[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Testei o CO per core do Ryzen Master e subiu uns 8% a performance MT no CB20 e no benchmark do CPU-Z. Também reduziu coisa de uns 5 graus. Pra mim tá ótimo, só me custou quase 1 hora de espera do Ryzen Master otimizando automaticamente. Só que percebi que a performance single core não mudou. Normal ou o meu é um silício bem medíocre mesmo?
Eu vejo subir single-core em benchmarks mas não em mundo real, provavelmente porque o clock continua o mesmo de stock, já em multi-core ele tende a manter um clock mais alto e com voltagem menor, mas de qualquer forma se chegar a subir single-core o ganho real mesmo é praticamente nulo, aqui eu fui de 656 pra 666 no CPU-Z, deve ficar nessa faixa de 2%~ dependendo do software e valores do CO, não fiz bench em jogos com e sem CO, mas no geral parece que os ganhos que se tem fazendo OC e afins são cada vez menores, pelo menos na parte de single-core os CPUs stock já vem com quase 100% do que eles conseguem entregar

O 5600g acho que tende a subir mais/mais fácil mesmo por ser die monolítico ao invés do design de chiplets do 5600x/5800x etc, infelizmente não manjo disso pra poder ajudar, talvez aumentar os timings pra ver se pelo menos dá boot e ir reduzindo individual até dar pau, ou dar uma leve subida em soc/dram se tiver seguro ainda, mas não sei quão comum é conseguir acima de 4000mhz em geral
Exato , na serie G na teoria é muito mais fácil subir a ram acima dos 4000mhz , aqui n boota nem se eu botar 4066mhz fclk 1:2 ( inclusive joguei a tensão pra 1.5v e trfc em 700 , nem assim foi), creio que ou é problema na binagem das minhas micron edies ou a mobo, visto que em fclk 1:1 4000mhz 16 22 16 16 44 , tfc 580, funciona estável e sem whea errors.

Exato , na serie G na teoria é muito mais fácil subir a ram acima dos 4000mhz , aqui n boota nem se eu botar 4066mhz fclk 1:2 ( inclusive joguei a tensão pra 1.5v e trfc em 700 , nem assim foi), creio que ou é problema na binagem das minhas micron edies ou a mobo, visto que em fclk 1:1 4000mhz 16 22 16 16 44 , tfc 580, funciona estável e sem whea errors.
Mesma coisa com Micron e-Die aqui, tentei subir 4000mhz 1:1 1.45v Cl16 e até subiu, mas no event viewer apareceu Whea error... Acabei preferindo deixar em 3800mhz 1:1 Cl16 1,40v

O 5600g acho que tende a subir mais/mais fácil mesmo por ser die monolítico ao invés do design de chiplets do 5600x/5800x etc, infelizmente não manjo disso pra poder ajudar, talvez aumentar os timings pra ver se pelo menos dá boot e ir reduzindo individual até dar pau, ou dar uma leve subida em soc/dram se tiver seguro ainda, mas não sei quão comum é conseguir acima de 4000mhz em geral

Não tinha me antenado que era a série G no post original dele. Aí realmente não tenho muita informação, ainda acho que uma frequência menor com latência menor e FCLK 1:1 vai ser melhor que qualquer coisa 4200+ com latência mais alta e sem 1:1.

Testei o CO per core do Ryzen Master e subiu uns 8% a performance MT no CB20 e no benchmark do CPU-Z. Também reduziu coisa de uns 5 graus. Pra mim tá ótimo, só me custou quase 1 hora de espera do Ryzen Master otimizando automaticamente. Só que percebi que a performance single core não mudou. Normal ou o meu é um silício bem medíocre mesmo?

Como falaram a melhora single é bem menor, basicamente a mágica do PBO + CO é 90% focada no multi-core.
A otimização do Ryzen Master me parece bem boa, aqui mesmo colocando per core ele me mandou -30 all core, no final preferi deixar em -20.

Apesar de não ter conseguido acima de 4000mhz nas rams, estou muito feliz com a performance do 5600g que comprei do ali , uma coisa que reparei é que ativando o bankgroupswap ganhei muita banda de memória, eu lembro que nos ryzen 3000- o recomendado era desligar ele, aí quando coloquei o 5600g já desativei logo, porém hoje resolvi ativar.

desculpe pela qualidade das fotos, tirei com o cel. A do cpuz é 642 single e 4902 multi.

Não tinha me antenado que era a série G no post original dele. Aí realmente não tenho muita informação, ainda acho que uma frequência menor com latência menor e FCLK 1:1 vai ser melhor que qualquer coisa 4200+ com latência mais alta e sem 1:1.

Como falaram a melhora single é bem menor, basicamente a mágica do PBO + CO é 90% focada no multi-core.
A otimização do Ryzen Master me parece bem boa, aqui mesmo colocando per core ele me mandou -30 all core, no final preferi deixar em -20.
Como você fez do ryzen master?
Ativou o pbo na bios advanced, mexeu no ppt, edc, etc....
AI foi no ryzen master e colocou pra ver qual seria melhor?

Como você fez do ryzen master?
Ativou o pbo na bios advanced, mexeu no ppt, edc, etc....
AI foi no ryzen master e colocou pra ver qual seria melhor?

O Ryzen Master tem o propósito de facilitar testar seus OC's, depois que vc testar e funcionar, vc precisa manualmente colocar as infos na Bios.
Vc pode deixar o PBO em Auto na Bios e no Ryzen Master vc configura como quiser para testar - o que estiver aplicado nele sobrescreve o que estiver na Bios. OU usa o botão para copiar da Bios, se já tiver setado algo na Bios.

Aí no item de Curve do RM tem um botão para otimizar - tem também os campos ali para preencher PPT/ETC e etc se nao for copiar da Bios.
Ajusta que vc quer teste Per Core e ele vai rodar os testes. Demora bastante, no final dele deve te indicar os valores - aqui no meu mesmo testando per core ele validou -30 all core.

Como eu estava ainda ajustando outras coisas achei o -30 meio agressivo e deixei -20.

O Ryzen Master tem o propósito de facilitar testar seus OC's, depois que vc testar e funcionar, vc precisa manualmente colocar as infos na Bios.
Vc pode deixar o PBO em Auto na Bios e no Ryzen Master vc configura como quiser para testar - o que estiver aplicado nele sobrescreve o que estiver na Bios. OU usa o botão para copiar da Bios, se já tiver setado algo na Bios.

Aí no item de Curve do RM tem um botão para otimizar - tem também os campos ali para preencher PPT/ETC e etc se nao for copiar da Bios.
Ajusta que vc quer teste Per Core e ele vai rodar os testes. Demora bastante, no final dele deve te indicar os valores - aqui no meu mesmo testando per core ele validou -30 all core.

Como eu estava ainda ajustando outras coisas achei o -30 meio agressivo e deixei -20.
Aqui ta testando per core
Coloquei 88 60 90 e +100 no override.

Os valores que derem no ryzen master, quando aplico não vai direto para bios ou não tem como fazer isso direto?

Os valores que derem no ryzen master, quando aplico não vai direto para bios ou não tem como fazer isso direto?
Não vão pra Bios, a unica coisa que ele ajusta (por isso pede pra reiniciar) é o valor das curvas. Quando reiniciar o PC, vai reiniciar com o que estiver salvo na Bios, as infos do Ryzen Master não são aplicadas automaticamente, ele não tem esse proposito. É só pra testar mais facilmente valores sem precisar reiniciar toda hora, quando ficar estável é melhor aplicar direto na Bios a menos que prefira ficar abrindo ele toda vez que reiniciar e aplicando por ele.

Não vão pra Bios, a unica coisa que ele ajusta (por isso pede pra reiniciar) é o valor das curvas. Quando reiniciar o PC, vai reiniciar com o que estiver salvo na Bios, as infos do Ryzen Master não são aplicadas automaticamente, ele não tem esse proposito. É só pra testar mais facilmente valores sem precisar reiniciar toda hora, quando ficar estável é melhor aplicar direto na Bios a menos que prefira ficar abrindo ele toda vez que reiniciar e aplicando por ele.
Fiz aqui
Com +50 no cpu override deu

-28, -28, -28 (melhor core), -24 (segundo melhor), -28, -24.

Ai deixei

-30, -30, -25, -20, -30, -20

88
60
90

Agora to testando no corecycler, 10 min cada

Fiz aqui
Com +50 no cpu override deu

-28, -28, -28 (melhor core), -24 (segundo melhor), -28, -24.

Ai deixei

-30, -30, -25, -20, -30, -20

88
60
90

Agora to testando no corecycler, 10 min cada

Eu não arrendodaria os números assim.
Quanto mais negativo, mais agressivo é o undervolt/OC.
Já acho o que o Ryzen Master reporta muito agressivo, por isso mesmo o meu reportando -30, fui de -20, mais suave.

Claro, talvez passe, mas se tiver problemas em algum momento já sabe, ou usa os valores dele ou vai de -25 e -20.

Abs

Eu não arrendodaria os números assim.
Quanto mais negativo, mais agressivo é o undervolt/OC.
Já acho o que o Ryzen Master reporta muito agressivo, por isso mesmo o meu reportando -30, fui de -20, mais suave.

Claro, talvez passe, mas se tiver problemas em algum momento já sabe, ou usa os valores dele ou vai de -25 e -20.

Abs
Sim, eu dei uma relaxada na curva, deixei +100 mesmo no override
Agora é testar nos jogos, no corecyler passou com

25, 15, 20, 20, 25, 15

Galera , o 5600g é um cpu muito brabo, consegui estabilizar as edies aqui em 4133mhz cl16 ,1.43v , antes não bootava por nada acima de 4000mhz , mexi no procodt e cad bus aí funfou, e tá estável ( ou seja problema de sinal/mobo). Fora , também que to pegando 640 de single e 4900 de multi no CPUZ , e 4300 pontos no cinebench R20.

AC odyssey 1080p , medio e algumas coisas até no high , AA low.

Chegou meu 5900X...
Ele + fuma 2 = 75°C em jogo...
O que acham?
Coloquei -30 nos cores e -20 nos dois melhores, tá certo?

Ele continua pegando 4.94/95ghz pqp kkkkkk

Bixo é quente pra caceta kkkkkkkk

Detalhe: tô usando 110/80/120

O meu deu isso aqui:

Nesse caso, preciso colocar todos esses valores na bios pois o programa ryzen master só informa os valores, correto ?

Última edição:
O meu deu isso aqui:

Nesse caso, preciso colocar todos esses valores na bios pois o programa ryzen master só informa os valores, correto ?

você pode dar apply aí que ele vai pedir pra reiniciar e vai aplicar ( o ryzen master aplica os valores naquela aba AMD overclocking da bios, uma que fica meio escondida). Porém é mais vantagem você ir la na bios e setar manualmente, pq esse lugar que mencionei onde o ryzen master aplica "passa por cima" da aba normal onde geralmente a gente usa o PBO.

EX: você aplica com ryzen master, aí depois quer mudar os valores la na ABA normal do PBO, mesmo você mudando lá , vai prevalecer os valores que o ryzen master setou.

e te falo que por enquanto estou achando sensacional esse AUTO CO do curve optimizer, fiz 2 perfis no meu 5600g , tudo estável e sem WHEA errors até agora. únicos WHEA que tenho foram durante a calibração do ryzen master, o que é normal de acontecer já que ele está testando os valores, então fiquem atentos ao horário que os WHEAs acontecem, se for durante a calibração do Ryzen master, isso é algo normal !!.

perfil 1 : PBO +200mhz PPT 80 , TDC 55, EDC 95, o ryzen master me deu os valores de CO de -17, -19, -16, -19, -14, -19 (pego 640 single, 4900 multi no CPUZ, e 4300 pontos no cinebench R20)
perfil 2: PBO +0mhz PPT 60, TDC 45 , EDC 65 (esse preset é = o eco mode 45w que na minha bios da MSI não tem), ryzen master me deu, -19, -22, -20, -21, -15, -23 ( 615 single, 4850 multi CPUZ, e 4005 pontos no cinebench R20), maneiro que testando AVX2 no OCCT, a tensão do CPU chega a cair para incríveis 0.980v !!

Nesse perfil 2 ( que considero um undervolt via PBO), as temps caíram uns 15 graus no cinebench R20 em relação ao perfil 1.

Outro detalhe do 5600g que percebi, é que quando a IGPU está em full load acontece um Vdroop monstro no VSOC, eu usava aqui em 1.2v e chegava a dropar para 1.1v, o que fazia o driver crashar usando a IGPU em 2300mhz, a solução foi ajustar o LLC DO VSOC que estava em AUTO na minha placa MSI para o MODE 3 (FLAT), consegui reduzir o VSOC para 1.175v e agora em full load ele dropa para 1.156v.

Ou seja, a galera que as vezes tem que colocar o vsoc nas alturas para estabilizar a IGPU ou RAM nessas APUS e "acha que não deu sorte no silicio", pode ser simplismente o vsoc dropando d+, o que pode até instabilizar as rams, e a própria IGPU.

Última edição:
Chegou meu 5900X...
Ele + fuma 2 = 75°C em jogo...
O que acham?
Coloquei -30 nos cores e -20 nos dois melhores, tá certo?

Ele continua pegando 4.94/95ghz pqp kkkkkk

Bixo é quente pra caceta kkkkkkkk

Detalhe: tô usando 110/80/120
O meu com o Fuma2 trabalha um pouco mais frio. Difícil passar dos 70 nos jogos. Mas 75 no seu ai, não é muito não, é uma temp boa ainda.
O meu eu tenho rodado com -30 em todos cores e 128/80/125. Única alteração minha foi essa, e tem rodado liso em qualquer teste e boa temperatura no meu caso.

Qual pasta térmica vc esta usando? e o airflow ai do seu gabinete como esta?
Uso aqui a Thermal Grizzly Extreme e uma boa ventilação do gabinete. Uso 2x120mm e 1x200mm entrando ar frio na frente e embaixo e 3x120mm tirando ar quente em cima e atrás.

O meu com o Fuma2 trabalha um pouco mais frio. Difícil passar dos 70 nos jogos. Mas 75 no seu ai, não é muito não, é uma temp boa ainda.
O meu eu tenho rodado com -30 em todos cores e 128/80/125. Única alteração minha foi essa, e tem rodado liso em qualquer teste e boa temperatura no meu caso.

Qual pasta térmica vc esta usando? e o airflow ai do seu gabinete como esta?
Uso aqui a Thermal Grizzly Extreme e uma boa ventilação do gabinete. Uso 2x120mm e 1x200mm entrando ar frio na frente e embaixo e 3x120mm tirando ar quente em cima e atrás.
Resolvi aqui, agora não passa de 67°C..
Deixei o PBO limits de acordo com a MOBO, os esquema de CO estão como mandei acima e já era!
Tem pego 5.025ghz diretão e bem frio, curti.

Aqui uso a CoolerMaster Mastergel Maker Nano, tem o tempo de cura dela tbm né, nas primeiras vezes sempre fica mais quente, tô acostumado, ai conforme ela vai esquentando vai melhorando.
Sobre o airflow, tenho 6 sickeflow da CM também, é bem tranquilo, mas agora deu bom..

Essas droga de PPT/EDC e blá blá que é um saco kkkkkkk
Agora sim, baixo consumo, frio e cuspindo FPS a rodo.

Resolvi aqui, agora não passa de 67°C..
Deixei o PBO limits de acordo com a MOBO, os esquema de CO estão como mandei acima e já era!
Tem pego 5.025ghz diretão e bem frio, curti.

Aqui uso a CoolerMaster Mastergel Maker Nano, tem o tempo de cura dela tbm né, nas primeiras vezes sempre fica mais quente, tô acostumado, ai conforme ela vai esquentando vai melhorando.
Sobre o airflow, tenho 6 sickeflow da CM também, é bem tranquilo, mas agora deu bom..

Essas droga de PPT/EDC e blá blá que é um saco kkkkkkk
Agora sim, baixo consumo, frio e cuspindo FPS a rodo.
Show de bola...isso ai, é questão de dar umas ajustadas, fica perfeito mesmo.

É, essas pastas geralmente tem um tempo de cura que ajuda. Eu tenho por costume, sempre aquecer o processador e o dissipador na hora da montagem com um soprador térmico ou até secador de cabelo, que ai o assentamento acaba sendo melhor, a pasta fica mais fluída, e ajuda já nessa parte de cura, pois ele acaba já assentando melhor o cooler. (dica do teclab)

Tenho esses mesmos coolers que vc...são ótimos esses sickleflow, tem uma boa pressão e bom cfm pra um cooler RGB.

Show de bola...isso ai, é questão de dar umas ajustadas, fica perfeito mesmo.

É, essas pastas geralmente tem um tempo de cura que ajuda. Eu tenho por costume, sempre aquecer o processador e o dissipador na hora da montagem com um soprador térmico ou até secador de cabelo, que ai o assentamento acaba sendo melhor, a pasta fica mais fluída, e ajuda já nessa parte de cura, pois ele acaba já assentando melhor o cooler. (dica do teclab)

Tenho esses mesmos coolers que vc...são ótimos esses sickleflow, tem uma boa pressão e bom cfm pra um cooler RGB.
Exato, é chato, mas uma hora da certo kkkk
Cara, eu tenho o potinho grande da CM e não sei se a questão da bisnaga interfere na hora da aplicação, mas ela em pote parece um chiclete emborrachado com piche kkkkkkkkkk sai grudando tudo, um saco pra colocar... Fiz tipo o que falou, coloquei, esquentei com o processador mesmo, reapliquei o cooler e por aí vai, aí ficou boa.. mas sempre usei essa pasta de no primeiro teste após aplicação da uma raiva, sempre um coco, depois de 1/2 semanas ela fica ótima e dura 4 anos kkkkkkk

Sim! Esses fans são ótimos, além de tudo achei eles bem silenciosos!

Exato, é chato, mas uma hora da certo kkkk
Cara, eu tenho o potinho grande da CM e não sei se a questão da bisnaga interfere na hora da aplicação, mas ela em pote parece um chiclete emborrachado com piche kkkkkkkkkk sai grudando tudo, um saco pra colocar... Fiz tipo o que falou, coloquei, esquentei com o processador mesmo, reapliquei o cooler e por aí vai, aí ficou boa.. mas sempre usei essa pasta de no primeiro teste após aplicação da uma raiva, sempre um coco, depois de 1/2 semanas ela fica ótima e dura 4 anos kkkkkkk

Sim! Esses fans são ótimos, além de tudo achei eles bem silenciosos!
Cara, tenho também essa CM de potinho, pq acabo fazendo manutenção em algumas maquinas, e precisava ter mais pasta térmica boa. E até achava que a minha poderia ser falsificada ou algo assim, pq é igual essa sua ai...é um chiclete mesmo..kkkkkkkkk. Literalmente um saco pra passar ela. Foi até um dos motivos que comprei a Thermal Grizzly. Mas aquecendo, melhorou muito a aplicação mesmo, ai vai embora..kkkkkk

Verdade, os fans são muito bons. Eu na época que comprei, procurei entre vários com RGB, o que tivesse uma melhor pressão e melhor CFM e no fim das contas foi o que mais me agradou, pq a maioria com rgb são bem fracos, focando mais no visual.

To seguindo certinho?
Setei tudo manual na bios e botei o ryzen master para testar o CO
Reiniciou 1x durante o teste, os limites do control mode são setados na própria bios, o resto em default

Sem-t-tulo.jpg

@rafamonte uma dica: não precisa deixar seus PBO Limits tão baixos sendo que vc já configurou thermal limit. Dessa forma você talvez esteja perdendo performance em multi-thread de bobeira (vai depender do cooler usado claro). Testa aí com 150-125-125 e roda um CB r23 Multi pra ver se seus scores melhoram.

Estudei pra caramba como PBO funciona neste final de semana, então consegui entender algumas coisas que não são muito claras, seguem mais detalhes abaixo para quem interessar. (Aliás, como alguém falou no tópico, saudades da Intel com OC manual com offset de vcore. Tão mais simples de realmente controlar o CPU, acho q next upgrade volto pra Intel)

A coisa mais confusa do PBO é o fato de não ter um simples "peak vcore lilmit" quando se está em PBO.
Não faz sentido algum não ter isso, aí a gente fica tendo uns picos de temperatura / vcore justamente em idle ou tarefas single-core como navegador, usando o Windows, etc - que é o que mais estava me incomodando.

O pulo do gato está realmente no Thermal Throttle Limit.

Basicamente:

- PBO Limits só afeta multi-core
- Curve Optimizer só afeta multi-core
- CPU Boost Clock Override só afeta multi-core
- Thermal-Throttle Limit afeta AMBOS - single e multi-core

Eu descobri isso pois estava muito incomodado com o CPU em idle /single dando picos de 1.5 vcore / 80 graus (quando o single core dava boost pra 4.950Mhz)
E não adiantava mudar PBO limits ou CO ou mesmo Boost Clock Override - cheguei a usar 80 de PPT e -500 no clock override e não adianta, em single-core o CPU continuava dando OC de 4950 com picos de vcore de 1.5 chegando em 80+ graus em alguns momentos.

Agora estou testando com PBO Limits de 150 - 125 - 125, CO -20 all cores, Thermal Limit 75.
All cores no CB r23 fica dando 4.3/4.4hz, single 4.950, vcore dificilmente chega nos 1.4 visto o limite de 75C.

Testei com -30 (que o teste do Ryzen Master validou em all cores) mas mesmo passando em todos os stress tests conhecidos, o MEU stress test não passou: City Skylines com 4000 assets :fire:
Sinceramente não tem melhor stress test, geralmente deixo a cidade rodando e abro navegador pra fazer outras coisas, se nao estiver estável em menos de 1h vai crashar :D - sendo que passa Prime / OCCT e qq outra coisa rss.

É isso, espero ter ajudado.

Cara, desculpa "pegar o bonde andando", ainda vou dar uma lida no que tem para trás, kakaka
Mas vim aqui pelo final para ver o que andavam comentando e me deparei com sua mensagem sendo exatamente a mesma coisa que venho passando, até perguntei sobre em um fórum do face e recebi respostas sem sentido, do tipo "se não quiser que o processador de boost, deixa ele desligado"... kkkkk então acho que aqui é o local mais ideal para buscar esse conhecimento

Recentemente adquiri um Ryzen 9 5950x, e venho passando pela mesma coisa que você mencionou, ao ligar o pc ele já dá um boost, as fans vão à loucura e o processador bate 80, 82 C. O que acho não estar normal pela atividade que o pc está realizando, o mesmo acontece, como você também mencionou, ao abrir o navegador, esses boost's loucos e o processador esquentando demais, sem uma real necessidade.

Fui então mexer no CO (já tive um R5 5600x então já havia visto essa postagem, bem no início dela, mas nunca mais acompanhei, agora que peguei o R9, e estou passando por isso, vim buscar esse conhecimento novamente), consegui reduzir um pouco as temperaturas, mas não fiz muitos testes de estresse ainda, porém os boost's continuam. Pelo que li nas mensagens seguintes, você conseguiu reduzir bem as temperaturas e controlar essa situação do boost, correto? Vi que você também falou que o boost chega a ficar em 4.3/4.4 em all cores no CB, após as alterações que fez, aqui não passo de 3.8 em all core ao rodar o cinebench.

Os ajustes que fez foi a base de testes? Vi mencionar que o Ryzen Master auxilia nesses resultados, saberia informar onde encontro mais informações sobre isso? Só me antecipando mesmo, caso não tenha nas páginas anteriores aqui.

Outra dúvida que tenho é em relação a memória ram, se souber me auxiliar agradeço, hhaha. Tenho 4 módulos 4133 mhz, mas não consigo usar elas nesta frequencia, não consegui com o R5 5600x, e continuo não conseguindo agora com o R9, já testei com apenas dois módulos, com os 4... nada... Tentei reduzir a frequencia, e o máximo que consegui foi rodar em 3600 com timings 16-19-19-43, não consigo timings menores que isso, o que acho estranho para memórias dessa frequencia, não é? Saberia me indicar algum post para ver algo sobre isso, ou voce mesmo se puder me auxiliar em algo, agradeço!

Meu Ryzen 9 5900x

CTR completed diagnostic in alternative mode

DIAGNOSTIC RESULTS
AMD Ryzen 9 5900X 12-Core Processor
CPU VID: 1124
CPU TEL: 1092
Max temperature: 60°
Energy efficient: 4.01
Your CPU is SILVER SAMPLE
Recomended CCX delta: 150
Theoretical maximum CCX delta: 175
Recomended values for overclocking (P1 profile):
Reference voltage: 1175 mV
Reference frequency: 4375 MHz
Recomended values for overclocking (P2 profile):
Reference voltage: 1275 mV
Reference frequency: 4525 MHz
Recomended values for undervolting:
Reference voltage: 1000 mV
Reference frequency: 4025 MHz

Aqui está tudo em stock

Pontuação do CINEBENCH 20 - 8055 PTS - 619 PTS SINGLE

Qual a vantagem de fazer undervolt ? esfriar o processador ? aqui no maximo que pegou foi 82ºC não sou muito de me encomodar com as temperaturas não, e a diferença no consumo de energia acho que chega a ser minimo

Ontem chegou meu novo 5700x e hoje comecei a brincar. Setei os valores de -30 no CO e fui ajeitando de acordo com as informações do OCCT, no final das contas ficou estável (até o momento) com 1 core -15, 2 melhores cores -20 e o resto em -30. Também selecionei scalar x1, boost clock override 200MHz, PBO Limits "Motherboard" e LLC 3 ( x570 TUF WIFI ).
Testei por horas no OCCT e não tive problemas, testei também com alguns jogos e emuladores e tudo funcionou perfeitamente, temperatura máxima de 85ºc em um watercooler 360 rodando o cinebench e consumindo 150W.
Dessa forma creio que seja o cenário 1 do tópico inicial certo? Caso eu queira o cenário 3 é só colocar o PBO Limits em padrão ou tenho que alterar algo mais?

Users who are viewing this thread

Voltar