[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Sim, de fato o filtro acaba atrapalhando a performance do fan mas no meu caso, já fiz vários testes com relação a isso não vi uma mudança que justificasse.

Você já chegou a fazer algum teste utilizando ou não o filtro? As vezes parece que entra pouco ar ao colocar a mao pra sentir o vento da fan, mas já pode ser o suficiente.

O importante é que o gabinete tenha um bom fluxo de ar, o que não necessariamente significa vc ter uma tormenta de circulação. Existe um fator que é peça chave no processo todo, a temperatura ambiente. Independente do fluxo de ar do gabinete, existe um delta entre a temperatura ambiente (a qual é a inicial de qualquer componente do teu pc) para a temperatura que ela vai chegar quando o componente estiver sendo utilizado. Você pode colocar um circulador Arno na boca do gabinete que não vai ser lá essas coisas, pois tem toda questão de dissipação térmica dos componentes.

Aqui eu sempre usei filtro de ar condicionado nos gabinetes. Dá pra ficar mais 1 ano sem limpar o pc tranquilamente.

Estou com esse gabinete há uns 4 meses e até hoje não limpei o filtro. Nem aquela sujeira cinza na frente das fans estão aparecendo. Acredito que isso se deu por conta do perfil de curva que montei para as fans. 100% do tempo de uso de pc sem ser jogando, as fans estão desligadas. Só ligam quando eu jogo, daí fica super tranquilo.

Aqui no meu Noctua que já uso há uns 4 anos. Devo ter limpado a fan deles umas 2 ou 3vezes. A sujeira dela é extremamente fina e com pouquíssima concentração. Só vejo benefícios ao usar filtro.

É um filtro usado em ar condicionado. É muito mais eficiente que os filtros que normalmente vem no gabinete.

É nesse estilo aqui:

Mas esse ai dificulta mto a entrada de ar, não ?

Melhor filtro que já usei, ainda uso, um pouco caro, verdade, mas vai durar por muitos anos, não atrapalha tanto a passagem do ar e retém bastante pó.
É magnético, pode ser parafusado também nas fans.

Última edição:
Mas esse ai dificulta mto a entrada de ar, não ?

Não estou afirmando, mas parece demais com o que uso aqui.

Do jeito que coloquei ele segura muito menos que o original do gabinete.

Acabei de colocar no meu carbide Air 540

Na frente, no topo, em baixo nas entradas do HD, na lateral na entrada de ar para fonte.

Testei no god of War e não teve nenhuma alteração nas temperaturas

@PatolinoRJ

De quanto em quanto tempo tem que limpar e como limpa?

Bom feedback!

Quando precisava limpar no outro gabinete, eu limpava com aspirador de pó diretamente na entrada de ar onde fica cinza por conta da poeira.

Do jeito que o meu PC funciona hoje, acho que vou passar mais de ano sem precisar limpar! rs...

Pessoal coloquei essa manta filtrante aqui tambem, melhoru até o batulho pois a outra fazia muito barulho.

Peguei ela na Shoppe, 10 reais dois filtros no tamanho pra usar em exaustor, cortei no tamanho e ficou top

Pessoal coloquei essa manta filtrante aqui tambem, melhoru até o batulho pois a outra fazia muito barulho.

Peguei ela na Shoppe, 10 reais dois filtros no tamanho pra usar em exaustor, cortei no tamanho e ficou top
Tem link?

Eu tenho um Mancer Warg e eu não uso o filtro, perde muito desempenho e ele já tem um mesh que ajuda bastante. Só uso em cima.
Ajudou bastante porque a frente é vidro e mesh nas laterais então o airflow não é tão alto, sendo assim o filtro de poeira piora muito.

Deixei sem filtro interno e sem vidro na frente

Esse filtro do Patolino pode ser adaptado fácil pro Warg na tampa da frente, é tudo parafusado pra prender o vidro lá

Bom feedback!

Quando precisava limpar no outro gabinete, eu limpava com aspirador de pó diretamente na entrada de ar onde fica cinza por conta da poeira.

Do jeito que o meu PC funciona hoje, acho que vou passar mais de ano sem precisar limpar! rs...
Tenho que fazer um esquema de controle das fans do gabinete
quando chegar o outro WC vou fazer essa mudança, geralmente uso o pc em idle mesmo!

devo configurar os do radiador a 30% em idle, quando chegar a uns 55-60º já jogo para 100% de novo.
as exaustoras a mesma coisa

Tenho que fazer um esquema de controle das fans do gabinete
quando chegar o outro WC vou fazer essa mudança, geralmente uso o pc em idle mesmo!

devo configurar os do radiador a 30% em idle, quando chegar a uns 55-60º já jogo para 100% de novo.
as exaustoras a mesma coisa

Boa! 30% não dá pra escutar direito, é muito baixo. Depois teste a performance com as fans em 50-70% pq não deve ter muita vantagem em usar as fans em 100% até mesmo por conta do ruido. Fica bem alto, ou ao menos ficava quando eu tinha o H100i

Boa! 30% não dá pra escutar direito, é muito baixo. Depois teste a performance com as fans em 50-70% pq não deve ter muita vantagem em usar as fans em 100% até mesmo por conta do ruido. Fica bem alto, ou ao menos ficava quando eu tinha o H100i
O meu fica alto mas nunca liguei e tal por ser vidrado em esse negócio de refrigeração.

Eu só tenho que bolar um esquema de controlar as fans porque só tenho 1 controlador que vai ser do WC +1 controlador das fans que vieram, ai vou ligar as ARGB nesse controlador (topo e frente) e ver o que fazer com o único fan RGB que ta na traseira.

Ruim que o fan do topo ta como exaustor e pretendo manter assim mesmo, e esses 2 fans de 140mm vão ser obrigados a ficar no mesmo controlador que os da frontal

Ou pode interligar o ARGB e o 12v em outro lugar não obrigando a manter os outros juntos?

Deixei sem filtro interno e sem vidro na frente

Esse filtro do Patolino pode ser adaptado fácil pro Warg na tampa da frente, é tudo parafusado pra prender o vidro lá
Talvez eu também faça essa adaptação no meu Warg.

O meu fica alto mas nunca liguei e tal por ser vidrado em esse negócio de refrigeração.

Eu só tenho que bolar um esquema de controlar as fans porque só tenho 1 controlador que vai ser do WC +1 controlador das fans que vieram, ai vou ligar as ARGB nesse controlador (topo e frente) e ver o que fazer com o único fan RGB que ta na traseira.

Ruim que o fan do topo ta como exaustor e pretendo manter assim mesmo, e esses 2 fans de 140mm vão ser obrigados a ficar no mesmo controlador que os da frontal

Ou pode interligar o ARGB e o 12v em outro lugar não obrigando a manter os outros juntos?

Entendi e não entendi! rs....

Entendi o lance que vc não liga por ficar com muito ruído no pc. Blz...

O que não entendi foi a questão de ter um controlador pra isso e aquilo...

Nesses WCs novos precisam de um controlador para a bomba e vc liga as fans no próprio WC, não? Daí entendo ficaria com um controlador disponível para colocar fan de exaustão.

Se for colocar mais de 1 fan de exaustão, tome cuidado para não criar pressão negativa no gabinete pq se não vai entrar poeira demais. Uma fan de 140mm é mais que suficiente para exercer o trabalho de exaustão.

O que seria esse ARGB? Algum controlador? Um amigo comprou um controlador de fans da DeepCool para até 10fans, algo assim. Funcionou legal. Quando coloquei 3 fans na frente do gabinete, precisei comprar um Y para ligar a terceira fan, já que a minha placa mãe só tem 3 controladoras além do CPU.

Entendi e não entendi! rs....

Entendi o lance que vc não liga por ficar com muito ruído no pc. Blz...

O que não entendi foi a questão de ter um controlador pra isso e aquilo...

Nesses WCs novos precisam de um controlador para a bomba e vc liga as fans no próprio WC, não? Daí entendo ficaria com um controlador disponível para colocar fan de exaustão.

Se for colocar mais de 1 fan de exaustão, tome cuidado para não criar pressão negativa no gabinete pq se não vai entrar poeira demais. Uma fan de 140mm é mais que suficiente para exercer o trabalho de exaustão.

O que seria esse ARGB? Algum controlador? Um amigo comprou um controlador de fans da DeepCool para até 10fans, algo assim. Funcionou legal. Quando coloquei 3 fans na frente do gabinete, precisei comprar um Y para ligar a terceira fan, já que a minha placa mãe só tem 3 controladoras além do CPU.
Eu não manjo muito de controlar rotação das fans

O que vai ficar seria o seguinte, 3 fans intake do radiador na frente, 2 140mm exhaust no topo e 1 120mm atrás exhaust
Não sei se troco a configuração do topo!

Eu não manjo muito de controlar rotação das fans

O que vai ficar seria o seguinte, 3 fans intake do radiador na frente, 2 140mm exhaust no topo e 1 120mm atrás exhaust
Não sei se troco a configuração do topo!

O controle de rotação das fans você pode fazer diretamente na BIOS. Hoje em dia é bem fácil de fazer pq é um gráfico de Temperatura x RPM. Você faz uma curva e pronto.

No caso do WC que vc vai usar, ele deve ter um aplicativo próprio para controlar a bomba e as fans além de ter basicamente o mesmo gráfico da Bios pra vc controlar as fans.

Sobre as fans de exaustão... Não vejo necessidade de colocar 3 fans fazendo isso. Uma fan de 140mm na traseira é suficiente para puxar o ar quente de dentro do gabinete. Mesmo vc tendo 3 fans jogando ar pra dentro, elas vão sofrer bastante com o radiador, reduzindo demais o volume de ar que é jogado para dentro. Essa situação atrelada a 3 fans fazendo exaustão sem qualquer tipo de barreira (filtro ou radiador), vai gerar uma pressão super negativa, puxando ar pra dentro do gabinete através de qualquer buraco que conseguir passar o ar, gerando muita sujeira no interior.

O controle de rotação das fans você pode fazer diretamente na BIOS. Hoje em dia é bem fácil de fazer pq é um gráfico de Temperatura x RPM. Você faz uma curva e pronto.

No caso do WC que vc vai usar, ele deve ter um aplicativo próprio para controlar a bomba e as fans além de ter basicamente o mesmo gráfico da Bios pra vc controlar as fans.

Sobre as fans de exaustão... Não vejo necessidade de colocar 3 fans fazendo isso. Uma fan de 140mm na traseira é suficiente para puxar o ar quente de dentro do gabinete. Mesmo vc tendo 3 fans jogando ar pra dentro, elas vão sofrer bastante com o radiador, reduzindo demais o volume de ar que é jogado para dentro. Essa situação atrelada a 3 fans fazendo exaustão sem qualquer tipo de barreira (filtro ou radiador), vai gerar uma pressão super negativa, puxando ar pra dentro do gabinete através de qualquer buraco que conseguir passar o ar, gerando muita sujeira no interior.
Então no topo não necessito ter nenhuma fan?

To com medo da temperatura da placa de vídeo!

Antes de mudar a pasta térmica batia 80-83-85
Agora 66-70 dependendo da temp ambiente, não gosto de trabalhar com componentes acima de 70 graus
O meu sempre é essa temperatura, 60-75 no máximo. Pode ficar tranquilo.

Sim, vou configurar as fans pra chegar no máximo 70% de uso para ficar com ruido baixo
Coloca no MSI Afterburner na curva de fan 70% até 80°C acima disso deixe 100% para não ter risco de superaquecer. Sempre é bom deixar 85-100ºc com 100% de uso da fan

Então no topo não necessito ter nenhuma fan?

To com medo da temperatura da placa de vídeo!

Na real a tua GPU pode até aumentar alguns graus colocando o radiador na frontal, pois todo ar que vai entrar no gabinete vai ser aquecido e não fresco(ambiente). Não vai ser colocando 3 fans fazendo EXASUSTÃO que vai melhorar a temperatura da placa de video.

Para melhorar a temperatura média da GPU pode-se fazer um MOD nas baias de HDD para adaptar uma (ou duas) fans jogando ar fresco direto na VGA. Como disse antes, essa fan de 140mm já movimenta um volume de ar muito grande e já pode criar pressão negativa com 70% da capacidade nessa sua condição (intake somente pelo WC). Se colocar 3 então... Não que seja um problema, mas vai sujar demais o gabinete por dentro, até mesmo a segunda câmara, onde fica a fonte.

Última edição:
Alguns dias que fiz a troca dos 2 frontais Noctua NF-A14 pros Scythe Kaze Flex 140mm 1800rpm e bem satisfeito, achei o som deles menos estridente que dos NF-A14 (lá por 1250-1500rpm) e é mais silencioso em 1800rpm do que eu imaginava, também fiz uns testes e com os fans do case a 50%, 75% ou 100% não consegui perceber diferenças aqui no meu caso em temp de CPU/GPU, que me surpreendeu um pouco (mas isso vai variar de caso/situação)

Até uns 1100-1200rpm eu só percebo que estão ligados depois da meia-noite que fica silêncio total aqui, e meu gabinete é bem vazado então não segura quase nada de ruído, de madrugada uso tudo por volta de 30% que fica praticamente igual rodar passivo em questão de ruído, e de dia mantenho nos 50% geralmente, só subo mesmo os frontais quando vou botar algum SSD M2 em load com instalação de algum jogo ou escrita/leitura pesada por alguns minutos seguidos, outro ponto positivo dos Scythe (pra mim) é que o cabo é bem maior que os Noctua

hyftz76.jpg

r84sgRj.jpg

Última edição:
Alguns dias que fiz a troca dos 2 frontais Noctua NF-A14 pros Scythe Kaze Flex 140mm 1800rpm e bem satisfeito, achei o som deles menos estridente que dos NF-A14 (lá por 1250-1500rpm) e é mais silencioso em 1800rpm do que eu imaginava, também fiz uns testes e com os fans do case a 50%, 75% ou 100% não consegui perceber diferenças aqui no meu caso em temp de CPU/GPU, que me surpreendeu um pouco (mas isso vai variar de caso/situação)

Até uns 1100-1200rpm eu só percebo que estão ligados depois da meia-noite que fica silêncio total aqui, e meu gabinete é bem vazado então não segura quase nada de ruído, de madrugada uso tudo por volta de 30% que fica praticamente igual rodar passivo em questão de ruído, e de dia mantenho nos 50% geralmente, só subo mesmo os frontais quando vou botar algum SSD M2 em load com instalação de algum jogo ou escrita/leitura pesada por alguns minutos seguidos, outro ponto positivo dos Scythe (pra mim) é que o cabo é bem maior que os Noctua

hyftz76.jpg

r84sgRj.jpg
Você tem aquela versão com furação de 120??

Users who are viewing this thread

Voltar