• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

ID Cooling, marca nova, mas as Fans são de excelente qualidade. Eu comprei e recomendo. Eu tinha Fans da Cooler Master, Thermaltake e Corsair e troquei todas pelas ID Cooling e são bem melhores.
 
Última edição:
Alguém ai tem alguma recomendação de soprador pra limpeza? Ou compressor sla, to quase roubando o secador de cabelo da minha namorada kkkkk e na internet achei soprador de folha mais barato que soprador pequeno pra limpeza de pc, ou eu pesquisei errado. Preciso pra usar na empresa e também pra limpar meu pc em casa, atualmente é tudo na base do pincel e sopro
 
Alguém ai tem alguma recomendação de soprador pra limpeza? Ou compressor sla, to quase roubando o secador de cabelo da minha namorada kkkkk e na internet achei soprador de folha mais barato que soprador pequeno pra limpeza de pc, ou eu pesquisei errado. Preciso pra usar na empresa e também pra limpar meu pc em casa, atualmente é tudo na base do pincel e sopro
Eu uso um desse pra limpar meu PC.
Somente o motor e a mangueira.
Se achar a vazão de ar pequena, é só diminuir o orifício da mangueira como fiz com o meu.
Recomendo.
 
vou montar meu pc na semana que vem, usando o gabinete redragon megatron, vou usar um aircooler e 6 fans de 120mm, as fans vão ficar nesse esquema da imagem, mas ainda não sei qual a posição exata das fans, quais vão puxar ar frio e quais ar quente, quem poder me ajudar nessa agradeço.
2beCxEu.png
 
aRIu68w.jpg


Esse é um teste de FANs de estava fazendo, e se você desconsiderar os 3 FANs que estão pra fora em cima do case, os que estão instalados no interior, não são muito diferente da sua disposição, a diferença é que em vez de 3 na frente eu tenho 1 na frente e 2 no "chão", pois bem esses 3 estão trazendo ar de fora para dentro. E os outros 3 (1 na traseira e 2 no "teto") estão fazendo a exaustão do ar de dentro do case para fora, ok.
Bom, é só uma ideia. Analise todas as que o pessoal enviar e veja qual melhor se adequa a você, certo.
Abs.
 
vou montar meu pc na semana que vem, usando o gabinete redragon megatron, vou usar um aircooler e 6 fans de 120mm, as fans vão ficar nesse esquema da imagem, mas ainda não sei qual a posição exata das fans, quais vão puxar ar frio e quais ar quente, quem poder me ajudar nessa agradeço.
2beCxEu.png

tres da frente entrada de ar frio, dois de cima e traseiro saída de ar quente, seria o mais usual.
 
vou montar meu pc na semana que vem, usando o gabinete redragon megatron, vou usar um aircooler e 6 fans de 120mm, as fans vão ficar nesse esquema da imagem, mas ainda não sei qual a posição exata das fans, quais vão puxar ar frio e quais ar quente, quem poder me ajudar nessa agradeço.
2beCxEu.png
Complementando o que o @alfas disse: o de cima mais à direita, próximo dos frontais, caberia um teste dele em ingestão, para tentar evitar conflitos com os da frente, também em ingestão.
 
Complementando o que o @alfas disse: o de cima mais à direita, próximo dos frontais, caberia um teste dele em ingestão, para tentar evitar conflitos com os da frente, também em ingestão.

Vale a pena sim, bem observado. Só tem que colocar uma divisória entre ambos para um não roubar fluxo do outro. Ficaria assim as possibilidades (fotos do meu PC pessoal que testei isso):

1izMcGi.jpg

8u0i8Ya.jpg
 
Caras, meu gabinete veio com 2 fans 200mm, montei o pc e as liguei direto na fonte. Quando liguei o pc, apenas a fan de cima girou enquanto a de baixo não, apenas a luz acendeu, já fiquei "ué". Depois de alguns minutos com o pc ligado, desliguei para ver se tinha conectado algo incorretamente, foi quando percebi que o sagaz montador de computadores aqui deixou um cabo sata ficar entre as pás da fan a impedindo de girar kkk...
Retirei o cabo de lá e liguei o computador novamente, a fan de baixo começou a girar porém devagar e fazendo um barulho como se estivesse arranhando algo dentro, aí foi ganhando força e girando mais rápido. Agora colocando o ouvido perto para escutar, notei que a de cima emite um barulho mais alto que a de baixo o que me fez desconfiar que esta está girando mais lentamente. Usei a camera do celular reduzindo a velocidade do obturador e realmente parece que a fan inferior tá girando mais devagar. Minha dúvida é: esse tempo que a fan ficou tentando girar, porém presa, foi o suficiente para danificá-la permanentemente?
 
Última edição:
Caras, meu gabinete veio com 2 fans 200mm, montei o pc e as liguei direto na fonte. Quando liguei o pc, apenas a fan de cima girou enquanto a de baixo não, apenas a luz acendeu, já fiquei "ué". Depois de alguns minutos com o pc ligado, desliguei para ver se tinha conectado algo incorretamente, foi quando percebi que o sagaz montador de computadores aqui deixou um cabo sata ficar entre as pás da fan a impedindo de girar kkk...
Retirei o cabo de lá e liguei o computador novamente, a fan de baixo começou a girar porém devagar e fazendo um barulho como se estivesse arranhando algo dentro, aí foi ganhando força e girando mais rápido. Agora colocando o ouvido perto para escutar, notei que a de cima emite um barulho mais alto que a de baixo o que me fez desconfiar que esta está girando mais lentamente. Usei a camera do celular reduzindo a velocidade do obturador e realmente parece que a fan inferior tá girando mais devagar. Minha dúvida é: esse tempo que a fan ficou tentando girar, porém presa, foi o suficiente para danificá-la permanentemente?
Verifica os RPM de ambas.
Se der discrepâncias muito altas, provavelmente tenha danificado o motor a longo prazo.
 
Estou comprando um gabinete 'RED DRAGON MEGATRON'.
E gostaria de sugestões de marcas e modelos para a compra de fans.
Que possuam boa eficiencia e principalmente que sejam silenciosos.
 
Estou comprando um gabinete 'RED DRAGON MEGATRON'.
E gostaria de sugestões de marcas e modelos para a compra de fans.
Que possuam boa eficiencia e principalmente que sejam silenciosos.
Scythe Kaze Flex 120mm 1200rpm PWM.
 
e você acha que nesse caso, 2 na frente pra entrar ar, e uma atras pra sair o ar ja ta bom?
Vai depender muito da geometria do gabinete em específico, nao sei nada sobre ele. Mas eu diria que sim, seria o mínimo.

3 na frente, 1 atras e 1 em cima (essas duas ultimas exaustao) ficaria bem legal. Mas novo, precisaria ver se existem testes nesse gabinete em específico.
 
Vai depender muito da geometria do gabinete em específico, nao sei nada sobre ele. Mas eu diria que sim, seria o mínimo.

3 na frente, 1 atras e 1 em cima (essas duas ultimas exaustao) ficaria bem legal. Mas novo, precisaria ver se existem testes nesse gabinete em específico.
acho que talvez valha a pena pegar 2 maiores pra parte frontal, tem algum pra indicar? mesma marca?
de preferencia mais silenciosos.


Frente: 3 x 120mm / 3 x 140mm / 2 x 200mm
Superior: 3 x 120mm / 3 x 140mm
Traseira: 1 x 120mm / 1 x 140mm
 
acho que talvez valha a pena pegar 2 maiores pra parte frontal, tem algum pra indicar? mesma marca?
de preferencia mais silenciosos.


Frente: 3 x 120mm / 3 x 140mm / 2 x 200mm
Superior: 3 x 120mm / 3 x 140mm
Traseira: 1 x 120mm / 1 x 140mm
Olha se puder colocar 2x200mm na frente seria excelente pra ventilação. Não conheço nenhum nem procurei reviews sobre, mas sei que a Noctua tem fans de 200mm, só que bem carinhos. Porém são muito bons.

Se puder pegar 2 fans de 140mm para exaustão seria excelente também, um na traseira e um na parte superior já estaria muito bem servido. Tenho um Silent Wings 3 da Be Quiet! aqui e um Noctua redux ambos de 140mm e são ótimos, muito silenciosos e bem eficientes. A linha redux da noctua é uma versão que vem com menos extras, por isso mais barata, mas o fan é o mesmo. Não cheguei a usar os Kaze Flex da Scythe na versão de 140mm, nem ver reviews sobre mas pode ser muito bons tb. Se tiver o mesmo preço provavelmente eu pegaria esse silent wings 3 ou o Noctua Redux sendo 140mm.

O da Scythe é bem interessante a versão de 120mm porque tem as pás na mesma versão do A12x25 da Noctua, que é considerado um dos fans mais eficientes do mundo. Mas entre 120 ou 140mm, sempre vá na opção de maior tamanho de fan que couber.
 
Estou comprando um gabinete 'RED DRAGON MEGATRON'.
E gostaria de sugestões de marcas e modelos para a compra de fans.
Que possuam boa eficiencia e principalmente que sejam silenciosos.

Noctua NF-P12 PWM (já descontinuado mas ainda se encontra em alguma loja com estoque mais antigo, os meus mesmo comprei na loja que explode há pouco mais de 1 mês)
Noctua NF-P12 Redux-1300 PWM (o mesmo do modelo acima porém sem acessórios e na cor cinza e não o tradicional marrom/bege tradicional da marca)
Scythe Kaze Flex PWM (com ou sem RGB, tem 3 versões, a de 800rpm, a de 1200 rpm e a de 1800rpm)
Cooler Master MF120R PWM (com ou sem ARGB)
Todos eles excelentes FANs, "sopram" muitíssimo bem e não são silenciosos, são ULTRA silenciosos, rssssssss.

Scythe Kaze Flex 120mm 1200rpm PWM.

né...

Olha se puder colocar 2x200mm na frente seria excelente pra ventilação. Não conheço nenhum nem procurei reviews sobre, mas sei que a Noctua tem fans de 200mm, só que bem carinhos. Porém são muito bons.

Se puder pegar 2 fans de 140mm para exaustão seria excelente também, um na traseira e um na parte superior já estaria muito bem servido. Tenho um Silent Wings 3 da Be Quiet! aqui e um Noctua redux ambos de 140mm e são ótimos, muito silenciosos e bem eficientes. A linha redux da noctua é uma versão que vem com menos extras, por isso mais barata, mas o fan é o mesmo. Não cheguei a usar os Kaze Flex da Scythe na versão de 140mm, nem ver reviews sobre mas pode ser muito bons tb. Se tiver o mesmo preço provavelmente eu pegaria esse silent wings 3 ou o Noctua Redux sendo 140mm.

O da Scythe é bem interessante a versão de 120mm porque tem as pás na mesma versão do A12x25 da Noctua, que é considerado um dos fans mais eficientes do mundo. Mas entre 120 ou 140mm, sempre vá na opção de maior tamanho de fan que couber.

Assino em baixo!

Bom, os que eu indiquei, são com base em experiência própria e particularmente pra mim, estão todos aprovadíssimos, hehehehe.

Dá uma olhadinha aqui que eu fiz um micro review de alguns deles, ok.

Ah, na minha assinatura em "Gabinetes à venda" dá pra ver alguns deles instalados e como ficam em algumas diversas montagens, ok

Por fim, boa sorte na sua empreeitada! E depois vem contar pra gente o que fez, beleza?!? Abs.
 
Última edição:
uma outra duvida, no caso de eu pegar um CORSAIR 4000 Air FLOW.
Ele vem com um fan imbutido (deve ser esse colorido da foto imagino)
se eu quiser por mais como funciona? porque tem que combinar né... ou desligo todas as luzes.

gabinete-gamer-corsair-4000d-airflow-mid-tower-com-fan-lateral-em-vidro-temperado-preto-cc-9011200-ww_1598453151_gg.jpg
 
uma outra duvida, no caso de eu pegar um CORSAIR 4000 Air FLOW.
Ele vem com um fan imbutido (deve ser esse colorido da foto imagino)
se eu quiser por mais como funciona? porque tem que combinar né... ou desligo todas as luzes.

gabinete-gamer-corsair-4000d-airflow-mid-tower-com-fan-lateral-em-vidro-temperado-preto-cc-9011200-ww_1598453151_gg.jpg
Você pode inserir tantos FANs quantos desejar, desde que sejam compatíveis entre sim e aí via software ou da MOBO ou do fabricante, você vai sincronizá-los, ok.
Por exemplo no meu caso, utilizo uma MOBO da ASRock, então procuro comprar componentes compatíveis com o RGB/ARGB dela e aí é só utilizar o software da ASRock destinado à sincronização dos componentes e aí fica como na foto do Q500L da assinatura, ok. abs.
 
Última edição:
Boa tarde, comprei esse hub PWM, presumo que tem que conectar o cabo na entrada CPU_FAN da mobo, e na entrada PWM vermelha liga o cooler do processador, é isso? O Gigabyte SIV permite controlar a rotação das fans PWM?



vou montar meu pc na semana que vem, usando o gabinete redragon megatron, vou usar um aircooler e 6 fans de 120mm, as fans vão ficar nesse esquema da imagem, mas ainda não sei qual a posição exata das fans, quais vão puxar ar frio e quais ar quente, quem poder me ajudar nessa agradeço.
2beCxEu.png

O padrão é fans de baixo e da frente admitindo ar frio, e as fans de cima e a de trás exaurindo o ar quente, não tem erro assim. Mas sinceramente, eu já li e assisti vários comparativos, e a conclusão que cheguei é que acima de 4 fans a diferença é desprezível, e dependendo do arranjo, com 5 ou 6 fans a temperatura pode até mesmo aumentar.
 
Boa tarde, comprei esse hub PWM, presumo que tem que conectar o cabo na entrada CPU_FAN da mobo, e na entrada PWM vermelha liga o cooler do processador, é isso? O Gigabyte SIV permite controlar a rotação das fans PWM?

Não, esse cabo preto aí você vai ligar no SYS_FAN e no HUB.

O conector vermelho vai ser o mestre, vai escolher um Fan pra ligar nele, por ele vai controlar o RPM dos demais fans ligados no HUB, no caso nos 9 conectores pretos.

Vai ligar o HUB no conector SATA da fonte.
 
Não, esse cabo preto aí você vai ligar no SYS_FAN e no HUB.

O conector vermelho vai ser o mestre, vai escolher um Fan pra ligar nele, por ele vai controlar o RPM dos demais fans ligados no HUB, no caso nos 9 conectores pretos.

Vai ligar o HUB no conector SATA da fonte.

Obrigado pela explicação. Então idealmente devo ligar uma fan PWM na entrada vermelha, já que uma fan de 3 pinos vai funcionar a 100% da rotação o tempo todo?
 
Obrigado pela explicação. Então idealmente devo ligar uma fan PWM na entrada vermelha, já que uma fan de 3 pinos vai funcionar a 100% da rotação o tempo todo?
Exatamente.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo