[TÓPICO DEDICADO] Fluxo de Ar (Refrigeração Gabinete)

Volta pro topo com ele então, na verdade o fluxo melhora nessa posição mas isso depende bastante da refrigeração do gabinete também, mas 70°C é bem aceitável.
Pior que não dá
O carbide Air 540 só funfa 2x120 e 140mm em cima!
Na frente foi uma porcaria também, eu sou meio doido por temperatura em vga né

Mas as fans não estão em 100%
Estão aumentando de acordo com a temperatura do cpu

Pior que não dá
O carbide Air 540 só funfa 2x120 e 140mm em cima!
Na frente foi uma porcaria também, eu sou meio doido por temperatura em vga né

Mas as fans não estão em 100%
Estão aumentando de acordo com a temperatura do cpu
Bem noiado rs, mas esses 76°C era em Fulload? Caso sim ta dentro do padrão dela.

Caramba... 3 fans jogando ar pra dentro? Nossa, nem imagino isso. Achei bem exagerado, com todo o respeito. Aqui o ar até entra naturalmente de fora por motivos óbvios, mas sem as 2 fans frontais puxando, o volume de poeira é absurdamente menor e isso não refletiu numa temperatura alta (ok, um pouquinho maior). Mas as vezes seu gabinete é gigante e isso se faz necessário.

Sobre o meu gabinete, acho que o tamanho dele também ajuda na circulação interna porque não precisa muito pra fazer o ar circular. Então a posição do cooler do processador e a ventoinha traseira acabam já sendo suficientes pra isso. Eu só fiquei curioso mesmo pra saber a temperatura do SSD, se fica em torno do que observo aqui. Porque tanto ele quanto o HD que fica no compartimento logo abaixo ficam relativamente frios. O HD fica ainda mais frio, 34 graus, sendo que a temperatura ambiente aqui tá batendo 30 graus e o PC fica num canto do quarto pouco ventilado.

O gabinete é um Silverstone PS15. Bem bonzinho por sinal. Queria um ainda menor e a ideia era um mini ITX, mas os preços de placas desse tipo estão absurdos. Aí fiquei no micro ATX mesmo, mas não achei nenhum de qualidade que fosse menor que esse.
Caramba, agora estou arrependido de ter adquirido o gadit x. Nossa, era o tipo de gabinete que adoro, pequeno e bem arejado, faz sentido que mesmo usando o exautor ainda ele mantém boas temperaturas. Creio que pelo fato tudo ser próximo ajude na ventilação, agora estou tentado a compra ele, valeu pela info sobre o modelo @Danelon 👍

Meu Gabinete é gigante mesmo, é um Corsair carbide spec 1

Onde tinha espaço eu coloquei FAN, mas tem uma regra ae de ar positivo e negativo...Mais fan empurrando ar por incrível que pareça minimiza a entrada de pó....Alguem mais esplanado vai explicar ae.

Eu tenho controlador de FAN e quando desliga os frontais na hora voce percebe o ar mais quente saindo atrás.

E o gabinete menor deve ficar melhor mesmo, aqui minhas SSD ficam nessa faixa de 37° a 40° e o cartão NVME também.

Eu queri um menor pra ficar mais facil de transportar e arruma melhor a bagunça dentro dele.

Cara, o "problema" é que seu gabinete parece ser gigante, mas faz uns testes. Mesmo quando eu tinha gabinete grande do tipo full tower/ATX eu usava 1 ventoinha frontal na parte de baixo e 1 atrás funcionando como exaustor.

Mas enfim, cada um faz o que quiser. Tem gente que gosta de ter um monte de ventoinha e todas acesas pra ficar uma coisa mais chamativa. Já vi gente com gabinete com 6-7 ventoinhas (só não tinha ventoinha nas laterais e no fundo rs) todas com luz suficiente pra iluminar uma rua. A pessoa acha legal e quem tem que gostar é o dono.
O que falo é apenas em termos de real necessidade do ponto de vista funcional.

Caramba, agora estou arrependido de ter adquirido o gadit x. Nossa, era o tipo de gabinete que adoro, pequeno e bem arejado, faz sentido que mesmo usando o exautor ainda ele mantém boas temperaturas. Creio que pelo fato tudo ser próximo ajude na ventilação, agora estou tentado a compra ele, valeu pela info sobre o modelo @Danelon 👍

Ele é bom viu. Não tem muita frescura, mas é bem funcional e acho até bem bonito dentro de um estilo mais discreto e elegante. O defeitos dele pra mim: não gosto da posição das USBs e entradas de fone. Preferia que fosse na frente ou nas laterais para o fio não ficar meio que pendurado. Outra falta é o botão de reset. Enfim, nada que incomode ou atrapalhe de verdade.
E se quiser encher ele de ventoinha, também é possível porque dá pra colocar 2 na frente, 2 em cima e 1 atrás. Acho desnecessário, mesmo com o o calor que tem feito aqui. Tenho usado apenas a de trás (liguei as outras só pra tirar as fotos), mas vai do gosto.

Boa tarde amigos... uma década atrás, meu gabinete era um Cooler Master CM690 II Plus que vinha com um local para fixação de uma fan de 120mm na tampa traseira (posicionada exatamente atrás da CPU e Mobo)... nunca cheguei a usar esse artifício naquela época.
Hoje, com os sistemas cada vez mais vorazes, me pergunto quão válido seria uma ventilação nessa região.
Alguém pode compartilhar suas experiências nesse assunto?

Abaixo uma foto da web como exemplo do local de instalação dessa Fan. (Atenção: cuidado com imagens fortes de cable management kkkk)
jiw9gvxm77p41.png
A gamemax chegou a lançar um gabinete com uma fan de 140mm pré-instalada atrás da placa mãe, tinha até furação na tampa de metal para que entrasse ar fresco por fora:

DsdqzgD_d.webp

Segundo os testes feitos por ele, deu uma boa reduzida na temperatura dos VRMs e uma leve reduzida na temperatura do cpu.
Achei interessante, mas não se encontra mais esse gabinete disponível em lugar nenhum.

Troquei meus dois Corsair ml 140 pro, que estavam na parte da frente. Coloquei dois arctic p14, e que diferença boa deu. Agora ficou muito silencioso. Aprovado esses arctic p14.

Cara, o "problema" é que seu gabinete parece ser gigante, mas faz uns testes. Mesmo quando eu tinha gabinete grande do tipo full tower/ATX eu usava 1 ventoinha frontal na parte de baixo e 1 atrás funcionando como exaustor.

Mas enfim, cada um faz o que quiser. Tem gente que gosta de ter um monte de ventoinha e todas acesas pra ficar uma coisa mais chamativa. Já vi gente com gabinete com 6-7 ventoinhas (só não tinha ventoinha nas laterais e no fundo rs) todas com luz suficiente pra iluminar uma rua. A pessoa acha legal e quem tem que gostar é o dono.
O que falo é apenas em termos de real necessidade do ponto de vista funcional.

Ele é bom viu. Não tem muita frescura, mas é bem funcional e acho até bem bonito dentro de um estilo mais discreto e elegante. O defeitos dele pra mim: não gosto da posição das USBs e entradas de fone. Preferia que fosse na frente ou nas laterais para o fio não ficar meio que pendurado. Outra falta é o botão de reset. Enfim, nada que incomode ou atrapalhe de verdade.
E se quiser encher ele de ventoinha, também é possível porque dá pra colocar 2 na frente, 2 em cima e 1 atrás. Acho desnecessário, mesmo com o o calor que tem feito aqui. Tenho usado apenas a de trás (liguei as outras só pra tirar as fotos), mas vai do gosto.
Na verdade eu liguei uma fita de led para tirar a Foto, mas agora o oficial esta zero luz para não atrapalhar o sono do meu filho....kkkk

Mas eu sou meu pilhado com temperaturas e quando peguei a 3060TI com as temperaturas la em cima não deu outra, fan pra todo lado....E peguei um dia inteiro só fazendo testes....Apenas uma fan em baixo outra atras....duas em cima puxando ar, uma puxando outra empurrando...Velocidade mínima que não influencia na temperatura e gostei do resultado que tive, eu uso uma placa pra controlar as rotações.....Hoje fica bem refrigerada e não barulhenta.

Moro proximo de uma rodovia, é muito pó em casa .... 2 dias ligado o dia inteiro ja junta a pelicula branca de pó....kkkk

Obs: Hoje jogando e GPU e CPU em Full não passa de 65°C a GPU e a CPU 60°C. (isso nesses dias de fornalha)

quebrou um fan aqui no gabinete de mineração e tirei o scythe 15mm 1200rpm do FUMA2 meio cético que resolveria mas funcionou melhor/+ silenciosa do que uma ventoinha da deepcool tirada do Gammaxx 400 que eu considerava uma boa fan

Essas scythe não-RGB 1200 rpm são boas mesmo, pqp... e vivem em promoção agora

Não acho que esteja tão alto a temperatura o limite dela é pra trabalhar na faixa de 85~88°C.
Lembra do problema de ter aumentado minhas temperaturas?

Acho que foi da fonte que estava esquentando muito depois do meu descuido de deixar a fan desligada :rub2:

Vou testar hoje de novo jogando god of war e torando a placa de vídeo

Lembra do problema de ter aumentado minhas temperaturas?

Acho que foi da fonte que estava esquentando muito depois do meu descuido de deixar a fan desligada :rub2:

Vou testar hoje de novo jogando god of war e torando a placa de vídeo
lembro sim, pode ser mesmo mas tire essa dúvida testando alguns jogos!

lembro sim, pode ser mesmo mas tire essa dúvida testando alguns jogos!
Vou fazer isso hoje!!
Aproveitar que tem feito um calor do cão no RJ
Queria tentar colocar outra fan no topo do gabinete, você acha que consigo dobrar mais a mangueira do WC?

O H150I 360 ta em promoção na kabum também, 799

Vou fazer isso hoje!!
Aproveitar que tem feito um calor do cão no RJ
Queria tentar colocar outra fan no topo do gabinete, você acha que consigo dobrar mais a mangueira do WC?

O H150I 360 ta em promoção na kabum também, 799
Tem que tomar cuidado pra não dobrar muito porque pode influenciar o fluxo da água, eu vi que está na promoção o H150i preço tá bem atraente.

Tem que tomar cuidado pra não dobrar muito porque pode influenciar o fluxo da água, eu vi que está na promoção o H150i preço tá bem atraente.
É, to com receio disso mesmo!
pelo menos botar uma fan de 120 ali em cima, não sei se dá para ver na foto, fica pegando na parte plástica do fan!
ai to pensando em tirar o de 140 e ir puxando o de 120 devagar.

Mas pra isso, vou recolocar o bloco de modo certo

bdd32e99-7f73-4857-b6f0-1687b09777a5.jpg

É, to com receio disso mesmo!
pelo menos botar uma fan de 120 ali em cima, não sei se dá para ver na foto, fica pegando na parte plástica do fan!
ai to pensando em tirar o de 140 e ir puxando o de 120 devagar.

Mas pra isso, vou recolocar o bloco de modo certo

bdd32e99-7f73-4857-b6f0-1687b09777a5.jpg
Tira o de 140mm e coloca de 120mm e tenta com calma mexer na mangueira mas caso não conseguir deixa assim é faz alguns testes jogando.

Tira o de 140mm e coloca de 120mm e tenta com calma mexer na mangueira mas caso não conseguir deixa assim é faz alguns testes jogando.
Vou fazer isso, se tiver de boa a temperatura da placa de vídeo batendo 70º no calorão que tá, vou deixar assim mesmo

Vou só mudar a posição do bloco mesmo

é possível usar outros programas pra controlar o RGB das fans? Pois tenho mobo da Asus e o programa nativo é muito ruim em efeitos.

Eu gosto do efeito de mudar a cor conforme a temperatura do CPU. mas o padrão é verde/amarelo/vermelho, daí fica muito feio. Queria algo mais gradual com cores personalizáveis. Não um semáforo.
Na versão beta do NZXT CAM, tem uma função que é habilitar compatibilidade com AuraSync. É gratuito, talvez compense testar.
No CAM com algo da NZXT (uso as AER RGB), tem opção de escolher temperatura da CPU ou GPU, e acho que umas 10 opções de temperatura x curva. Nem chego usar isso tudo.

Também tem o opensource OpenRGB.
Esse é bem bom, suporte praticamente pra toda API de luzinha já lançada.

Tô precisando de 4 ventoinhas de 120mm pra fechar a refrigeração do gabinete, tô com o XPG Vento em mente, tem algum melhor na mesma faixa de preço?

Tô precisando de 4 ventoinhas de 120mm pra fechar a refrigeração do gabinete, tô com o XPG Vento em mente, tem algum melhor na mesma faixa de preço?
Eu recomendo a Pichau Feather X. Mesmo preço (as vezes até mais barato) e maior fluxo de ar.

Users who are viewing this thread

Voltar