[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)


Passando pra te agradecer pela ajuda, testei aqui e o hub parece estar funcionando OK, a rotação da SYS_FAN2 é lida no SIV e no Smart Fan 5 na BIOS, e a rotação aumenta ou diminui conforme alterno entre os perfis (Quite, Standard, Performance e Full Speed). Que diferença viu, PC ficou bem silencioso e ainda ajuda a prolongar a vida das fans PWM. Nem acredito que paguei 14,42 nesse hub, troco de pinga.

E vou confessar que achava frescura esse lance de ruído de fan, mas agora vejo que não é, antes mesmo com fone de ouvido no volume baixo dava para ouvir as fans PWM girando no máximo, quando estava usando o PC sem fone o barulho incomodava. E dava uma dor no coração porque sabia que ia abreviar muito a vida útil se elas ficassem rodando a 100% o tempo todo.

Gigabyte-SIV.png


Tem link de onde comprou? Vlws. Abs.

Comprei na Shopee: https://shopee.com.br/Intelligent-T...ly-Big-4p-Power-Supply-i.365593666.6474181518
 
E como foi o desempenho dos fans?
Silverstone Air 120R Arbg instalados no WC 360mm.

Tirei o cooler original do WC , que é um OTIMO cooler , com números de cfm , pressão e ruído muito bons.

Super recomendo tanto pra quem vai trocar um cooler já existente ou para quem vai adicionar fans ao case ou wc/cpu

Na troca ganhei por volta de 3-5º , o ruído que ja era qse imperceptível , continua da msm forma , e os LEDS são incrivelmente LINDOS.!!

Fans Originais

Silverstone Air 120
 
Queria colocar 6 fans no meu carbide 175r, tá impossivel usar com a tampa de vidro frontal.

Porém não manjo nada de fan, alguém poderia me explicar se tem como eu comprar as 6 e usar sem a necessidade de uma controladora? Minha mobo(giga a320m-h) tem só 1 sys_fan e não entendi ao certo como seria pra ligar todas na fonte.
Não precisa ser RGB.
 
Queria colocar 6 fans no meu carbide 175r, tá impossivel usar com a tampa de vidro frontal.

Porém não manjo nada de fan, alguém poderia me explicar se tem como eu comprar as 6 e usar sem a necessidade de uma controladora? Minha mobo(giga a320m-h) tem só 1 sys_fan e não entendi ao certo como seria pra ligar todas na fonte.
Não precisa ser RGB.
Impossível, ao meu ver, ligar seis fans em um único conector sem um HUB.

Sobre controladora/HUB, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR.

Dependendo do seu setup e quantas fans irá usar em determinada posição, indico comprar até mais, pois todas as fans ficará com uma mesma rotação se colocar apenas um HUB.

Ex.: eu uso dois HUB’s; um responsável pela ingestão de ar frontal e o outro pela exaustão, traseira e superior.
 
Última edição:
Impossível, ao meu ver, ligar seis fans em um único conector sem um HUB.

Sobre controladora/HUB, te indico essa que eu uso, muito boa mesmo, comprei logo duas por causa do frete, saiu duas pelo preço de uma se fosse comprar aqui no BR.

Dependendo do seu setup e quantas fans irá usar em determinada posição, indico comprar até mais, pois todas as fans ficará com uma mesma rotação se colocar apenas um HUB.

Ex.: eu uso dois HUB’s; um responsável pela ingestão de ar frontal e o outro pela exaustão, traseira e superior.
Entendi, por esse precinho ai da pra comprar tranquilo, mas da pra ligar no sysfan1 sem problema com a amperagem? E qual seria a diferença entre usar o hub e ligar tudo na fonte?
 
Entendi, por esse precinho ai da pra comprar tranquilo, mas da pra ligar no sysfan1 sem problema com a amperagem? E qual seria a diferença entre usar o hub e ligar tudo na fonte?
Pode ligar no Sys_Fan.
No HUB vais alimentar todas as fans pela fonte, através do cabo SATA mas vai poder controlar a velocidade através do PWM.
 
Queria colocar 6 fans no meu carbide 175r, tá impossivel usar com a tampa de vidro frontal.

Porém não manjo nada de fan, alguém poderia me explicar se tem como eu comprar as 6 e usar sem a necessidade de uma controladora? Minha mobo(giga a320m-h) tem só 1 sys_fan e não entendi ao certo como seria pra ligar todas na fonte.
Não precisa ser RGB.

Para usar esse hub o ideal seria optar por fans de 4-pinos para que o controle possa ser feito por PWM.
Mas se for optar por fans de 3-pinos, tenha preferência por aquelas que não tenham rotação muito alta pois funcionarão em máxima rotação.
O 175R deve ter vindo com uma fan de 3-pinos, mas como geralmente não são de alta rotação creio que não deverá ter problema com ruído.

Com relação ao gabinete posso estar enganado, mas tive impressão que as fans por serem parafusadas na frente da grande ficam muito próximas da tampa e acabam não conseguindo captar muito ar, veja essa foto aqui.
Imagino então se as fans forem instaladas atrás da grade, deixaria um vão entre elas e a tampa, melhorando a eficiência delas, foto aqui.
 
Uma diferença de 3º C entre a tampa lateral aberta e fechada significa que meu gabinete está com o fluxo de ar ruim?

O gabinete é um Sharkoon TG5 e as fans que vieram nele são péssimas.
Então comprei 3 fans bluecase que parecem ser melhorzinhas e coloquei na frente, as 3 da frente movi pra cima e a de trás deixei por lá mesmo.
 
Para usar esse hub o ideal seria optar por fans de 4-pinos para que o controle possa ser feito por PWM.
Mas se for optar por fans de 3-pinos, tenha preferência por aquelas que não tenham rotação muito alta pois funcionarão em máxima rotação.
O 175R deve ter vindo com uma fan de 3-pinos, mas como geralmente não são de alta rotação creio que não deverá ter problema com ruído.

Com relação ao gabinete posso estar enganado, mas tive impressão que as fans por serem parafusadas na frente da grande ficam muito próximas da tampa e acabam não conseguindo captar muito ar, veja essa foto aqui.
Imagino então se as fans forem instaladas atrás da grade, deixaria um vão entre elas e a tampa, melhorando a eficiência delas, foto aqui.
Obrigado pelas informações amigo. Vou ver de por as fans frontais da segunda forma sim. Eu pretendia comprar todas da scythe kaze flex 120 com 3 pinos porem rotação unica de 800rpm. Então não acho que va fazer muito barulho, mas caso n seja essas vou optar por 4 pinos sim.

 
Uma diferença de 3º C entre a tampa lateral aberta e fechada significa que meu gabinete está com o fluxo de ar ruim?

O gabinete é um Sharkoon TG5 e as fans que vieram nele são péssimas.
Então comprei 3 fans bluecase que parecem ser melhorzinhas e coloquei na frente, as 3 da frente movi pra cima e a de trás deixei por lá mesmo.

Lembro de já ter ouvido reclamações do TG5 quanto as fans frontais.
Talvez essas fans por serem slim acabem não sendo tão eficientes quanto as fans padrão de 25 mm.

Creio que a maioria não teve problemas com temperaturas mas já vi relatos que as temperaturas poderiam ser melhores.
No seu caso a diferença de 3 C é realmente bem discreta.

Tem um tópico dedicado ao TG5 no fórum aqui.
No relato do link, a diferença com o gabinete aberto e fechado foi também de apenas 3 C.
 
Pessoal, queria tirar uma dúvida que tenho sobre o fluxo de ar do meu gabinete da assinatura. Minha região nessa época é quente, temperatura ambiente com média de 35º pra cima, sendo que na parte da tarde fica ainda pior.

Pra piorar, o aumento de queimadas piora a temperatura, pois adiciona um componente extra: poeira. Praticamente a cada 2~3 dias tenho que limpar os filtros do wheeljack. Uso 3 fans na parte frontal como intake, 2 na superior e a traseira como exaustores, pois essa foi a melhor configuração de fans que obtive, mantém a temperatura interna em boas condições, mesmo em uso intenso, por exemplo.

Só que tem algo que tá me irritando, que no caso é a poeira extrema, minha minha região nessa época do ano é um inferno, povo fica retardado e começam a queimar mato a rodo, gerando uma sujeira descomunal. Se tem algo que elogio e muito nesse gabinete são seus filtros, funcionam perfeitamente, pois ontem com mais de 1 mês sem limpar, removi a tampa lateral pra uma limpeza de rotina.

Já tava achando que teria um trabalhão pra limpar tudo, só que não, apesar de aqui tá em uma época de muita poeira, dentro do wheeljack estava até pouco sujo, creio eu que claramente por boa parte ser filtrada pelo filtro e talvez pela configuração das fans, sendo que na parte superior mantenho o filtro também, pois noto que com o filtro as temperaturas tanto das memórias quanto dos vrms ficam melhores do que sem ele.

Minha dúvida é: alguém aqui já usou esse gabinete apenas com as fans na parte superior e traseira como exaustores? Teve muita diferença na temperatura? A vantagem de usar uma configuração desse tipo seria na questão de limpeza, pois a poeira que entraria no gabinete seria ínfima, pois como não teria as fans frontais, o ar entraria normalmente, o que vcs acham, vale a pena ou a temperatura interna aumentaria, tornando impossível o uso do pc em carga intensa?
 
Pessoal, gostaria da opinião de vocês para otimizar ao máximo o fluxo de ar e temperatura dentro do meu gabinete.

Troquei recentemente meu gabinete que era um CM690 II Advanced por um Lian Li Lancool II Mesh Performance. Atualmente a minha CPU utiliza um Corsair H100i com 2 fans de 120mm (jogando ar para cima - fora) e estou com os 3 fans que vem de fábrica no gabinete, sendo 2x140mm (frontal) jogando ar para dentro e 1x120mm (traseiro) jogando ar para fora.

Na configuração atual, vale a pena inserir um terceiro fan de 140mm na parte da frente, puxando o ar de fora (retângulo em verde)?

HDMHUwb.png


Em breve estarei trocando meu Corsair H100i por um Noctua NH-U12A. Neste caso faria sentido adicionar 2 fans no topo e 1 fan na frente?

87mIkik.png


Lista dos fans que tenho para utilizar/adicionar abaixo. Qual seria a melhor combinação pros 2 setups acima?
- 2x Corsair ML120 Premium
- 1x Noctua NF-P12 PWM
- 1x Noctua NF-A14 PWM

Valeu!!
 
Olha só @gokorox no meu fiz assim...

Q0iMuA5.jpg


ai89yAh.jpg


...os 3 da frente e os 2 da PSU cover jogando ar pra dentro e o restante (2 no teto e 1 na traseira) jogando ar pra fora, com isso cria-se uma pressão positiva. Os resultados estão excelentes, e as temperaturas muito contidas mesmo jogando, hehehehehe.
Excelente troca essa sua, você não vai se arrepender, esse Lancool é inigualável em fluxo ar/refrigeração, parabéns ae!!!

Abs.
 
Fala pessoal blz. Tinha perguntado um tempo atrás a respeito de add umas 2 fans scythe de 140mm no meu gabinete Sharkoon dg7000 (2 fans 140mm frontais de intake, e 1 140mm traseira out), só q na época decidi q fosse desnecessário e deixei passar. Problema q c/ o verão chegando estou estudando a possibilidade em pegar umas fans de novo. Dif. de temps. c/ o gabinete aberto e fechado dá uns 10ºC, isso significa q meu fluxo de ar tá bem ruim né? Dessa vez tô pensando em pegar 2 da Feather X 120mm da Pichau em promo por 30 contos neste momento, me parece um excelente cxb. Leio direto comentários elogiando essas fans, vai dar mta dif. caso eu pegue? Se tiver recomendações de fans c/ eficiência similares e s/ led melhor ainda.
 
Olha só @gokorox no meu fiz assim...

Q0iMuA5.jpg


ai89yAh.jpg


...os 3 da frente e os 2 da PSU cover jogando ar pra dentro e o restante (2 no teto e 1 na traseira) jogando ar pra fora, com isso cria-se uma pressão positiva. Os resultados estão excelentes, e as temperaturas muito contidas mesmo jogando, hehehehehe.
Excelente troca essa sua, você não vai se arrepender, esse Lancool é inigualável em fluxo ar/refrigeração, parabéns ae!!!

Abs.

Valeu pela dica!

Abraço
 
Fala pessoal blz. Tinha perguntado um tempo atrás a respeito de add umas 2 fans scythe de 140mm no meu gabinete Sharkoon dg7000 (2 fans 140mm frontais de intake, e 1 140mm traseira out), só q na época decidi q fosse desnecessário e deixei passar. Problema q c/ o verão chegando estou estudando a possibilidade em pegar umas fans de novo. Dif. de temps. c/ o gabinete aberto e fechado dá uns 10ºC, isso significa q meu fluxo de ar tá bem ruim né? Dessa vez tô pensando em pegar 2 da Feather X 120mm da Pichau em promo por 30 contos neste momento, me parece um excelente cxb. Leio direto comentários elogiando essas fans, vai dar mta dif. caso eu pegue? Se tiver recomendações de fans c/ eficiência similares e s/ led melhor ainda.

Essa diferença de temperatura se refere ao cpu e gpu?

Não conhecia esse gabinete, mas pelo que vi o painel frontal não chega a ser muito restritivo.
Então acho que essa diferença de 10 C ficou um pouco fora do comum.

Não sei as fans no topo irão ajudar a diminuir o tanto que se deseja.
Já vi testes em diversos gabinetes que as fans no topo não trazem tanto benefício assim.
Creio que só testando para saber.

Apenas para ter uma ideia, veja esse teste aqui.
O resultado pode variar dependendo do gabinete e da configuração.
Mas em geral configurações com apenas 1 gpu, 2 fans frontais e 1 traseira provavelmente já atenderiam muito bem.
 
Pessoal, gostaria da opinião de vocês para otimizar ao máximo o fluxo de ar e temperatura dentro do meu gabinete.

Troquei recentemente meu gabinete que era um CM690 II Advanced por um Lian Li Lancool II Mesh Performance. Atualmente a minha CPU utiliza um Corsair H100i com 2 fans de 120mm (jogando ar para cima - fora) e estou com os 3 fans que vem de fábrica no gabinete, sendo 2x140mm (frontal) jogando ar para dentro e 1x120mm (traseiro) jogando ar para fora.

Na configuração atual, vale a pena inserir um terceiro fan de 140mm na parte da frente, puxando o ar de fora (retângulo em verde)?

HDMHUwb.png


Em breve estarei trocando meu Corsair H100i por um Noctua NH-U12A. Neste caso faria sentido adicionar 2 fans no topo e 1 fan na frente?

87mIkik.png


Lista dos fans que tenho para utilizar/adicionar abaixo. Qual seria a melhor combinação pros 2 setups acima?
- 2x Corsair ML120 Premium
- 1x Noctua NF-P12 PWM
- 1x Noctua NF-A14 PWM

Valeu!!
Eu uso um R5 3600x cooler Full china+rtx3070 4fan +2x nvme pcie3+2x2Tb HDD+ 1x SSD+1x650W PSU...
No meu caso colocar esse monte da fan prejudicou mais o fluxo de ar, o melhor fluxo realmente foi o gabinete stock.
Meu PC eu uso pra jogar nos finais de semana e mineirar de segunda a sábado.
Tem uns vídeos do GamerNexus testando esse gabinete com até 10 fans, lá no teste dele, o stock TB deu o melhor resultado.
Com mais fans e mais leds seu PC fica mais parecido com o carro do velozes e furiosos, ao pra te lembrar, o carro do Toreto tinha menos luzes que o carro do Bryan mas o Toreto vencia.
O cachorro adora ficar olhando pra ele.
IMG-20210823-212633.jpg
 
Pessoal, gostaria da opinião de vocês para otimizar ao máximo o fluxo de ar e temperatura dentro do meu gabinete.

Troquei recentemente meu gabinete que era um CM690 II Advanced por um Lian Li Lancool II Mesh Performance. Atualmente a minha CPU utiliza um Corsair H100i com 2 fans de 120mm (jogando ar para cima - fora) e estou com os 3 fans que vem de fábrica no gabinete, sendo 2x140mm (frontal) jogando ar para dentro e 1x120mm (traseiro) jogando ar para fora.

Na configuração atual, vale a pena inserir um terceiro fan de 140mm na parte da frente, puxando o ar de fora (retângulo em verde)?

HDMHUwb.png


Em breve estarei trocando meu Corsair H100i por um Noctua NH-U12A. Neste caso faria sentido adicionar 2 fans no topo e 1 fan na frente?

87mIkik.png


Lista dos fans que tenho para utilizar/adicionar abaixo. Qual seria a melhor combinação pros 2 setups acima?
- 2x Corsair ML120 Premium
- 1x Noctua NF-P12 PWM
- 1x Noctua NF-A14 PWM

Valeu!!

Salvo engano no painel frontal é suportado 2 x 140 ou 3 x 120.
Então se for optar pela terceira fan, teria que substituir as de 140 por 120.

A terceira fan frontal tem fluxo de ar bloqueado pela gaiola dos discos.
Ela beneficiaria mais os discos da gaiola.
Já as duas fans acima tem fluxo de ar livre e traria mais benefícios para o gpu e cpu.

As duas fans do topo, especialmente a que fica a direita, tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar que poderia ser usado pelo air cooler, criando competição.

Os ML120 foram otimizados para uso em radiadores e tem rolamento magnético patenteado.
O Premium assim como o Pro são de alta rotação, então pode ser recomendado customizar um fan curve para o ruído não incomodar.
Tenho essas fan e particularmente gostei delas.

O NF-P12 é um modelo mais antigo que usa o rolamento SSO que apesar do marketing seria apenas equivalente ao sleeve.
Infelizmente por conta de um detalhe do projeto tem propensão a vazamento.
Os modelos mais recentes são SSO2 equivalentes ao hidráulico, portanto de boa durabilidade.
Se quiser tem mais detalhes aqui.

Creio que pelo custo essas opções fariam mais sentido se o gabinete tivesse um painel frontal sólido com ventilação mais restritiva.
Ou então se tivesse intenção de continuar usando wc.

O topo do gabinete não possui maiores obstruções além do filtro de poeira, foto aqui.

Mas se o custo não for problema, então eu diria que entre Corsair ou Noctua ficaria a critério pessoal.
 
ID Cooling, marca nova, mas as Fans são de excelente qualidade. Eu comprei e recomendo. Eu tinha Fans da Cooler Master, Thermaltake e Corsair e troquei todas pelas ID Cooling e são bem melhores.
Rapaz, estava a 1 semana procurando fan de 120m+ARGB com no minimo 50 CFM, estava pensando em ir no Sickleflow 120 e vi sua sugestão, eles possuem algumas diferenças além do preço como:

ID Cooling: https://www.kabum.com.br/produto/131661/kit-3x-cooler-fan-id-cooling-xf-12025-argb-trio
Sickleflow: https://www.kabum.com.br/produto/12...kleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1

Rolamento: Hidráulico x Rifle
RPM: 1500 x 1800
Pressão: 1,78 x 2.5

Você acha que com essas diferenças, vou ter perca em algo? Vou comprar 6 fans para ligar em um hub, consegue me ajudar?
 
Rapaz, estava a 1 semana procurando fan de 120m+ARGB com no minimo 50 CFM, estava pensando em ir no Sickleflow 120 e vi sua sugestão, eles possuem algumas diferenças além do preço como:

ID Cooling: https://www.kabum.com.br/produto/131661/kit-3x-cooler-fan-id-cooling-xf-12025-argb-trio
Sickleflow: https://www.kabum.com.br/produto/12...kleflow-360mm-3x-120mm-argb-mfx-b2dn-183pa-r1

Rolamento: Hidráulico x Rifle
RPM: 1500 x 1800
Pressão: 1,78 x 2.5

Você acha que com essas diferenças, vou ter perca em algo? Vou comprar 6 fans para ligar em um hub, consegue me ajudar?
Um detalhe... as ID-Cooling que comprei não possuem RGB nem ARGB, pois "odeio" luzes piscantes de qualquer tipo kkkkkkkkkkkk
As que peguei possuem CFM 74. Prezo mais pelo alto fluxo e boa pressão do que pela aparência.

Eu sou fã da Cooler Master, sempre tive gabinetes, cpu coolers e fans da marca... de uns tempos pra cá tenho tendido mais para a Corsair, mas nas minhas pesquisas para montar meu último setup, conheci a ID-Cooling e me surpreendi.
 
Um detalhe... as ID-Cooling que comprei não possuem RGB nem ARGB, pois "odeio" luzes piscantes de qualquer tipo kkkkkkkkkkkk
As que peguei possuem CFM 74. Prezo mais pelo alto fluxo e boa pressão do que pela aparência.

Eu sou fã da Cooler Master, sempre tive gabinetes, cpu coolers e fans da marca... de uns tempos pra cá tenho tendido mais para a Corsair, mas nas minhas pesquisas para montar meu último setup, conheci a ID-Cooling e me surpreendi.
Você me convenceu a comprar essa marca, porém a kabum colocou um limite de duas unidades por compra, me quebrou as pernas. Estou aguardando ansiosamente que outras lojas comecem a vender essa marca. Obrigado pela recomendação!
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo