Pessoal preciso de uma ajuda e já me desculpando antecipadamente pelo off-topic, mas é que eu já estou ficando louco com isso.
É o seguinte, recentemente comprei esse monitor IPS aí da assinatura e logo que liguei já fui fazer os ajustes pq não gosto de cores "estouradas" (muito saturadas) nem brilho muito intenso. Então basicamente diminuí bastante o brilho, ajustei o contraste e baixei bem também a saturação.
Resultado? Quando achei que já estava me sentindo confortável com os ajustes, notei que as cores ficaram MUITO parecidas com o que o meu finado TN exibia! Pô, cadê as tão faladas cores f*dásticas que o IPS tem? Ou será que o TN antigo que eu tinha era assim tão bom? Ou será ainda que essas cores só ficam evidentes em ajustes carregados, do tipo que eu NÃO gosto?
Claro que tem o ângulo de visão que melhorou horrores mas no que diz respeito a fidelidade de cores, sério, não consigo ver a diferença.
Detalhe: tenho um notebook Lenovo do trampo, com painel IPS sem calibração alguma (a calibração original já é bem boa pra mim), e comparando ambos um do lado do outro, a diferença também é mínima. Ou seja, não tem nada errado com meu monitor.
Então, será que existe alguma explicação simples (ou não simples) pra isso? Registrando que não me arrependo da compra, o monitor é bem bom. Mas de novo digo que não estou vendo tantas diferenças assim nas cores pro painel TN que eu tinha antes e tô achando que eu possa estar ajustando errado algo no monitor, ou que a minha preferência pessoal é assim mesmo e o tipo de painel não vai fazer diferença.
Se puderem compartilhar suas experiências ou dar alguma luz aí, agradeço! Valeu!