Sobre a Gigabyte, pra mim é bem simples. Tem MSI, Asus, Galax com 3 anos e pelo umas 4 outras marcas com 2 anos. Se colocar as que tem 2 ou 3 anos direto com a loja são ainda mais opções. Pegar Gigabyte nessa altura é só pra quem tá querendo uma bela de uma sarna pra se coçar.
Agora sobre o produto devolvido em caso de garantia e se pode ser uma placa recondicionada, sinceramente quando montei a lista da primeira página dei uma boa varrida em praticamente todos os termos de garantia e não achei absolutamente nada a respeito. Nenhuma fabricante aborda o tema. Mas considere o seguinte:
1- Para enviar uma placa recondicionada as marcas que fazem reparo precisariam de um "giro" de placas, ou seja, pega a sua estragada, bota na fila de reparo e te manda uma recondicionada. Se fosse assim teríamos pelo menos alguns relatos de trocas nesses termos, mas embora teorizemos bastante aqui ainda não vi sequer um único caso concreto desse tipo. (Obs, ando corrido esses dias, se tiver visto algum por aí marca pra eu ver plz).
2- Teria tb todo um trâmite legal referente aquela placa. Teriam que fazer uma baixa da placa, reemitir a nota com o serial da "nova" placa, provavelmente esse novo envio teria aí alguma tributação envolvida, enfim, esse não é meu campo, mas com certeza tem algumas dessas questões envolvidas. Pra mim faz muito mais sentido deixar o cliente esperando a mesma placa e enviar ela depois que for reparada, afinal já tem todo o trâmite fiscal resolvido para aquele produto específico.
Por outro lado, o CDC é bem vago. No inciso 1 do art. 18 diz: "A substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;". Entendo que uma placa devidamente recondicionada, que entregue o mesmo desempenho e etc atende esse ponto. É possível argumentar que o produto recondicionado tem menor valor no mercado pra comprar essa briga, mas sejamos sinceros, poucas pessoas realmente sabem diferenciar uma placa recondicionada de uma nova.
Enfim, é isso. A cada textão desse que escrevo percebo que meus anos lidando com burrocracia não foram uma total perda de tempo. Valeu aí galera kkkkk