• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

kkkk nada eu to usando o corsair H170i mas eu uso com todos os coolers no maximo, eu não me incomodo com barulho não kkkkkkkk
Eu acho que tem algo restringindo seu cpu alguma configuração, normalmente ele chega a uns 80 85 graus, eu gosto de ajuste para ficar abaixo dos 80 mas sua pontuação no multi ta meio baixa sim.
 
Existe alguma recomendação, se faço undervolt e fixo o clock no max, ou se faço pbo limitando W..
ou se apenas faço um undervolt offset
 
Galera bom domingo a todos segue uma duvida, para saber os melhores nucleos via Ryzen Master é os OS ou OC? Tendo em vista que existe uma discrepancia entre o HwInfo64 e o Ryzen master quando se trata de nucleos ''prediletos'' seguem prints.



 
Última edição:
Meu ryzen 9 5900x esta com undervolt e limitado em 85 graus celsius no controlador termico da bios.

Eu renderizo muito nele (media 8 horas por dia) e sempre ele fica 70-85 (tem um hidrocooler 120mm corsair e pasta termica muito boa) durante a renderizacao e 40 - 55 idle...apesar de no site oficial dizer que ele suporta 95 graus celsius me gerou a duvida se trabalhar assim tao proximo do limite.

Voces acham que eu mantenho 85 graus celsius como limite para extrair a melhor performace ou reduzo para 80, 75, 70 graus ?

Obs: Onde moro e muito quente e nao tem ar condicionado, isso ajuda ele a ficar uns 5 graus acima da media ...
 
Meu ryzen 9 5900x esta com undervolt e limitado em 85 graus celsius no controlador termico da bios.

Eu renderizo muito nele (media 8 horas por dia) e sempre ele fica 70-85 (tem um hidrocooler 120mm corsair e pasta termica muito boa) durante a renderizacao e 40 - 55 idle...apesar de no site oficial dizer que ele suporta 95 graus celsius me gerou a duvida se trabalhar assim tao proximo do limite.

Voces acham que eu mantenho 85 graus celsius como limite para extrair a melhor performace ou reduzo para 80, 75, 70 graus ?

Obs: Onde moro e muito quente e nao tem ar condicionado, isso ajuda ele a ficar uns 5 graus acima da media ...
Limitado em 85 está bom já

Eu no seu lugar investiria em um cooler melhor , como vc mora em lugar quente e usa para render que exige muito do CPU, acho um wc de 120mm pouco para o 5900x
 
Meu ryzen 9 5900x esta com undervolt e limitado em 85 graus celsius no controlador termico da bios.

Eu renderizo muito nele (media 8 horas por dia) e sempre ele fica 70-85 (tem um hidrocooler 120mm corsair e pasta termica muito boa) durante a renderizacao e 40 - 55 idle...apesar de no site oficial dizer que ele suporta 95 graus celsius me gerou a duvida se trabalhar assim tao proximo do limite.

Voces acham que eu mantenho 85 graus celsius como limite para extrair a melhor performace ou reduzo para 80, 75, 70 graus ?

Obs: Onde moro e muito quente e nao tem ar condicionado, isso ajuda ele a ficar uns 5 graus acima da media ...

Perdi meu 5800x por confiar nesses dados da AMD tive que pedir garantia, qual soft tu usa pra renderizar 8h dia caraca o meu foi em geoprocessamento.
 
Perdi meu 5800x por confiar nesses dados da AMD tive que pedir garantia, qual soft tu usa pra renderizar 8h dia caraca o meu foi em geoprocessamento.
Eu trabalho com geoprocessamento tambem arcgis pro, mas o uso e bem pouco do processador.

Porém minha esposa usa o dia inteiro esse computador para gerar imagens de projetos arquitetônicos no VRAY

Vou limitar em 80º a temperatura do processador, fiquei com medo depois de ler seu comentario ... e comprar um hidrocooler 360 mm em breve.
 
Caras, desculpem a pergunta idiota, mas é pq essa parada realmente não é pra mim.

Tem como fazer um undervolt o mais simples possível? Digo, sem ter que mexer em todas aquelas coisas (PPT, TDC, EDC, scalar e os caraio)

To com um ryzen 5 5600 e o bicho esquenta (e talvez o meu gabinete sharkoon TG5 não esteja ajudando muito...)
Hoje instalei um gammaxx 400 v2 e ele conseguiu diminuir em ~20°C, mas eu ainda gostaria de poder baixar mais um pouquinho se fosse possível.

Pelo o que eu havia entendido, o undervolt serviria para baixar a temp enquanto mantendo os mesmos clocks (que no caso do 5600, seria 4.4GHz)
A intenção é só essa mesmo; manter a performance diminuindo um pouco a temp.

Enfim, tem como? Se usasse somente o CO com um valor negativo por exemplo, daria resultado? Ou tem que fazer todo aquele paranauê para funcionar?


EDIT: se eu baixar o ryzen master e for na aba Curve Optimizer e mandar ele fazer o processo automaticamente pra mim, é isso? Undervolt estará feito, e aí é rodar um teste no Cinebench pra comparar a pontuação e verificar a temp?
 
Última edição:
Caras, desculpem a pergunta idiota, mas é pq essa parada realmente não é pra mim.

Tem como fazer um undervolt o mais simples possível? Digo, sem ter que mexer em todas aquelas coisas (PPT, TDC, EDC, scalar e os caraio)

To com um ryzen 5 5600 e o bicho esquenta (e talvez o meu gabinete sharkoon TG5 não esteja ajudando muito...)
Hoje instalei um gammaxx 400 v2 e ele conseguiu diminuir em ~20°C, mas eu ainda gostaria de poder baixar mais um pouquinho se fosse possível.

Pelo o que eu havia entendido, o undervolt serviria para baixar a temp enquanto mantendo os mesmos clocks (que no caso do 5600, seria 4.4GHz)
A intenção é só essa mesmo; manter a performance diminuindo um pouco a temp.

Enfim, tem como? Se usasse somente o CO com um valor negativo por exemplo, daria resultado? Ou tem que fazer todo aquele paranauê para funcionar?


EDIT: se eu baixar o ryzen master e for na aba Curve Optimizer e mandar ele fazer o processo automaticamente pra mim, é isso? Undervolt estará feito, e aí é rodar um teste no Cinebench pra comparar a pontuação e verificar a temp?
Pode usar o Ryzen Master mas muita gente que usou disse que o programa ficou 1hora lá e botou valores que nem ficaram estáveis no final mas a ideia é essa aí, testar em stock e ver as tensões, temperatura etc e depois testar novamente com CO ativo pra comparar, se possível comparar também em jogos além de Cinebench pra ver o ganho real de temperatura

Pra agilizar pode começar direto com uns -20 e se ficar estável descer mais (-20 pra -25) ou se instável conferir qual core deu crash e subir o valor (-20 pra -15) e ir até onde der, aí poderia ir testando em uso real mesmo caso não se importe de tomar um reboot de vez em quando, já que nem todo mundo vai querer ficar testando toda config por horas/dias em X programas
 
Pode usar o Ryzen Master mas muita gente que usou disse que o programa ficou 1hora lá e botou valores que nem ficaram estáveis no final mas a ideia é essa aí, testar em stock e ver as tensões, temperatura etc e depois testar novamente com CO ativo pra comparar, se possível comparar também em jogos além de Cinebench pra ver o ganho real de temperatura

Pra agilizar pode começar direto com uns -20 e se ficar estável descer mais (-20 pra -25) ou se instável conferir qual core deu crash e subir o valor (-20 pra -15) e ir até onde der, aí poderia ir testando em uso real mesmo caso não se importe de tomar um reboot de vez em quando, já que nem todo mundo vai querer ficar testando toda config por horas/dias em X programas

Tava fazendo isso agora rs
Mas fui pela bios mesmo (gigabyte b550 aorus elite v1). Coloquei o PBO em advanced, fui no CO e coloquei -10.

Rodei o cinebench e tá quase igual ao stock. Power package, temps, clocks, voltagem, tudo igual. Só a pontuação que deu um pouco mais (186 pontos). Esqueci de fazer algo na bios? Não mudei nada além do que falei acima.

Aliás, o clock máximo desse 5600 deveria ser 4.4GHz, e ele até registra esse clock como valor máximo, mas no teste ele passa a maior parte do tempo em 4.2 (isso antes de eu ter mudado a voltagem)


PS: cinebench é bem tranquilo em termos de temp (68°C no máximo), é o Ark que toca o terror aqui (chegando a 80° mesmo com o cooler novo). Que joguinho miserável. Talvez seja o calor da gpu também, já que no cinebench ela não faz nada. O airflow desse Tg5 é meio bosta.
 
Caras, desculpem a pergunta idiota, mas é pq essa parada realmente não é pra mim.

Tem como fazer um undervolt o mais simples possível? Digo, sem ter que mexer em todas aquelas coisas (PPT, TDC, EDC, scalar e os caraio)

To com um ryzen 5 5600 e o bicho esquenta (e talvez o meu gabinete sharkoon TG5 não esteja ajudando muito...)
Hoje instalei um gammaxx 400 v2 e ele conseguiu diminuir em ~20°C, mas eu ainda gostaria de poder baixar mais um pouquinho se fosse possível.

Pelo o que eu havia entendido, o undervolt serviria para baixar a temp enquanto mantendo os mesmos clocks (que no caso do 5600, seria 4.4GHz)
A intenção é só essa mesmo; manter a performance diminuindo um pouco a temp.

Enfim, tem como? Se usasse somente o CO com um valor negativo por exemplo, daria resultado? Ou tem que fazer todo aquele paranauê para funcionar?


EDIT: se eu baixar o ryzen master e for na aba Curve Optimizer e mandar ele fazer o processo automaticamente pra mim, é isso? Undervolt estará feito, e aí é rodar um teste no Cinebench pra comparar a pontuação e verificar a temp?
Eu tenho uma 5900x e apenas deixando o CO negativo em 30, limitador da temperatura "thermal throttle" em 85º C apenas para ter certeza que não iria queimar e o PBO limits desativado foram o suficientes para estabilizar a CPU.


---------------------------------------

Precision Boost overdrive "Advanced"
PBO Limits "Disable"
Thermal throttle limit "85º C"

----------------------------------------

Curve optimize
Allcores
Negative
30


Rode o cinebench r23 para ver se fica estável e é isso.
 
Última edição:
Rodei o cinebench e tá quase igual ao stock. Power package, temps, clocks, voltagem, tudo igual

Corrigindo aqui, a voltagem máxima ficou 50 mV abaixo (provavelmente por isso a pontuação maior)

Edit: testando com - 20 agora. Agora a cpu consegue se manter em 4.3GHz. A voltagem caiu um pouco mais, mas o consumo (77W) e a temp (68°) se mantém (no cinebench). Pontuação subiu mais 176.

Então é assim mesmo que funciona, né? O sistema vê que dá pra ir mais além e, ao invés de diminuir a temp e o consumo, ele simplesmente sobe mais uma marcha e vamos.

Então nesse meu caso o undervolt está sendo só pra aumentar a performance mesmo, pq a temp vai ficar na mesma (a menos que eu limite o clock)
 
Última edição:
Tava fazendo isso agora rs
Mas fui pela bios mesmo (gigabyte b550 aorus elite v1). Coloquei o PBO em advanced, fui no CO e coloquei -10.

Rodei o cinebench e tá quase igual ao stock. Power package, temps, clocks, voltagem, tudo igual. Só a pontuação que deu um pouco mais (186 pontos). Esqueci de fazer algo na bios? Não mudei nada além do que falei acima.

Aliás, o clock máximo desse 5600 deveria ser 4.4GHz, e ele até registra esse clock como valor máximo, mas no teste ele passa a maior parte do tempo em 4.2 (isso antes de eu ter mudado a voltagem)


PS: cinebench é bem tranquilo em termos de temp (68°C no máximo), é o Ark que toca o terror aqui (chegando a 80° mesmo com o cooler novo). Que joguinho miserável. Talvez seja o calor da gpu também, já que no cinebench ela não faz nada. O airflow desse Tg5 é meio bosta.
Sim, no Cinebench só o CPU estressa e sendo pouca potência pode ser que nem dê tempo de acumular calor, agora quando tem GPU gerando calor junto (e as vezes jogando ar quente na CPU), gabinete sem muito airflow e um tempo mais longo (mais calor acumulado) aí pode acabar piorando

E sobre o clock aí não sei o comportamento exato do 5600 mas o clock boost via de regra é pra single-core em geral, se tacar todos os cores a 100% ele vai ficar abaixo mesmo, e mesmo entre vários testes que deixam em 100% o resultado (clock exato, consumo, temperatura, etc) pode variar porque cada aplicação pode trabalhar diferente, aqui CPU-Z stress e Cinebench dão discrepância de clock e temperatura embora o consumo por exemplo seja o mesmo
 
CO em -30 (é o máximo que dá pra ir?), rodei o cinebench duas vezes e o Prime95 (esse por uns 30 min). Temp máxima foi 70° nos dois. Rodei o Ark também, e dessa vez deu pra ver a temp um pouco menor (mas a temp ambiente pode estar interferindo).

Acho que é isso então. Nos piores casos a cpu deverá chegar nos 70° mesmo. Queria diminuir isso sem perder performance, mas não deu. O verão aqui meio que já está passando, então o ano que vem é que será o teste dele. Talvez tivesse sido melhor ter pego o ag620, mas sei lá se faria muita diferença. Talvez mais pra frente eu troque os fans do gabinete pra melhorar o airflow.

De qualquer forma, valeu pela ajuda insanee420 e shinolo
 
CO em -30 (é o máximo que dá pra ir?), rodei o cinebench duas vezes e o Prime95 (esse por uns 30 min). Temp máxima foi 70° nos dois. Rodei o Ark também, e dessa vez deu pra ver a temp um pouco menor (mas a temp ambiente pode estar interferindo).

Acho que é isso então. Nos piores casos a cpu deverá chegar nos 70° mesmo. Queria diminuir isso sem perder performance, mas não deu. O verão aqui meio que já está passando, então o ano que vem é que será o teste dele. Talvez tivesse sido melhor ter pego o ag620, mas sei lá se faria muita diferença. Talvez mais pra frente eu troque os fans do gabinete pra melhorar o airflow.

De qualquer forma, valeu pela ajuda insanee420 e shinolo
Pelo menos na minha placa mae B550 o maximo é 30.

Mas 70º C está otimo ... para melhorar mais que isso so um gabinete grande, coolers de qualidade, pasta termica e quem sabe um ar condicionado no ambiente.

70º C está bemmmm longe do máximo que fica em torno de 95º C pelo site da AMD na maioria dos processadores serie 5000
 
CO em -30 (é o máximo que dá pra ir?), rodei o cinebench duas vezes e o Prime95 (esse por uns 30 min). Temp máxima foi 70° nos dois. Rodei o Ark também, e dessa vez deu pra ver a temp um pouco menor (mas a temp ambiente pode estar interferindo).

Acho que é isso então. Nos piores casos a cpu deverá chegar nos 70° mesmo. Queria diminuir isso sem perder performance, mas não deu. O verão aqui meio que já está passando, então o ano que vem é que será o teste dele. Talvez tivesse sido melhor ter pego o ag620, mas sei lá se faria muita diferença. Talvez mais pra frente eu troque os fans do gabinete pra melhorar o airflow.

De qualquer forma, valeu pela ajuda insanee420 e shinolo
O AG620 provavelmente daria uma ajuda mas não seria um ganho tão grande as vezes, o ideal é comparar em cenários iguais, se esquenta no Ark teria que ver a temp que outras pessoas pegam porque as vezes é característico mesmo, aqui no 5800x a 95w em Cinebench fico abaixo dos 60c mas alguns jogos passam um pouco dos 65c por exemplo, no 5600x mesma coisa de bater 53c~ em Cinebench mas jogos chegar ali nos 60c, em jogos complicado também que dependendo da resolução, GPU etc vai variar também então é difícil comparar com outra pessoa pra ter uma base

E o gabinete sendo praticamente todo fechado na frente eu pensaria em troca de gabinete mesmo ao invés de investir em fans, mas só caso seja bem necessário mesmo porque 70c ainda tá tranquilo e a temp não vai fugir tanto disso até, caso queira experimentar dá pra diminuir o uso máx de CPU no Windows de 100% pra 99% aí a CPU desativa o boost clock e vai cair temperatura/consumo mas parte do desempenho vai junto

No meu 5800x comparando 4,85ghz stock vs 3,7ghz~ dele limitado assim perco na faixa de 10-15% mas aí as temps ficam em <45c (dependendo de jogo/temp ambiente etc), como sou limitado pela GPU aqui acabo usando bastante assim já que a 3,7ghz ainda sobra desempenho da CPU (fica próximo de um 3700x), e outra coisa seria tentar limitar manualmente na bios o PPT pra ver como afeta (aí deixaria 100% uso máx da CPU mesmo), stock é 76/77w, poderia experimentar com algo entre 60-65w de máximo e ver como fica a performance e temperatura
 
70º C está bemmmm longe do máximo que fica em torno de 95º C pelo site da AMD na maioria dos processadores serie 5000

Nem fala, cooler stock tava batendo 95°C aqui no Ark (coisa de 5 min com o jogo aberto). Aquele wraith stealth e nada é a mesma coisa.

aqui no 5800x a 95w em Cinebench fico abaixo dos 60c

Caramba, temp linda considerando esse consumo. Aqui nos 77W ficou em 70°. Esse Vento Pro deve ajudar bem também.
Mas é isso, ao menos já tá bem melhor do que com o cooler stock (que nem dava pra usar). Na próxima terei mais cuidado na escolha do gabinete/airflow lol
 
5700X com PBO batendo 95W jogando, fritando o cooler podre, azar o que eu gosto de ver é o gasto da placa de vídeo em 100% e não ter engasgo por causa de CPU recebendo pouca energia. Se está ruim, cooler novo é a solução.

Captura-de-Tela-217.png
 
5700X com PBO batendo 95W jogando, fritando o cooler podre, azar o que eu gosto de ver é o gasto da placa de vídeo em 100% e não ter engasgo por causa de CPU recebendo pouca energia. Se está ruim, cooler novo é a solução.

Captura-de-Tela-217.png
75ºc está dentro do limite pra mim ainda

Da pra usar de boa
 
duvida de novato aqui galera

estou com uma b550 tuf + 5600 e nos sensores sempre tem 1 core que está bem mais quente que os outros

nas temperaturas ele mostra como principal o "cpu temperature" que é o mesmo que aparece na BIOS, e o package temperature que sempre está uns 5-8º mais quente

qual sensor devo levar em consideração?
 
Pessoal, boa noite!
Sou noob nesse lance de fazer undervolt e overclock. Assisti diversos vídeos antes de me aventurar, mas alguns dados achei por aqui, neste tópico.
Dei uma olhada geral em algumas páginas aqui, em especial naquelas onde estava se tratando de PCs com specs parecidas com a do meu (da assinatura).
Consegui uma configuração do PBO, aparentemente estável, que atendeu o que eu pretendia: manutenção ou leve melhora de performance, e temperatura menor.
Ainda, estou utilizando o Fan Control para controlar as ventoinhas de forma a gerar um bom fluxo de ar com o mínimo de ruído quando não necessário.
Moro no MS, e aqui costuma ser meio quente quase que full-time. Poucos períodos do ano faz frio, e geralmente passa rápido.
Sem o ar condicionado (32°C hoje), e antes do PBO, temps estavam em 49-54°C em idle e 70-77°C em load (ainda não testei essa versão atual do PBO com o ar desligado).
Contudo, com o ar condicionado funcionando (20-21°C), e após realizar o PBO (foram diversos testes até então), temps estão em 38-42°C em idle e 62-69°C em load.
Configurações utilizadas no momento (após boa exploração, e sem querer exagerar, tentei ser um tanto conservador nas configs):
PBO - Advanced
PBO Limits - Manual
PPT - 93
TDC - 58
EDC - 92
PBO Scalar - Manual (1x)
Curve Optimizer - per core (negative 17, 17, 15, 17, 15, 17, 17, 17) (cores 03 e 05 são os preferenciais, então setei eles acima, mas não tentei baixar mais que 17)
Max CPU Boost Clock Override - Manual (150)
Testes - Cinebench R23, AIDA64 Stress Test, UserBenchmark e 3DMark (Fire Extreme, Time Spy Ultra)

jIK7Yas.png

No AIDA64 passou de boa, e nos testes do UserBenchmark e do 3DMark, consegui a maior pontuação já obtida com esse PC até então.

Aceito ideias/correções/críticas caso tenha feito alguma cagada.
:yeah:

EDIT - ainda ontem de noite, joguei Horizon Dawn Zero por cerca de 30 minutos, com tudo no ULTRA, e a temperatura da CPU não passou de 57°C (ar ligado). Única coisa que estou tentando lembrar onde checar é a temperatura do VRM. Antes do PBO, lembro de ter visto que estava batendo 87°C, com load. Não acredito que vá demandar muito mais, pois não usei valores muito altos, mas melhor precaver.
 
Última edição:
Aceito ideias/correções/críticas caso tenha feito alguma cagada.
:yeah:

EDIT - ainda ontem de noite, joguei Horizon Dawn Zero por cerca de 30 minutos, com tudo no ULTRA, e a temperatura da CPU não passou de 57°C (ar ligado). Única coisa que estou tentando lembrar onde checar é a temperatura do VRM. Antes do PBO, lembro de ter visto que estava batendo 87°C, com load. Não acredito que vá demandar muito mais, pois não usei valores muito altos, mas melhor precaver.
A princípio nada, se conseguisse valores mais altos de CO é sempre bom mas aí depende da CPU e tem o risco de instabilidade e chatice de testar pra uma melhora pequena muitas vezes, ficou similar como uso o meu 5800x aqui reduzido pra 95w/60a/90a e CO na faixa de -15 também pra maioria dos cores, tirando um que precisa ficar em -5 pra ficar estável, e no Hwinfo deve encontrar algum sensor VRM/MOS mas a mobo vai segurar tranquilo, mas achei curioso a temp da CPU estar alta antes (e o VRM a 87c) já que o 5700x vem com 76w de fábrica então a princípio deu uma subidinha no valor stock e as temps caíram, a não ser que possivelmente estava com algum setting ligado e passando da config padrão da CPU antes
 
A princípio nada, se conseguisse valores mais altos de CO é sempre bom mas aí depende da CPU e tem o risco de instabilidade e chatice de testar pra uma melhora pequena muitas vezes, ficou similar como uso o meu 5800x aqui reduzido pra 95w/60a/90a e CO na faixa de -15 também pra maioria dos cores, tirando um que precisa ficar em -5 pra ficar estável, e no Hwinfo deve encontrar algum sensor VRM/MOS mas a mobo vai segurar tranquilo, mas achei curioso a temp da CPU estar alta antes (e o VRM a 87c) já que o 5700x vem com 76w de fábrica então a princípio deu uma subidinha no valor stock e as temps caíram, a não ser que possivelmente estava com algum setting ligado e passando da config padrão da CPU antes
Quero confirmar essa temperatura, pode ser que tenha viajado e visto outra coisa nada a ver, mas tenho quase certeza de ter visto um "VRM" lá antes (que não achei ontem). Até porque, meu 5700X estava todo stock antes, e teoricamente, mudei pouquíssimo para cima os limites (stock 88/60/90 - PBO 93/58/92).
 
Quero confirmar essa temperatura, pode ser que tenha viajado e visto outra coisa nada a ver, mas tenho quase certeza de ter visto um "VRM" lá antes (que não achei ontem). Até porque, meu 5700X estava todo stock antes, e teoricamente, mudei pouquíssimo para cima os limites (stock 88/60/90 - PBO 93/58/92).
Sim, é tanto sensor que confunde kkkkkk, e o 5700x stock tem 76w de PPT como o 5600/5600x e não 88w (como o 3700x era por exemplo), então de 76w pra 93w deveria ter um aumento perceptível de temperatura, que foi o que estranhei, o 5800x aqui testei nos 142w stock, em 110w e 95w e achei que 95w fica excelente em desempenho x consumo/temp, roda gelado e poderia subir um pouquinho mais até pra uns 100-105w talvez, e abaixo disso testei em 88w por um tempo se não me engano mas o multi-core caiu consideravelmente pra quase nenhuma mudança de temp e consumo aí voltei pros 95w e mantive assim
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo