[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Poxa, to usando Curva negativa -20, PPT: 120, TDC: 85, EDC: 130 no 5800x, tava a mais de uma semana tudo rodando a mil maravilhas, derrepende jogando BF 2042 o pc simplesmente reiniciou. O estranho é que não acusou nenhum erro e nem registrou nenhum BSOD. Tem alguma forma de saber o que ocasionou o reinicio?

Estava vendo no log de eventos do windows e achei esse erro:
XGo0DSU.png


Isso quer dizer que o Núcleo 2 falhou?
Se não me engano WHEA 18 é (ou costuma ser) por causa do CO mesmo, geralmente só dá reboot direto e fica registrado esse log aí, recomendo dar uma pesquisada em WHEA 18 e APIC ID certinho, se não me engano é algo como Core 0 = APIC ID 0 e 1, Core 1 = APIC ID 2 e 3 etc mas é bom confirmar certinho, mas creio que seja o Core 1 (começando do 0)

Chegaram as peças, aproveitei pra realocar, tirei as fans cansadas da gamemax do gabinete, joguei as 2 de 140 pra frente, e deixei 2 de 120 em cima e 1 atrás. E deu uma melhorada consideravel. Tá sempre menos de 60 agora e idle tá 30~34.... placa de video também caiu uns 5 graus nessa mexida.
Quais eram os fans utilizados antes e quais tão agora? Parece ter dado uma diferença boa só na troca de fans aí, talvez uns 5-10c de redução na CPU?
 
Se não me engano WHEA 18 é (ou costuma ser) por causa do CO mesmo, geralmente só dá reboot direto e fica registrado esse log aí, recomendo dar uma pesquisada em WHEA 18 e APIC ID certinho, se não me engano é algo como Core 0 = APIC ID 0 e 1, Core 1 = APIC ID 2 e 3 etc mas é bom confirmar certinho, mas creio que seja o Core 1 (começando do 0)


Quais eram os fans utilizados antes e quais tão agora? Parece ter dado uma diferença boa só na troca de fans aí, talvez uns 5-10c de redução na CPU?
Pior q não tem haver com o CO não, pois vi no log tem um do ano passado com esse mesmo erro e nesta época eu deixava tudo do jeito que veio de fábrica. Vou atualizar o driver do chipset para ver se resolve.
 
Se não me engano WHEA 18 é (ou costuma ser) por causa do CO mesmo, geralmente só dá reboot direto e fica registrado esse log aí, recomendo dar uma pesquisada em WHEA 18 e APIC ID certinho, se não me engano é algo como Core 0 = APIC ID 0 e 1, Core 1 = APIC ID 2 e 3 etc mas é bom confirmar certinho, mas creio que seja o Core 1 (começando do 0)


Quais eram os fans utilizados antes e quais tão agora? Parece ter dado uma diferença boa só na troca de fans aí, talvez uns 5-10c de redução na CPU?
Antes estava assim (tinha preguiça de mexer no frontal...):
  • puxando:
    • frontal 3x120mm gamemax bigbowl (que vem com o gabinete, 36,79 CFM)
  • tirando:
    • superior: 2x140mm scythe kaze flex (100.8CFM)
    • traseiro: 1x120mm scythe kaze flex (51,17)
Atualmente:
  • puxando:
    • frontal 2x140mm kaze flex
  • tirando:
    • superior: 2x120mm kaze flex (comprei duas novas, porém só uma delas funciona 100%, a outra precisa de um empurraozinho se não não gira... não quis trocar por preguiça...)
    • traseiro: a mesma kaze flex de antes.
Esse gabinete é bem ruinzinho mesmo, mas no momento nem rola mexer mais nele. O phantom ali, mesmo antigo, colocando as fans da gamemax e realocando as da nzxt pra puxar o ar, ficou muito melhor. Além do fato dele ser bem mais espaçoso.

Futuramente penso em pegar algum full tower, ou algum desses "quadrados" com bastante espaço atrás da placa mãe. Tinha até visto esse Sharkoon Elite, ou um lian li dynamic, ou até mesmo aquele risemode galaxy glass, mas só olhando por cima mesmo, não faço ideia de quando vou pegar... Quando trocar, quero algo que case bem com air cooler, porque de jeito maneira consigo gostar de water cooler. Os ac são bem mais simples, sem essa teoria toda que nem os wc. ahuahuahua
 
Bom dia, gostaria de uma ajuda pra ajustar o PBO e o CO do meu 5700x, comprei e chegou essa semana, estou usando uma placa mãe ASUS B550M-PLUS TUF, a BIOS nãoexi em nadaz está tudo em stock no Auto. A refrigeração tô usando o Water Cooler DeepCool LE500 240 mm e 16 Gb de RAM XPG 3600 MHz CL 18
Alguém pode me ajudar?
 
Alguém pode me ajudar?
Cara, vou parecer grosseiro, mas não estou sendo, tá? hauhauahua
Dá uma boa lida no post inicial, vê uns videos no youtube, leia algumas paradas sobre o assunto e tenta dar uma "brincada".

É que não existe receita de bolo, ainda mais que a própria qualidade dos chips depende de sorte. Escolha um dos casos, teste e caso não ache satisfatório seu resultado, ou surja alguma dúvida posta que a galera responde de buenas. Ou pelo menos algo mais pontual pro povo ter como te dar uma luz. xD
 
Cara, vou parecer grosseiro, mas não estou sendo, tá? hauhauahua
Dá uma boa lida no post inicial, vê uns videos no youtube, leia algumas paradas sobre o assunto e tenta dar uma "brincada".

É que não existe receita de bolo, ainda mais que a própria qualidade dos chips depende de sorte. Escolha um dos casos, teste e caso não ache satisfatório seu resultado, ou surja alguma dúvida posta que a galera responde de buenas. Ou pelo menos algo mais pontual pro povo ter como te dar uma luz. xD

Não está sendo não, eu já li a primeira página, mas gostaria de macetes de quem tem um 5700x e placa mãe Asus b550m TUF, só isso. Sei muito bem da loteria do silício, não quero nenhum overclock agressivo, apenas um ganho de desempenho e um undervolt de leve.
Nada melhor do que falar com quem tem o mesmo kit que o seu pra passar dicas de ajuste fino e quais opções mexer na BIOS
 
Não está sendo não, eu já li a primeira página, mas gostaria de macetes de quem tem um 5700x e placa mãe Asus b550m TUF, só isso. Sei muito bem da loteria do silício, não quero nenhum overclock agressivo, apenas um ganho de desempenho e um undervolt de leve.
Nada melhor do que falar com quem tem o mesmo kit que o seu pra passar dicas de ajuste fino e quais opções mexer na BIOS
Eu diria que pro 5700x é basicamente

Quer aumentar desempenho multi-core? Aumenta os valores de PPT/TDC/EDC

Quer aumentar desempenho single-core? Não vai ter nenhum ganho expressivo porque já vem praticamente no limite, mas se quiser brinca com a opção de Clock Boost Override e bota +100-200 e vê como fica, CO também aumenta minimamente (pra benchmark pelo menos)

Quer reduzir tensão/temp? Faz o Curve Optimizer e usa os maiores valores que ficarem estáveis, taca logo -20 em tudo e testa, se ficar estável aumenta e se ficar instável diminui os valores dos cores instáveis, CO é bom de fazer de qualquer forma, reduz um pouco as temps e sobe (minimamente) a performance, mas só é mais visível mesmo em multi-core isso, os Ryzen 5000 já vem praticamente no talo quanto a desempenho single-core
 
Não está sendo não, eu já li a primeira página, mas gostaria de macetes de quem tem um 5700x e placa mãe Asus b550m TUF, só isso. Sei muito bem da loteria do silício, não quero nenhum overclock agressivo, apenas um ganho de desempenho e um undervolt de leve.
Nada melhor do que falar com quem tem o mesmo kit que o seu pra passar dicas de ajuste fino e quais opções mexer na BIOS
Na descrição do vídeo tem.
Olhe no tube tube.
 
Na descrição do vídeo tem.
Olhe no tube tube.

Esse vídeo caiu rsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu diria que pro 5700x é basicamente

Quer aumentar desempenho multi-core? Aumenta os valores de PPT/TDC/EDC

Quer aumentar desempenho single-core? Não vai ter nenhum ganho expressivo porque já vem praticamente no limite, mas se quiser brinca com a opção de Clock Boost Override e bota +100-200 e vê como fica, CO também aumenta minimamente (pra benchmark pelo menos)

Quer reduzir tensão/temp? Faz o Curve Optimizer e usa os maiores valores que ficarem estáveis, taca logo -20 em tudo e testa, se ficar estável aumenta e se ficar instável diminui os valores dos cores instáveis, CO é bom de fazer de qualquer forma, reduz um pouco as temps e sobe (minimamente) a performance, mas só é mais visível mesmo em multi-core isso, os Ryzen 5000 já vem praticamente no talo quanto a desempenho single-core
Minha intenção é mais reduzir um pouco as temperaturas e a tensão, já sabia um pouco do Curve Optimizer, mas não sei ajustar núcleo por núcleo.
 
Eu abri diagnostics, fui dormir e deixei rodando. Levantei o PC estava ligado mas sem vídeo nem nada. E aí ele estava no Step 52 onde o PC reinicia a cada 30 segundos. E agora nem sei olhar nada ali. N sei se ele tem algum profile estável. Não to entendendo nada. Mas eu parei o diagnóstico.

Edit: é uma 5700X numa Asus B550M TUF Gaming Plus, 32GB Ram Asgard 3600 (rodando em XMP)
 
Meu 5800x apenas como relato tava dando bsod em soft de render usado em trabalho, tive que mandar para a AMD que aprovou a garantia e vão me reembolsar quase 1000 a mais do que paguei por ele por causa da correção monetaria, vou para um 5950x :D
 
Meu 5800x apenas como relato tava dando bsod em soft de render usado em trabalho, tive que mandar para a AMD que aprovou a garantia e vão me reembolsar quase 1000 a mais do que paguei por ele por causa da correção monetaria, vou para um 5950x :D
É assim mesmo, quando meu 3800x deu ruim fiquei puto de ter que ficar sem PC, mas quando me falaram o valor que iriam reembolsar fiquei feliz demais..kkkkkk

Com o valor do reembolso eu comprei um 5800x, um purificador de agua pra casa e ainda sobrou uma merreca pra tomar um sorvete...kkkkkkk

 
É assim mesmo, quando meu 3800x deu ruim fiquei puto de ter que ficar sem PC, mas quando me falaram o valor que iriam reembolsar fiquei feliz demais..kkkkkk

Com o valor do reembolso eu comprei um 5800x, um purificador de agua pra casa e ainda sobrou uma merreca pra tomar um sorvete...kkkkkkk

Terminei pegando um 5900x cheguei a conclusão que o 5950x seria um desperdicio de verba onde não teria uso para tantos nucleos mesmo envolvendo na parte de render que é onde trabalho, o custo beneficio do 5900x na kabum ta uma dlç com nota todo certinho.

Não demora quase nada os caras são rapidos segue prova da correção monetaria do valor da NF da Kabum ao reembolso da AMD isso me surpreendeu.

NF KABUM


Reembolso AMD

 
Última edição:
Dá pra fazer algum tipo de undervolt no 5800x3d com pbo numa mobo da nzxt/asrock ou com pbo tuner?
 
Terminei pegando um 5900x cheguei a conclusão que o 5950x seria um desperdicio de verba onde não teria uso para tantos nucleos mesmo envolvendo na parte de render que é onde trabalho, o custo beneficio do 5900x na kabum ta uma dlç com nota todo certinho.

Não demora quase nada os caras são rapidos segue prova da correção monetaria do valor da NF da Kabum ao reembolso da AMD isso me surpreendeu.

NF KABUM


Reembolso AMD

Valor bom demais

Vai pegar o 5900x e sobra muita grana ainda, bom demais!
 
Última edição:
Normalmente jogo em 4k max com uma rtx 4090 e mesmo assim tenho notado um pouco de gargalo com 5600x.
Dei uma lida na primeira pagina e fui ver o que conseguia...
Depois de quase uma hora cheguei nesse resultado.

pNtyFsn.jpg


Ganhei de 3, 5 fps media em alguns jogos, mas a maior diferença foram nos fps mínimos, mesmo assim fez pouca diferença na % de uso da 4090.
Alguns jogos como A Plague Tale Requiem estão crashando após 5, 10 min de jogo.
 
Normalmente jogo em 4k max com uma rtx 4090 e mesmo assim tenho notado um pouco de gargalo com 5600x.
Dei uma lida na primeira pagina e fui ver o que conseguia...
Depois de quase uma hora cheguei nesse resultado.

pNtyFsn.jpg


Ganhei de 3, 5 fps media em alguns jogos, mas a maior diferença foram nos fps mínimos, mesmo assim fez pouca diferença na % de uso da 4090.
Alguns jogos como A Plague Tale Requiem estão crashando após 5, 10 min de jogo.
Rapaz o single core podia ta maior mas 16gb para jogo tbm é pouco hoje.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sr´s bom dia o que acham do resultado do 5900x que por sinal chegou ontem fiz um ajuste ''grosso modo'' até então estavel por enquanto.



 
Última edição:
Porr...aa já passou da hora da fabricantes colocarem um CLEAR CMOS ao alcance das mão hein .... va pa pqp....
 
Porr...aa já passou da hora da fabricantes colocarem um CLEAR CMOS ao alcance das mão hein .... va pa pqp....
Mobos premium já possuem isso no painel traseiro

A melhor coisa qiue fizeram na minha opinião foi mudar aquele esquem,a antigo de ter que mudar o strap do pino 1 e 2 para o 2 e 3 para um agora que vc só precisa dar um "curto", já melhorou demais na minha opinião
 
Galera montei agora uma nova config

ryzen 5950x
asus dark hero x570
memoria g.skill 2x16gb 3800 cl14

O que mais ta me incomodando é os picos temps que ele da +65C quando vc abre chorme, ou alguma outra tarefa da um pico temp e depois cai é normal isso ?

Bom eu não curto overclock, rodo tudo em stock mesmo, mas o que achei estranho nessa bios da asus é que tem duas seções para definir o PBO

Acabei definindo os mesmos valores em:
AI Tweaker
AMD Advanced Overclocking
A unica coisa que eu fiz foi setar os valores PBO padrão para não deixar em AUTO
AOvlnQ4.jpg

U79tI07.jpg

eALhhud.jpg

6P0DT8b.jpg

TBd1vFM.jpg

J5Vzqhd.png



Oque eu queria saber mesmo é se está tudo certo, esses picos de temp é normal ? no teste de extress do OCCT LINPACK a temperatura não passa de 65C
 
Galera montei agora uma nova config

ryzen 5950x
asus dark hero x570
memoria g.skill 2x16gb 3800 cl14

O que mais ta me incomodando é os picos temps que ele da +65C quando vc abre chorme, ou alguma outra tarefa da um pico temp e depois cai é normal isso ?

Bom eu não curto overclock, rodo tudo em stock mesmo, mas o que achei estranho nessa bios da asus é que tem duas seções para definir o PBO

Acabei definindo os mesmos valores em:
AI Tweaker
AMD Advanced Overclocking
A unica coisa que eu fiz foi setar os valores PBO padrão para não deixar em AUTO
AOvlnQ4.jpg

U79tI07.jpg

eALhhud.jpg

6P0DT8b.jpg

TBd1vFM.jpg

J5Vzqhd.png

Oque eu queria saber mesmo é se está tudo certo, esses picos de temp é normal ? no teste de extress do OCCT LINPACK a temperatura não passa de 65C
Sobre a temperatura é normal sim de abrir uns app´s ele reagir rapido so achei meio baixo os scores
 
Galera montei agora uma nova config

ryzen 5950x
asus dark hero x570
memoria g.skill 2x16gb 3800 cl14

O que mais ta me incomodando é os picos temps que ele da +65C quando vc abre chorme, ou alguma outra tarefa da um pico temp e depois cai é normal isso ?

Bom eu não curto overclock, rodo tudo em stock mesmo, mas o que achei estranho nessa bios da asus é que tem duas seções para definir o PBO

Acabei definindo os mesmos valores em:
AI Tweaker
AMD Advanced Overclocking
A unica coisa que eu fiz foi setar os valores PBO padrão para não deixar em AUTO
AOvlnQ4.jpg

U79tI07.jpg

eALhhud.jpg

6P0DT8b.jpg

TBd1vFM.jpg

J5Vzqhd.png

Oque eu queria saber mesmo é se está tudo certo, esses picos de temp é normal ? no teste de extress do OCCT LINPACK a temperatura não passa de 65C
Rapaz... ta usando o que pra refrigerar essa CPU? Um radiador de carro é?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo