FBD321706FF097D04.ashx

Bom estou usando da seguinte forma:

1 Fan 120mm CoolerMaster JetFlo na parte frontal baixo,puxando ar para dentro.
1 Fan 140mm AeroCool Shark na parte frontal cima,puxando ar para dentro.

1 Fan 120mm CoolerMaster JetFlo na parte traseira,como exaustor retirando o ar de dentro.

1 Fan 120mm AeroCool Shark no topo mais na parte da frente,como exaustor retirando o ar de dentro.

- Os Jetflo são um pouco mais fortes que os AeroCool Shark,pois concentram mais o ar ao invés de espalhar como os outros.

- Gostaria de usar 2 de 120mm no topo como exaustores, mas nao consigo usar o primeiro espaço do topo (o mais proximo da traseira) pois o conector do cooler da CPU não deixa.

- Tem mais 2 espaços para fans 120mm na parte de baixo,mas um esta sendo usado pela fonte e o outro esta coberto por cabos então acho que nem da para usar,até daria mas os cabos atrapalharia muito o fluxo de ar dele.

O que acham ???

Não vai se arrepender de comprar os Cougar, pois além de lindos e muito bem construído, são muito silencioso, quando eu digo muito silenciosos devido a 8 deles (5x120mm e 3x140mm) em rotação máxima, fazem menos ruídos do que o ACX da 780 com 60% de rotação!
O WC custom tem essa grande vantagem da queda brusca na temperatura dos componentes, porém a desvantagem é o alto custo, ainda mais com o dólar nas alturas.
Obrigado por curtir o post do tópico do projeto!

Sobre sua MB, poderia dizer qual a marca e modelo?
Se for Asus, existe um programa chamado AI Suite que possui um complemento chamado Fan Xpert, onde o mesmo controla a rotação dos fans com alguns perfis e um modo manual de rotação.
Os 2 fans da Cougar tu pode ligar diretamente na fonte, pois tu nem vai escutar eles.
A bomba do WC tu liga direto no CPU Fan e lembre-se de deixar ele em rotação máxima e se tua MB não for da Asus, pode ir na BIOS e setar manualmente a rotação da bomba.
Com isso, sobra 2 conectores para fans, sendo que tu teria ainda 4 fans para ligar.
Veja o consumo dos fans em amperes, exemplo: fan da CM JetFlo possui consumo de 0,4A (é um dos fans mais fortes da CM). A MB fornece 1A por canal, ou seja, dá para ligar 2 JetFlo no mesmo canal, usando um cabo Y.
Se conectar fans que a soma deles passe de 1A, irá queimar a saída para fan.

Controlador de fan é um investimento bom, se tem dinheiro dobrando, recomendo comprar, mas como o amigo não será tão entusiasta, acredito que cabos Y para seu caso é o mais recomendado.

Já comprei na guerra digital, depois do que falou fui sem nem pensar e por coincidência tinha apenas dois, muito obrigado pelo conselho!
Eu percebi a queda de temperatura, quem dera eu poder montar algo do tipo, mas melhor me contentar com o que eu tenho mesmo :feelbad:
Minha mobo é uma MSI B75MA-E33 segue aqui o link https://br.msi.com/Motherboard/B75MA-E33.html#hero-overview
Creio que a MSI deve ter um programa também, já que o afterburner é deles.
Então eu tava certo, a bomba é no CPU-FAN, vish vou ter que rodar a bios pra achar quando ela chegar então, mas me tira uma duvida, eu to planejando fazer um push n pull no H60 com dois Akasa Viper, esses dois fans tem que ser ligados em algum lugar certo? Conecta no sysfan da placa mãe ou na fonte também?
Oh, disso eu não sabia do consumo, pra mim conectando tudo no adaptador e depois na mobo dava pra ligar e controlar tudo, acho que vou comprar um adaptador e conectar tudo na fonte mesmo, que nem to fazendo com os da NZXT aqui :haha:

É, acho que não vai ser um bom investimento no meu caso, ainda mais que o dinheiro ta pouco e as dividas só aumentando kkkk Mas é o seguinte, meu gabinete (Phantom 410) veio com um monte de adaptadores pra FAN, será que não dá pra ligar nos que sobraram dele?

Users who are viewing this thread

Voltar