Pessoal, gostaria da opinião de vocês para otimizar ao máximo o fluxo de ar e temperatura dentro do meu gabinete.
Troquei recentemente meu gabinete que era um CM690 II Advanced por um Lian Li Lancool II Mesh Performance. Atualmente a minha CPU utiliza um Corsair H100i com 2 fans de 120mm (jogando ar para cima - fora) e estou com os 3 fans que vem de fábrica no gabinete, sendo 2x140mm (frontal) jogando ar para dentro e 1x120mm (traseiro) jogando ar para fora.
Na configuração atual, vale a pena inserir um terceiro fan de 140mm na parte da frente, puxando o ar de fora (retângulo em verde)?
Em breve estarei trocando meu Corsair H100i por um Noctua NH-U12A. Neste caso faria sentido adicionar 2 fans no topo e 1 fan na frente?
Lista dos fans que tenho para utilizar/adicionar abaixo. Qual seria a melhor combinação pros 2 setups acima?
- 2x Corsair ML120 Premium
- 1x Noctua NF-P12 PWM
- 1x Noctua NF-A14 PWM
Valeu!!
Salvo engano no painel frontal é suportado 2 x 140 ou 3 x 120.
Então se for optar pela terceira fan, teria que substituir as de 140 por 120.
A terceira fan frontal tem fluxo de ar bloqueado pela gaiola dos discos.
Ela beneficiaria mais os discos da gaiola.
Já as duas fans acima tem fluxo de ar livre e traria mais benefícios para o gpu e cpu.
As duas fans do topo, especialmente a que fica a direita, tem o inconveniente de soprar para fora parte do ar que poderia ser usado pelo air cooler, criando competição.
Os ML120 foram otimizados para uso em radiadores e tem rolamento magnético patenteado.
O Premium assim como o Pro são de alta rotação, então pode ser recomendado customizar um fan curve para o ruído não incomodar.
Tenho essas fan e particularmente gostei delas.
O NF-P12 é um modelo mais antigo que usa o rolamento SSO que apesar do marketing seria apenas equivalente ao sleeve.
Infelizmente por conta de um detalhe do projeto tem propensão a vazamento.
Os modelos mais recentes são SSO2 equivalentes ao hidráulico, portanto de boa durabilidade.
Se quiser tem mais detalhes
aqui.
Creio que pelo custo essas opções fariam mais sentido se o gabinete tivesse um painel frontal sólido com ventilação mais restritiva.
Ou então se tivesse intenção de continuar usando wc.
O topo do gabinete não possui maiores obstruções além do filtro de poeira, foto
aqui.
Mas se o custo não for problema, então eu diria que entre Corsair ou Noctua ficaria a critério pessoal.