[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos RHBH
  • Data de Início Data de Início
Repita o teste com tudo em stock.
Se não der erro, o problema é seu undervolt.
Se ocorrer problema em stock, acione a garantia.
Se você mudar 0.1mv e der erro, pode ser que seu processador esteja extremamente limitado dentro dos padrões mínimos.
É o que chamam de loteria do silício.
Com -0.1 deu, com -0.05 tbm deu, no auto só com CO -30 em 30 min não deu erro, não existe teste no OCCT com baixo uso do CPU e somente alto clocks? Esse é o cenário dos jogos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Meu antigo 5600G que era bom demais pra não dar problema com CO -30 + undervolt de 0.1?

Última edição:
Com -0.1 deu, com -0.05 tbm deu, no auto só com CO -30 em 30 min não deu erro, não existe teste no OCCT com baixo uso do CPU e somente alto clocks? Esse é o cenário dos jogos.

Meu antigo 5600G que era bom demais pra não dar problema com CO -30 + undervolt de 0.1?
Na vdd em um jogo, pode dar um pico de processamento ou alternância entre os núcleos que gerem esse erro e teu jogo feche ou o PC reinicie.
Esse teste do OCCT só acelera a chance de um erro aparecer.
Você pode ter passado por um antigo bom demais e ter pego um novo bom de menos, é questão de sorte/azar.

Na vdd em um jogo, pode dar um pico de processamento ou alternância entre os núcleos que gerem esse erro e teu jogo feche ou o PC reinicie.
Esse teste do OCCT só acelera a chance de um erro aparecer.
Você pode ter passado por um antigo bom demais e ter pego um novo bom de menos, é questão de sorte/azar.
Verdade, faz parte, fiz um quarto teste com a voltagem em auto e infelizmente com 25 minutos deram alguns erros no core 3 mas depois continuou sem erro até em 50 min, diminui o CO dele para -25, deixei voltagem em -0,05 e estou fazendo o 5° teste. O primeiro teste com voltagem -0,1 tinha dado erro no começo no core 6 e ficou preso só nele pois não parava de aparecer até eu cancelar o teste, o segundo teste com -0.05 deu no começo mas foi no core 3, como aconteceu novamente no quarto em voltagem padrão após 25 minutos, então por enquanto a conclusão é que nem -0,1v é possível estável e nem CO -30 no core 3, espero que seja só isso.

Outro erro em núcleo diferente, realmente não dá pra tirar nem 0.05v, vou deixar em auto e só com CO.

Última edição:
Lembrando que nem todo erro do OCCT é relacionado ao processado, se vc tem OC de memória, ele também pode acusar erro, ex. timings muito baixos não dão erro no AIDA e os valores da fotinho do "meu benchmark é muito f#" podem dar uma série de erros no OCCT.
Como sugestão do melhor valor para seu CO, utilize o Ryzen Master, ele faz isso direitinho.

Lembrando que nem todo erro do OCCT é relacionado ao processado, se vc tem OC de memória, ele também pode acusar erro, ex. timings muito baixos não dão erro no AIDA e os valores da fotinho do "meu benchmark é muito f#" podem dar uma série de erros no OCCT.
Como sugestão do melhor valor para seu CO, utilize o Ryzen Master, ele faz isso direitinho.
Acabou os erros em 2h de stress, precisei aumentar pra -20 o core 3. Já erro de Memória tinha outros sintomas, acredito que não cause reinicio assim aleatórios, quando eu tinha erros no TM5 dava BSOD ou programas fechando repentinamente, mas sei que BSOD pode ser muitas coisas.

Estava rodando um teste com 3 núcleos e jogando por algum tempo e reiniciou de novo kkk e o OCCT mostrou que teve 0 erros de antes de reiniciar, uso do CPU estava mais ou menos 60%. Curiosidade o OCCD apesar de ficar dando erros nunca fez reiniciar.

Última edição:
Fiz o teste da fonte e reiniciou, mas não sei se é a fonte ou as temperaturas que ficaram muito altas, CPU 94, CPU SOC 72, APU GFX 89, isso é motivo pra reiniciar? Lembrando que também reiniciou sem erro no teste do corecycler depois de 8h usando só uns 10%.

galera to otimizando meu 5600 e cheguei nas seguintes configs: PPT 96; TDC 65; EDC 80, CO -25 nos melhores cores e -30 nos demais. Qual o melhor teste para estabilidade??? vi que se passar no y cruncher ja é suficiente, isso procede???

Engraçado que não consigo usar o CO de uma forma correta na minha b450m steel legend + 5600x
O single fica com a tensão altíssima, para mais de 1.35+

E a temperatura jogando fica muito alta, sempre acima de 60 graus.
Queria deixar ele em stock mas não consigo aceitar um processador de 65w batendo 70 graus, 65 jogando fallen order.

Em 4.4 ele mal bate 55 em carga com 1.12mv e 4.5 male male 61-63 usando 1.18mv

Se eu colocar minha curva aqui em ppt 76 tdc 60 edc 90 e -28 -25 -15(melhor) -10(segundo melhor) -28 -15 ainda as temperaturas ficam altíssimas

Desanima usar um processador assim

Desculpa se já tiverem perguntado, mas faz alguma diferença deixar os limites do PBO no automático ou setar manualmente os limites stock do processador? Qual das duas opções é mais recomendável?

Minha intenção é mexer só no CO e deixar o resto stock.

Então, testei eu mesmo.

Vi aqui que aparentemente o auto sobe os limites automaticamente. O clock e o desempenho em multi-thread aumentam em comparação a setar os valores stock no manual, mas o CPU esquenta pra cacete pra esse ganho aparecer.

Não tive a mesma sorte fazendo undervolt do Ryzen que tive fazendo na RTX com o Afterburner. Na GPU, na média dos testes eu derrubei as temperaturas em 5° e ganhei 3% de performance.

Já no Ryzen eu tentei várias combinações. CO all cores -10 e all cores -20, PPT auto, fixo em 76 e fixo em 88...

Com o PPT fixo em 76W, teve um ganho de performance irrisório em multithread, cerca de 2%, e a temperatura se manteve a mesma que em stock.

Com o PPT auto e com ele fixo em 88W, o resultado foi mais ou menos o mesmo nos dois casos. 6% de ganho em multi, zero de ganho em single, zero de ganho em jogos. Temperatura igual em jogos, mas muito mais quente em stress, uns 10° mais quente. Ainda ficou abaixo de 80°, mas não vi sentido em manter isso e ainda ter risco de instabilidade. Desliguei o PBO. Se não há ganho em jogos, não me ajuda. Minhas temps já estão controladas, até pq o 5600 é um processador frio. Mesmo se não estivesse, eu não consegui abaixar as temps com o CO também, então...

CO em -10 vs -20 aqui não deu diferença nenhuma, mesmo resultado em ambos.

Última edição:
[flood]

Lendo o tópico agora eu vi que o desempenho que eu queria tava era no boost de clock e não no CO.

Meu 5600 pegou relax 4650Mhz setando +200, com PPT em 76W, pra um ganho de pouco mais de 4% no score de single. O clock em multithread ficou só nos 4200, mas brincando com o CO aqui eu consegui subir ele pra casa dos 4300-4400, mantendo aquele ganho de 6% sobre stock e sem nenhum watt e nenhum °C a mais.

Retiro o que disse, vale a pena cutucar o PBO. Partiu testar estabilidade, mês que vem a gente se fala.

[flood]

Lendo o tópico agora eu vi que o desempenho que eu queria tava era no boost de clock e não no CO.

Meu 5600 pegou relax 4650Mhz setando +200, com PPT em 76W, pra um ganho de pouco mais de 4% no score de single. O clock em multithread ficou só nos 4200, mas brincando com o CO aqui eu consegui subir ele pra casa dos 4300-4400, mantendo aquele ganho de 6% sobre stock e sem nenhum watt e nenhum °C a mais.

Retiro o que disse, vale a pena cutucar o PBO. Partiu testar estabilidade, mês que vem a gente se fala.
Alterando o PPT/TDC/EDC ou boost clock creio que não é pra ter problema de estabilidade, acho que no máximo o CPU não vai chegar sempre no boost extra máximo mas não é pra ter problemas de reboot etc como no CO por falta de tensão. E em jogos o ganho foi o mesmo dos benchs?

Alterando o PPT/TDC/EDC ou boost clock creio que não é pra ter problema de estabilidade, acho que no máximo o CPU não vai chegar sempre no boost extra máximo mas não é pra ter problemas de reboot etc como no CO por falta de tensão. E em jogos o ganho foi o mesmo dos benchs?

Bom saber. Se eu ficar com preguiça eu desativo o CO e aceito o overzinho grátis do boost.

Agora que vc perguntou, fiz o bench aqui no Forza Horizon 4 e no F1 2020. Tive que botar em 720p/low pra tirar o gargalo da GPU, mas mesmo assim o FPS ficou igual em stock (PBO auto) e com o boost de +200MHz e -20 no CO, diferencinha de margem de erro. Xiii, esperava essa não.

Bom saber. Se eu ficar com preguiça eu desativo o CO e aceito o overzinho grátis do boost.

Agora que vc perguntou, fiz o bench aqui no Forza Horizon 4 e no F1 2020. Tive que botar em 720p/low pra tirar o gargalo da GPU, mas mesmo assim o FPS ficou igual em stock (PBO auto) e com o boost de +200MHz e -20 no CO, diferencinha de margem de erro. Xiii, esperava essa não.
É por aí mesmo, em bench geralmente dá alguma coisa mas "na prática" mesmo em jogos costuma não alterar ou ser efetivamente nulo o ganho, mesmo que seja consistentemente melhor acaba ficando numa margem de erro de uns 2%, nos Ryzen 3000 pra cima acho que nem precisa estressar tentando ganhar desempenho single-core, acho que onde pode dar algum ganho mais visível é em jogos que já bate >300-400 fps, mas aí se subir de 400 pra 410 acho que é meio que tanto faz também kkkk

O boost extra nunca nem cheguei a mexer aqui porque não vi ninguém com ganho perceptível de single-core, além do boost mais alto precisar de tensão mais alta e junto com CO talvez traga mais instabilidade que só o CO, não lembro de ver casos de instabilidade só com o boost clock mas já vi gente rodando estável com o CO e após botar boost clock ficou instável

Acho interessante o PBO (ou só alterar o PPT/TDC/EDC manual) pra quem usa multi-core e precisa dar um gás em CPUs com limite muito conservador (5600/5700x com 76w ou 5900x/5950x com 142w) ou reduzir um pouco os valores das que são muito altas (Ryzen 5800x e Ryzen 7000x em geral) pra dar uma segurada nas temps com nenhuma ou mínima perda de performance, e no final o CO pra dar um chorinho a mais e possivelmente uma queda de temp em algumas situações

Aqui reduzi o 5800x dos 142w stock pra 95w de PPT e dependendo da tarefa (multi-core apenas) cai uns 15-20c pra uns <5% de desempenho, com o CO dá uma subidinha e nos 95w + CO fica quase igual (CPU-Z igual e R20 4% a menos, varia) aos 142w stock mas bem mais frio/eficiente, facilita até na hora de comprar cooler dependendo do caso, sacrifica um tiquinho que é imperceptível e economiza uma grana boa, pra jogos como to usando 4k agora, até usando sem o boost clock (99% no perfil energia no Windows) por volta dos 3,7ghz acaba sobrando desempenho, fica +- o desempenho do 3700x em single e multi mas rodando a <45w e 25-45c a depender do jogo e temp ambiente

É por aí mesmo, em bench geralmente dá alguma coisa mas "na prática" mesmo em jogos costuma não alterar ou ser efetivamente nulo o ganho, mesmo que seja consistentemente melhor acaba ficando numa margem de erro de uns 2%, nos Ryzen 3000 pra cima acho que nem precisa estressar tentando ganhar desempenho single-core, acho que onde pode dar algum ganho mais visível é em jogos que já bate >300-400 fps, mas aí se subir de 400 pra 410 acho que é meio que tanto faz também kkkk

O boost extra nunca nem cheguei a mexer aqui porque não vi ninguém com ganho perceptível de single-core, além do boost mais alto precisar de tensão mais alta e junto com CO talvez traga mais instabilidade que só o CO, não lembro de ver casos de instabilidade só com o boost clock mas já vi gente rodando estável com o CO e após botar boost clock ficou instável

Acho interessante o PBO (ou só alterar o PPT/TDC/EDC manual) pra quem usa multi-core e precisa dar um gás em CPUs com limite muito conservador (5600/5700x com 76w ou 5900x/5950x com 142w) ou reduzir um pouco os valores das que são muito altas (Ryzen 5800x e Ryzen 7000x em geral) pra dar uma segurada nas temps com nenhuma ou mínima perda de performance, e no final o CO pra dar um chorinho a mais e possivelmente uma queda de temp em algumas situações

Aqui reduzi o 5800x dos 142w stock pra 95w de PPT e dependendo da tarefa (multi-core apenas) cai uns 15-20c pra uns <5% de desempenho, com o CO dá uma subidinha e nos 95w + CO fica quase igual (CPU-Z igual e R20 4% a menos, varia) aos 142w stock mas bem mais frio/eficiente, facilita até na hora de comprar cooler dependendo do caso, sacrifica um tiquinho que é imperceptível e economiza uma grana boa, pra jogos como to usando 4k agora, até usando sem o boost clock (99% no perfil energia no Windows) por volta dos 3,7ghz acaba sobrando desempenho, fica +- o desempenho do 3700x em single e multi mas rodando a <45w e 25-45c a depender do jogo e temp ambiente

É, tô chegando à conclusão que não vale a dor de cabeça pra mim não, é muito marginal o ganho (quando existe) pra tanto tempo a perder com testes.

Onde senti mudança radical foi mesmo nas temperaturas quando eu acidentalmente setei PPT mais alto.

O que me leva a pensar se eu não fiz besteira em não pegar o 5800X3D pra capar com o PBO em vez de pegar o 5600. Eu desisti do X3D justo por causa das temps e do power draw, não tava a fim de ser obrigado a trocar de cooler e ainda forçar minha fontezinha de 550. Mas enfim, agora já foi, economizei também então tá bom, kk

É, tô chegando à conclusão que não vale a dor de cabeça pra mim não, é muito marginal o ganho (quando existe) pra tanto tempo a perder com testes.

Onde senti mudança radical foi mesmo nas temperaturas quando eu acidentalmente setei PPT mais alto.

O que me leva a pensar se eu não fiz besteira em não pegar o 5800X3D pra capar com o PBO em vez de pegar o 5600. Eu desisti do X3D justo por causa das temps e do power draw, não tava a fim de ser obrigado a trocar de cooler e ainda forçar minha fontezinha de 550. Mas enfim, agora já foi, economizei também então tá bom, kk
Melhor configuração para o 5600/5600x é clock fixo
Temperatura fica baixinha consumindo pouco.
Aqui uso em 4.4 com 1.12 e 4.5 com 1.2

Meu amigo com 5600 normal dele usava 4.7 com 1.22v, hoje ele pulou para o 5800x3d

Meu amigo com 5600 normal dele usava 4.7 com 1.22v, hoje ele pulou para o 5800x3d

Valeu, vou testar.

Valeu, vou testar.
Testa ai, fica bem melhor
O meu em 4.4 fica super frio.
No PBO ou mesmo em STOCK, fazendo os testes já vi onde está o problema da alta temperatura e tensão
O núcleo 1, 2 e 3(melhor core) trabalham com tensões abaixo de 1.22 para segurar 4.6, enquanto o 4(segundo melhor), 5 e 6 só acima de 1.32, então quando to jogando ou alguma aplicação que ficam os cores a 4650 a tensão fica sempre em 1.32-1.33+ justamente para compensar o core 4 5 e 6

Aqui consegui com -30, -20 e -15.

To fazendo benchmark para pegar aquela curva entre undervolt e performance.

clock fixo degrada o cpu. PBO com scalar no 1X é o jeito mais safe de controlar a temperatura

clock fixo degrada o cpu. PBO com scalar no 1X é o jeito mais safe de controlar a temperatura
Tem algum artigo falando sobre isso?
Meu all cores fica em 1.35-1.38 e temp acima de 60 sempre com cpu em stock
Não faz sentido eu usar 1.2v e 4500 com temp 48-55 e degradar o cpu

Última edição:
Pessoal, uma dúvida de leigo.
Estou pensando em pegar um 5950X, pelos testes que vi, ele em stock é mais frio que o 5900X.

Porém em OC o 5950X fica bem mais quente que o 5900X em OC.

Queria saber, se eu só colocar o 5950X com as opções default da placa-mãe (no caso a MSI MAG B550 Tomahawk), o processador vai ficar em stock, ou ainda é preciso desativar algo na placa-mãe?

Pois pretendo usar em stock mesmo, vi que o 5950X é bem eficiente em stock.
Sei que tem uns lances do PBO, que dependendo de como estiver configurado na bios, ele vai esquentar muito. Acredito que nem o meu Corsair iCUE H150i PRO XT vai manter em uma boa temperatura. Só que sou bem leigo nisso de PBO.

Pessoal, uma dúvida de leigo.
Estou pensando em pegar um 5950X, pelos testes que vi, ele em stock é mais frio que o 5900X.

Porém em OC o 5950X fica bem mais quente que o 5900X em OC.

Queria saber, se eu só colocar o 5950X com as opções default da placa-mãe (no caso a MSI MAG B550 Tomahawk), o processador vai ficar em stock, ou ainda é preciso desativar algo na placa-mãe?

Pois pretendo usar em stock mesmo, vi que o 5950X é bem eficiente em stock.
Sei que tem uns lances do PBO, que dependendo de como estiver configurado na bios, ele vai esquentar muito. Acredito que nem o meu Corsair iCUE H150i PRO XT vai manter em uma boa temperatura. Só que sou bem leigo nisso de PBO.

A sua placa é a mesma que a minha atual (antiga foi pro saco).
O R7 5950X, consta na lista dela de CPU, com a bios: 7C91vA7 e 7C91vA4.

Ele em stock a placa mãe aguenta e seu AIO é de 360mm (3xfan). Deixar o pump no 100% e talvez trocar o fan por um de alta pressão se ver que não aguenta (fiz isso aqui). Gabinete ai tem refrigeração?

Agora pelo relatos que li, se deixar a placa mãe cuidar do PBO vem mais temperatura nesse processador. outra coisa é deixar o offset sempre o menor possível com o clock que quer atingir. Limita o PPT em 150w,

A sua placa é a mesma que a minha atual (antiga foi pro saco).
O R7 5950X, consta na lista dela de CPU, com a bios: 7C91vA7 e 7C91vA4.

Ele em stock a placa mãe aguenta e seu AIO é de 360mm (3xfan). Deixar o pump no 100% e talvez trocar o fan por um de alta pressão se ver que não aguenta (fiz isso aqui). Gabinete ai tem refrigeração?

Agora pelo relatos que li, se deixar a placa mãe cuidar do PBO vem mais temperatura nesse processador. outra coisa é deixar o offset sempre o menor possível com o clock que quer atingir. Limita o PPT em 150w,

Caso não aguente, vou fazer isso de trocar os fan do Water Cooler.

Quando comprei meu gabinete, dei preferência para um gabinete que coubesse um WC de 360mm no topo, e que não fosse muito caro,
então não me sobrou muitas opções na época. Ele é um Cougar Gemini S Iron Gray. Diria que não é um fluxo de ar dos mais ideais, pois na frente não é muito aberto,
mas também não é pessímo. Na frente tem umas aberturas e em baixo também.
Anexei uma imagem mostrando o fluxo de ar como está. As setas em azul são a direção do ar dos fans.

Os 3 fans em cima são da Corsair que vieram com o WC, os outros são esse: Deepcool RF120M RGB 120mm.

Essa que é minha dúvida, se eu só montar o processador na placa-mãe, (sem mudar configuração nenhuma na bios) o processador vai trabalhar em stock?
Ou é preciso desativar algo na bios da placa-mãe para o processador ficar em stock?

Sobre o offset e PPT que você mencionou, confesso que vou dar uma pesquisada melhor, e ler também mais aqui no forum mesmo, pois não tenho muito conhecimento.
Mas vou anotar esse valor 150w de PPT que você informou.

OBS: Eu usava esse mesmo pc com o WC e fans do jeito que está, porém com um 5900X e outra placa-mãe, uma Asus Tuf Gaming B550 Plus, e as temperaturas ficavam boas,
só que eu nunca alterei nada na bios da minha antiga placa-mãe então eu não sei se estava em stock ou não.

Meu 5900X foi para o RMA, hoje recebi o reembolso e já comprei o 5950X, assim que chegar vou conseguir testar

Última edição:
Engraçado que não consigo usar o CO de uma forma correta na minha b450m steel legend + 5600x
O single fica com a tensão altíssima, para mais de 1.35+

E a temperatura jogando fica muito alta, sempre acima de 60 graus.
Queria deixar ele em stock mas não consigo aceitar um processador de 65w batendo 70 graus, 65 jogando fallen order.

Em 4.4 ele mal bate 55 em carga com 1.12mv e 4.5 male male 61-63 usando 1.18mv

Se eu colocar minha curva aqui em ppt 76 tdc 60 edc 90 e -28 -25 -15(melhor) -10(segundo melhor) -28 -15 ainda as temperaturas ficam altíssimas

Desanima usar um processador assim
deixa o pbo scalar em 1X

Users who are viewing this thread

Voltar