[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início

PBO 2 tuner com -30 e editei os limits também para PPT-114 TDC-75 EDC -115
Max 74cº no cinebench com pontuação de quase 15.000
Pelo que vi estão saindo BIOS com possibilidade de editar o PBO do x3d, então só aguardar

Curtindo bastante, joguei BF2042 ontem e ficou liso demais, nem comparação com o 3800x

PBO 2 tuner com -30 e editei os limits também para PPT-114 TDC-75 EDC -115
Max 74cº no cinebench com pontuação de quase 15.000
Pelo que vi estão saindo BIOS com possibilidade de editar o PBO do x3d, então só aguardar

Curtindo bastante, joguei BF2042 ontem e ficou liso demais, nem comparação com o 3800x

E da pra editar por onde? O pbo e os limites ?

Usando o Hydra 1.2f PRO pra achar o CO de cada núcleo ficou assim aqui pro meu 5800X:

image.png

Ignorem a coluna HOC CO

Achei problemático demais o Hybrid OC do Hydra então só usei ele pra achar os valores ideiais do Curve Optimizer e joguei lá na BIOS.
Também não estou usando esse Boost Override.

Valores bem melhores que imaginei que conseguiria aqui

Última edição:
Usando o Hydra 1.2f PRO pra achar o CO de cada núcleo ficou assim aqui pro meu 5800X:

image.png

Ignorem a coluna HOC CO

Achei problemático demais o Hybrid OC do Hydra então só usei ele pra achar os valores ideiais do Curve Optimizer e joguei lá na BIOS.

Boa aqui não foi muito bom nao.

image.png

Ignorem a coluna HOC CO

Onde baixo esse Hydra 1.2f PRO ?

Deixei o Hydra rodando durante a noite e tive essa surpresa aqui quando acordei:

Found CO values
CORE | AMD CO | HOC CO
C01 -30 -85
C02 -30 -91
C03 -30 -83
C04 -30 -88
C05 -30 -84
C06 -30 -86
C07 -30 -88
C08 -30 -84
Max Boost Override: 200MHz
Min Boost Override: 200MHz

Bom a galera que for testando o Hydra depois relatar se ficou estável ou não porque o Ryzen Master nesse teste automático também joga tudo lá no caralho os valores e o povo fica tomando reboot depois kkkk, e claro também testar os clocks efetivos e validar os scores em algum bench de jogo pra single-core e bench de all-core também comparado com stock se possível

Bom a galera que for testando o Hydra depois relatar se ficou estável ou não porque o Ryzen Master nesse teste automático também joga tudo lá no caralho os valores e o povo fica tomando reboot depois kkkk, e claro também testar os clocks efetivos e validar os scores em algum bench de jogo pra single-core e bench de all-core também comparado com stock se possível

No estrume do Ryzen Master deu -30 aqui, mas com poucos minutos de algum jogo intensivo em cpu já crasha. Setei -25 e ficou de boa, vai ficar nisso mesmo. Igual OC em RAM, ativo o XMP e vou aumentando o multiplicador até dar ruim e aí volto um pouco, mesmo que desse pra conseguir deixar estável mexendo nos timings. Minha paciência não me permite ficar mexendo nessas coisas mais.

Deixei o Hydra rodando durante a noite e tive essa surpresa aqui quando acordei:

Found CO values
CORE | AMD CO | HOC CO
C01 -30 -85
C02 -30 -91
C03 -30 -83
C04 -30 -88
C05 -30 -84
C06 -30 -86
C07 -30 -88
C08 -30 -84
Max Boost Override: 200MHz
Min Boost Override: 200MHz

Naquelas perguntas do assistente do Hydra tu colocou como uso moderado ou games?

Se colocou só games ele só vai fazer testes ultra leves e acho que tu pode ter problemas depois

Naquelas perguntas do assistente do Hydra tu colocou como uso moderado ou games?

Se colocou só games ele só vai fazer testes ultra leves e acho que tu pode ter problemas depois
Moderado, to rodando CoreCycle, Prime95 e OCCT também, até agora nenhum problema, vamos ver

Moderado, to rodando CoreCycle, Prime95 e OCCT também, até agora nenhum problema, vamos ver
Configurou dessa forma do vídeo?

E a configuração e dessa forma

Se sim e deu -30 em tudo você é muito sortudo isso sim.

Tu deu muita sorte na qualidade desse processador aí, então.

Parabéns :mr:

O meu deu +200 de boost e 100 de minimo

-30 - setei -28
-20
-15 (melhor core)
-14 (segundo melhor)
-30 - setei -28
-16

To testando agora no corecycle

88w, 60a, 90a

Configurou dessa forma do vídeo?

E a configuração e dessa forma

Se sim e deu -30 em tudo você é muito sortudo isso sim.

Exatamente,

Fui lesado no meu antigo 3800x onde não conseguia nem 3600mhz estável na memória, agora to aqui chorando com 3600 liso, jogos lisos pegando 44.5x em todos os núcleos e os lindos -30 em CO, até agora nenhum crash ou tela azul, nenhum erro em nenhum software testando SSE e AVX2, fora o prime

Exatamente,

Fui lesado no meu antigo 3800x onde não conseguia nem 3600mhz estável na memória, agora to aqui chorando com 3600 liso, jogos lisos pegando 44.5x em todos os núcleos e os lindos -30 em CO, até agora nenhum crash ou tela azul, nenhum erro em nenhum software testando SSE e AVX2, fora o prime
senti inveja agora kkkkkk

esse programa aí é so pra quem é do patreon?

eu consegui os seguintes abaixo.

-14
-26
-14
-25
-10
-30

sendo o quinto o melhor e o terceiro o segundo melhor, só não sei porque deu -14 no primeiro sendo que ele não tem nada ele é o terceiro melhor.

PPT - 88
TDC - 60
EDC - 90

jogando Apex Legends o processador vai bate 77° e olha que estou usando o LE500 com 3 coolers la frente, dois embaixo da placa de video e 1 atras e claro os dois do water cooler FC120 que é padrão.

tentei overclockar minhas memorias kingston samsung C-Die até consegui fazer 3800 cl18, mas crashava o driver de video em todos os jogos, passa em todos os testes de stress mas sempre crashava os jogos, infelizmente essa C-Die é horrivel.
tentado a pegar um kit asgard bragi v3 2x16 3600cl14 no ali
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

esse programa aí é so pra quem é do patreon?
nao, ele disponibiliza a versão mais nova se voce pagar por exemplo existe a versao 1.2G que vem com o Dram Calculator embutido nele, mas ainda não liberou pra geral.

oi acabei de adiquirir um 5800x3d, vi que nao tem um metodo oficial de fazer o pbo nele ainda, porem fiz um undervolt.

Setei a frequencia fixa para 44.5 e a voltagem do para 0.9500. fiz teste de estabilidade no aida e em varios jogos e e tudo certo esta rodando liso.
A pergunta e estou deixando muita performance na mesa?

oi acabei de adiquirir um 5800x3d, vi que nao tem um metodo oficial de fazer o pbo nele ainda, porem fiz um undervolt.

Setei a frequencia fixa para 44.5 e a voltagem do para 0.9500. fiz teste de estabilidade no aida e em varios jogos e e tudo certo esta rodando liso.
A pergunta e estou deixando muita performance na mesa?
Depende do caso, o certo é o usuário testar em jogos/benchmarks tanto em stock quanto depois de alterar essas coisas e aí relatar pra gente poder usar de parâmetro, as vezes perde algo em bench mas não perde em jogos que é o que importa pra maioria, as vezes perde algo se a pessoa joga em X resolucao em X jogo com X placa de vídeo mas não perde se alterar um desses 3 fatores e por aí vai, quanto mais informação de usuários diferentes melhor porque o resultado não vai ser o mesmo pra todos nem em todas as situações

Última edição:
fiz o teste no vine bench e realmente aumena a perfomance consideravelmente ate 1.2v. depois disso para de aumentar.

fiz o teste no vine bench e realmente aumena a perfomance consideravelmente ate 1.2v. depois disso para de aumentar.
Cinebench ou situações que usem all-core realmente tende a cair legal, mas pra jogos e afins tende a afetar menos ou nada, apesar de ainda depender da GPU utilizada, jogo, resolução, gráficos etc, é bom testar sempre no uso real de cada um, porque um aumento de 20% no Cinebench pode ser o mesmo que 0% (ou só algo desprezível) em jogos por exemplo

Tenho o 5800x ao invés do 5800x3D e ele vem com 142w de consumo máximo, no Cinebench faz 6k stock com 81c e se reduzo o consumo em 33% (142w pra 95w) o desempenho no Cinebench cai 7% com 20c a menos mas no CPU-Z cai só 4%, e em jogos é 0% porque pra minha GPU/resolução e os jogos que tenho aqui não afeta, por isso se o uso é pra jogos o ideal é testar sempre nos jogos

rapaze instelei a ultima versao da hidra ficou mais frio e mais rapido ainda, fiz a parte do pbo2 porem nao entendi direito a parte do hibrid oc. No documento fala que da pra fazer undervolts e overclocks mais agressivos. Alguem tentou fazer?

Users who are viewing this thread

Voltar