Sim, de fato o filtro acaba atrapalhando a performance do fan mas no meu caso, já fiz vários testes com relação a isso não vi uma mudança que justificasse.
Você já chegou a fazer algum teste utilizando ou não o filtro? As vezes parece que entra pouco ar ao colocar a mao pra sentir o vento da fan, mas já pode ser o suficiente.
O importante é que o gabinete tenha um bom fluxo de ar, o que não necessariamente significa vc ter uma tormenta de circulação. Existe um fator que é peça chave no processo todo, a temperatura ambiente. Independente do fluxo de ar do gabinete, existe um delta entre a temperatura ambiente (a qual é a inicial de qualquer componente do teu pc) para a temperatura que ela vai chegar quando o componente estiver sendo utilizado. Você pode colocar um circulador Arno na boca do gabinete que não vai ser lá essas coisas, pois tem toda questão de dissipação térmica dos componentes.
Aqui eu sempre usei filtro de ar condicionado nos gabinetes. Dá pra ficar mais 1 ano sem limpar o pc tranquilamente.
Estou com esse gabinete há uns 4 meses e até hoje não limpei o filtro. Nem aquela sujeira cinza na frente das fans estão aparecendo. Acredito que isso se deu por conta do perfil de curva que montei para as fans. 100% do tempo de uso de pc sem ser jogando, as fans estão desligadas. Só ligam quando eu jogo, daí fica super tranquilo.
Aqui no meu Noctua que já uso há uns 4 anos. Devo ter limpado a fan deles umas 2 ou 3vezes. A sujeira dela é extremamente fina e com pouquíssima concentração. Só vejo benefícios ao usar filtro.
É um filtro usado em ar condicionado. É muito mais eficiente que os filtros que normalmente vem no gabinete.
É nesse estilo aqui:
![]()
Manta Filtrante 6mm G 0 F150 British Valor Por Metro - R$ 52,92
A Manta Filtrante 6mm G 0 F150 British é uma solução de alta qualidade para sistemas de filtragem de ar e líquidos, projetada para oferecer desempenho superior em diversas aplicações. Fabricada com fibras sintéticas de alta resistência, esta manta é ideal para uso em ambientes que exigem...produto.mercadolivre.com.br
Mas esse ai dificulta mto a entrada de ar, não ?