[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Fluxo de ar é algo complexo, pois tem muitas variáveis, cada situação muda muito em relação a outra, é interessante demais esse tema. Eu sofri um bocado para achar a configuração ideal para meu sistema, no fim das contas, a melhor configuração que se mostrou estável foi utilizar pressão positiva.

Nordeste no verão é terrível para pc, além do tempo quente e seco, pois algumas regiões a umidade vai a quase zero, com pressão positiva, notei que a temperatura interna fica bem legal e ganho de brinde um bônus: baixíssima quantidade de poeira.

Cria apenas uma leve camada, nada que um pincel e um pano úmido não resolva, bem diferente de quando usava pressão neutra, onde era uma poeira mais condensada, as vezes era melhor desmontar tudo e limpar. Agora com pressão positiva, basta um secador de cabelo e pronto, tá tudo limpinho e bem arejado.

Hoje aproveitei até pra fazer um pequeno mod, pois o gadit x permite push/pull na frontal, ele cabe 6 fans fácil. A fan do meio, fiz um push-pull nela, pois a mesma fica na altura da vga, acertei em cheio, tanto vga, placa mãe e memórias se beneficiaram, o ssd foi o que mais se beneficiou, agora raramente ele chega a 40º, gostei muito do resultado até o momento, e o barulho não é muito.

Última edição:
Fluxo de ar é algo complexo, pois tem mitas variáveis, cada situação muda muita em relação a outra, é interessante demais esse tema. Eu sofri um bocado para achar a configuração ideal para meu sistema, no fim das contas, a melhor configuração que se mostrou estável foi utilizar pressão positiva.

Nordeste no verão é terrível para pc, além do tempo quente e seco, pois algumas regiões a umidade vai a quase zero, com pressão positiva, notei que a temperatura interna fica bem legal e ganho de brinde um bônus: baixíssima quantidade de poeira.

Cria apenas uma leve camada, que nada que um pincel e um pano umido não resolva, bem diferente de quando usava pressão neutra, onde era uma poeira mais condensada, as vezes era melhor desmontar tudo e limpar. Agora com pressão positiva, basta um secador de cabelo e pronto, tá tudo limpinho e bem arejado.

Hoje aproveitei até pra fazer um pequeno mod, pois o gadit x permite push/pull na frontal, ele cabe 6 fans fácil. A fan do meio, fiz um push-pull nela, pois a mesma fica na altura da vga, acertei em cheio, tanto vga, placa mãe e memórias se beneficiaram, o ssd foi o que mais se beneficiou, agora raramente ele chega a 40º, gostei muito do resultado até o momento, e o barulho não é muito.
Me conte como ficaram as posições de suas FANs... e WC, pois utilizo o mesmo gabinete que vc...

Me conte como ficaram as posições de suas FANs... e WC, pois utilizo o mesmo gabinete que vc...
Desculpa pela demora em responder, mas no meu caso fiz assim: as 3 fans frontais estão puxando o ar de fora, na parte superior, a fan que fica em cima das memórias, também está puxando o ar frio de fora.

O espaço onde fica a outra fan superior deixei sem, pois notei que fan aqui mais atrapalhava do que ajudava.

A traseira ficou como exaustor, e é aqui onde fez a diferença no meu caso: essa fan o controle de rotação dela ficou manual. Nela utilizo um potenciômetro pra regular suas rotações.

Configuro a rotação dela de acordo com o uso do PC: se faço um uso mais pesado dele, como jogar e etc, configuro a rotação dela para que fique sempre acima das fans intakes, no mínimo uns ~30%, notei que fazendo isso a vga se beneficia e muito nas temperaturas, fica mais estável, até a CPU teve benefícios. Fiz vários testes quando meu AC novo chegou, testei em horários críticos de temperatura, a CPU nunca passou de 69°, isso é ótimo, considerando que minha cidade é quente pra caramba.

Quando estou fazendo uso leve do PC, tipo navegar na internet, assistindo filmes, yt, Twitch e etc, mantenho uma rotação baixa na fan exaustora, mas sempre deixo a rotação dela maior que as intakes, nem que seja uns 5%, mas sempre deixo acima das intakes. O que percebi é ela tendo uma rotação diferente das outras consegue criar um controle de resfriamento interno bacana, e ainda ajuda a manter o PC limpo, pois a poeira acumulada é bem fina, coisa que sai fácil com um pincel e pano úmido.

Desculpa pelo texto longo, mas foi o melhor que consegui para manter uma boa temperatura, já testei várias combinações, mas essa foi a melhor que conseguiu me dar uma boa temperatura interna e que manter-se o PC limpo. Espero que meu relato ajude vc, qualquer dúvida pode perguntar, que respondo 👍

Última edição:
O gammax 400s é bom mesmo? pois ele é 3 pinos e parece que é rotação fixa.

Até queria o 400 v2 pelo desempenho melhor mas o ruim que todos tem LED, e não quero led!

Desculpa pela demora em responder, mas no meu caso fiz assim: as 3 fans frontais estão puxando o ar de fora, na parte superior, a fan que fica em cima das memórias, também está puxando o ar frio de fora.

O espaço onde fica a outra fan superior deixei sem, pois notei que fan aqui mais atrapalhava do que ajudava.

A traseira ficou como exaustor, e é aqui onde fez a diferença no meu caso: essa fan o controle de rotação dela ficou manual. Nela utilizo um potenciômetro pra regular suas rotações.

Configuro a rotação dela de acordo com o uso do PC: se faço um uso mais pesado dele, como jogar e etc, configuro a rotação dela para que fique sempre acima das fans intakes, no mínimo uns ~30%, notei que fazendo isso a vga se beneficia e muito nas temperaturas, fica mais estável, até a CPU teve benefícios. Fiz vários testes quando meu AC novo chegou, testei em horários críticos de temperatura, a CPU nunca passou de 69°, isso é ótimo, considerando que minha cidade é quente pra caramba.

Quando estou fazendo uso leve do PC, tipo navegar na internet, assistindo filmes, yt, Twitch e etc, mantenho uma rotação baixa na fan exaustora, mas sempre deixo a rotação dela maior que as intakes, nem que seja uns 5%, mas sempre deixo acima das intakes. O que percebi é ela tendo uma rotação diferente das outras consegue criar um controle de resfriamento interno bacana, e ainda ajuda a manter o PC limpo, pois a poeira acumulada é bem fina, coisa que sai fácil com um pincel e pano úmido.

Desculpa pelo texto longo, mas foi o melhor que consegui para manter um temperatura, já testei várias combinações, mas essa foi a melhor que conseguiu me dar uma temperatura interna e que manter-se o PC limpo. Espero que me relato ajude vc, qualquer dúvida pode perguntar, que respondo 👍
No carbide air 540 como ficaria essa configuração?
Meu pc suja demais!
Só que todas as minhas fans estão em PWM, só utilizo para jogar a noite que é a hora que chego do trampo

Será que meu gabinete se beneficiaria com a pressão positiva?
Meu radiador ta no topo jogando ar para fora com exaust, na frente ta 3 intake (com filtro) e na traseira ta intake

Tu teria ideia de como pode ficar a configuração das fans?

Desculpa pelo texto longo, mas foi o melhor que consegui para manter uma boa temperatura, já testei várias combinações, mas essa foi a melhor que conseguiu me dar uma boa temperatura interna e que manter-se o PC limpo. Espero que me relato ajude vc, qualquer dúvida pode perguntar, que respondo 👍
Aqui eu fiz relativamente parecido.

As fans estão sendo controladas diretamente na BIOS atreladas a temperatura do CPU.

Para uso comum no pc como navegar na internet, Office e outras coisas onde o PC fica praticamente em "IDLE" a temperatura fica abaixo dos 60c e as fans completamente desligadas.

Quando vou jogar, a temperatura passa facilmente dos 60c e a partir daí as 3 frontais ficam em 60% da rotação e a traseira a 55%. Essa diferença se dá ao fato das frontais terem filtro e consequentemente há a perda de eficiencia. Em contrapartida a traseira não tem filtro e é maior que as 3 frontais, por isso a rotação menor garantindo pressão positiva.

Quando o CPU passa de 85c as fans vao para 100%.

Já fiz diversos testes com as fans em 100% ou 60% e a variação de temperatura chegou a 3c! Pelo barulho não vale deixar em 100%, só em casos extremos. rs...

Com esse perfil garante um pc limpo por muito mais tempo. Estou assim desde que peguei o Air 540 e nada de sujeira!
Meu pc suja demais!
Só que todas as minhas fans estão em PWM, só utilizo para jogar a noite que é a hora que chego do trampo

Meu radiador ta no topo jogando ar para fora com exaust, na frente ta 3 intake (com filtro) e na traseira ta intake

Acredito que está com muita sujeira por conta do traseiro como intake e sem filtro.

O que eu sugiro fazer, é o que fiz com meu gabinete antigo e também quando usava WC. Deixe as frontais como intake, o WC puxando ar frenco de fora e o traseiro como exaustor. Com isso vc tem um fluxo de ar mais saudável, pois colocando o wc como exaustor, ele puxa ar quente que vem da GPU, memória e outros componentes.

Eu comprei a TUF GAMING A520M-PLUS II e gostaria de saber quantos fans eu consigo instalar nela, eu penso em comprar o Deepcool FH-04 para poder usar 3 fans na frente do meu gabinete, o DT3 Sports Coliseu, e uma fan na parte traseira, mas não sei se tanto a placa-mãe quanto o gabinete suportarão essa quantidade. E gostaria de recomendação de fans para comprar que não sejam tão caros e apresentem bom desempenho.

Aqui eu fiz relativamente parecido.

As fans estão sendo controladas diretamente na BIOS atreladas a temperatura do CPU.

Para uso comum no pc como navegar na internet, Office e outras coisas onde o PC fica praticamente em "IDLE" a temperatura fica abaixo dos 60c e as fans completamente desligadas.

Quando vou jogar, a temperatura passa facilmente dos 60c e a partir daí as 3 frontais ficam em 60% da rotação e a traseira a 55%. Essa diferença se dá ao fato das frontais terem filtro e consequentemente há a perda de eficiencia. Em contrapartida a traseira não tem filtro e é maior que as 3 frontais, por isso a rotação menor garantindo pressão positiva.

Quando o CPU passa de 85c as fans vao para 100%.

Já fiz diversos testes com as fans em 100% ou 60% e a variação de temperatura chegou a 3c! Pelo barulho não vale deixar em 100%, só em casos extremos. rs...

Com esse perfil garante um pc limpo por muito mais tempo. Estou assim desde que peguei o Air 540 e nada de sujeira!

Acredito que está com muita sujeira por conta do traseiro como intake e sem filtro.

O que eu sugiro fazer, é o que fiz com meu gabinete antigo e também quando usava WC. Deixe as frontais como intake, o WC puxando ar frenco de fora e o traseiro como exaustor. Com isso vc tem um fluxo de ar mais saudável, pois colocando o wc como exaustor, ele puxa ar quente que vem da GPU, memória e outros componentes.
Eu acabei colocando errado

O wc no topo ta retirando ar quente e o traseiro também

Só os 3 frontais que estão intake

Então inverto os do topo ao invés de retirar o ar, deixando ele como intake e o traseiro mantendo exaustor?

Ai fica

Frontal + topo(wc) = intake
Traseira = exaustor

Mas e a temperatura da placa de vídeo, será que não vai sofrer com isso?

Eu acabei colocando errado

O wc no topo ta retirando ar quente e o traseiro também

Só os 3 frontais que estão intake

Então inverto os do topo ao invés de retirar o ar, deixando ele como intake e o traseiro mantendo exaustor?

Ai fica

Frontal + topo(wc) = intake
Traseira = exaustor

Mas e a temperatura da placa de vídeo, será que não vai sofrer com isso?

O filtro de ar original e o posicionamento dele compromete o fluxo de ar original da fan, assim como o radiador segura demais o fluxo de ar das fans do WC.

O ar quente que sai do radiador pra dentro do gabinete vai ser rapidamente expulso pelo radiador e a VGA vai receber ar fresco das fans frontais. Nessa história quem vai se beneficiar de algo vai ser o CPU, recebendo ar fresco de fora ao invés do ar quente da VGA e outros componentes.

Te recomendo comprar um filtro de ar de ar condicionado para colocar nas entradas de ar do gabinete. Depois te mostro como fixei o meu. Melhorou significativamente a performance das fans intake.

O filtro de ar original e o posicionamento dele compromete o fluxo de ar original da fan, assim como o radiador segura demais o fluxo de ar das fans do WC.

O ar quente que sai do radiador pra dentro do gabinete vai ser rapidamente expulso pelo radiador e a VGA vai receber ar fresco das fans frontais. Nessa história quem vai se beneficiar de algo vai ser o CPU, recebendo ar fresco de fora ao invés do ar quente da VGA e outros componentes.

Te recomendo comprar um filtro de ar de ar condicionado para colocar nas entradas de ar do gabinete. Depois te mostro como fixei o meu. Melhorou significativamente a performance das fans intake.
Eu tenho uns pedaços lá em casa
preciso colocar na entrada da fonte, ela SUJA demais e acaba sujando também o gabinete por dentro

Vou fazer essa modificação, preciso criar um esquema das fans também
todas estão ligadas por pwm, as RF120 da deepcool vieram com um divisor, ai é só ligar os frontais em 1, do radiador em outro e exaustor sozinho sempre em 100% pra pegar todo fluxo entrando e jogando para fora

Eu tenho uns pedaços lá em casa
preciso colocar na entrada da fonte, ela SUJA demais e acaba sujando também o gabinete por dentro

Vou fazer essa modificação, preciso criar um esquema das fans também
todas estão ligadas por pwm, as RF120 da deepcool vieram com um divisor, ai é só ligar os frontais em 1, do radiador em outro e exaustor sozinho sempre em 100% pra pegar todo fluxo entrando e jogando para fora

Boa!

Aqui eu consegui fixar o filtro na tela mesh do gabinete mesmo. Tirei os parafusos que seguram a tela na estrutura de plástico, coloquei o filtro e aparafusei no lugar novamente. Pode não acreditar, mas melhora o fluxo de ar das fans, pois é melhor ter um espaço enter elas do que ficar colado como fica o original.

Todas as minhas fans são PWM. É só habilitar o controle de fan na BIOS. Funciona normal. Sendo que 2 das 3 fans frontais estão ligadas em Y pq a minha placa mae é simples e possui apenas 3 entradas.

Boa!

Aqui eu consegui fixar o filtro na tela mesh do gabinete mesmo. Tirei os parafusos que seguram a tela na estrutura de plástico, coloquei o filtro e aparafusei no lugar novamente. Pode não acreditar, mas melhora o fluxo de ar das fans, pois é melhor ter um espaço enter elas do que ficar colado como fica o original.

Todas as minhas fans são PWM. É só habilitar o controle de fan na BIOS. Funciona normal. Sendo que 2 das 3 fans frontais estão ligadas em Y pq a minha placa mae é simples e possui apenas 3 entradas.
Sim, eu vou ligar as 3 fans frontais em 1 canto, a de trás em outro e as do radiador em outro
A minha b450m steel legends acredito que sejam 3 entradas só também
Ou deixo tudo em 100% mesmo e deixo o pau torando

Essa do filtro de ar condicionado eu curti pra caramba!
Vou fazer lá no meu.

Ou eu prendo o que vem na tela mesh mesmo para ver se melhora mais

Meu gabinete ta amarelado, tava afim de comprar outro até.

Última edição:
alguem tem e recomenda esse fan Kazeflex 14cm 1800rpm com furação 12cm? KF1425FD18-P

To precisando de 2 desses pra intake em gabinete, precisando ser silencioso
Estava no precinho esse, R$79 140mm tá bom. Quero comprar 2 pra colocar em cima e um de 120mm atrás. Uma pena não ter versão ARGB da Kaze Flex aqui, na gringa já vi que tem.

Sim, eu vou ligar as 3 fans frontais em 1 canto, a de trás em outro e as do radiador em outro
A minha b450m steel legends acredito que sejam 3 entradas só também
Ou deixo tudo em 100% mesmo e deixo o pau torando

Essa do filtro de ar condicionado eu curti pra caramba!
Vou fazer lá no meu.

Ou eu prendo o que vem na tela mesh mesmo para ver se melhora mais

Meu gabinete ta amarelado, tava afim de comprar outro até.
Ve se consegue configurar as fans, pq ao menos as minhas que tem 30 e alguma coisa de db ficam bem altas. Em 60% o ruido é praticamente imperceptivel.

Olha como fixei o filtro de ar na tela frontal. Ganhou distancia dos coolers e o resultado ficou melhor, aumentou o fluxo de ar deles em comparação ao filtro original.

Como uso cooler a ar, deixei um filto no topo do gabinete para eviar que entre poeira por cima, pois os burados da tela são relativamente grandes.

Sobre o gabinete estar amarelo, é uma pena saber porém já até pensei como pinta-lo! rs...

IMG-20211130-001955.jpg

IMG-20211130-001938.jpg

IMG-20220109-205925.jpg

IMG-20220109-205937.jpg

Pessoal alguem pode me mostrar como eu desligo os Led do FAN Corsair AF140, ele parece ficar por dentro das helice no miolo do motor.

Eu tenho os AF 120 e consegui colocar fita isolante, mas no AF 140 é diferente.

Ou me indicar um FAN de 140 similar a ele so que sem led?

Meu pc suja demais!

Desculpa na demora em responder amigo, as coisas tão corridas aqui em casa, motivos de saúde. Vi que o @PatolinoRJ tem um gabinete igual o seu e está lhe ajudando, acho que a forma que ele configurou o fluxo de ar sirva melhor para o seu caso, sua placa mãe é excelente para isso, dá pra fazer várias combinações. Acho que da forma que eu configurei não iria ajudar vc, talvez até piorasse a temperatura interna do gabinete.

Gostei do mod do filtro que ele fez, acho que vai ajudar vc também, esses filtros são de ac, correto? Será que se encontra fácil para compra? Farei um teste no meu depois com um filtro desses. Eu queria criar um configuração de fans igual que o @PatolinoRJ fez, mas com minha placa mãe não dá, ela só possui 2 conectores para fans, um exclusivo para a cpu e outra para o resto.

Esse foi um dos motivos de mantér a fan traseira com controle manual, pois assim eu consigo criar uma configuração equilibrada, pois se mantenho a fan traseira ligada no hub fan, junto com as intakes, a temperatura interna fica um horror.

Ve se consegue configurar as fans, pq ao menos as minhas que tem 30 e alguma coisa de db ficam bem altas. Em 60% o ruido é praticamente imperceptivel.

Olha como fixei o filtro de ar na tela frontal. Ganhou distancia dos coolers e o resultado ficou melhor, aumentou o fluxo de ar deles em comparação ao filtro original.

Como uso cooler a ar, deixei um filto no topo do gabinete para eviar que entre poeira por cima, pois os burados da tela são relativamente grandes.

Sobre o gabinete estar amarelo, é uma pena saber porém já até pensei como pinta-lo! rs...

IMG-20211130-001955.jpg

IMG-20211130-001938.jpg

IMG-20220109-205925.jpg

IMG-20220109-205937.jpg
Mano, ficou muito bom!
vou ver se consigo achar por aqui uma loja de ar condicionado para comprar esse tipo de filtro!
@PatolinoRJ será que se fizer esse o da grelha da frente com o filtro que vem no gabinete seria um mal negócio?
Nunca vi a diferença desse que você ta usando para o stock para ter parâmetro.
Tem uma loja de artigos para ar condicionado perto de casa, vou dar um pulo lá no sabado

Desculpa na demora em responder amigo, as coisas tão corridas aqui em casa, motivos de saúde. Vi que o @PatolinoRJ tem um gabinete igual o seu e está lhe ajudando, acho que a forma que ele configurou o fluxo de ar sirva melhor para o seu caso, sua placa mãe é excelente para isso, dá pra fazer várias combinações. Acho que da forma que eu configurei não iria ajudar vc, talvez até piorasse a temperatura interna do gabinete.

Gostei do mod do filtro que ele fez, acho que vai ajudar vc também, esses filtros são de ac, correto? Será que se encontra fácil para compra? Farei um teste no meu depois com um filtro desses. Eu queria criar um configuração de fans igual que o @PatolinoRJ fez, mas com minha placa mãe não dá, ela só possui 2 conectores para fans, um exclusivo para a cpu e outra para o resto.

Esse foi um dos motivos de mantér a fan traseira com controle manual, pois assim eu consigo criar uma configuração equilibrada, pois se mantenho a fan traseira ligada no hub fan, junto com as intakes, a temperatura interna fica um horror.

Eita men, melhoras ai!
Vou fazer como o patolino fez, gostei muito da configuração do dele!

Eu tenho um Mancer Warg e eu não uso o filtro, perde muito desempenho e ele já tem um mesh que ajuda bastante. Só uso em cima.
Ajudou bastante porque a frente é vidro e mesh nas laterais então o airflow não é tão alto, sendo assim o filtro de poeira piora muito.

Eu tenho um Mancer Warg e eu não uso o filtro, perde muito desempenho e ele já tem um mesh que ajuda bastante. Só uso em cima.
Ajudou bastante porque a frente é vidro e mesh nas laterais então o airflow não é tão alto, sendo assim o filtro de poeira piora muito.
Do nosso é só a grelha frontal, o filtro de ar do nosso gabinete é bem fechadinho e acaba atrapalhando mesmo
ruim de tirar o filtro é que a limpeza terá que ser com mais frequência, o meu gabinete fica no alto e eu limpo a cada 6 meses mais ou menos

Do nosso é só a grelha frontal, o filtro de ar do nosso gabinete é bem fechadinho e acaba atrapalhando mesmo
ruim de tirar o filtro é que a limpeza terá que ser com mais frequência, o meu gabinete fica no alto e eu limpo a cada 6 meses mais ou menos
Sim, entendo. O meu o que eu faço é a cada 1 mês e meio limpar o mesh dele, agora por exemplo estou precisando limpar, ainda mais que estou com obras em casa ai fica com bastante poeira.

Sim, entendo. O meu o que eu faço é a cada 1 mês e meio limpar o mesh dele, agora por exemplo estou precisando limpar, ainda mais que estou com obras em casa ai fica com bastante poeira.
Os buracos da tela do gabinete são grandes, acho que vou afastar o filtro que já tenho na tela direto ao invés de colado nos coolers, de repente melhora em alguma coisa

Manos, recomendem uma fan 120mm ARGB com PWM com preço bom. Qual é a melhor versão dos Kaze Flex de 120mm PWM (sem iluminação)

IMG-20211130-001955.jpg

IMG-20211130-001938.jpg

IMG-20220109-205925.jpg

IMG-20220109-205937.jpg

O que é isso que você esta usando como filtro ?

Sim, de fato o filtro acaba atrapalhando a performance do fan mas no meu caso, já fiz vários testes com relação a isso não vi uma mudança que justificasse.

Você já chegou a fazer algum teste utilizando ou não o filtro? As vezes parece que entra pouco ar ao colocar a mao pra sentir o vento da fan, mas já pode ser o suficiente.

O importante é que o gabinete tenha um bom fluxo de ar, o que não necessariamente significa vc ter uma tormenta de circulação. Existe um fator que é peça chave no processo todo, a temperatura ambiente. Independente do fluxo de ar do gabinete, existe um delta entre a temperatura ambiente (a qual é a inicial de qualquer componente do teu pc) para a temperatura que ela vai chegar quando o componente estiver sendo utilizado. Você pode colocar um circulador Arno na boca do gabinete que não vai ser lá essas coisas, pois tem toda questão de dissipação térmica dos componentes.

Aqui eu sempre usei filtro de ar condicionado nos gabinetes. Dá pra ficar mais 1 ano sem limpar o pc tranquilamente.

Estou com esse gabinete há uns 4 meses e até hoje não limpei o filtro. Nem aquela sujeira cinza na frente das fans estão aparecendo. Acredito que isso se deu por conta do perfil de curva que montei para as fans. 100% do tempo de uso de pc sem ser jogando, as fans estão desligadas. Só ligam quando eu jogo, daí fica super tranquilo.

Aqui no meu Noctua que já uso há uns 4 anos. Devo ter limpado a fan deles umas 2 ou 3vezes. A sujeira dela é extremamente fina e com pouquíssima concentração. Só vejo benefícios ao usar filtro.

O que é isso que você esta usando como filtro ?

É um filtro usado em ar condicionado. É muito mais eficiente que os filtros que normalmente vem no gabinete.

É nesse estilo aqui:

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar