Isso que é foda. Só de assistir vídeo online e usar o visual studio code, olha a temperatura da criança:
![]()
Fora que cada pico desse as fans do radiador aceleram junto. As vezes faz isso só de abrir uma aba no chrome.Por isso que eu desisti do PBO e uso multi travado.
desde que comprei o meu 5900x eu repito isso aqui e os fanboys ficam putos, ryzen não sabem se gerenciar, ás vezes vc está em um menu de um jogo e tá o processador com 3% de uso mas em boost clock máximo e vcore de 1.48v, aí vc vai pra dentro do jogo em si e ele se gerencia bem, ou não, tem jogos que é simplesmente bizonho o gerenciamento dele tb, bizarro esse 50w aí em 2% de uso tb, mas é o que mais acontece, ao entrar no menu do cs go o meu 5900x bate os 140wIsso que é foda. Só de assistir vídeo online e usar o visual studio code, olha a temperatura da criança:
![]()
Mas aí é simplesmente fazer uma curva de fans ou fazer controle manual com perfis salvos, ou se quiser algo ainda mais fácil, simplesmente trocar o perfil de energia do Windows deve resolver, deixa o balanceado em 99% de min/máx que deve desativar o clock boost, no meu 5800x fica em 3,7ghz~ e pronto, 0 spikes de temperatura e resolvido em coisa de segundos sem precisar instalar nada, apesar que mesmo deixando o boost solto o consumo/temp média não mudam praticamente nada, já fiz o teste rodando pra "uso básico" do PC com 1 semana rodando limitado e 1 semana rodando a 100% e teve uma diferença de 2-3w no consumo médio, apesar que pra tarefas simples não tem diferença de desempenho então não tem problema nenhum limitar tambémFora que cada pico desse as fans do radiador aceleram junto. As vezes faz isso só de abrir uma aba no chrome.
Provavelmente tanto PPT quanto EDC, era 5600x né? 4850 é 200mhz acima da spec e também vai depender do jogo em si, provavelmente tem jogo que vai macetar a CPU e sequer vai pegar 4.85 ou 4.8, sem contar que alguns 5600x podem conseguir e outros não a depender da binnagem, muitas variáveis e muito trabalho e estresse pra pouca diferença no final das contas, boost por boost faz mais sentido pegar um 5800x/5900x/5950x e tentar pegar 5ghz se for pelo número em si, mas o 5800x3D rodando a 4ghz provavelmente vai atropelar todos esses aí mesmo com eles a 4,85 ou 5ghzQueria conseguir manter o boost de 4850 em single mas nunca consigo no meu aqui
Já tentei 95 60 90
105 80 105 e nos jogos fica sempre oscilando entre 4700-4800
Qual é o responsável pelo boost do processador, ppt ou edc?
Não tem "valor ideal", se tem refrigeração suficiente e quiser garantir que vai ter o melhor do melhor mesmo que a diferença possa ser de só 0,1% então pode botar 500w/500a/500a, o CPU só vai usar o que o software pedir de qualquer forma, e alterar esses valores em geral é mais pra ganho de multi-core no caso de CPUs com PPT muito baixo ou redução de temp em CPUs de PPT muito altotenho um R5 5600x com um galahad 360mm e RAM a 4000mhz cl16 1:1 IF
quais os valores ideais pra eu pôr no PPT, EDC e TDC, estou usando override de 200mhz, queria manter e co eu tava usando -20 allcores
Tá tendo problemas com temperatura ou? O 5600g é um processador de consumo baixo já, não acho tão interessante a princípio fazer uma redução dos limites de energia dele, Curve Optimizer ou offset de tensão é interessante de fazer se quiser reduzir as temps mantendo o desempenho ou até ganhando alguma mixaria a mais, basicamente Curve Optimizer o melhor cenário seria conseguir -30 em todos cores mas cada CPU é único então só você testando aí pra ver no que dá, e no offset de tensão eu começaria com algo como -50mv e botaria -10mv até dar crash ou estar satisfeito com as temperaturasGostaria de ajuda pro cenário 5 (Undervolt) em um R5 5600G. Nunca mexi com isso.
Então não extrairia mais nenhum potencial sem custar energia, certo? Não tenho problemas de temperatura, só achei interessante o fato de poder economizar no gasto reduzindo algumas configurações, como é visto em outros processadores sem o G. ValewsTá tendo problemas com temperatura ou? O 5600g é um processador de consumo baixo já, não acho tão interessante a princípio fazer uma redução dos limites de energia dele, Curve Optimizer ou offset de tensão é interessante de fazer se quiser reduzir as temps mantendo o desempenho ou até ganhando alguma mixaria a mais, basicamente Curve Optimizer o melhor cenário seria conseguir -30 em todos cores mas cada CPU é único então só você testando aí pra ver no que dá, e no offset de tensão eu começaria com algo como -50mv e botaria -10mv até dar crash ou estar satisfeito com as temperaturas
Mas basicamente, se reduzir ainda mais o limite de energia (que já é baixo) vai ter uma perda significativa de desempenho multi-core, e single-core no geral tende a se manter a mesma coisa, pra um teste simples pode ver se na sua bios tem Eco Mode 45w ou algo assim
Depende, desempenho em single-core ou multi-core? Via de regra qualquer ganho em single é praticamente desprezível nos Ryzen (pelo menos 3000 pra cima), em multi-core dá pra ter um ganho legal em alguns CPUs que tem PPT muito baixo, mas consumo maior vem sempre acompanhado de aumento de maior temperatura, pra alguns casos é interessante e pra outros não, aí depende se o foco é jogos ou produtividadeEntão não extrairia mais nenhum potencial sem custar energia, certo? Não tenho problemas de temperatura, só achei interessante o fato de poder economizar no gasto reduzindo algumas configurações, como é visto em outros processadores sem o G. Valews
Com 1.15v não consegue clock maior? Dei uma olhada por cima aqui e parece que talvez consiga subir uns 200-300mhz nessa tensão ainda baseado em resultados de outros users, se compensa ou não aí é questão de testar ele stock vs com esse OC, ver como o single-core e multi-core são afetados e comparar mas creio que não vai mudar muita coisa a princípio, temperatura já deve ser baixa tanto stock quanto nessa tensão/clock e rodando a 65c tem muita margem pra reduzir rotação dos fans e deixar silencioso4.1Ghz com 1.15 de voltagem no Ryzen 5 5600 dentro do Ryzen Master. Cinebench bateu no max 65 graus com airflow do gabinete todo fudido, compensa manter assim ou é melhor deixar em stock? Meu objetivo é baixar temperatura e manter um gabinete full silencioso.
Sua placa mãe é A320? Acredito que não tenha opção pra ativar o PBO.Olá pessoal, na minha busca por dicas de um melhor Undervolt em meu R5 5600 eu acabei aqui e entendi completamente o que deveria fazer, porém ao baixar e abrir o Ryzen Master aparece está mensagem e não libera profile ou nenhum informação para ser mexida e editada no Ryzen Master posso somente visualizar os valores atuais processador. ERRO: "Overclocking feature is not supported by the processor. Hence only current view is visible and you will not be able to switch to other profiles.". Alguém ja viu este erro e/ou saberia me ajudar?
É a A520m A-PRO da MSISua placa mãe é A320? Acredito que não tenha opção pra ativar o PBO.
Não vejo a hora de fazer upgrade do meu 5800x para o futuro Ryzen 8800x3D, além desse processador esquentar demais mesmo usando watercooler custom ainda tive o azar de pegar um bronze sample que é bem problemático pra overclock e diminuir o vcore, estou testando os valores do pbo limits que o insanee420 está usando e diminuiu o multicore pra 4.5ghz e o vcora pra 1.25v no benchmark cinebench R24, usando C.O -15 nos 2 melhores núcleos e -20 no restoIsso que é foda. Só de assistir vídeo online e usar o visual studio code, olha a temperatura da criança:
![]()
9800X3DNão vejo a hora de fazer upgrade do meu 5800x para o futuro Ryzen 8800x3D, além desse processador esquentar demais mesmo usando watercooler custom ainda tive o azar de pegar um bronze sample que é bem problemático pra overclock e diminuir o vcore, estou testando os valores do pbo limits que o insanee420 está usando e diminuiu o multicore pra 4.5ghz e o vcora pra 1.25v no benchmark cinebench R24, usando C.O -15 nos 2 melhores núcleos e -20 no resto
9800X3D
Os Ryzen 8000 são as APU da série 7000
Se não me engano é isso, confere produção?
Mas qual é o cenário completo? De temperatura ambiente, quais temps tá batendo (e onde), quantos watts dissipados nessa temperatura etc, porque tem gente usando o mesmo CPU com AC de entrada como o Gammaxx e dá pra segurar, mas dependendo de onde/como estiver medindo a temp vai ser sempre quente porque é uma área muito pequena dissipando muito calor e o gargalo acaba sendo a velocidade de transferência do die pro IHS pro coldplate, então mesmo botando o melhor cooler do mundo as vezes não traz o resultado esperado, mas considerando que mesmo em coolers básicos dá pra segurar o tranco imagino que não esteja numa situação crítica com um WC customNão vejo a hora de fazer upgrade do meu 5800x para o futuro Ryzen 8800x3D, além desse processador esquentar demais mesmo usando watercooler custom