[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Olá. Tenho uma Asus TUF X570-Plus e um Ryzen 5600X, quero apenas baixar os níveis de temperatura do processador sem perder performance. O importante pra mim é jogos, não me importo com performance multitarefas (multicore). Quais os valores mais seguros pro PBO?

Olá. Tenho uma Asus TUF X570-Plus e um Ryzen 5600X, quero apenas baixar os níveis de temperatura do processador sem perder performance. O importante pra mim é jogos, não me importo com performance multitarefas (multicore). Quais os valores mais seguros pro PBO?
Reduzir temperatura em jogos eu botaria Precision Boost Overdrive em Advanced, PBO Limits em Disabled pra manter os valores stock da CPU que são baixos e faria o Curve Optimizer por core até onde der, esses valores variam de CPU pra CPU então só testando pra saber mesmo, eu recomendaria começar já com uns -15 ou -20 de cara e testar como fica performance/temp/estabilidade ao invés de ir de -5 em -5, geralmente alguns núcleos aguentam bem e já economizaria um tempinho assim, aí é ver até onde chega com estabilidade

Reduzir temperatura em jogos eu botaria Precision Boost Overdrive em Advanced, PBO Limits em Disabled pra manter os valores stock da CPU que são baixos e faria o Curve Optimizer por core até onde der, esses valores variam de CPU pra CPU então só testando pra saber mesmo, eu recomendaria começar já com uns -15 ou -20 de cara e testar como fica performance/temp/estabilidade ao invés de ir de -5 em -5, geralmente alguns núcleos aguentam bem e já economizaria um tempinho assim, aí é ver até onde chega com estabilidade
Bixo
Olha que interessante

To fazendo uns testes no CO aqui.
Quando eu desativo o PBO, meu PPT fica em 88. Com ele ativado, 88.
isso na ultima bios da steel legends.

To fazendo um teste aqui agora com CO com o limite do PBO desativado ao invés de motherboard ou setado por mim mesmo

O PPT ta em 76w

TDC e EDC estão se mantendo 60-90.

Esse é o valor original do processador?
Por que nessa, minha tensão ta bem mais baixa, temperaturas estão bem mais baixas.

Ou será bug da steel legend mantendo o pbo sempre ativado e jogando as tensões nas alturas?

Edit: 4.2 da bios também ta assim

Se eu desativar o pbo, enable ou auto
Ppt e tensões nas alturas no boost padrão

Só botar advanced, desabilitar os limites do pbo que fica em 76 de ppt e as tensões/temperaturas menores

Última edição:
Bixo
Olha que interessante

To fazendo uns testes no CO aqui.
Quando eu desativo o PBO, meu PPT fica em 88. Com ele ativado, 88.
isso na ultima bios da steel legends.

To fazendo um teste aqui agora com CO com o limite do PBO desativado ao invés de motherboard ou setado por mim mesmo

O PPT ta em 76w

TDC e EDC estão se mantendo 60-90.

Esse é o valor original do processador?
Por que nessa, minha tensão ta bem mais baixa, temperaturas estão bem mais baixas.

Ou será bug da steel legend mantendo o pbo sempre ativado e jogando as tensões nas alturas?

Edit: 4.2 da bios também ta assim

Se eu desativar o pbo, enable ou auto
Ppt e tensões nas alturas no boost padrão

Só botar advanced, desabilitar os limites do pbo que fica em 76 de ppt e as tensões/temperaturas menores
Bem estranho mesmo kkkkk, aqui só testei com Precision Boost Overdrive Advanced e PBO Limits Disabled e dava 76w, não sei o motivo pra Precision Boost Overdrive (PBO1) Disabled dar 88w e com ele ativado continuar em 88w, não sei se esse PBO1 ficou "defasado" e não tá funcionando direito em alguma mobo ou só nos Ryzen 5000 já que o Advanced é o PBO2 agora e talvez seja o recomendado então tunaram ele melhor? Se deixar ele nesses 88w em disabled/enabled e deixar dessa outra forma no advanced+disabled com 76w varia quanto a temp/tensão e os resultados em jogos/bench?

O stock é pra ser 76w/60a/90a, no meu 3700x dava 88w e talvez os Ryzen antigos também sejam 88w, mas de qualquer forma só subir de 76w pra 88w não deveria mudar tanto assim as temperaturas/tensões se todo o resto continua o mesmo, e os limites em Motherboard aí varia e cada placa-mãe deve ter um valor, talvez variando com versão de bios e processador usado também, não sei

Bem estranho mesmo kkkkk, aqui só testei com Precision Boost Overdrive Advanced e PBO Limits Disabled e dava 76w, não sei o motivo pra Precision Boost Overdrive (PBO1) Disabled dar 88w e com ele ativado continuar em 88w, não sei se esse PBO1 ficou "defasado" e não tá funcionando direito em alguma mobo ou só nos Ryzen 5000 já que o Advanced é o PBO2 agora e talvez seja o recomendado então tunaram ele melhor? Se deixar ele nesses 88w em disabled/enabled e deixar dessa outra forma no advanced+disabled com 76w varia quanto a temp/tensão e os resultados em jogos/bench?

O stock é pra ser 76w/60a/90a, no meu 3700x dava 88w e talvez os Ryzen antigos também sejam 88w, mas de qualquer forma só subir de 76w pra 88w não deveria mudar tanto assim as temperaturas/tensões se todo o resto continua o mesmo, e os limites em Motherboard aí varia e cada placa-mãe deve ter um valor, talvez variando com versão de bios e processador usado também, não sei
Aqui tensão máx dá 1.29 - 1.30 em 4650 constantes
1.16 multicore 4450/4500 isso full stock

Tensão máx em ppt 88 = 1.42-1.44 4650 e multi 4550-4500 com 1.26mv

Com CO melhora mais ainda, a variação de temp é ppt 76 65-67 para ppt 88 75-77

Acho que a opção de PBO ta bugada na steel legend

Aqui tensão máx dá 1.29 - 1.30 em 4650 constantes
1.16 multicore 4450/4500 isso full stock

Tensão máx em ppt 88 = 1.42-1.44 4650 e multi 4550-4500 com 1.26mv

Com CO melhora mais ainda, a variação de temp é ppt 76 65-67 para ppt 88 75-77

Acho que a opção de PBO ta bugada na steel legend
Eita kkkk bizarro isso mesmo, no 5800x/5900x/5950x sei que é normal eles chegarem a 1.5v stock pra single-core mas eles tem o boost um pouco mais alto então creio que seja esse o motivo, mas se sobe tudo isso a tensão e continua no mesmo clock tá estranho mesmo, ainda mais se a performance ficar praticamente a mesma, não imaginava que iria subir tanto a temp de 76w pra 88w também, quando testei o 5600x de 76w pra 105w subiu uns 12-13c

Agora curioso pra saber se é da mobo/bios ou é comportamento normal da CPU dependendo se tá usando o PBO1 ou PBO2, mas não tenho mais o 5600x aqui pra testar

Eita kkkk bizarro isso mesmo, no 5800x/5900x/5950x sei que é normal eles chegarem a 1.5v stock pra single-core mas eles tem o boost um pouco mais alto então creio que seja esse o motivo, mas se sobe tudo isso a tensão e continua no mesmo clock tá estranho mesmo, ainda mais se a performance ficar praticamente a mesma, não imaginava que iria subir tanto a temp de 76w pra 88w também, quando testei o 5600x de 76w pra 105w subiu uns 12-13c

Agora curioso pra saber se é da mobo/bios ou é comportamento normal da CPU dependendo se tá usando o PBO1 ou PBO2, mas não tenho mais o 5600x aqui pra testar
Deve ser coisa do PBO1

Porque em AUTO, Disable e Enable tem o mesmo comportamento

Deve ser coisa do PBO1

Porque em AUTO, Disable e Enable tem o mesmo comportamento
Vai ver os Ryzen 5000 não se dão com ele mesmo, é foda que nem fica muito bem explicado essas coisas, uma opção com nome Precision Boost Overdrive com umonte de opção e dentro dela o Advanced que serve pra ativar o CO que é do Precision Boost Overdrive 2 mas não fica muito claro essas coisas, e dai a opção PBO Limits dentro do Precision Boost Overdrive, fica uma confusão do krl cada um falando PBO pra uma coisa e as vezes cada um pensando em uma opção diferente na bios, as fabricantes podiam deixar um pouco mais claro essas coisas na bios que ajudaria, agora com essa diferença de resultado aí fiquei mais curioso e confuso só kkkkk, mas interessante se tiver essa discrepância em todos os Ryzen 5000, se acontecer em todas as CPUs/mobos talvez seja mais um motivo pra algumas pessoas terem tensões/temps altas e outras não, já que algumas devem deixar o pbo em auto/disabled e outras devem deixar no advanced e o pbo limits em disabled, mas to apenas chutando mesmo, e na minha bios o Auto é a mesma coisa que Enabled, enquanto em outros casos que vejo geralmente é Disabled, bagunça demais kkk

Vai ver os Ryzen 5000 não se dão com ele mesmo, é foda que nem fica muito bem explicado essas coisas, uma opção com nome Precision Boost Overdrive com umonte de opção e dentro dela o Advanced que serve pra ativar o CO que é do Precision Boost Overdrive 2 mas não fica muito claro essas coisas, e dai a opção PBO Limits dentro do Precision Boost Overdrive, fica uma confusão do krl cada um falando PBO pra uma coisa e as vezes cada um pensando em uma opção diferente na bios, as fabricantes podiam deixar um pouco mais claro essas coisas na bios que ajudaria, agora com essa diferença de resultado aí fiquei mais curioso e confuso só kkkkk, mas interessante se tiver essa discrepância em todos os Ryzen 5000, se acontecer em todas as CPUs/mobos talvez seja mais um motivo pra algumas pessoas terem tensões/temps altas e outras não, já que algumas devem deixar o pbo em auto/disabled e outras devem deixar no advanced e o pbo limits em disabled, mas to apenas chutando mesmo, e na minha bios o Auto é a mesma coisa que Enabled, enquanto em outros casos que vejo geralmente é Disabled, bagunça demais kkk
Com certeza, isso deve variar de mobo para mobo
A minha não muda absolutamente nada, somente em advanced
Fui descobrir isso ontem fuçando as opções do limite de pbo

E pra mim, o stock do 5600x era ppt 88 e não 76!

Quanto tempo tem que deixar rodando esse Hydra. To querendo otimizar meu 5800x. Atualmente uso ele em stock, queria baixar um pouco as temps dele e se der melhorar um pouco a performance tb.

Então, coloquei CO -30 all cores mesmo, uso um 5600X. Deixei o boost sem acréscimo algum (máximo 4650mhz). Isso faz quase uma semana e não notei nenhuma instabilidade até agora, nenhuma tela azul ou WHEA error. Rodei Cinebench várias vezes e joguei bastante. A voltagem chega a 1.2375v, bem menos que os ~1.4v que alcançava antes.

Só acho que a temperatura ainda tá alta, uso um H80i v2 (equivale a um watercooler de 240mm), chegou a bater 78c no Fallout 4 cheio de mods. Estranho que no Cinebench não passa de 53c pra um core e 61c pra multicore. Acho que esse processador esquenta bastante mesmo, a gente vê gente fazendo teste em jogo por aí com menos de 60c de temperatura mas é provavelmente com ar condicionado e sem gabinete.

Última edição:
Então, coloquei CO -30 all cores mesmo, uso um 5600X. Deixei o boost sem acréscimo algum (máximo 4650mhz). Isso faz quase uma semana e não notei nenhuma instabilidade até agora, nenhuma tela azul ou WHEA error. Rodei Cinebench várias vezes e joguei bastante. A voltagem chega a 1.2375v, bem menos que os ~1.4v que alcançava antes.

Só acho que a temperatura ainda tá alta, uso um H80i v2 (equivale a um watercooler de 240mm), chegou a bater 78c no Fallout 4 cheio de mods. Estranho que no Cinebench não passa de 53c pra um core e 61c pra multicore. Acho que esse processador esquenta bastante mesmo, a gente vê gente fazendo teste em jogo por aí com menos de 60c de temperatura mas é provavelmente com ar condicionado e sem gabinete.
Deu sorte conseguir -30 em tudo, e sobre a temperatura varia bastante mesmo, tem que pesquisar casos iguais pra comparar (mesmo jogo, resolução, gráficos, GPU etc) e acaba sendo quase impossível de achar algo assim, no Cinebench aqui também fico de 62c~ pra baixo no 5800x a 95w dependendo da temp ambiente, mas mesmo se estiver frio e batendo 50c no Cinebench jogos ainda bate 60-65c, jogo pouquíssima coisa mas imagino que alguns jogos específicos que a galera costuma reclamar de temperatura poderia ficar um pouco mais quente que os 60-65c de sempre aqui também, e bastante reviewer costuma usar 21c~ ambiente mesmo, Peperaio é o único que costuma usar 31-32c e se não me engano open bench mesmo, apesar de que um bom gabinete afeta praticamente em nada nas temperaturas, em compensação alguns pioram coisa de 5-20c dependendo do caso

Só acho que a temperatura ainda tá alta, uso um H80i v2 (equivale a um watercooler de 240mm), chegou a bater 78c no Fallout 4
Meu 5600X resfriado por um humilde Gammaxx GTE v2 e CO, não passa de 62º em jogos. Já no stress de FPU no AIDA64 a temperatura fica entre 70º~74º, isso sem ar condicionado e no calor infernal do interior de SP.

Meu 5600X resfriado por um humilde Gammaxx GTE v2 e CO, não passa de 62º em jogos. Já no stress de FPU no AIDA64 a temperatura fica entre 70º~74º, isso sem ar condicionado e no calor infernal do interior de SP.
Se eu ligar o aida64 aqui em stock
Sem sacanagem, 80+ com o water kkkkk

Deu sorte conseguir -30 em tudo, e sobre a temperatura varia bastante mesmo, tem que pesquisar casos iguais pra comparar (mesmo jogo, resolução, gráficos, GPU etc) e acaba sendo quase impossível de achar algo assim, no Cinebench aqui também fico de 62c~ pra baixo no 5800x a 95w dependendo da temp ambiente, mas mesmo se estiver frio e batendo 50c no Cinebench jogos ainda bate 60-65c, jogo pouquíssima coisa mas imagino que alguns jogos específicos que a galera costuma reclamar de temperatura poderia ficar um pouco mais quente que os 60-65c de sempre aqui também, e bastante reviewer costuma usar 21c~ ambiente mesmo, Peperaio é o único que costuma usar 31-32c e se não me engano open bench mesmo, apesar de que um bom gabinete afeta praticamente em nada nas temperaturas, em compensação alguns pioram coisa de 5-20c dependendo do caso

5600X trata-se de um processador com menos núcleos então a chance da opção all core dar boa no PBO é maior.

To em Curitiba e tá brabo o calor. Eu uso um gabinete HAF-XM velho de guerra. Ele não é ruim de refrigeração, mas tem um probleminha no in-take que é apenas um fan de 200mm na frente. Coloquei o H80i atrás do gabinete e outros dois fans de 200mm no topo, todos out-take. Talvez eu mude a orientação dos fans do H80i pra in-take como teste, o problema é que o radiador fica logo acima da placa de vídeo que joga ar quente pra fora. Mas ainda assim pode ser que melhore a temperatura.

E a variação de temperatura depende muito da aplicação ou do jogo mesmo. Fallout 4 por exemplo tem gargalo extremo no CPU, o jogo tem engine antiga e DX11 que é muito limitado em draw calls e usa apenas um core pra isso. Tanto que tenho uma RTX 3070 agora e roda praticamente no mesmo FPS que a minha antiga GTX 1080.

Última edição:
Pessoal queria otimizar meu 5800x, to usando ele em stock, ele ta pegando em games máxima de 67ºC, mas queria melhorar o consumo dele e se der o desempenho. O que vocês aconselham eu começar? Vi q tem gente que baixa o vcore no offset e depois passa a mexer com o Curve Optimizer.

postando pra dar o feedback depois mais de 20 dias com PC rodando tudo e 0 problemas.

Ryzen 7 5700x
32GB 3600Mhz
Mobo X570 MSI

-30 com PBO limits disable e o resto em auto.
4651mhz, temp max foi de 71º e 1.22v

usei o video a baixo de base

Olha o tanto que joga de vcore com tudo em stock:
ZPKHacT.png

Apesar da temperatura do processador estar controlada, queria baixar isso, pois é energia disperdiçada. Queria ajuda por onde começar? Baixo o offset do vcore e assim que validar começo a brincar com o curve optimizer?

Olha o tanto que joga de vcore com tudo em stock:
ZPKHacT.png

Apesar da temperatura do processador estar controlada, queria baixar isso, pois é energia disperdiçada. Queria ajuda por onde começar? Baixo o offset do vcore e assim que validar começo a brincar com o curve optimizer?
5800x/5900x/5950x são assim mesmo, acho que pode chegar até 1,55v~ de VID, mas VID é apenas o voltage request, recomendaria monitorar pelo CPU Core Voltage (SVI2 TFN) e Vcore, mas de qualquer forma não é nada perigoso/arriscado e acho que mesmo nos Ryzen 3000 já era assim, essa tensão alta só é aplicada em situações de baixíssima corrente como bench single-core, jogos, tasks básicos que o CPU tá batendo o boost máximo (um pouco acima na verdade né, boost é 4,7 a princípio mas bate 4,85)

Eu não me preocuparia tanto a princípio, só fica de olho no consumo médio (CPU PPT, CPU Package Power, CPU Core Power), eu tenho 2 perfis do Windows aqui, o Balanceado que fica CPU em 99% min e máx e ele desativa o boost e fica em 3,7ghz~ e tenho o Alto Desempenho que fica em 100% min/máx e em 4,85ghz, pra uso leve como browsing/youtube etc a diferença de consumo médio entre um e outro é coisa de 2-3w no máximo, em 100% dá aqueles picos pra 50-60c mas é irrelevante, só que como não vejo nenhum ganho de desempenho/agilidade em tarefas simples geralmente deixo em 99%/3,7ghz quando tô em uso leve

Se quiser economizar energia em multi-core aí recomendaria alterar o PPT/TDC/EDC logo, e nunca vi fazerem offset de Vcore junto com CO mas pode ser uma opção talvez, não sei como os dois interagem já que ambos mexem na tensão, talvez seja mais difícil ainda de deixar estável

Aqui em casa eu rodei o treco automático aquele da AMD Ryzen Master no curve optimezer.
Ele disse -30 em all cores.
Fui no BIOS e ele já tinha deixado isso assim mesmo.
Só mudei o PBO Overide para + 150Mhz e diminui uns valores em PPT EDC e um outro que não lembro o nome.
Tá funfando bem, pegando 4.8ghz em jogo e 4650 em todos cores no cinebench.

Aqui em casa eu rodei o treco automático aquele da AMD Ryzen Master no curve optimezer.
Ele disse -30 em all cores.
Fui no BIOS e ele já tinha deixado isso assim mesmo.
Só mudei o PBO Overide para + 150Mhz e diminui uns valores em PPT EDC e um outro que não lembro o nome.
Tá funfando bem, pegando 4.8ghz em jogo e 4650 em todos cores no cinebench.
Rodei o Ryzen master ele deu esse resultado:
uvnbcZb.png

Sobre o PPT, EDC e TDC, que valores recomendam por no 5800x?

No meu deu all cores -30.... o seu deu per core mas todos ficaram -29, não entendi pq ele não deu all cores -29, que software loco.

6026281d-7a19-4cd3-bf7c-97da271f6ae8.jpg

PPT, EDC e TDC eu uso assim, lembrando que o 5700X é mais fraco que o 5800X, chuta valores no mínimo mais agressivos que esse.

aef6ab1e-ba58-460f-8ab9-4716ef338d3a.jpg

Dizem que o userbenchmark é ruim, mas eu gosto:

Geekbench:

cb23:
cb23.png

Users who are viewing this thread

Voltar