Pessoal há 2 semanas chegou minha MSI RX 6750 XT MECH 2X 12G V1 comprada na loja que explode. Sempre foi esquentadinha (83ºC) e o hotspot batia 103ºC. Abri (violando o selo de fábrica) para troca da pasta térmica e ela estava ressecada, com vários dry spots e toda borrachenta (tenho fotos). Coloquei snowdog husky e fechei novamente. Não ligou mais. Já testei em outro PC, resetar BIOS, nada, nem liga as fans, a placa está oficialmente morta.
Pergunta, por eu ter violado o selo de fábrica, quais as chances de ter minha garantia negada? Já abri ticket de garantia com a loja e segunda-feira irei postar no Correios.
Visualmente a placa está intacta, não aparenta faltar nenhum componente (capacitor, resistor, etc), algo que eu tenha arrancado de alguma forma sem querer.
Ainda está com a placa aí? Eu faço uns reparos nas minhas coisas por conta própria, mas eu faria o seguinte: (se te negarem a garantia mesmo)
Desmontaria toda a GPU, tiraria essa pasta térmica do chip, limpando bem com álcool isopropílico COM EXTREMO CUIDADO.
Pra tua GPU morrer assim, eu chuto que essa pasta térmica de marca duvidosa é condutiva, e tu colocou em excesso, no fechar a GPU a pasta térmica caiu nos pequenos capacitores e provocou um curto. É torcer pra ela entrar em proteção e não ter matado o chip (Mas como ela não liga os fans, eu arrisco dizer que a placa entrou em proteção). Ou tu arrancou algum capacitor mínusculo no limpar a pasta térmica, mas mesmo assim ela iniciaria sem vídeo.
E sim, é possível ocorrer essa interferência pela pasta térmica. Desde a série pascal, a resistência dos chips está super baixa, coisa abaixo de 2 ohms, até menos.
Ligar ela no PCIex sem o conector da fonte, totalmente desmontada. Alguns segundos da mensagem pedindo pra desligar não vai matar o chip, ele tá funcionando em poucas fases mesmo por conta do PCIex desconectado.
Se der vídeo, sucesso. E pelo bem dessa GPU e qualquer coisa que tu for montar, usa uma NT-H1 da noctua (marca confiável, desempenho ótimo), não inventa com essas "alta performance" e todo blablabla de marketing, é tudo bobagem, desculpa a palavra mas um grande pega trouxa.
Depois, é remontar com extremo cuidado, apertando cada parafuso um pouco por vez. Se não der vídeo, bem
talvez estamos vendo um erro de fabricação no dissipador, que está mais alto que o normal e "esmagando" o die quando você apertou em excesso. Mas também não faz sentido, mesmo em GPU em curto os fans giram, são alimentados por 5v/12v. Pra ela morrer assim, só com um curto e com fusíveis de proteção, que abririam e não alimentariam nenhuma área da GPU.
edit: Bingo, a GPU tem fusível nas entradas 12v. Caraca, MSI usando fusíveis de proteção, isso é muito bom...
Tu provocou um curto na linha de 12v da GPU, então minha "teoria" da pasta térmica condutiva nos capacitores até faz sentido...