[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Tem alguma opção no Brasil melhor que o Corsair 5000d Airflow no quesito refrigeração? Será para um Intel 12900k

Tem alguma opção no Brasil melhor que o Corsair 5000d Airflow no quesito refrigeração? Será para um Intel 12900k
O 5000D já tem um incrível airflow, mas tem os Lian Li que falam bem.
Mas meu chodó é esse 5000D

Não acompanho nada de gabinete em questão de disponibilidade/preço, mas talvez o Lian Li Lancool 215 e Mesh 2 Performance sejam interessantes nessa faixa de preço também, com a vantagem de serem mais baratos e não ter que necessariamente comprar mais fans

Kn4pFEe.png

nhzeiQm.png

Não acompanho nada de gabinete em questão de disponibilidade/preço, mas talvez o Lian Li Lancool 215 e Mesh 2 Performance sejam interessantes nessa faixa de preço também, com a vantagem de serem mais baratos e não ter que necessariamente comprar mais fans

Kn4pFEe.png

nhzeiQm.png
O ruim desses Lian Li que fizeram eu pegar o 4000D foi que não possuem filtro de poeira, aqui ficaria inviável ter que ficar limpando o gabinete sempre. Mas pra quem não liga e só quer saber de temperatura são os tops mesmo.

O ruim desses Lian Li que fizeram eu pegar o 4000D foi que não possuem filtro de poeira, aqui ficaria inviável ter que ficar limpando o gabinete sempre. Mas pra quem não liga e só quer saber de temperatura são os tops mesmo.
Tem isso mesmo, eu pessoalmente só ligo pra performance e CxB então nem considero o fator poeira, uso o Mesh 2 performance aqui e dou uma limpada básica a cada 4-6 meses e boa, mas sei que algumas coisas são bem importantes pros outros, como ele citou só refrigeração acabei sugerindo, acho ótimo que dá pra usar os fans stock e ter temps excelentes já

Eu lembrei agora, o Mancer Warg tem filtro de poeira na frente?
Eu sei que tem em cima mas ma parte frontal já não sei.
Vou comprar esse gabinete por ter 2x fans de 200mm ARGB na frente e mesmo assim com um preço bacana.

Bom dia pessoal, comprei um gabinete, o Aerocool Aero One Frost, ele vem sem as fans da frente, qual recomendam com bom custo benefício?
Pichau Feather X.

Eu lembrei agora, o Mancer Warg tem filtro de poeira na frente?
Eu sei que tem em cima mas ma parte frontal já não sei.
Vou comprar esse gabinete por ter 2x fans de 200mm ARGB na frente e mesmo assim com um preço bacana.
Parece que só tem o mesh na frente mesmo, estilo os da Lian Li mesmo. Isso impede um pouco de poeira, mas nada como um filtro. Se a sua casa n tiver muita poeira, é irrelevante isso.

Edit: confundi com o Mancer Frost, o Warg tem filtro sim, ó:

Parece que só tem o mesh na frente mesmo, estilo os da Lian Li mesmo. Isso impede um pouco de poeira, mas nada como um filtro. Se a sua casa n tiver muita poeira, é irrelevante isso.

Edit: confundi com o Mancer Frost, o Warg tem filtro sim, ó:

Sim vi aqui ele tem tanto abaixo do PSU, em cima e na frente. Hoje irei fazer a compra dele, ta valendo? Vou pagar 375 nele.

Fui montar o PC hoje e meu gabinete é antigo e apertado ai fica muito ruim de montar. Principalmente por ser minha primeira montagem de um "pc completo".

Pessoal não sei se tô no tópico certo mas acho que sim devido as últimas páginas.

Comprei 2 kits de fans corsair: 2xML140 pra frontal e 2xML120 pro exaustor superior. O problema é que na mobo eu tenho apenas 2 entradas pwm pra cha_fan, além da sys_fan. Queria uma indicação se vale a pena comprar um hub ou um cabo spliter, se fiz as contas direitinho, os 4 coolers ficaram no limite do 1A que a mobo suporta, mas fico no receio de forçar demais. Na minha fonte não tem cabo sata sobrando pois estou usando 2xssd/2xhd, se for precisar de energia tem que ser pelo molex ou usar aqueles adaptadores .

Produtos que pensei:

HUB Deepcool FH04 - Acho que 1 ficaria no limite, se não teria que ser dois pq a versão FH10 teria que ligar no sata que não tenho mais.

Cabo Splitter Flexa FP5 Para 5 Fans 4 Pinos AK-CBFA03-45 Akasa - pelo que entendi ligaria todos na fonte pelo molex em vez da energia da placa, mas mesmo assim teria o pmw.

No gabinete veio um fan rgb que não consegui identificar o modelo, pelo menos não parece ser o da linha AF e é apenas 3 pinos, coloquei ele na traseira e deixei o rgb off, ele tá ocupando uma das entradas pmw agora. Então serão 5 fans e tenho 2 entradas pwm disponíveis.

Atualmente tenho um setup simples, B150M-C/BR com um i57400 e uma GTX1650S, fonte thermaltake 430w em um Corsair Carbide 175R (que eu sei que não tem o melhor airflow do mundo kk), sinto ele esquentar muito quando vou jogar F1, PÉS ou quando estou usando programa de renderização como o Lumion, sinto sair o bafo quente de lá de dentro e queria tentar fazer pelo menos o ar circular.

Com os fans a caminho de casa, o que faço? Vou direto no spliter, uso apenas 1 hub da deepcool ou 2? 2 seria até legal pela possibilidade de controla-los melhor, porém custo maior.

Grato desde já por quem puder ajudar :)

Chegou meu :

Water Cooler DeepCool Gammaxx L360 V2​

Não consegui montar ele em cima (na verdade meu irmão e eu que "montamos"), coloquei ele na parte frontal.

Na teoria, qual é a perca que eu tenho? Além de ter subido a temperatura da gpu em stock?

Pior que não da pra pedir arrependimento, meu irmão esqueceu um cabo por baixo do meu gabinete TG5 da Sharkoon, ele puxou com força pra tirar e conseguiu entortar umas 10~13 pazinhas. Tivemos que fazer um reparo, tentar desamassar uma por uma...

Mesmo que aceitassem o arrependimento, seria sacanagem.

Em fim, vou perder muito rendimento, com o radiador frontal?

Ficou o Radiador com suas 3 fans, puxando ar para dentro do gabinete, 1 traseira e 2 em cima tirando ar.

E a velocidade da bomba, eu coloquei automatico na "BIOS". Ficou 2600RPM no dekstop..

Obrigado.

Chegou meu :

Não consegui montar ele em cima (na verdade meu irmão e eu que "montamos"), coloquei ele na parte frontal.

Na teoria, qual é a perca que eu tenho? Além de ter subido a temperatura da gpu em stock?

Pior que não da pra pedir arrependimento, meu irmão esqueceu um cabo por baixo do meu gabinete TG5 da Sharkoon, ele puxou com força pra tirar e conseguiu entortar umas 10~13 pazinhas. Tivemos que fazer um reparo, tentar desamassar uma por uma...

Ficou o Radiador com suas 3 fans, puxando ar para dentro do gabinete, 1 traseira e 2 em cima tirando ar.

E a velocidade da bomba, eu coloquei automatico na "BIOS". Ficou 2600RPM no dekstop..

Obrigado.
Fizeram uns testes no youtube e na vdd colocar na frente é o melhor lugar, a não ser q vc tenha uma placa de vídeo blower (aquele estilo antigo de dissipação lá das GTX 1080 hehuehue).

Fizeram uns testes no youtube e na vdd colocar na frente é o melhor lugar, a não ser q vc tenha uma placa de vídeo blower (aquele estilo antigo de dissipação lá das GTX 1080 hehuehue).

Obrigado eu vi esse vídeo, porém era de 2017, achei que já tinha "vencido".

Mas obrigado, estou mais tranquilo agora. O WC ficou bem bacana na minha maquina, valeu muito apena.

Chegou meu :

Obrigado.

Poxa pena que entortou eu quero pegar o de 240T eu uso o cooler box da amd e meu e um ryzen 5 2400g que ja não passa de 60 graus. Mas quero pegar esse gamemax da de presente de natal pra mim rsrs

Poxa pena que entortou eu quero pegar o de 240T eu uso o cooler box da amd e meu e um ryzen 5 2400g que ja não passa de 60 graus. Mas quero pegar esse gamemax da de presente de natal pra mim rsrs

A diferença, ficou na estética. Mas é uma pena mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se não está passando de 60 graus seu pc, acho que não seria uma boa investir em WC.

Um Gammax 400 v2, já da conta.

DeepCool Gammaxx 400 V2, Red, 120mm, Intel-AMD, DP-MCH4-GMX400V2-RD​

https://www.terabyteshop.com.br/pro...nTBkSLMC-xsWok8Jk2CUjQrfs1s9J2YYaAkCREALw_wcB

voltou a gentle tycoon/xpg vento pro 120 nos sites.. pelo menos no terabyte já tinha. Preço alto demais pra mim ainda, 130 antivax

voltou a gentle tycoon/xpg vento pro 120 nos sites.. pelo menos no terabyte já tinha. Preço alto demais pra mim ainda, 130 antivax
Salgado comparando com os fans CxB mais populares, mas pode ser interessante pra quem quer trocar fan de heatsink/radiador as vezes, nível do A12x25 custando a metade, aí pros que botam 9-12 fan no gabinete é puxado pegar vários mesmo, mas tem opções legais de <50 pra gabinete pelo menos

Salgado comparando com os fans CxB mais populares, mas pode ser interessante pra quem quer trocar fan de heatsink/radiador as vezes, nível do A12x25 custando a metade, aí pros que botam 9-12 fan no gabinete é puxado pegar vários mesmo, mas tem opções legais de <50 pra gabinete pelo menos
no forum de mineração postaram sobre o akasa piranha tb, mas tá caro igual esse vento Pro pq é um pouco mais fraca > https://www.amazon.com.br/s?i=merch...eID=A2Q3Y263D00KWC&qid=1640324430&ref=sr_pg_1

comprei na Pichau esse akasa piranha por R$60 em 2019 e vinha com as presilhas de borracha e tudo.. agora a propria Akasa tira isso e vende separado kkkk. É a crise

Teoricamente, a maioria esmagadora dos gabinetes modernos/antigos utilizam entrada de ar frontal, e fans do topo/atrás como exaustor do ar interno do gabinete.
Dito isso, como é a rotação dos fans nas máquinas de vocês?
Só pra mim tirar uma base mesmo, ainda to brincando com as curvas e queria umas dicas de como otimizar a coisa toda.

Quando comprei meu gadit x rtb, cheguei a namorar o lancool 215, mas o preço e a falta de filtros me fizeram deixá-lo de lado, não iria valer a pena ficar limpando ele constantemente, ia ser um saco limpar peça por peça.

Com o gadit x, comprei um filtro frontal de 36x12mm, do mesmo tipo da parte superior, pronto, foi o suficiente para eliminar o problema da poeira, ele mantém uma boa ventilação interna, mesmo com o filtro e ainda de quebra suja o gabinete internamente o mínimo possível.

Nele, estou usando pressão positiva, com as 3 fans frontais e uma superior em cima das memórias como intakes e a traseira como exaustor, o espaço na parte superior próximo dos vrm, onde cabe uma segunda fan, deixei sem nenhuma.

A fan traseira não botei ela no hub controlador de fans, estou usando ela ligada direto nos 12v, só que uso um potenciômetro para regular sua rotação, para que não fique sempre no máximo. Deixei a rotação da fan traseira maior que as intakes, pois com isso, ajuda bastante no resfriamento da vga, também notei diminuição das temperaturas da cpu e vrm, o que é ainda melhor. E o melhor, o gabinete está sujando bem pouco.

Ainda adicionei uma fan de 8cm próximo do chipset da placa mãe, pois o chipset dessa ab350m esquenta pra dedéu, era 50º para cima, isso em repouso, se forçasse o pc um pouco passava de 60º fácil, com essa fan direcionada para ele, nunca mais passou de 45º, e de quebra ainda ajuda a vga no resfriamento.

Acho que com o gadit x consegui um equilíbrio térmico no meu pc, levando em conta meu estado que é bem quente, mesmo com poucas fans notei que ele ficou bem mais ventilado da forma que montei, e ainda suja pouco, o que é ainda melhor 👍

Última edição:
Pessoal, estou esperando meu Nótus B chegar e aproveitar para arrumar a situação do cabo EPS 12v da fonte. A xpg fez a pérola de colocar o cabo eps do lado onde fica a vga, essa brincadeira faz a gente perder uns 10~15cm do cabo eps, tanto que dependendo do gabinete vc não conseguirá puxá-lo por trás da placa mãe, o que é o meu caso.

Consegui puxar ele pela chapa, onde a placa mãe fica parafusada, por trás dela, até onde fica o conector eps da ab350m, sorte que o gadit x não é um gabinete grande, pois se fosse eu tava ferrado. Só que não gosto de como o cabo eps está no momento, muito esticado, tanto que noto que está forçando um pouco o conector eps da placa mãe, e sendo uma placa de baixo custo, certeza que se eu continuar usando assim vai dar algum problema logo logo.

Uma solução que resolveria esse problema para mim era comprar um extensor eps, mas não acho em lugar nenhum um com a mesma bitola do cabo da fonte, pois é 16AWG, bem resistente, a maioria dos extensores é bitola 18AWG, então nem me arrisco a usar um.

Então a melhor solução seria passar o cabo eps por trás da placa mãe, entre ela e a chapa traseira, assim alcançaria o conector eps com muita folga, sem precisar forçar o cabo, mas tenho uma dúvida: seria seguro fazer isso?

O cabo dessa fonte é bem feito, bem protegido, eu poderia passar ele por trás da placa mãe sem problemas? Uso aterramento aqui, creio que deve ajudar no parte de estática. Também eu poderia forrar o cabo com algum material isolante, assim não me preocuparia passar ele por trás da placa mãe. O que vcs acham que devo fazer nessa situação? Preciso resolver esse problema, pois a posição que está o cabo não consigo adicionar a fan superior que fica em cima dos vrm, ele atrapalha.

Última edição:
Alguém pode indicar FAN para gabinete de 120mm bom? Procurei o Corsair 120mm pro mas nao acho. Tem algum do mesmo nível ou melhor?

Alguém pode indicar FAN para gabinete de 120mm bom? Procurei o Corsair 120mm pro mas nao acho. Tem algum do mesmo nível ou melhor?
Ventoinhas da corsair são um lixo. Eu cai no meme das ventoinhas dele, comprei ML120 e Ml140 e me arrependi amargamente.
Kaze Flex que você encontra a rodo são bem melhores Mas são medianas. Melhores ventoinhas custo x performance topo de linha, são na minha opinião, as Artic P12. Eu tenho a Gentle Typhoon, Masterfan, Akasa Viper, Ml120, Kaze Flex e posso te confirmar que as artic P12 são disparadamenete mais silenciosas e jogam muito mais ar do que todas essas que citei.

EDIT: Obs, a Akasa XPG Vento notórias rebrads da clássica Gentle Typhoon vem em segundo lugar, mas alguns reviews (hardware canucks) colocaram ela a frente da Artic P12. Eu posso confirmar que NÃO É O CASO. As minhas GT tem um barulho de motor MUITO forte comparado com as Artics. Apesar do barulho de turbulência em si ser agradável, talvez eu tenha pego um exemplar com defeito pelo ruído que faz, mas não acredito que seja o caso. A vantagem da Gentle Typhoon é chegar até 2150 rpm, num momento de "emergência" você tem aquela performance extra disponível, mas eu considero elas silenciosas até ~1400rpm. A artic P12, perto do máximo, 1700rpm, não faz mais barulho que a GT a 1400. Enquanto isso, as Ml120, em 1300rpm fazem mais barulho que as 2 anteriores, só pra ter ideia quão ruim são as ventoinhas da corsair, e no caso, é ruido de turbulência do ar mesmo, não de motor.

Meu ranking seria:
Artic P12 > GT > Kaze Flex > Akasa Viper > Masterfan >>>>> ML120.

Última edição:
Pichau Feather X.

Pessoal, estou esperando meu Nótus B chegar e aproveitar para arrumar a situação do cabo EPS 12v da fonte. A xpg fez a pérola de colocar o cabo eps do lado onde fica a vga, essa brincadeira faz a gente perder uns 10~15cm do cabo eps, tanto que dependendo do gabinete vc não conseguirá puxá-lo por trás da placa mãe, o que é o meu caso.

Consegui puxar ele pela chapa, onde a placa mãe fica parafusada, por trás dela, até onde fica o conector eps da ab350m, sorte que o gadit x não é um gabinete grande, pois se fosse eu tava ferrado. Só que não gosto de como o cabo eps está no momento, muito esticado, tanto que noto que está forçando um pouco o conector eps da placa mãe, e sendo uma placa de baixo custo, certeza que se eu continuar usando assim vai dar algum problema logo logo.

Uma solução que resolveria esse problema para mim era comprar um extensor eps, mas não acho em lugar nenhum um com a mesma bitola do cabo da fonte, pois é 16AWG, bem resistente, a maioria dos extensores é bitola 18AWG, então nem me arrisco a usar um.

Então a melhor solução seria passar o cabo eps por trás da placa mãe, entre ela e a chapa traseira, assim alcançaria o conector eps com muita folga, sem precisar forçar o cabo, mas tenho uma dúvida: seria seguro fazer isso?

O cabo dessa fonte é bem feito, bem protegido, eu poderia passar ele por trás da placa mãe sem problemas? Uso aterramento aqui, creio que deve ajudar no parte de estática. Também eu poderia forrar o cabo com algum material isolante, assim não me preocuparia passar ele por trás da placa mãe. O que vcs acham que devo fazer nessa situação? Preciso resolver esse problema, pois a posição que está o cabo não consigo adicionar a fan superior que fica em cima dos vrm, ele atrapalha.
Pode passar tranquilamente, se ele tiver revestimento de nylon, melhor ainda, tem dupla camada.

Users who are viewing this thread

Voltar