• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Tava lendo esse tutorial e não ficou muito claro.

Se eu quero o menor consumo possível e as menores temperaturas eu faço o que?
Undervolt, pelo que eu entendi aumenta o clock, então não aumenta o consumo?
 
Tava lendo esse tutorial e não ficou muito claro.

Se eu quero o menor consumo possível e as menores temperaturas eu faço o que?
Undervolt, pelo que eu entendi aumenta o clock, então não aumenta o consumo?

Undervolt não aumenta o clock muito menos o consumo. Undervolt é baixar a voltagem do processador, baixar a tensão dele. Com isso, reduz a temperatura. Mas são mais ajustes além de undervolt, ajustes no PBO pra tentar um melhor acerto. E não tem algo exato, vc precisa testar o que seu processador vai suportar.

No começo do tópico, foi dado vários testes que dão uma noção, mas tudo vai depender do que seu processador aceita sem ficar instável. Buscando só menor consumo possível e menor temperatura, consequentemente irá penalizar um pouco o desempenho, isso é quase certo. Então depende o que você precisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Cara, desculpa "pegar o bonde andando", ainda vou dar uma lida no que tem para trás, kakaka
Mas vim aqui pelo final para ver o que andavam comentando e me deparei com sua mensagem sendo exatamente a mesma coisa que venho passando, até perguntei sobre em um fórum do face e recebi respostas sem sentido, do tipo "se não quiser que o processador de boost, deixa ele desligado"... kkkkk então acho que aqui é o local mais ideal para buscar esse conhecimento

Recentemente adquiri um Ryzen 9 5950x, e venho passando pela mesma coisa que você mencionou, ao ligar o pc ele já dá um boost, as fans vão à loucura e o processador bate 80, 82 C. O que acho não estar normal pela atividade que o pc está realizando, o mesmo acontece, como você também mencionou, ao abrir o navegador, esses boost's loucos e o processador esquentando demais, sem uma real necessidade.

Fui então mexer no CO (já tive um R5 5600x então já havia visto essa postagem, bem no início dela, mas nunca mais acompanhei, agora que peguei o R9, e estou passando por isso, vim buscar esse conhecimento novamente), consegui reduzir um pouco as temperaturas, mas não fiz muitos testes de estresse ainda, porém os boost's continuam. Pelo que li nas mensagens seguintes, você conseguiu reduzir bem as temperaturas e controlar essa situação do boost, correto? Vi que você também falou que o boost chega a ficar em 4.3/4.4 em all cores no CB, após as alterações que fez, aqui não passo de 3.8 em all core ao rodar o cinebench.

Os ajustes que fez foi a base de testes? Vi mencionar que o Ryzen Master auxilia nesses resultados, saberia informar onde encontro mais informações sobre isso? Só me antecipando mesmo, caso não tenha nas páginas anteriores aqui.

Outra dúvida que tenho é em relação a memória ram, se souber me auxiliar agradeço, hhaha. Tenho 4 módulos 4133 mhz, mas não consigo usar elas nesta frequencia, não consegui com o R5 5600x, e continuo não conseguindo agora com o R9, já testei com apenas dois módulos, com os 4... nada... Tentei reduzir a frequencia, e o máximo que consegui foi rodar em 3600 com timings 16-19-19-43, não consigo timings menores que isso, o que acho estranho para memórias dessa frequencia, não é? Saberia me indicar algum post para ver algo sobre isso, ou voce mesmo se puder me auxiliar em algo, agradeço!

O que você usa de refrigeração no seu processador? Me parece um pouco de problema com refrigeração primeiramente, pq mesmo stock, ele deveria conseguir sustentar mais do que 3.8ghz em todos núcleos.
Os picos de clock e consequentemente temperatura, você pode tentar amenizar colocando um thermal limit nas configurações do PBO, como o amigo @flep fez, que ai quando o processador for dar esses picos, ele vai segurar nesse thermal limit, mas isso pelo que vc relatou, pode comprometer o desempenho em multi core, já que ele já parece estar segurando o desempenho por aquecimento.

Quanto as memórias, não sei exatamente, mas sei que é meio que loteria. Tem processadores que não conseguem trabalhar com memórias de frequência tão alta. No meu eu uso memórias 3200 que são o informado pela amd, com CL14. Pra mais que isso, vc talvez poderia tentar subir a frequência do controlador de memória junto pra acompanhar, pra ficar 1:1 e ver se ele aceita.
 
Última edição:
Undervolt não aumenta o clock muito menos o consumo. Undervolt é baixar a voltagem do processador, baixar a tensão dele. Com isso, reduz a temperatura. Mas são mais ajustes além de undervolt, ajustes no PBO pra tentar um melhor acerto. E não tem algo exato, vc precisa testar o que seu processador vai suportar.

No começo do tópico, foi dado vários testes que dão uma noção, mas tudo vai depender do que seu processador aceita sem ficar instável. Buscando só menor consumo possível e menor temperatura, consequentemente irá penalizar um pouco o desempenho, isso é quase certo. Então depende o que você precisa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



O que você usa de refrigeração no seu processador? Me parece um pouco de problema com refrigeração primeiramente, pq mesmo stock, ele deveria conseguir sustentar mais do que 3.8ghz em todos núcleos.
Os picos de clock e consequentemente temperatura, você pode tentar amenizar colocando um thermal limit nas configurações do PBO, como o amigo @flep fez, que ai quando o processador for dar esses picos, ele vai segurar nesse thermal limit, mas isso pelo que vc relatou, pode comprometer o desempenho em multi core, já que ele já parece estar segurando o desempenho por aquecimento.

Quanto as memórias, não sei exatamente, mas sei que é meio que loteria. Tem processadores que não conseguem trabalhar com memórias de frequência tão alta. No meu eu uso memórias 3200 que são o informado pela amd, com CL14. Pra mais que isso, vc talvez poderia tentar subir a frequência do controlador de memória junto pra acompanhar, pra ficar 1:1 e ver se ele aceita.

Então mas se eu não me importo com o impacto em performance, quais settings eu preciso levar em consideração pra ir caindo a temperatura e consumo.

Aqui eu fiz uma serviço bem mais ou menos.
Setei -12 em todos os cores.
Ta estável, eu acho.
 
Então mas se eu não me importo com o impacto em performance, quais settings eu preciso levar em consideração pra ir caindo a temperatura e consumo.

Aqui eu fiz uma serviço bem mais ou menos.
Setei -12 em todos os cores.
Ta estável, eu acho.
Pra saber se esta estável, vc precisa utilizar testes de strees, que vc possa deixar rodando e seu processador não apresente nenhuma instabilidade, como travamentos, tela azul, etc.

O que vc fez foi só mexer no CO. Primeiramente, qual é seu processador? Você pode setar um thermal limit no PBO dele, que ele já ira por si só segurar as altas temperaturas, diminuindo assim um pouco do desempenho.
 
Então mas se eu não me importo com o impacto em performance, quais settings eu preciso levar em consideração pra ir caindo a temperatura e consumo.
Qual é o processador e qual é o uso?
 
Qual é o processador e qual é o uso?

5800x

Coisas básicas como excel/word/chrome e jogar com uma 3080Ti.

Monitor é LG 34" ultrawide 2560x1080@144hz e ta ligado também a uma OLED 4k@120hz via hdmi 2.1.

Aqui esse processador não esquenta muito pelo Noctua NH-D15 porém eu usei esse pc pra minerar por um tempo e sempre via a CPU consumindo 35 a 40w mesmo em idle.
Acho que o maximo de temp que eu vi no prime95 foi 75 graus.

Contudo, eu queria entender quais settings é que poderiam baixar o consumo, principalmente em idle.

Se é que o que eu to perguntando faz sentido e se é que é possível.
 
Bom na verdade reduzir o desempenho não vejo que seja a melhor ideia, já que você tem uma 3080Ti pra empurrar. Acho que precisa equilibrar as coisas, e consumo a diferença vai ser mínima se reduzir algo, pq em idle é mais ou menos essa média mesmo 35 a 40w. Tenho o 5900x e também em idle fica nessa faixa de consumo.

Temperaturas pra vc esta ótimo se não esta passando de 75º, pq o 5800x é esquentadinho, então esta segurando bem.
Se você quiser testar mesmo assim, dar uma segurada na energia dele, e ver como fica o desempenho e temperaturas, pode tentar aplicar as configurações tipo eu tenho no meu, que é: PPT 128 / TDC 80 / EDC 125

6qqBt7Cr_o.jpg



Mas ao meu ver, se não esta tendo temperaturas acima de 75 como falou, não vejo motivo algum pra limitar teu processador. Eu deixaria ele como esta mesmo. Até porque, em tarefas básicas ou em jogos, vc vai exigir menos do que o teste do prime95, então consequentemente, vai esquentar ainda menos. Consumo de energia não vai mudar em nada, se quisesse economia de energia, não deveria nem ter pego um 5800x com uma 3080ti...estaria com setup mais simples. Então, acho que tem que avaliar mesmo se compensa ficar mexendo em algo, arriscando ficar com o sistema instável, por nada.
 
5800x

Coisas básicas como excel/word/chrome e jogar com uma 3080Ti.

Monitor é LG 34" ultrawide 2560x1080@144hz e ta ligado também a uma OLED 4k@120hz via hdmi 2.1.

Aqui esse processador não esquenta muito pelo Noctua NH-D15 porém eu usei esse pc pra minerar por um tempo e sempre via a CPU consumindo 35 a 40w mesmo em idle.
Acho que o maximo de temp que eu vi no prime95 foi 75 graus.

Contudo, eu queria entender quais settings é que poderiam baixar o consumo, principalmente em idle.

Se é que o que eu to perguntando faz sentido e se é que é possível.
Nesse caso acho que não vai ter muita melhora, o consumo idle costuma ficar na faixa de 30w~ mesmo, vai variar dependendo de apps background, consumo do SoC e outras coisinhas, e mesmo que o 5800x tenha 142w de "TDP" na maioria dos jogos vai ficar bem abaixo disso, o mais fácil de testar seria trocar o perfil do Windows pra uso de CPU máximo 99% ao invés de 100% que ele vai desativar o boost de 4,85ghz pra 3,7ghz~ que sobra desempenho pra tudo de tarefas básicas, mas acho que 35-40w está normal pelo multi-monitor no seu caso e talvez nem assim diminua, aqui meu consumo mínimo fica nos 26w~, mas uso apenas 1 TV 1080p60, talvez possa reduzir um pouquinho reduzindo tensão SoC e/ou frequência das memórias/IF por exemplo, mas se der alguma diferença vai ser tipo 1-2w e olhe lá, anos de uso pra ver centavos de diferença, então me parece tudo normal no seu caso

Aqui uso meu 5800x em 95w/60a/90a (PPT/TDC/EDC) e CO, mas não é algo que faz diferença no consumo em idle comparado com stock, reduzir o PPT/TDC/EDC melhorou muito no meu caso mas só em 100% load que não seria o caso desses tasks citados, e o único jogo até hoje que vejo a galera relatando consumo alto é o Warzone acho

Meu consumo no momento com o Hwinfo rodando há quase 1 semana

NcOQClL.png
 
Então mas se eu não me importo com o impacto em performance, quais settings eu preciso levar em consideração pra ir caindo a temperatura e consumo.

Aqui eu fiz uma serviço bem mais ou menos.
Setei -12 em todos os cores.
Ta estável, eu acho.
O que vai te ajudar muito é mexer na energia pelo próprio Windows.
Coloca o estado de desempenho máximo em 99%.
Isso faz meu 5800x trabalhar em 4.0ghz e não passa de 52 graus, fica friozão e me dá o desempenho que preciso nos jogos.
Eu não jogo competitivo nem nada, então não preciso usar todo o poder dele.
unknown.png
a
 
Bom, aqui ajustei o 5800X da seguinte forma:
PPT/TDC/EDC em 128/80/125, com scalar em 0. Teste no CPUZ deu 659,8 em SC e 6723,7 em MC. Teste de 7min no AIDA64, temp máxima de 75,8 Cº, mas coloquei o Thermal Throttling em 75. Vou tirar o limite de Thermal pra ver a temp.
CO ficou: -10; -15; -5; -16; -27; -15; -27 e -27. O -5 ali foi por conta do erro no teste no OCCT (originalmente o Ryzen Master tinha setado -20 nesse core). Em -15 e -10 ainda dava erro. Só estabilizou no -5.
Engraçado que em iddle, navegando, dá uns picos de tensão pra 1.4 e temp 63ºC.

EDIT: Tirando o limite de thermal, o teste do AIDA64 bate 86,5ºC nessas configs. Quase o limite. Em stock bateu os 90ºC. Nas pontuações, não muda praticamente nada. Esquema é deixar o Thermal em 75 mesmo.
Temp. ambiente 33ºC agora.
 
Última edição:
Bom, aqui ajustei o 5800X da seguinte forma:
PPT/TDC/EDC em 128/80/125, com scalar em 0. Teste no CPUZ deu 659,8 em SC e 6723,7 em MC. Teste de 7min no AIDA64, temp máxima de 75,8 Cº, mas coloquei o Thermal Throttling em 75. Vou tirar o limite de Thermal pra ver a temp.
CO ficou: -10; -15; -5; -16; -27; -15; -27 e -27. O -5 ali foi por conta do erro no teste no OCCT (originalmente o Ryzen Master tinha setado -20 nesse core). Em -15 e -10 ainda dava erro. Só estabilizou no -5.
Engraçado que em iddle, navegando, dá uns picos de tensão pra 1.4 e temp 63ºC.

EDIT: Tirando o limite de thermal, o teste do AIDA64 bate 86,5ºC nessas configs. Quase o limite. Em stock bateu os 90ºC. Nas pontuações, não muda praticamente nada. Esquema é deixar o Thermal em 75 mesmo.
Temp. ambiente 33ºC agora.
Com esse limite ele fica em qual frequência?
 
Bom, fiz mais alguns testes (nunca fiz tanto isso kkkkkkkkkk). Acho que cheguei num ponto bacana.
CO ficou o que estava mesmo (-10; -15; -5; -16; -27; -15; -27 e -27).
PBO2 ficou em 125/75/130, com scalar em 0. Temp. ambiente no teste, 30ºC, sem ar condicionado (não tenho kkkkk). CB23 fez 15094 em Multicore, com temp. máxima de 80,1 e 1591 em Single Core. No teste de stress do AIDA64, a temp. máxima após 7min foi de 84ºC. No CPUZ, em Multi fez 6808,6 e no Single 658, com temp. máxima de 78,5.
Tô sem jogo pra fazer bench da CPU (indicam algum?), mas rodei o bench do Warhammer 3 e com tudo no talo (em 1440p), fez 68,8 FPS, com temp. máxima de 74,8.
 
Bom, fiz mais alguns testes (nunca fiz tanto isso kkkkkkkkkk). Acho que cheguei num ponto bacana.
CO ficou o que estava mesmo (-10; -15; -5; -16; -27; -15; -27 e -27).
PBO2 ficou em 125/75/130, com scalar em 0. Temp. ambiente no teste, 30ºC, sem ar condicionado (não tenho kkkkk). CB23 fez 15094 em Multicore, com temp. máxima de 80,1 e 1591 em Single Core. No teste de stress do AIDA64, a temp. máxima após 7min foi de 84ºC. No CPUZ, em Multi fez 6808,6 e no Single 658, com temp. máxima de 78,5.
Tô sem jogo pra fazer bench da CPU (indicam algum?), mas rodei o bench do Warhammer 3 e com tudo no talo (em 1440p), fez 68,8 FPS, com temp. máxima de 74,8.
Po e eu achando que aqui o bagui tava enroscado mas saiu isso no teste.

 
Fala galera,sai de um 2700 para um 5700x,gostaria de ajuda pra saber qual max de ghz meu processador novo aguenta 24/7.
Fiz o pbo e ta 3.7 ate 4.8.
Da pra fazer com que ele alcance 5ghz?
Ou para esse processador,mesmo que seja chip gold,eh impossivel?
Grato.
 
Pesquisando sobre o PBO do 5800X, vi vários vídeos falando que não faz sentido usar as configs padrões, que só faz gerar muito calor e sem ganho de desempenho. De fato, ontem jogando o bicho tava batendo na casa dos 75º.

Aí fui pesquisando e anotei vários valores pra testar e todos eles diferentes, rs. O que vocês sugerem, onde o intuito é jogar com uma temperatura aceitável.

IV9gU3M.jpg
 
Fala galera,sai de um 2700 para um 5700x,gostaria de ajuda pra saber qual max de ghz meu processador novo aguenta 24/7.
Fiz o pbo e ta 3.7 ate 4.8.
Da pra fazer com que ele alcance 5ghz?
Ou para esse processador,mesmo que seja chip gold,eh impossivel?
Grato.
All-core fixo você diz? Provavelmente vai estabilizar algo por volta de 4,7ghz, se fizer dinâmico por PBO/Max boost etc vai conseguir talvez 200mhz acima do boost máximo (single-core), e mesmo que conseguisse alcançar 5ghz o ganho é desprezível na prática pra maioria dos casos, seria pra jogos ou trabalho seu caso?

O 5800x tem 4,85ghz boost então se tiver curiosidade, deve achar alguns posts do 5800x batendo 5-5,05ghz por aí se quiser comparar
 
All-core fixo você diz? Provavelmente vai estabilizar algo por volta de 4,7ghz, se fizer dinâmico por PBO/Max boost etc vai conseguir talvez 200mhz acima do boost máximo (single-core), e mesmo que conseguisse alcançar 5ghz o ganho é desprezível na prática pra maioria dos casos, seria pra jogos ou trabalho seu caso?

O 5800x tem 4,85ghz boost então se tiver curiosidade, deve achar alguns posts do 5800x batendo 5-5,05ghz por aí se quiser comparar
Pra jogos mesmo,pelo visto o max que o 5700x consegue deve ser como voce disse.
 
Pra jogos mesmo,pelo visto o max que o 5700x consegue deve ser como voce disse.
Os ganhos são mínimos no geral, e isso quando é possível se ver alguma melhora

 
Pesquisando sobre o PBO do 5800X, vi vários vídeos falando que não faz sentido usar as configs padrões, que só faz gerar muito calor e sem ganho de desempenho. De fato, ontem jogando o bicho tava batendo na casa dos 75º.

Aí fui pesquisando e anotei vários valores pra testar e todos eles diferentes, rs. O que vocês sugerem, onde o intuito é jogar com uma temperatura aceitável.

IV9gU3M.jpg
Use os valores de 95w da tabela do PBO no post inicial em conjunto com o CO e 200MHz de boost. Estou usando assim em um 5700x e ficou aceitável batendo 83ºC no linpack, em jogos varia entre 55~65ºC.
 
Boa!
Como tá o PBO2 e CO aí?
CO ta muito parecido com o seu, mas chega um ponto em que -25 dependendo do nucleo ele perde força, mas não chega a causar estabilidade porém a dança da curva até achar o ponto ideal leva mt tempo :(
 
CO ta muito parecido com o seu, mas chega um ponto em que -25 dependendo do nucleo ele perde força, mas não chega a causar estabilidade porém a dança da curva até achar o ponto ideal leva mt tempo :(
E o PBO2?
E como são as temps aí?

Tô doido pra chegar o Mugen 5 pra eu testar. Expectativa é baixar uns 5°C nos jogos em relação ao Gammaxx 400.
 
E o PBO2?
E como são as temps aí?

Tô doido pra chegar o Mugen 5 pra eu testar. Expectativa é baixar uns 5°C nos jogos em relação ao Gammaxx 400.

Eu fiz essa troca... ( mas pq peguei o mugen5 num preço mto bom )
Não sei se foi a pasta térmica.. ( coloquei mx-4 dessa vez, pensando até em trocar. ) dessa vez... ganhei 1-3 graus em full load no 5600x.
No 5800x... não sei como vai se comportar.
 
Eu fiz essa troca... ( mas pq peguei o mugen5 num preço mto bom )
Não sei se foi a pasta térmica.. ( coloquei mx-4 dessa vez, pensando até em trocar. ) dessa vez... ganhei 1-3 graus em full load no 5600x.
No 5800x... não sei como vai se comportar.
Peguei o Mugen 5 BE num preço bacana tbm (R$422,00) na GK Info.
Aqui uso MX-4 tbm.
Qual era seu AC anterior?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo