[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Ano passado eu gastei quase 500 reais comprando 5 fans ( 4 Scythe kaze flex 12cm e 1200 rpm e 1 scythe kaze flex 14cm e 1800 rpm). Recomendo muito o modelo de 12 cm e 1200 rpm, pois é silencioso e eficiente. O modelo de 14cm e 1800 rpm faz muito vento, e com ele um barulho infernal, então já viu....
Valeu pela dica, preciso comprar uns 3 de 120mm

Eu comprei esses dias 1 Aksa Viper black 120, dois AF 120 da Corsair e dois AF 140 da Corsair...ja foi uma bala...ai a esposa reclamou das luzes que ficavam atrapalhando nosso filho dormir :que:

Ai fui la e consegui tampar os AF 120 com fita isolante mas os AF140 não dava, fui la e comprei mais 2 ML PRO 140 da Corsair :crycat:

Depois que gastei com tudo eu vi que tinha modelos similares a esses sem led com preço melhor :scare:

To com 2 AF 140 novinho a venda quem se interessar.....
A regra é clara: Colocou led fica caro 10x mais.
Ano passado eu gastei quase 500 reais comprando 5 fans ( 4 Scythe kaze flex 12cm e 1200 rpm e 1 scythe kaze flex 14cm e 1800 rpm). Recomendo muito o modelo de 12 cm e 1200 rpm, pois é silencioso e eficiente. O modelo de 14cm e 1800 rpm faz muito vento, e com ele um barulho infernal, então já viu....
Entendo sobre barulho e vento, eu tive 2 BitFenix ahahaha.

Valeu pela dica, preciso comprar uns 3 de 120mm
Olha, mesmo rodando à 1200 rpm é muito discreto o barulho dos kaze flex de 1200 rpm. Alem de serem fans muito bens construidas. Pelo toque e aparência deles eu percebi que nao são fans vagabundas, pelo contrário. O material é premium mesmo, abaixo apenas dos noctuas e dos phanteks em qualidade de construçao e material.

Olha, mesmo rodando à 1200 rpm é muito discreto o barulho dos kaze flex de 1200 rpm. Alem de serem fans muito bens construidas. Pelo toque e aparência deles eu percebi que nao são fans vagabundas, pelo contrário. O material é premium mesmo, abaixo apenas dos noctuas e dos phanteks em qualidade de construçao e material.
Eles são PWM 3 ou 4 pinos?

é possível usar outros programas pra controlar o RGB das fans? Pois tenho mobo da Asus e o programa nativo é muito ruim em efeitos.

Eu gosto do efeito de mudar a cor conforme a temperatura do CPU. mas o padrão é verde/amarelo/vermelho, daí fica muito feio. Queria algo mais gradual com cores personalizáveis. Não um semáforo.

Preciso de 4 fans de 120mm pra o meu gabinete, é um Matrexx 55 Mesh, mas não queria gastar mais de $50 por fan, e não me importo com RGB. Encontrei a XPG Vento, ela é boa? Tem melhores?

Preciso de 4 fans de 120mm pra o meu gabinete, é um Matrexx 55 Mesh, mas não queria gastar mais de $50 por fan, e não me importo com RGB. Encontrei a XPG Vento, ela é boa? Tem melhores?
Outra opção um pouco acima dos 50 mas consideravelmente superior

Infelizmente não dá pra dizer a diferença na prática, eu pessoalmente gosto de pegar algo que dê uma margem pra subir a performance caso necessário, ao invés de acabar sendo insuficiente e ter que trocar depois, mas acredito que a Vento atenda bem também

Outra opção um pouco acima dos 50 mas consideravelmente superior

Infelizmente não dá pra dizer a diferença na prática, eu pessoalmente gosto de pegar algo que dê uma margem pra subir a performance caso necessário, ao invés de acabar sendo insuficiente e ter que trocar depois, mas acredito que a Vento atenda bem também
Visualmente Pelo design das pás, acredito que a Vento seja melhor, é IDENTICA a silverstone PF120 que foi testada aqui: o que significa que deve ser melhor que a Kaze Flex, mas não é algo 100% certo, por exemplo, eu tenho a XPG vento PRO que seria a Nidec Gentle Typhoon e ela definitivamente é menos silenciosa que a Artic P12 que eu tb tenho por RUIDO NO MOTOR (não de turbulencia) algo que no teste do Hardware canucks não aconteceu no GT original....

Visualmente Pelo design das pás, acredito que a Vento seja melhor, é IDENTICA a silverstone PF120 que foi testada aqui: o que significa que deve ser melhor que a Kaze Flex, mas não é algo 100% certo, por exemplo, eu tenho a XPG vento PRO que seria a Nidec Gentle Typhoon e ela definitivamente é menos silenciosa que a Artic P12 que eu tb tenho por RUIDO NO MOTOR (não de turbulencia) algo que no teste do Hardware canucks não aconteceu no GT original....
É complicado mesmo, acho difícil dizer só pelo design/specs mas a XPG Vento tem cfm/pressão consideravelmente inferior, considerando que é pra case acho que influencia menos que em heatsink/radiador (talvez alguns cases a pressão extra ajude), e ruído no motor acontece em algumas unidades e outras não, e isso + turbulência as vezes acontece mais em X rpm do que X ±50 rpm mas a pessoa raramente testa pra ver se é o caso, meu T30 vi bastante gente reclamando de ruído e barulho mesmo em 1500rpm mas minha unidade é super silenciosa até 2300~ rpm, as P12 também vejo bastante reclamação de ruído no motor mas muitas unidades não apresentam e a performance é excelente, acho que todos esses modelos citados vão ser superior à Vento básica, mas dependendo do caso a diferença deve ser mínima

É difícil achar review/comparativo de modelos mais básicos, ainda mais os que a galera costuma usar aqui no Brasil, mas imagino que se alguém descobrir algum novo fan top de CxB deve popularizar rápido, os Feather X/ID Cooling XF eram excelentes pelos 30~ reais que custavam em promo

mas acredito que a Vento atenda bem também
Depende o modelo, se vc quiser com PWM é só a Vento PRO, a Vento e a Vento ARGB são DC.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Depende o modelo, se vc quiser com PWM é só a Vento PRO, a Vento e a Vento ARGB são DC.

XPG VENTO 120​

XPG VENTO PRO 120 PWM​

XPG VENTOINHA 120 ARGB​

Dimensões120 x 120 x 25mm120 x 120 x 25mm120 x 120 x 25mm
Tipo de rolamentoRolamento RifleRolamentos duplosRolamento Rifle
Conector3 pinos4 pinos PWM3 pinos
Velocidade (RPM)1,200 RPMPWM Mode:900 ~ 2150 RPM ± 10%
DC Mode:450 ~ 2150 RPM ± 10%
1,200 RPM

Última edição:
sumiu a "vento pro 120" faz tempo, eu queria umas duas pra por no FUMA

Galera, esse scythe kaze flex 14cm 1800rpm, é melhor que o Corsair ML140 pro?
Na parte frontal do meu gabinete fractal design meshify c, tem o filtro com a tela, e quando o cooler gira mais rápido faz um barulho chato, mas percebi que quando tiro a parte frontal ele para de fazer barulho. Então não tem o que fazer né ? Engraçado que a parte frontal não fica bem encostada no cooler, e mesmo assim , faz barulho.

Última edição:
Boa tarde amigos... uma década atrás, meu gabinete era um Cooler Master CM690 II Plus que vinha com um local para fixação de uma fan de 120mm na tampa traseira (posicionada exatamente atrás da CPU e Mobo)... nunca cheguei a usar esse artifício naquela época.
Hoje, com os sistemas cada vez mais vorazes, me pergunto quão válido seria uma ventilação nessa região.
Alguém pode compartilhar suas experiências nesse assunto?

Abaixo uma foto da web como exemplo do local de instalação dessa Fan. (Atenção: cuidado com imagens fortes de cable management kkkk)
jiw9gvxm77p41.png

..

Boa tarde amigos... uma década atrás, meu gabinete era um Cooler Master CM690 II Plus que vinha com um local para fixação de uma fan de 120mm na tampa traseira (posicionada exatamente atrás da CPU e Mobo)... nunca cheguei a usar esse artifício naquela época.
Hoje, com os sistemas cada vez mais vorazes, me pergunto quão válido seria uma ventilação nessa região.

Abaixo uma foto da web como exemplo do local de instalação dessa Fan. (Atenção: cuidado com imagens fortes de cable management kkkk)
jiw9gvxm77p41.png
Extremamente satisfeito e puto com essa imagem, me deu gatilho pra tomar vergonha na cara e fazer um cable management decente no meu HX100 kkkkkkkkkkkkk

Se a tampa não for vazada nessa área faz alguma diferença afinal de temperatura?

jiw9gvxm77p41.png
PQP

Que organização fantástica!!!

Se abrir a tampado gabinete após algumas horas de uso intenso, dá pra notar que fica bemmm quente essa região, eu acho válido sim um fan ai.

Pessoal, só de curiosidade, a quantos graus ficam o SSD sata de vcs?

O meu aqui fica localizado na parte inferior do gabinete perto de uma das 2 fans frontais que possuo. Porém, já faz 1 mês que desativei as 2 fans da frente, deixando apenas a traseira ativa, fora a ventoinha do processador que contribui pra jogar o ar quente pra fora (o cooler é um Gammaxx 400 v2). E mesmo com as fans frontais desativadas, a temperatura do SSD tá em 40 graus. Acredito que o tipo de cooler do processador ajuda bastante na circulação de ar.
Ativando as 2 fans frontais na velocidade máxima (tenho controladora), o SSD baixou de 40 graus pra 37. A temperatura de junção da VGA caiu de 58 para 56 graus. Isso porque a VGA chega relativamente perto da fan frontal da parte de baixo.
Pela pouca diferença eu preferi desativar as fans frontais porque prefiro que o PC seja menos aspirador de pó. Acredito que o fato do meu gabinete ser pequeno facilita a saída de ar quente e a entrada de ar frio de forma natural sem forçar, até porque ele é vazado em cima também. Então foi meio que besteira comprar fan pra frente. Só fiquei curioso em relação a temperatura do SSD do pessoal.

Fotos ilustrativas. Não reparem a bagunça. PC tá num canto improvisado.

Última edição:
Pessoal, só de curiosidade, a quantos graus ficam o SSD sata de vcs?

O meu aqui fica localizado na parte inferior do gabinete perto de uma das 2 fans frontais que possuo. Porém, já faz 1 mês que desativei as 2 fans da frente, deixando apenas a traseira ativa, fora a ventoinha do processador que contribui pra jogar o ar quente pra fora (o cooler é um Gammaxx 400 v2). E mesmo com as fans frontais desativadas, a temperatura do SSD tá em 40 graus. Acredito que o tipo de cooler do processador ajuda bastante na circulação de ar.
Ativando as 2 fans frontais na velocidade máxima (tenho controladora), o SSD baixou de 40 graus pra 37. A temperatura de junção da VGA caiu de 58 para 56 graus. Isso porque a VGA chega relativamente perto da fan frontal da parte de baixo.
Pela pouca diferença eu preferi desativar as fans frontais porque prefiro que o PC seja menos aspirador de pó. Acredito que o fato do meu gabinete ser pequeno facilita a saída de ar quente e a entrada de ar frio de forma natural sem forçar, até porque ele é vazado em cima também. Então foi meio que besteira comprar fan pra frente. Só fiquei curioso em relação a temperatura do SSD do pessoal.

Fotos ilustrativas. Não reparem a bagunça. PC tá num canto improvisado.

Gostei desse gabinete, bem compacto . Qual o modelo dele?

Creio que mesmo deixando apenas retirarndo ar quente vai entrar pó de uma forma ou outra porque o ar vai ter que entrar para o outro sair...

No meu gabinete deixei 3 Fan jogando ar para dentro e dois tirando, criando uma força positiva com isso reparei que o pé fica tudo preso nas grelhas ao invés de entrar dentro do gabinete...Essa foi uma dica do pessoal aqui do Forum.

Gostei desse gabinete, bem compacto . Qual o modelo dele?

Creio que mesmo deixando apenas retirarndo ar quente vai entrar pó de uma forma ou outra porque o ar vai ter que entrar para o outro sair...

No meu gabinete deixei 3 Fan jogando ar para dentro e dois tirando, criando uma força positiva com isso reparei que o pé fica tudo preso nas grelhas ao invés de entrar dentro do gabinete...Essa foi uma dica do pessoal aqui do Forum.

Caramba... 3 fans jogando ar pra dentro? Nossa, nem imagino isso. Achei bem exagerado, com todo o respeito. Aqui o ar até entra naturalmente de fora por motivos óbvios, mas sem as 2 fans frontais puxando, o volume de poeira é absurdamente menor e isso não refletiu numa temperatura alta (ok, um pouquinho maior). Mas as vezes seu gabinete é gigante e isso se faz necessário.

Sobre o meu gabinete, acho que o tamanho dele também ajuda na circulação interna porque não precisa muito pra fazer o ar circular. Então a posição do cooler do processador e a ventoinha traseira acabam já sendo suficientes pra isso. Eu só fiquei curioso mesmo pra saber a temperatura do SSD, se fica em torno do que observo aqui. Porque tanto ele quanto o HD que fica no compartimento logo abaixo ficam relativamente frios. O HD fica ainda mais frio, 34 graus, sendo que a temperatura ambiente aqui tá batendo 30 graus e o PC fica num canto do quarto pouco ventilado.

O gabinete é um Silverstone PS15. Bem bonzinho por sinal. Queria um ainda menor e a ideia era um mini ITX, mas os preços de placas desse tipo estão absurdos. Aí fiquei no micro ATX mesmo, mas não achei nenhum de qualidade que fosse menor que esse.

Caramba... 3 fans jogando ar pra dentro? Nossa, nem imagino isso. Achei bem exagerado, com todo o respeito. Aqui o ar até entra naturalmente de fora por motivos óbvios, mas sem as 2 fans frontais puxando, o volume de poeira é absurdamente menor e isso não refletiu numa temperatura alta (ok, um pouquinho maior). Mas as vezes seu gabinete é gigante e isso se faz necessário.

Sobre o meu gabinete, acho que o tamanho dele também ajuda na circulação interna porque não precisa muito pra fazer o ar circular. Então a posição do cooler do processador e a ventoinha traseira acabam já sendo suficientes pra isso. Eu só fiquei curioso mesmo pra saber a temperatura do SSD, se fica em torno do que observo aqui. Porque tanto ele quanto o HD que fica no compartimento logo abaixo ficam relativamente frios. O HD fica ainda mais frio, 34 graus, sendo que a temperatura ambiente aqui tá batendo 30 graus e o PC fica num canto do quarto pouco ventilado.

O gabinete é um Silverstone PS15. Bem bonzinho por sinal. Queria um ainda menor e a ideia era um mini ITX, mas os preços de placas desse tipo estão absurdos. Aí fiquei no micro ATX mesmo, mas não achei nenhum de qualidade que fosse menor que esse.
Meu Gabinete é gigante mesmo, é um Corsair carbide spec 1

Onde tinha espaço eu coloquei FAN, mas tem uma regra ae de ar positivo e negativo...Mais fan empurrando ar por incrível que pareça minimiza a entrada de pó....Alguem mais esplanado vai explicar ae.

Eu tenho controlador de FAN e quando desliga os frontais na hora voce percebe o ar mais quente saindo atrás.

E o gabinete menor deve ficar melhor mesmo, aqui minhas SSD ficam nessa faixa de 37° a 40° e o cartão NVME também.

Eu queri um menor pra ficar mais facil de transportar e arruma melhor a bagunça dentro dele.

@Cata

Nossa, com a adição desse water aqui ficou muito bonito e tal
porém o fluxo ficou horrível
minha placa de vídeo aumentou quase 7 graus nessa brincadeira, agora ta batendo 76 graus nas mesmas condições
E ta sem 1 fan no topo

@Cata

Nossa, com a adição desse water aqui ficou muito bonito e tal
porém o fluxo ficou horrível
minha placa de vídeo aumentou quase 7 graus nessa brincadeira, agora ta batendo 76 graus nas mesmas condições
E ta sem 1 fan no topo
Estranho não era para aumentar tanto a temperatura da placa de video, o radiador ta no topo ? Se possível mude de direção e instala na frente do gabinete.

Estranho não era para aumentar tanto a temperatura da placa de video, o radiador ta no topo ? Se possível mude de direção e instala na frente do gabinete.
O radiador ta na frente do case, antes era no topo
Ficou bem ruim mesmo nas temperaturas

Users who are viewing this thread

Voltar