• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Olá rapeizes, estou montando meu computador pouco a pouco e está praticamente completo até o momento.
Estou pensando em melhorar o fluxo de ar adicionando ventoinhas no gabinete.
Eu não tenho perfil de jogar games, então dificilmente há algum gargalo no CPU/GPU.

Eu deveria esperar e economizar para comprar uma ventoinha de qualidade como a da be_quiet! ou outra marca boa, ou pegar um da Rise Mode de 120mm e dá pro gasto?
Também é necessário trocar o cooler do CPU para algo mais forte do que o stock/wraith cooler?

Meu gabinete é essa bugiganga aqui RGB que comprei achando que seria uma maravilha

gabinete-gamer-galax-nebulosa-mid-tower-branco-gx700-wh-aeroluz-informatica-3-600x600.jpg

Boa Noite


Cara tenho este mesmo Gabinete porém cor preta e não tenho que reclamar não pra mim muito bom.
Acabamento bom, leve achei muito bom.
 
pessoal, tenho um Lian Li Lancool II Mesh e acabei de comprar um aio corsair h150i (360), e levando em conta esse vídeo da gamernexus:




Onde é melhor instalar o aio, na parte de cima ou na parte frontal do gabinete?
 
pessoal, tenho um Lian Li Lancool II Mesh e acabei de comprar um aio corsair h150i (360), e levando em conta esse vídeo da gamernexus:




Onde é melhor instalar o aio, na parte de cima ou na parte frontal do gabinete?

Eu particularmente prefiro na parte superior, pelo seguinte:
  • Você pega ar "frio(não totalmente frio) que vem das fans frontais;
  • Se você instala o aio na parte frontal o ar que passa pelo radiador já chega "quente" pra dentro do gabinete;
Também tem que tomar cuidado pra não deixar a bomba num nível mais baixo que o radiador, pois pode dar bolhas de ar e degradar tua bomba com o tempo, além do barulho chato que pode surgir.
 
Algo que só percebi hoje no Wheeljack é sobre o vidro frontal, sem ele, o barulho das fans frontais fica bem audível, já com o vidro, praticamente zera o barulho, foi interessante.

Como aqui tá quente mesmo, usar a tampa de vidro temperado ou tampa de ferro não faria diferença, e realmente não fez, a temperatura ficou praticamente igual, resolvi deixar a vidro mesmo, notei que o ruído diminuiu mais, creio que pela tampa de ferro não ser 100% reta como o vidro, o que causava vibrações.

Agora sobre o vidro frontal, farei mais testes com ele, hoje deixarei sem ele, anotarei as temperaturas, amanhã faço o teste com ele instalado, quero ver se vai mudar muito a temperatura, pois se ficar próximas, irei manter o vidro frontal, pois a supressão de ruído que ele faz é fenomenal.

Me pergunto se com ele a poeira do filtro frontal irá diminuir, quem usa o vidro ele ajuda a redução da poeira?
 
Eu particularmente prefiro na parte superior, pelo seguinte:
  • Você pega ar "frio(não totalmente frio) que vem das fans frontais;
  • Se você instala o aio na parte frontal o ar que passa pelo radiador já chega "quente" pra dentro do gabinete;
Também tem que tomar cuidado pra não deixar a bomba num nível mais baixo que o radiador, pois pode dar bolhas de ar e degradar tua bomba com o tempo, além do barulho chato que pode surgir.

Mas no caso não é só seguir o vídeo? o radiador vai ficar em cima da bomba ué ... pelo que eu entendi, no vídeo, o jeito certo está descrito em 11:51 ...
 
Mas no caso não é só seguir o vídeo? o radiador vai ficar em cima da bomba ué ... pelo que eu entendi, no vídeo, o jeito certo está descrito em 11:51 ...
Já assisti esse vídeo um tempo atrás porém agora não abri ele. Se você deixar o radiador uns 8~10cm acima da bomba está tudo certo :)
 
Boa Noite


Cara tenho este mesmo Gabinete porém cor preta e não tenho que reclamar não pra mim muito bom.
Acabamento bom, leve achei muito bom.
Eu também tenho.
Como estou começando a jogar alguns jogos que exigem um pouco da placa (Valorant) e juntando com o 2.5K da tela, as ventoinhas do CPU e da placa de vídeo giram feito doido.
Penso que, com uma ventoinha no gabinete, possa melhorar a circulação de ar.
 
Eu também tenho.
Como estou começando a jogar alguns jogos que exigem um pouco da placa (Valorant) e juntando com o 2.5K da tela, as ventoinhas do CPU e da placa de vídeo giram feito doido.
Penso que, com uma ventoinha no gabinete, possa melhorar a circulação de ar.

Boa Noite


Eu jogo mais ou menos isso, tenho 2 ventoinhas e o cooler box da AMD, comprei mais 2 ventoinhas da corsair AF 120, 3 ventoinhas irei colocar na controladora e uma separada para não estrapolar o 1 Amper da porta PWM. Cada Ventoinha dessa da Corsair e 0.30 A ou seja se colocar as 4 na mesma controladora me ferro rs.


Mais o Fluxo de ar e show e o processador na maioria não passa de 40º c
 
Bom dia, pessoal. Possuo um gabinete Gougar Panzer S. Atualmente, tenho 3 coolers de 64 CFM, pressão 1,7, jogando ar dentro de gabinete (frontais), e 4 de 38 CFM retirando ar do gabinete (traseira e topo). Estava pensando em pegar 2 coolers Corsair ML140 (97CFM, pressão 3.0) e colocar na frente do gabinete, jogando os outros 3 de 64 CFM para a parte superior. Para tanto, vou investir aproximadamente R$ 200,00. Vocês acham que vale a pena ou o ganho será ínfimo? Falo em termos de circulação de ar dentro do gabinete.
 
Boa tarde galera,

Estou comprando um gabinete DeepCool CL500 e quero comprar as melhores fans disponíveis no mercado (resfriamento/rpm) que tenham RGB, vocês saberiam me indicar qual procurar? Imagino que seja Noctua no entanto não sei se tem RGB, a ideia nem é aquele rainbow doido, é só pra ter uma iluminação básica.

Preciso comprar 6, no entanto com o preço médio na casa dos R$120,00 no máximo em cada um deles (não sei se é suficiente para um Noctua).

Obrigado!
 
Última edição:
Boa tarde galera,

Estou comprando um gabinete DeepCool CL500 e quero comprar as melhores fans disponíveis no mercado (resfriamento/rpm) que tenham RGB, vocês saberiam me indicar qual procurar? Imagino que seja Noctua no entanto não sei se tem RGB, a ideia nem é aquele rainbow doido, é só pra ter uma iluminação básica.

Preciso comprar 6, no entanto com o preço médio na casa dos R$120,00 no máximo em cada um deles (não sei se é suficiente para um Noctua).

Obrigado!
Olá amigo. Olha só, muita gente vai dar excelentes dicas aí pra você, mas vai aqui a minha pra você juntar com todas as outras que virão, ok. Eu sempre utilizei Noctua há mais de 10 anos e são na minha opinião as melhores FANs do planeta, hehehehehe. Mas... Você achou certo, não tem Noctua RGB/ARGB, caso contrário eu ainda estaria de Noctua, hehehehehe. Então testei os Cooler Master MF120R ARGB PWM que são 650~2000rpm. Excelentes FANs, iluminam extraordinariamente bem e "sopram" muitíssimo bem também. E testei também as Scythe Kaze Flex PWM RGB que são 300~800 ou 300~1200 ou 300~1800rpm, opções pra dar e vender, mas não são endereçáveis. Acabei optando por elas (Lancool II da assinatura) pois a rotação mínima de 300rpm pra mim foi decisivo, pois em idle e a 300rpm, não há absolutamente ruído nenhum além de aspirarem muito menos poeira do ambiente, certo?!?
É isso, como disse fica aí minha singular opinião pra você colecionar com diversar outras que virão, ok.
Boa sorte na sua empreeitada!!! Grande abraço prô cê!!!
 
Bom dia, pessoal. Possuo um gabinete Gougar Panzer S. Atualmente, tenho 3 coolers de 64 CFM, pressão 1,7, jogando ar dentro de gabinete (frontais), e 4 de 38 CFM retirando ar do gabinete (traseira e topo). Estava pensando em pegar 2 coolers Corsair ML140 (97CFM, pressão 3.0) e colocar na frente do gabinete, jogando os outros 3 de 64 CFM para a parte superior. Para tanto, vou investir aproximadamente R$ 200,00. Vocês acham que vale a pena ou o ganho será ínfimo? Falo em termos de circulação de ar dentro do gabinete.

Essas fans que vieram com o gabinete creio que sejam o CFD ou Dual-X que já tiveram boa popularidade e procura aqui no fórum, foto aqui.
Sei que não são fans potentes, mas são suficientemente boas para o propósito.
Então acho que caso não tenha nenhuma bronca não vai valer muito a pena trocá-las.

Se quiser outra opinião, veja aqui.

Tenho o Corsair ML120 e particularmente gostei muito dessas fans.
Acho que só valeria a pena se fizer questão de ter fans de melhor qualidade e com melhor volume de ar.

Boa tarde galera,

Estou comprando um gabinete DeepCool CL500 e quero comprar as melhores fans disponíveis no mercado (resfriamento/rpm) que tenham RGB, vocês saberiam me indicar qual procurar? Imagino que seja Noctua no entanto não sei se tem RGB, a ideia nem é aquele rainbow doido, é só pra ter uma iluminação básica.

Preciso comprar 6, no entanto com o preço médio na casa dos R$120,00 no máximo em cada um deles (não sei se é suficiente para um Noctua).

Obrigado!

O CL500 não é um gabinete com fluxo de ar restritivo e a maioria das fans atenderia o propósito.
Se quiser veja review aqui e aqui.

Pelas recomendações do teste, 2 ou 3 fans frontais seriam suficientes.

Acho que dependendo do cpu, um air cooler ou até um wc conforme for de sua preferência, possa ser mais vantajoso do que pagar muito caro por 6 fans.
A não ser que faça questão pela marca e querer fans de boa qualidade.
 
Essas fans que vieram com o gabinete creio que sejam o CFD ou Dual-X que já tiveram boa popularidade e procura aqui no fórum, foto aqui.
Sei que não são fans potentes, mas são suficientemente boas para o propósito.
Então acho que caso não tenha nenhuma bronca não vai valer muito a pena trocá-las.

Se quiser outra opinião, veja aqui.

Tenho o Corsair ML120 e particularmente gostei muito dessas fans.
Acho que só valeria a pena se fizer questão de ter fans de melhor qualidade e com melhor volume de ar.

Cara, excelente seu post. Na verdade, eu tenho a impressão de que o fluxo da entrada está muito bom, enquanto na saída poderia ser melhor. As temperaturas que mais me preocupam são a da VGA, mas isso imagino que seja por conta dos thermalpads de má qualidade.
 
Cara, excelente seu post. Na verdade, eu tenho a impressão de que o fluxo da entrada está muito bom, enquanto na saída poderia ser melhor. As temperaturas que mais me preocupam são a da VGA, mas isso imagino que seja por conta dos thermalpads de má qualidade.

As fans no topo embora possam contribuir com a exaustão, tem o inconveniente de roubar parte do ar que poderia ser usado pelo cooler do cpu.
Especialmente os da direita competem com o cooler do cpu.
Para ter uma ideia veja essa foto aqui.

Se quiser tem opiniões de outros colegas que também testaram as fans no topo aqui e aqui.
Mas de qualquer forma se estiver disposto a testar, a diferença foi ínfima, sem muito efeito para o cooler do cpu.

Está tendo problemas com aquecimento da gpu?

Pelo que vi a Gigabyte RTX 3080 parece ter um bom sistema de resfriamento até pelo seu tamanho.
As fans dessa gpu são ativadas somente a partir do 60 C.
Então em atividades mais leves que não necessitam da fans as temperaturas podem ficar um pouco mais altas em comparação com aquelas que tem as fans sempre ativas.
 
As fans no topo embora possam contribuir com a exaustão, tem o inconveniente de roubar parte do ar que poderia ser usado pelo cooler do cpu.
Especialmente os da direita competem com o cooler do cpu.
Para ter uma ideia veja essa foto aqui.

Se quiser tem opiniões de outros colegas que também testaram as fans no topo aqui e aqui.
Mas de qualquer forma se estiver disposto a testar, a diferença foi ínfima, sem muito efeito para o cooler do cpu.

Está tendo problemas com aquecimento da gpu?

Pelo que vi a Gigabyte RTX 3080 parece ter um bom sistema de resfriamento até pelo seu tamanho.
As fans dessa gpu são ativadas somente a partir do 60 C.
Então em atividades mais leves que não necessitam da fans as temperaturas podem ficar um pouco mais altas em comparação com aquelas que tem as fans sempre ativas.
Interessante, não imaginava que fans superiores poderiam deteriorar tanto a performance de um air cooler. Já tinha notado o resultado de alguns desses testes, fan superior a frente do air cooler como exaustão não serve pra nada, aqui mais atrapalhou do que ajudou, as memórias sofriam, sempre com altas temperaturas.

Cheguei a deixar a fan superior próxima da fan traseira como exaustor e a do lado direito como intake, ficou pior ainda, ainda não testei botar as duas como intake, acho que farei isso hoje, verei se muda algo, no caso ficaria a configuração de 5x1, apenas a traseira como exaustão.

Quem possui gabinetes similares ao wheeljack, configuração desse tipo teve bons resultados ou não? Algo que estou testando no momento foi vedar completamente a parte superior, tampei o filtro completamente, deixei apenas a saída traseira como exaustora, estou verificando pra ver se na região da cpu a temperatura melhora.
 
Interessante, não imaginava que fans superiores poderiam deteriorar tanto a performance de um air cooler. Já tinha notado o resultado de alguns desses testes, fan superior a frente do air cooler como exaustão não serve pra nada, aqui mais atrapalhou do que ajudou, as memórias sofriam, sempre com altas temperaturas.

Cheguei a deixar a fan superior próxima da fan traseira como exaustor e a do lado direito como intake, ficou pior ainda, ainda não testei botar as duas como intake, acho que farei isso hoje, verei se muda algo, no caso ficaria a configuração de 5x1, apenas a traseira como exaustão.

Quem possui gabinetes similares ao wheeljack, configuração desse tipo teve bons resultados ou não? Algo que estou testando no momento foi vedar completamente a parte superior, tampei o filtro completamente, deixei apenas a saída traseira como exaustora, estou verificando pra ver se na região da cpu a temperatura melhora.

Na verdade o quis mostrar é que apesar das fans superiores competirem com o cooler do cpu, não houve um impacto muito significativo, segundo relatos apenas 1 C - 2 C.
Então como as fans no topo não trouxeram benefício, acabou não justificando a necessidade delas.
Mas como o Dinei disse, o resultado pode variar conforme configuração e necessidade de cada um.

O joaopauloaz atualmente tem 3 fans frontais que vieram com o gabinete.
Como ele gostaria de melhorar a exaustão, pensou em mover as 3 fans frontais para o topo e na frente colocar outras mais eficientes.

Então mencionei que 3 fans em cima tem seus inconvenientes e que nem todo mundo viu vantagens usando fans no topo.
Pode ser que a configuração atual dele já seja suficientemente boa.
 
Na verdade o quis mostrar é que apesar das fans superiores competirem com o cooler do cpu, não houve um impacto muito significativo, segundo relatos apenas 1 C - 2 C.
Então como as fans no topo não trouxeram benefício, acabou não justificando a necessidade delas.
Mas como o Dinei disse, o resultado pode variar conforme configuração e necessidade de cada um.

O joaopauloaz atualmente tem 3 fans frontais que vieram com o gabinete.
Como ele gostaria de melhorar a exaustão, pensou em mover as 3 fans frontais para o topo e na frente colocar outras mais eficientes.

Então mencionei que 3 fans em cima tem seus inconvenientes e que nem todo mundo viu vantagens usando fans no topo.
Pode ser que a configuração atual dele já seja suficientemente boa.
Entendi, realmente pesquisando muito vejo muda bastante de uma configuração para outra no mesmo gabinete, o jeito é ir testando quais configurações lhe trazem um bom fluxo de ar interno.

Acho que consegui um bom equilíbrio térmico no meu sistema, ficarei usando a configuração 3x1, 3 frontais puxando ar frio do ambiente e a traseira expelindo, com a parte superior do gabinete totalmente isolada. Com essa configuração, notei uma melhora significativa nas memórias, ficaram muito mais frias agora, pois o ar frio não vaza pelo teto.

Também melhorou na dissipação da temperatura dos VRM's, está mais equilibrado agora. Creio que ainda consigo um fluxo melhor se trocar as fans frontais por outras com vazão de ar maior, as vipers não estão dando conta, uma parte por culpa do gabinete em si, pois é muito mal projetado. Das 3 fans frontais, a única que consegue ter um fluxo decente é a do meio, a inferior é morta e a superior tem bloqueio nas laterais, prejudicando bastante o ar que passa por elas.

Vocês poderiam me indicar fans com alto mmH20, pois fans com mmH20 alto é mais do que necessário no wheeljack, pois ele possui muitos obstáculos que atrapalham demais o fluxo de ar frontal.
 
Colocar 3 fans em cima piora a temperatura do CPU mas costuma melhorar a do GPU, porque está sugando ar quente acumulado da GPU pra cima (que é parcialmente reciclado pelo cooler ar da CPU).
Isso é claro depende muito de GPU pra GPU, case pra case etc. Quando eu testei no meu PC, eu piorei coisa de 3~4c no CPU (Um 3800x na época) mas ganhei 2~3c de temperatura na GPU. Com a a GPU (uma 2070) se beneficia mais de temperaturas mais baixas, eu acredito que valha a pena. Mas o ideal é fazer os testes cada um no seu gabinete.
 
Colocar 3 fans em cima piora a temperatura do CPU mas costuma melhorar a do GPU, porque está sugando ar quente acumulado da GPU pra cima (que é parcialmente reciclado pelo cooler ar da CPU).
Isso é claro depende muito de GPU pra GPU, case pra case etc. Quando eu testei no meu PC, eu piorei coisa de 3~4c no CPU (Um 3800x na época) mas ganhei 2~3c de temperatura na GPU. Com a a GPU (uma 2070) se beneficia mais de temperaturas mais baixas, eu acredito que valha a pena. Mas o ideal é fazer os testes cada um no seu gabinete.
Exato e depende de qual fan também. Fans fracas acabam mal puxando o ar da CPU.
 
Fala pessoal, qual(is) fans vcs recomendam para servir como exaustor e cooler da vga? Pretendo deixar 1 ou 2 em baixo da VGA (sobre o case da fonte) e 1 na traseira como exaustor.
Tenho um Lancool II Mesh RGB + ryzen 5600x + rtx 3080
 
Fala pessoal, qual(is) fans vcs recomendam para servir como exaustor e cooler da vga? Pretendo deixar 1 ou 2 em baixo da VGA (sobre o case da fonte) e 1 na traseira como exaustor.
Tenho um Lancool II Mesh RGB + ryzen 5600x + rtx 3080
Eu me apaixonei pelos p12 e p14 da artic, mas só importando. Nas opções do mercado Brasileiro, os kaze flex estão entre os melhores custo beneficios de coolers de gabinete.
 
Eu gosto muito do Feather X da Pichau. Na minha opinião é o melhor CxB.
 
Fala pessoal, qual(is) fans vcs recomendam para servir como exaustor e cooler da vga? Pretendo deixar 1 ou 2 em baixo da VGA (sobre o case da fonte) e 1 na traseira como exaustor.
Tenho um Lancool II Mesh RGB + ryzen 5600x + rtx 3080
Os Sickleflow V2 tem aparecido em promoção, acho que valeria a pena conferir.

Essas fans são de 4-pinos que permite controle PWM pelo conector da placa mãe ou usando uma controladora.
Se interessar, veja essa sugestão aqui e aqui.

Entendi, realmente pesquisando muito vejo muda bastante de uma configuração para outra no mesmo gabinete, o jeito é ir testando quais configurações lhe trazem um bom fluxo de ar interno.

Acho que consegui um bom equilíbrio térmico no meu sistema, ficarei usando a configuração 3x1, 3 frontais puxando ar frio do ambiente e a traseira expelindo, com a parte superior do gabinete totalmente isolada. Com essa configuração, notei uma melhora significativa nas memórias, ficaram muito mais frias agora, pois o ar frio não vaza pelo teto.

Também melhorou na dissipação da temperatura dos VRM's, está mais equilibrado agora. Creio que ainda consigo um fluxo melhor se trocar as fans frontais por outras com vazão de ar maior, as vipers não estão dando conta, uma parte por culpa do gabinete em si, pois é muito mal projetado. Das 3 fans frontais, a única que consegue ter um fluxo decente é a do meio, a inferior é morta e a superior tem bloqueio nas laterais, prejudicando bastante o ar que passa por elas.

Vocês poderiam me indicar fans com alto mmH20, pois fans com mmH20 alto é mais do que necessário no wheeljack, pois ele possui muitos obstáculos que atrapalham demais o fluxo de ar frontal.

Por melhor que seja a fan, a vazão de ar estaria limitada pela passagem estreita entre o painel e a tampa de vidro.

Se as temperaturas estiverem boas, particularmente nem mexeria mais na configuração atual.

Para ter uma ideia, vou postar reviews que fizeram comparativos de diversos gabinetes com frente em mesh e sólido, usando as fans de fábrica e substituindo pelo Corsair ML120 e Noctua.
Essas fans são mix de bom fluxo de ar e pressão estática, inclusive são sonho de consumo de muita gente he he

Teste com fans stock e padronizados com ML120/ML140 aqui.
Outro review comparando fans stock com Noctua aqui.

Vários desses gabinetes já vem com configuração de fans suficientemente boas.
Então esses poucos graus das novas fans podem acabar não compensando muito o custo delas.
 
Gostaria só de ressaltar que ML120 e ML140 são fans horrorosos. Tenho os dois, cai no marketing quando lançou. São extremamente barulhentos mesmo em 1300 rpm. Me arrependo de ter comprado. Os kaze flex e principalmente os Artic p14 são estupidamente mais silenciosos, quando comprei o p14 achei até que tinha alguma coisa errada com o fan. Em 1700 rpm ele era mais silencioso que o Ml140 em 1200 rpm e movia mais ar do que o ML140 em velocidade máxima (2000 rpm).
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo