[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Em stock não apresenta problemas. Então não creio que possa ser considerado um defeito.
Verifique se não gravou algum log de erro no windows quando deu esses problemas, que justifique falha no processador. Eu tinha um 5800x que começou a dar esses problemas em idle, geralmente com bem pouca carga, do nada era tela azul e reiniciava, até que eu achei nos logs do windows que mostrava que era falha sempre em algum núcleo diferente do processador. Falava explicitamente que era falha de hardware. Abri o pedido de RMA, mandei print desses logs, e a garantia foi aceita. Depois disso comprei um 5900x. Até agora sem problemas, espero não ter problemas futuros, pois meu 5800x só apresentou problema depois de uns 11 meses de uso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Fiz uma pesquisa aqui no tópico mas não achei nada conclusivo..
Alguém tem alguma ideia ai pra um 5900X? Não ligo de perder um pouco em multi, o que me interessa é eficiência, tanto na questão calor, quanto elétrica!
O meu 5900x eu tenho rodado com o CO todos os núcleos em -30, e limitando a potencia em 95w com os dados que tem no inicio desse tópico. Pra mim que ainda tenho uma GPU fraca, ficou ótimo. Single core até ganhou um pouco de desempenho, e perdeu mínima coisa em multi core. Em compensação, a temperatura tem ficado ótima, sempre abaixo dos 65º em qualquer teste ou jogo, com o Scythe Fuma 2 igual vc usa. Pra mim atendeu super bem. Segue como esta a minha config no PBO:

20220313-142242.jpg

20220313-142249.jpg

Testa ai, quem sabe já te ajuda também. Valeu!

Última edição:
Fiz uma pesquisa aqui no tópico mas não achei nada conclusivo..
Alguém tem alguma ideia ai pra um 5900X? Não ligo de perder um pouco em multi, o que me interessa é eficiência, tanto na questão calor, quanto elétrica!

Verifique se não gravou algum log de erro no windows quando deu esses problemas, que justifique falha no processador. Eu tinha um 5800x que começou a dar esses problemas em idle, geralmente com bem pouca carga, do nada era tela azul e reiniciava, até que eu achei nos logs do windows que mostrava que era falha sempre em algum núcleo diferente do processador. Falava explicitamente que era falha de hardware. Abri o pedido de RMA, mandei print desses logs, e a garantia foi aceita. Depois disso comprei um 5900x. Até agora sem problemas, espero não ter problemas futuros, pois meu 5800x só apresentou problema depois de uns 11 meses de uso.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu 5900x eu tenho rodado com o CO todos os núcleos em -30, e limitando a potencia em 95w com os dados que tem no inicio desse tópico. Pra mim que ainda tenho uma GPU fraca, ficou ótimo. Single core até ganhou um pouco de desempenho, e perdeu mínima coisa em multi core. Em compensação, a temperatura tem ficado ótima, sempre abaixo dos 65º em qualquer teste ou jogo, com o Scythe Fuma 2 igual vc usa. Pra mim atendeu super bem. Segue como esta a minha config no PBO:

20220313-142242.jpg

Testa ai, quem sabe já te ajuda também. Valeu!

@rafamonte uma dica: não precisa deixar seus PBO Limits tão baixos sendo que vc já configurou thermal limit. Dessa forma você talvez esteja perdendo performance em multi-thread de bobeira (vai depender do cooler usado claro). Testa aí com 150-125-125 e roda um CB r23 Multi pra ver se seus scores melhoram.

Estudei pra caramba como PBO funciona neste final de semana, então consegui entender algumas coisas que não são muito claras, seguem mais detalhes abaixo para quem interessar. (Aliás, como alguém falou no tópico, saudades da Intel com OC manual com offset de vcore. Tão mais simples de realmente controlar o CPU, acho q next upgrade volto pra Intel)

A coisa mais confusa do PBO é o fato de não ter um simples "peak vcore lilmit" quando se está em PBO.
Não faz sentido algum não ter isso, aí a gente fica tendo uns picos de temperatura / vcore justamente em idle ou tarefas single-core como navegador, usando o Windows, etc - que é o que mais estava me incomodando.

O pulo do gato está realmente no Thermal Throttle Limit.

Basicamente:

- PBO Limits só afeta multi-core
- Curve Optimizer só afeta multi-core
- CPU Boost Clock Override só afeta multi-core
- Thermal-Throttle Limit afeta AMBOS - single e multi-core

Eu descobri isso pois estava muito incomodado com o CPU em idle /single dando picos de 1.5 vcore / 80 graus (quando o single core dava boost pra 4.950Mhz)
E não adiantava mudar PBO limits ou CO ou mesmo Boost Clock Override - cheguei a usar 80 de PPT e -500 no clock override e não adianta, em single-core o CPU continuava dando OC de 4950 com picos de vcore de 1.5 chegando em 80+ graus em alguns momentos.

Agora estou testando com PBO Limits de 150 - 125 - 125, CO -20 all cores, Thermal Limit 75.
All cores no CB r23 fica dando 4.3/4.4hz, single 4.950, vcore dificilmente chega nos 1.4 visto o limite de 75C.

Testei com -30 (que o teste do Ryzen Master validou em all cores) mas mesmo passando em todos os stress tests conhecidos, o MEU stress test não passou: City Skylines com 4000 assets :fire:
Sinceramente não tem melhor stress test, geralmente deixo a cidade rodando e abro navegador pra fazer outras coisas, se nao estiver estável em menos de 1h vai crashar :D - sendo que passa Prime / OCCT e qq outra coisa rss.

É isso, espero ter ajudado.

Curve Optimizer só afeta multi-core
Se considerar scores de benchmark até afeta single-core também, na prática/uso-real aí creio que não

Dessa forma você talvez esteja perdendo performance em multi-thread de bobeira (vai depender do cooler usado claro). Testa aí com 150-125-125 e roda um CB r23 Multi pra ver se seus scores melhoram.
Realmente, não sei como fica o resultado no 5900x, mas é bom saber qual é o uso de cada um também, tem bastante gente que mal usa pra all-core, aí embora afete resultados de bench nem sempre é uma situação real pra todos usuários, foi uma redução bem pequena também então deve ter mudado pouca coisa, como ele tá ficando em <65c com 128w imagino que 100% stock vá ficar +- nos 70c estourando, e a queda de multi deve ser quase 0

Dependendo do caso faz sentido porque vai depender do jogo e GPU também, bastante jogo aqui em 3,7ghz ainda sobra desempenho com uma 3070, no meu caso reduzi de 142w/95a/140a pra 95w/60a/90a, tem bench que caiu 3% e outros 7% de multi, apesar de que o 5800x é um caso diferente dos Ryzen 9 e a melhora é bem mais expressiva, mas considerando que ele citou teste ou jogo interpretei que ele usa pra jogos e só usou benchs pra validar score, se não usar pra all-core de fato aí o multi extra acaba fazendo 0 diferença

Eu descobri isso pois estava muito incomodado com o CPU em idle /single dando picos de 1.5 vcore / 80 graus (quando o single core dava boost pra 4.950Mhz)
Melhor solução que achei é trocar pelo plano de energia do Windows, fica em 3,7ghz com 1v~ e temp nos <40c mesmo jogando, talvez offset na bios ajude também mas é o comportamento normal dos Ryzen, mas estranho dar 80c nesses picos num Galahad 360mm ainda, aqui no 5800x os picos geralmente ficam nos 50c em uso leve (1,5v e 4850mhz), ou até 65c em loadings de jogos quando a temp ambiente está mais alta

All cores no CB r23 fica dando 4.3/4.4hz, single 4.950, vcore dificilmente chega nos 1.4 visto o limite de 75C.
Caso esteja batendo 1.4v em 100% all-core creio que não seja tão bom pra durabilidade, geralmente vejo recomendarem não passar de 1,3v~ em OC pela degradação, mas as temps geralmente dão problema antes também, como as temps estão sob controle aí creio que all-core deve ficar nos 1,1-1,2v e batendo 1,4v em single por causa do limit de 75c estar segurando um pouco, aliás, continua chegando a 4950mhz assim?

@rafamonte uma dica: não precisa deixar seus PBO Limits tão baixos sendo que vc já configurou thermal limit. Dessa forma você talvez esteja perdendo performance em multi-thread de bobeira (vai depender do cooler usado claro). Testa aí com 150-125-125 e roda um CB r23 Multi pra ver se seus scores melhoram.

Estudei pra caramba como PBO funciona neste final de semana, então consegui entender algumas coisas que não são muito claras, seguem mais detalhes abaixo para quem interessar. (Aliás, como alguém falou no tópico, saudades da Intel com OC manual com offset de vcore. Tão mais simples de realmente controlar o CPU, acho q next upgrade volto pra Intel)

A coisa mais confusa do PBO é o fato de não ter um simples "peak vcore lilmit" quando se está em PBO.
Não faz sentido algum não ter isso, aí a gente fica tendo uns picos de temperatura / vcore justamente em idle ou tarefas single-core como navegador, usando o Windows, etc - que é o que mais estava me incomodando.

Basicamente:

E não adiantava mudar PBO limits ou CO ou mesmo Boost Clock Override - cheguei a usar 80 de PPT e -500 no clock override e não adianta, em single-core o CPU continuava dando OC de 4950 com picos de vcore de 1.5 chegando em 80+ graus em alguns momentos.

Agora estou testando com PBO Limits de 150 - 125 - 125, CO -20 all cores, Thermal Limit 75.

Testei com -30 (que o teste do Ryzen Master validou em all cores) mas mesmo passando em todos os stress tests conhecidos, o MEU stress test não passou: City Skylines com 4000 assets :fire:
Sinceramente não tem melhor stress test, geralmente deixo a cidade rodando e abro navegador pra fazer outras coisas, se nao estiver estável em menos de 1h vai crashar :D - sendo que passa Prime / OCCT e qq outra coisa rss.

Não lembro de ter essa opção thermal throttle limit na minha b450m steel legend hum...
Depois irei verificar.

Realmente, não sei como fica o resultado no 5900x, mas é bom saber qual é o uso de cada um também, tem bastante gente que mal usa pra all-core, aí embora afete resultados de bench nem sempre é uma situação real pra todos usuários, foi uma redução bem pequena também então deve ter mudado pouca coisa, como ele tá ficando em <65c com 128w imagino que 100% stock vá ficar +- nos 70c estourando, e a queda de multi deve ser quase 0

Dependendo do caso faz sentido porque vai depender do jogo e GPU também, bastante jogo aqui em 3,7ghz ainda sobra desempenho com uma 3070, no meu caso reduzi de 142w/95a/140a pra 95w/60a/90a, tem bench que caiu 3% e outros 7% de multi, apesar de que o 5800x é um caso diferente dos Ryzen 9 e a melhora é bem mais expressiva, mas considerando que ele citou teste ou jogo interpretei que ele usa pra jogos e só usou benchs pra validar score, se não usar pra all-core de fato aí o multi extra acaba fazendo 0 diferença

Meus pontos foram todos mais focados em uso real. Uso os benchs somente para testar estabilidade e para ter uma noção se a performance está ok. O ponto dos limites PBO foi que se o thermal limit é o que importa pra ele, se vc seta em 75C mas joga os PBO Limits muito para baixo, no fim a performance vai estar limitada pelos PBO Limits e não a temperatura. Mas claro, foi só uma sugestão para ele caso queira testar.

Melhor solução que achei é trocar pelo plano de energia do Windows, fica em 3,7ghz com 1v~ e temp nos <40c mesmo jogando, talvez offset na bios ajude também mas é o comportamento normal dos Ryzen, mas estranho dar 80c nesses picos num Galahad 360mm ainda, aqui no 5800x os picos geralmente ficam nos 50c em uso leve (1,5v e 4850mhz), ou até 65c em loadings de jogos quando a temp ambiente está mais alta
Importante citar que moro em local quente, e não uso ar-condicionado. Hoje está 27C e tá fresquinho aqui rss. Esses 80C de pico são realmente a leitura do max no HWInfo, é coisa esporádica em single-boost em momentos aleatórios - tipo jogando um jogo leve (HoTS) e assistindo algum streaming na segunda tela. O average geralmente estava na casa dos 70C, o problema é que esses picos fazem os fans subirem pra caramba, core clock batendo 4.950, vcore 1.45/1.5, e é justamente o que não queria.

Caso esteja batendo 1.4v em 100% all-core creio que não seja tão bom pra durabilidade, geralmente vejo recomendarem não passar de 1,3v~ em OC pela degradação, mas as temps geralmente dão problema antes também, como as temps estão sob controle aí creio que all-core deve ficar nos 1,1-1,2v e batendo 1,4v em single por causa do limit de 75c estar segurando um pouco, aliás, continua chegando a 4950mhz assim?
Não, esses picos que falei foram todos em single-boost, multi-boost não passa de 1.2.
Agora com minhas ultimas configs o single-boost geralmente fica em 4.8, pico de 4.9 somente no core preferido, geralmente em 1.375 de vcore, chega nesse 1.4 só no core preferido.

Edit: oops, ultima config passou em tudo menos no City Skylines :p, mas dessa vez foi BSOD WHEA_UNCORRETABLE_ERROR.

Vou testar subir o SoC pra 1.150 ao invés de 1.100 (padrão quando carrego o XMP) pois pode ser isso. Se não, vou ter que testar CO per core mesmo acho, provavelmente pela demora que foi esse crash meus perf cores talvez precisem de offset menor e deixar o resto em -20, vamos ver.

Última edição:
Meus pontos foram todos mais focados em uso real. Uso os benchs somente para testar estabilidade e para ter uma noção se a performance está ok. O ponto dos limites PBO foi que se o thermal limit é o que importa pra ele, se vc seta em 75C mas joga os PBO Limits muito para baixo, no fim a performance vai estar limitada pelos PBO Limits e não a temperatura. Mas claro, foi só uma sugestão para ele caso queira testar.
É bom usar os benchmarks pra validar e dar uma testada rápida mesmo, meu ponto foi mais que já vi bastante gente neurada com pontuação em benchmark sendo que as vezes a pessoa nem faz uso de apps que precisem de all-core, então se cair de 11k pra 10k pontos acaba sendo indiferente se a pessoa teve o resultado que queria nas temperaturas, mas sem o user citar qual o uso dele aí não tem como saber, apenas chutei já que ele disse teste e jogos e não citou softwares específicos mesmo kkk

No chutômetro, diria que de 142w pra 128w deve ter uma redução de uns 2% no máximo, no meu caso reduzindo de 142w pra 110w caiu 1% em CPU-Z mas 3% no R20, porém é um CPU diferente, o 5900x imagino que caia mais por ter mais cores pra segurar mas nunca vi testarem, como o 5900x/5950x são mais tranquilo quanto às temps é mais difícil achar info deles com PBO reduzido, infelizmente poucos testam e registram pra deixar as infos de referência :okay:

Importante citar que moro em local quente, e não uso ar-condicionado. Hoje está 27C e tá fresquinho aqui rss. Esses 80C de pico são realmente a leitura do max no HWInfo, é coisa esporádica em single-boost em momentos aleatórios - tipo jogando um jogo leve (HoTS) e assistindo algum streaming na segunda tela. O average geralmente estava na casa dos 70C, o problema é que esses picos fazem os fans subirem pra caramba, core clock batendo 4.950, vcore 1.45/1.5, e é justamente o que não queria.
Isso é bem importante também, as vezes vejo gente que cita temp ambiente próximo dos 38-40c que complica a situação, ainda mais quando comba com um gabinete não tão ventilado, mas pra uso leve creio que ajude aí limitar pelo plano de energia do Windows caso não ligue de trocar manualmente, agora com 22c temp ambiente e rodando o LA tá ficando em 32c com pico em 37c, e idle 29c, Vcore fica próximo de 1v pra 3725mhz

7ucyijk.png

Vou testar subir o SoC pra 1.150 ao invés de 1.100 (padrão quando carrego o XMP) pois pode ser isso. Se não, vou ter que testar CO per core mesmo acho, provavelmente pela demora que foi esse crash meus perf cores talvez precisem de offset menor e deixar o resto em -20, vamos ver.
Aqui teve 1 core específico que passava em bench, passava em jogos mas assim que botei stream 1080p60 x264 6000kbps preset medium enquanto jogava acabou crashando aí reduzi, no meu caso foi o 2º melhor core que precisei baixar pra -5

No chutômetro, diria que de 142w pra 128w deve ter uma redução de uns 2% no máximo, no meu caso reduzindo de 142w pra 110w caiu 1% em CPU-Z mas 3% no R20, porém é um CPU diferente, o 5900x imagino que caia mais por ter mais cores pra segurar mas nunca vi testarem, como o 5900x/5950x são mais tranquilo quanto às temps é mais difícil achar info deles com PBO reduzido, infelizmente poucos testam e registram pra deixar as infos de referência

Sim, tem pouca coisa dos R9, e geralmente é só o povo nos EUA com temp ambiente de 21C querendo chegar em 5Ghz pq né, daí é fácil rss.

No 5900x cai bastante, se reduzir o TTP demais o multi-boost nao chega nem em 4Ghz. Como pra mim as temps era o mais importante, fui testando ajustar os PBO Limits até ver pelos sensores que os mesmos estavam em 90/95/96% e o limite na real estava na temperatura de 75C, maximizando a "performance por temperatura".

Pra ter ideia, rodando o CB R23 Multi com PBO Limits de 200+ e sem temp limit, o score foi nas casas do 21900 com pico de temperatura de 88C.
Com essa minha config agora o score ficou na casa dos 21450 com temps de 75C

Aqui teve 1 core específico que passava em bench, passava em jogos mas assim que botei stream 1080p60 x264 6000kbps preset medium enquanto jogava acabou crashando aí reduzi, no meu caso foi o 2º melhor core que precisei baixar pra -5

Pois é.

Eu vou testar com SoC primeiro porque meus crashes nunca geram erro WHEA no log do windows, e esse WHEA_UNCORRETABLE_ERROR eu li que as vezes é o SoC Voltage quando operando com memórias 3600 / FCLK 1800 (padrao do 5900x pra 3600Mhz) e mais de 16GB de RAM.

Vamos ver.

Sim, tem pouca coisa dos R9, e geralmente é só o povo nos EUA com temp ambiente de 21C querendo chegar em 5Ghz pq né, daí é fácil rss.

No 5900x cai bastante, se reduzir o TTP demais o multi-boost nao chega nem em 4Ghz. Como pra mim as temps era o mais importante, fui testando ajustar os PBO Limits até ver pelos sensores que os mesmos estavam em 90/95/96% e o limite na real estava na temperatura de 75C, maximizando a "performance por temperatura".

Pra ter ideia, rodando o CB R23 Multi com PBO Limits de 200+ e sem temp limit, o score foi nas casas do 21900 com pico de temperatura de 88C.
Com essa minha config agora o score ficou na casa dos 21450 com temps de 75C
Realmente facilita demais a temp ambiente kkkkkk, eu testei quando estava 31-32c aqui que é o pior caso pra mim

Stock ficou de média 82c no R20 e 5950~ pontos, clocks 4400mhz com 1,29v
Em 95w/60a/90a + CO ficou em 62c e 5700~ pontos, clocks 4200mhz e 1,09v, diferença de temp/voltagem é absurda, e apesar desses 200mhz e 250 pontos parecerem bastante a diferença acaba sendo mínima na prática, um encode de 60min vai pra 63min, e agora com a temp ambiente mais baixa estabiliza nos 56c~, mas pro 5900x/5950x creio que seja bem tranquilo, queria testar eles no AC aqui de curiosidade mesmo porque não tenho necessidade kkkkkk Mas imagino que rodem uns 10c mais frios que o 5800x stock

Você chegou a comparar 142w/90a/140a vs o atual 150w/125a/125a? Ambos com CO igual

Acho que única pessoa que achei com PBO do 5900x "reduzido" é esse post com quase nada :haha:

h2CFlcE.png

Você chegou a comparar 142w/90a/140a vs o atual 150w/125a/125a? Ambos com CO igual

Eu comparei com 140w e o score multi caiu um pouco pois o limite passou a ser o PBO Limits e não mais as temps, por isso voltei pra 150.

Esses ajustes finos vai de CPU pra CPU, esse que vc postou parece gold sample, meu R9 não é lá dos melhores não, stock ele não chega a 19k de pontos.

Eu comparei com 140w e o score multi caiu um pouco pois o limite passou a ser o PBO Limits e não mais as temps, por isso voltei pra 150.

Esses ajustes finos vai de CPU pra CPU, esse que vc postou parece gold sample, meu R9 não é lá dos melhores não, stock ele não chega a 19k de pontos.
Tem isso também, já vi resultados do 5800x por aí na faixa de 5700-6100, e as vezes vejo gente que tá com coisa ativada na bios ou já fuçou no CO também e fala que tá stock kkkkk mas é mais por curiosidade mesmo

Depois que tanto pesquisei do PBO+CO, stock e clock fixo.

melhor ficar no stock mesmo que muita das vezes vai se sair um pouco melhor que o clock fixo e tu tem a opção de travar o desempenho do processador em idle com o plano de energia.

Acaba que para de dar os picos de temperatura e quando tu vai usar, vai usar o poder em stock mesmo que não vai fazer nenhum mal para o processador

Melhor que ficar dando pico de 1.5mv em single o tempo todo

AMD tinha que refazer todo esse PBO+CO para trabalhar com margens seguras sem ter que precisar ficar fuçando clock, tensão, etc..

melhor ficar no stock mesmo que muita das vezes vai se sair um pouco melhor que o clock fixo e tu tem a opção de travar o desempenho do processador em idle com o plano de energia.
Também acho o mais prático no caso do 5600x/5900x/5950x só usar stock mesmo e ser feliz, esses 3 são bem eficientes, e já cansei de ver gente incomodada com esse boost em tarefas leves reclamando das temps mas de uns 10 que já recomendei limitar e trocar pelos planos do Windows acho que no máximo 1-2 chegaram a tentar, coisa mais fácil que tem mesmo, nem 5 segundos pra trocar e boa

Mas não creio que seja uma margem perigosa, e dos atuais só o 5800x/5900x/5950x que chegam nos 1,5v stock é só com corrente baixa, all-core sempre vão ficar abaixo de 1,3v, não sei se nos Ryzen 1700x/2700x era assim também, e até botaram o CO pelo Ryzen Master agora mas pelos comentários ficou uma merda kkkkkkk

Também acho o mais prático no caso do 5600x/5900x/5950x só usar stock mesmo e ser feliz, esses 3 são bem eficientes, e já cansei de ver gente incomodada com esse boost em tarefas leves reclamando das temps mas de uns 10 que já recomendei limitar e trocar pelos planos do Windows acho que no máximo 1-2 chegaram a tentar, coisa mais fácil que tem mesmo, nem 5 segundos pra trocar e boa

Mas não creio que seja uma margem perigosa, e dos atuais só o 5800x/5900x/5950x que chegam nos 1,5v stock é só com corrente baixa, all-core sempre vão ficar abaixo de 1,3v, não sei se nos Ryzen 1700x/2700x era assim também, e até botaram o CO pelo Ryzen Master agora mas pelos comentários ficou uma merda kkkkkkk
Eu nem tento mais

Em 4.5 também fico super satisfeito por conta das temperaturas bem baixas, raramente vi meu processador acima de 55º jogando.
Mas ainda não consegui mensurar o quanto perde nos jogos, to sem tempo para fazer benchmark

Basicamente:

Sim, eu ja testei com limites maiores pra ver até aonde eu conseguia chegar com ele estável. Já utilizei PPT 180 / TDC 120 / EDC 125, CO -30 isso já pra dar um gás a mais pra testar. Mesmo com isso, meu processador não ultrapassou 78 graus. Temperatura ficou muito boa e como validação só dos testes, esse ajuste me deu 2 mil pontos a mais no CR23. Com essa config deu 22302, enquanto com a config mais limitada, tenho uma pontuação de 20482.

20220318-205529.jpg

20220318-205341.jpg

20220318-204710.jpg

Meu uso é mais para jogos e algumas maquinas virtuais que utilizo no meu trabalho. Mas como minha GPU hoje ainda é bem fraca para o R9, então eu não quis deixar esses limites mais altos, pq não tem necessidade e ate para poupar o processador, pq para minhas maquinas virtuais não interfere e nos meu cenário atual para jogos também não, então voltei para essa config de 95w ai de PPT 128 / TDC 80 / EDC 125, CO -30 igual do print de antes ali, justamente para poupar o hardware, pq não testou precisado forçar um overclock nele. O thermal throttle eu coloquei em 75 mais por segurança mesmo, mas em nenhum cenário meu hoje chego a essa temperatura. Isso que uso um aircooler Scythe Fuma 2. Nesse print abaixo pode ver a temperatura máxima em 73, que foi após eu ter rodado alguns testes, incluindo o CR23 que deu os 20482 pontos do print acima. Em jogos, não ultrapassa 65º e no uso básico de dia a dia também fica sempre próximo disso.

20220220-180227.jpg

Então por isso eu acabei deixando essas config no meu, com limites de temperatura e voltagens baixos digamos assim, pq o processador tem tanto desempenho, que ele já entrega o que eu preciso dessa maneira. Mas valeu pelas considerações também. Sempre é valido para termos mais informações, principalmente com o 5900x que encontramos pouca coisa como vcs falaram ai.

O thermal throttle eu coloquei em 75 mais por segurança mesmo, mas em nenhum cenário meu hoje chego a essa temperatura. Isso que uso um aircooler Scythe Fuma 2. Nesse print abaixo pode ver a temperatura máxima em 73, que foi após eu ter rodado alguns testes, incluindo o CR23 que deu os 20482 pontos do print acima. Em jogos, não ultrapassa 65º e no uso básico de dia a dia também fica sempre próximo disso.

Muito boas essas temps. Moras em local frio e/ou tens ar-condicionado?

Aqui não tem jeito de baixar mais, é muito quente, sem falar que em jogos a 3080 TI tá ali soltando calor dentro do case tbm.
Além disso eu me incomodo com o PC parecendo que vai levantar vôo, então nos profiles os fans nao passam de 50/60% rss

Muito boas essas temps. Moras em local frio e/ou tens ar-condicionado?

Aqui não tem jeito de baixar mais, é muito quente, sem falar que em jogos a 3080 TI tá ali soltando calor dentro do case tbm.
Além disso eu me incomodo com o PC parecendo que vai levantar vôo, então nos profiles os fans nao passam de 50/60% rss
Não tenho ar condicionado não. Mas realmente aqui na minha região é um pouco mais tranquilo as temperaturas. Moro no Paraná. Tem dias quentes, mas poucos dias passam de uns 32°..33°. Máxima de hoje foi 22° pra ter uma ideia.

Eu já não me incomodo muito com o barulho. Claro, não tudo a 100% direto que ai fica complicado..kkkkkk..mas já tenho uma curva de fan da gpu um pouco mais agressiva. Geralmente jogando ela já fica a uns 70..75% de rotação, com uma temperatura na casa de 65° a 68° no Max.

Já do aircooler do cpu, que é o Scythe Fuma 2, ele é muito silencioso, então, já deixo pra quando passa dos 60°, ele já fica em 100% e não muda nada no barulho. Os fan do gabinete já deixo um pouco mais de leve pra equilibrar barulho e eficiência tbm. Mas tenho 2 fan de 120 e 1 de 200 jogando ar pra dentro e 3 de 120 retirando ar pra fora. Então tenho uma boa circulação de ar tbm que acredito que ajuda.

E a pasta térmica eu uso a grizzly extreme na cpu e na gpu.

Máxima de hoje foi 22° pra ter uma ideia.
Hoje tá fresquinho aqui e fez 27 rss. No verão não passa de 32 tbm, mas é o dia todo 32 e a noite vai pra 27 rss.

E o meu escritório também não é muito bem arejado, de noite sinto nitidamente que é mais quente aqui dentro com o PC ligado do que no corredor, ainda mais se estiver jogando.
Depois que mudei pra cá notei que temp ambiente aumenta 5C e já afeta muito, ainda mais com o calor gerado pelo próprio PC.

Pra vc ter ideia, meu CPU em idle depois que o Windows parou de iniciar tudo e não to fazendo nada, ele fica com 0.96v e 3600Mhz, TDP de 45W, e as temperaturas ficam na casa dos 45/50 graus. Se eu seleciono o Balanced ele vai pra 3.3Ghz e as temps pra 40, não baixa disso.

Se começar a usar o navegador só pra responder esse post o perf core vai pra 4.8Ghz e as temps saltam pra 60 rss (sem estar no Balanced claro)

E a pasta térmica eu uso a grizzly extreme na cpu e na gpu.

Aqui tbm.

Última edição:
Hoje tá fresquinho aqui e fez 27 rss. No verão não passa de 32 tbm, mas é o dia todo 32 e a noite vai pra 27 rss.

E o meu escritório também não é muito bem arejado, de noite sinto nitidamente que é mais quente aqui dentro com o PC ligado do que no corredor, ainda mais se estiver jogando.
Depois que mudei pra cá notei que temp ambiente aumenta 5C e já afeta muito, ainda mais com o calor gerado pelo próprio PC.

Pra vc ter ideia, meu CPU em idle depois que o Windows parou de iniciar tudo e não to fazendo nada, ele fica com 0.96v e 3600Mhz, TDP de 45W, e as temperaturas ficam na casa dos 45/50 graus. Se eu seleciono o Balanced ele vai pra 3.3Ghz e as temps pra 40, não baixa disso.

Se começar a usar o navegador só pra responder esse post o perf core vai pra 4.8Ghz e as temps saltam pra 60 rss (sem estar no Balanced claro)

Aqui tbm.
É ai vc tem uns graus a mais na temperatura ambiente pelo jeito então...hehehe...E realmente, as vezes dentro do cômodo aonde a gente fica, acaba ficando um pouco mais abafado se não é muito arejado. Eu quando chego do serviço em casa, sinto isso, mas ai como a noite ja esfria um pouco mais, ja ajuda e fica tudo certo...hehe

O meu em idle até da pra ver ali nos print meu, sempre chega nos 40 de mínimo, com o perfil alto desempenho mesmo. Pode ver ali que alguns núcleos estão em 3.6, outros até em 3.8 e a temperatura em 40. Então eu aqui não posso reclamar. E no meu caso, uso um aircooler ainda, mas que pelos testes que ja vi, bate junto com alguns water coolers mais simples, e pra mim, tem me surpreendido, pq segura muito bem meu processador, mesmo se eu der uma forçada com overclock nele.

Mas esses saltos de temp e clock o meu tbm faz, vc vai abrir algo, ele ja sobe o clock em 4.8...4.9 sempre, ai sobe pra 55...60 tbm, mas é o tempo só de carregar, e já baixa novamente, não fica nessa temperatura.

Como esta instalado o seu radiador do water cooler? E outra coisa, a bomba dele, esta ligado a 100%? Pq se vc ligar ela tipo na saída de cooler de cpu, ela pode trabalhar com menor rotação e isso prejudica a refrigeração dele também. O ideal é a bomba estar ligado em 100% direto, ai vc controla só a rotação dos coolers do radiador.

Mas esses saltos de temp e clock o meu tbm faz, vc vai abrir algo, ele ja sobe o clock em 4.8...4.9 sempre, ai sobe pra 55...60 tbm, mas é o tempo só de carregar, e já baixa novamente, não fica nessa temperatura.

Como esta instalado o seu radiador do water cooler? E outra coisa, a bomba dele, esta ligado a 100%? Pq se vc ligar ela tipo na saída de cooler de cpu, ela pode trabalhar com menor rotação e isso prejudica a refrigeração dele também. O ideal é a bomba estar ligado em 100% direto, ai vc controla só a rotação dos coolers do radiador.
Sim, aqui também baixa logo depois.

Sim a bomba tá em 100%, to acostumado já com isso e essa minha MB eu consigo indicar qual FAN port é WPUMP e aí já ajustra pra 100%.

Realmente uma coisa que não comentei foi que o fluxo de ar está focado em manter a GPU fria e as VRM's com fluxo de ar.
O radiador eu testei diversas posições e decido por usar ele como exhaust na frente e 3 fans de intake no topo. Essa config é melhor pra manter corrente de ar nas VRM's e também pra evitar o calor da GPU (que está instalada na vertical) subir, o radiator acaba puxando o ar quente da GPU pra fora.

Definitivamente isso aumenta um pouco a temperatura do CPU mas reduz a da GPU, e como throttle de GPU é sempre o fator mais "fácil" de ocorrer e impactar os games, optei por essa config.

No final isso não é o problema, era o CPU doido dando boost single-core pra 4.9 com 1.5v.

Ainda continuo testando e agora estou com 160-125-160 / CO -20, e deixei o power em Balanced tbm.
Passou no "Cities Skyline stress test" por horas ontem, e aí de noite ocorreu algo que nunca tinha dado aqui: tava navegando e assistindo YT e deu o mesmo BSOD.

Pesquisei bastante isso e nada, resolvi então usar a ferramenta do UserBenchmark (sim o site é horrivle, mas a ferramenta deles roda um benchmark de tudo, o que é bom pra esses casos de não saber o que pode ser), e no fim deu a mesma BSOD várias vezes na hora que ia iniciar o bench da GPU.

Como uso rise cable + extensores do cabo PCI-E, fui por elminação, mudando casa coisa e testando. Dpois de muitos testes, aparentemente os cabos extensores customs PCI-E que tenho estão com algum problema.
Já tem um bom tempo esses cabos e já "torci" eles várias vezes pra ajustar a curva do cabo pois quando coloca a GPU na vertical fica invertido o sentido, então talvez eles estejam com alguma fase com problema e deixando a GPU instável e afetando a comunicação do CPU / GPU, visto que na AMD todo o controle PCI-E fica no CPU.

Depois que coloquei os cabos da fonte direto parou, mesmo no rise cable.

Bizarro demais, 22 anos montando PC's e essa é a primeira vez que vejo isso rss
Agora é continuar testando pra ver se algo mais ocorre.

Sim, aqui também baixa logo depois.

Sim a bomba tá em 100%, to acostumado já com isso e essa minha MB eu consigo indicar qual FAN port é WPUMP e aí já ajustra pra 100%.

Realmente uma coisa que não comentei foi que o fluxo de ar está focado em manter a GPU fria e as VRM's com fluxo de ar.
O radiador eu testei diversas posições e decido por usar ele como exhaust na frente e 3 fans de intake no topo. Essa config é melhor pra manter corrente de ar nas VRM's e também pra evitar o calor da GPU (que está instalada na vertical) subir, o radiator acaba puxando o ar quente da GPU pra fora.

Definitivamente isso aumenta um pouco a temperatura do CPU mas reduz a da GPU, e como throttle de GPU é sempre o fator mais "fácil" de ocorrer e impactar os games, optei por essa config.

No final isso não é o problema, era o CPU doido dando boost single-core pra 4.9 com 1.5v.

Ainda continuo testando e agora estou com 160-125-160 / CO -20, e deixei o power em Balanced tbm.
Passou no "Cities Skyline stress test" por horas ontem, e aí de noite ocorreu algo que nunca tinha dado aqui: tava navegando e assistindo YT e deu o mesmo BSOD.

Pesquisei bastante isso e nada, resolvi então usar a ferramenta do UserBenchmark (sim o site é horrivle, mas a ferramenta deles roda um benchmark de tudo, o que é bom pra esses casos de não saber o que pode ser), e no fim deu a mesma BSOD várias vezes na hora que ia iniciar o bench da GPU.

Como uso rise cable + extensores do cabo PCI-E, fui por elminação, mudando casa coisa e testando. Dpois de muitos testes, aparentemente os cabos extensores customs PCI-E que tenho estão com algum problema.
Já tem um bom tempo esses cabos e já "torci" eles várias vezes pra ajustar a curva do cabo pois quando coloca a GPU na vertical fica invertido o sentido, então talvez eles estejam com alguma fase com problema e deixando a GPU instável e afetando a comunicação do CPU / GPU, visto que na AMD todo o controle PCI-E fica no CPU.

Depois que coloquei os cabos da fonte direto parou, mesmo no rise cable.

Bizarro demais, 22 anos montando PC's e essa é a primeira vez que vejo isso rss
Agora é continuar testando pra ver se algo mais ocorre.

Show de bola. É, nem sempre a ideia padrão de montagem das fan pra ter uma boa circulação de ar, vai ser a melhor. Cada pc é único, e é montando e testando cada maneira que vc vai chegar na melhor opção pra aquele setup.

Trabalho a anos também com PC's, hoje até não diretamente mais com a manutenção em si, pq hj trabalho na área de TI de uma empresa, mas fora do expediente eu faço esses trabalhos ainda, mais personalizado mesmo, no padrão de quem realmente gosta do negócio. E gosto de fazer essas coisas de testar, pensar em uma melhor opção e tal, curto isso também. Agora, esse problema do rise cable eu nunca tinha visto também, mas pelo que vc relatou, acredito também que pode ter alguma linha que não esta passando toda a corrente que a fonte manda mesmo. As vezes rompeu alguns fios dentro apenas, não todos, mas já foi suficiente pra não conseguir passar toda corrente que a placa precisa quando exigida, ou até algum problema na conexão do rise cable, algum pino dele que esta ficando meio folgado, não esta dando contato corretamente, as vezes é algo pequeno mas que já causa uns transtorno desses. E por outro lado, que bom que era só esse extensor...kkkkkk...dos males, o menor.

Estou na missão pra comprar uma GPU nova, e ai quem sabe eu dou uma apertada no PBO de novo do meu, pra render melhor se for preciso...hehe

O meu eu não lembro de ver dar picos de 1.5v. Até vou testar ele em single core pra ver de novo em quanto ele chega. Ele tem batido 4.9 também, mas se não me engano fica abaixo de 1,5v. Vou testar e falo mais tarde.

As vezes rompeu alguns fios dentro apenas, não todos, mas já foi suficiente pra não conseguir passar toda corrente que a placa precisa quando exigida, ou até algum problema na conexão do rise cable, algum pino dele que esta ficando meio folgado, não esta dando contato corretamente, as vezes é algo pequeno mas que já causa uns transtorno desses. E por outro lado, que bom que era só esse extensor...kkkkkk...dos males, o menor.

Provavelmente, deve ter algum cabo / pino não passando a corrente total - ou passando corrente "suja", e isso pode fazer o controle PCI-E do CPU ficar doido.
É cada coisa rss.

Estou na missão pra comprar uma GPU nova, e ai quem sabe eu dou uma apertada no PBO de novo do meu, pra render melhor se for preciso...hehe
O seu tá rendendo bem pras configs que está usando, tens um chip melhor que o meu, talvez nem precise dependendo do que jogar / resolução.

O meu eu não lembro de ver dar picos de 1.5v. Até vou testar ele em single core pra ver de novo em quanto ele chega. Ele tem batido 4.9 também, mas se não me engano fica abaixo de 1,5v. Vou testar e falo mais tarde.
O meu faz isso se o PBO estiver ativado mas tudo em Auto.
Com minha config agora (160-125-160 / -20) ele continua tendo single boost de 4.950 mas o pico de vCore é 1.469
Deixei a tarde toda rodando um video de 10h no YT e abrindo programas e mexendo em outras abas, até agora nada de erro kkkk

Também passou no "Skyline stress test". Vamos ver, essas BSOD randômicas são um saco, só vou considerar estável depois de pelo menos uma semana sem nada ocorrer rss.

Chegou meu 5600g do aliexpress, por algum motivo não consigo bootar as rams micron edies em 4200mhz+. O interessante é que pra 4000mhz preciso de apenas 1.1v de vsoc ( testei 1000% de hci memtest por enquanto), to achando que a msi b550 gaming plus tá me limitando ( é uma mobo de apenas 4 pcb layers), alguem pode ter idéia do que pode ser?. No PBO, botei ppt 80, tdc 55 e edc 95, e -15 CO, +200mhz boost, scalar 1x. to pegando 640 de single core e 4850 pontos multicore no cpuz achei excelente, só essa parada da ram que to encafifado, achei que conseguiria uns 4400~4600mhz nelas nessa APU...

Chegou meu 5600g do aliexpress, por algum motivo não consigo bootar as rams micron edies em 4200mhz+. O interessante é que pra 4000mhz preciso de apenas 1.1v de vsoc ( testei 1000% de hci memtest por enquanto), to achando que a msi b550 gaming plus tá me limitando ( é uma mobo de apenas 4 pcb layers), alguem pode ter idéia do que pode ser?. No PBO, botei ppt 80, tdc 55 e edc 95, e -15 CO, +200mhz boost, scalar 1x. to pegando 640 de single core e 4850 pontos multicore no cpuz achei excelente, só essa parada da ram que to encafifado, achei que conseguiria uns 4400~4600mhz nelas nessa APU...

Fala man

Não sei onde você pesquisou sobre isso, mas de tudo que estudei quando estava pesquisando OC para meu 5900x, dificilmente você vai conseguir 4200Mhz com um Ryzen 5600, quem dirá acima disso.

3600Mhz é o default pra rodar em 1:1 (FCLK 1800), 3800 1:1 sendo o máximo estável sem mexer muito em voltagens. Acima disso não é garantido.

Qual o CL dessas memórias? Dependendo você consegue rodar elas em 3600 CL14 ou 3800 CL 16, que em termos de latência vai ser equivalente a uma 4400 CL 19 acredito, tem que usar o Ryzen DRAM Calculator pra ver. Na grande maioria dos cenários, uma frequência menor com latência menor é mais vantagem que frequências altas com latências altas.

Recomendo também testar tudo isso com o CPU em stock primeiro, sem suas modificações de OC, pra certificar que está estável.
Claro que é possível que o OC de RAM + OC do CPU não vão rodar juntos, aí vai precisar ir reduzindo alguma coisa.

Última edição:
O 5600g acho que tende a subir mais/mais fácil mesmo por ser die monolítico ao invés do design de chiplets do 5600x/5800x etc, infelizmente não manjo disso pra poder ajudar, talvez aumentar os timings pra ver se pelo menos dá boot e ir reduzindo individual até dar pau, ou dar uma leve subida em soc/dram se tiver seguro ainda, mas não sei quão comum é conseguir acima de 4000mhz em geral

Testei o CO per core do Ryzen Master e subiu uns 8% a performance MT no CB20 e no benchmark do CPU-Z. Também reduziu coisa de uns 5 graus. Pra mim tá ótimo, só me custou quase 1 hora de espera do Ryzen Master otimizando automaticamente. Só que percebi que a performance single core não mudou. Normal ou o meu é um silício bem medíocre mesmo?

Users who are viewing this thread

Voltar