• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Guia PBO2 + CO / Undervolt em Ryzen 5000 / Como reduzir temperaturas e aumentar a performance

Sim, é tanto sensor que confunde kkkkkk, e o 5700x stock tem 76w de PPT como o 5600/5600x e não 88w (como o 3700x era por exemplo), então de 76w pra 93w deveria ter um aumento perceptível de temperatura, que foi o que estranhei, o 5800x aqui testei nos 142w stock, em 110w e 95w e achei que 95w fica excelente em desempenho x consumo/temp, roda gelado e poderia subir um pouquinho mais até pra uns 100-105w talvez, e abaixo disso testei em 88w por um tempo se não me engano mas o multi-core caiu consideravelmente pra quase nenhuma mudança de temp e consumo aí voltei pros 95w e mantive assim
Confesso que achei poucas infos sobre os valores stock do 5700X, aí me baseei na informação de limites operacionais que tem no primeiro post desse tópico para setar meus limites, e fui fazendo uns testes extras para chegar em um ponto legal entre temperatura e desempenho, e que parece estável. Nos valores que setei, os três praticamente topam juntos em stress (só PPT ficou com uma folga de 0.9W). Meu principal foco era baixar a temperatura e manter o desempenho, e se ganhasse um pouco, já era lucro. ACHO que atingi o objetivo, mas ainda demanda teste de estabilidade com o tempo de uso, e até por isso postei aqui também.

kokWHh9.jpeg
 
Confesso que achei poucas infos sobre os valores stock do 5700X, aí me baseei na informação de limites operacionais que tem no primeiro post desse tópico para setar meus limites, e fui fazendo uns testes extras para chegar em um ponto legal entre temperatura e desempenho, e que parece estável. Nos valores que setei, os três praticamente topam juntos em stress (só PPT ficou com uma folga de 0.9W). Meu principal foco era baixar a temperatura e manter o desempenho, e se ganhasse um pouco, já era lucro. ACHO que atingi o objetivo, mas ainda demanda teste de estabilidade com o tempo de uso, e até por isso postei aqui também.

kokWHh9.jpeg
Realmente é difícil de achar o povo mostrando direitinho o consumo total stock, acho que tem no Ryzen Master ou dá pra confirmar se tiver com o PBO Disabled e rodar algum teste de stress e o PPT não deve passar de 76-77w, não testei o 5700x pessoalmente mas tenho 99% de certeza que é esse valor mesmo, 5600x já tive 2 e confirmei que não passava dos 76w, e também tive o 3700x e esse de fato era 88w então varia de modelo e possivelmente de geração, os Ryzen G também creio que era um valor ainda diferente desses 2, apesar de no final serem apenas detalhes já que a diferença é pouca

E sobre o PPT/TDC/EDC toparem juntos possivelmente vai variar da tarefa que estiver rodando, no geral recomendo que sempre seja testado no uso real de cada um já que benchmark não representa um cenário ideal pra todos e entre benchmarks mesmo pode ter variação de comportamento, mas se já confirmou melhora nas temperaturas aí então tudo certo

Eu aqui nem fiquei fazendo testes de estabilidade nem nada, quando botei o 5800x só taquei o CO e deixei rolar, pra load (além do R20 e CPU-Z que usei pra validar score/temperatura etc) testei jogar enquanto streamava em qualidade alta (x264 6000 kbps 1080p60 preset slow e medium) e aí tomei um reboot em 2 cores e dei uma reduzida no CO, em idle/low-load mesmo nunca tive reboot, possivelmente poderia subir o CO já que a única coisa que deu reboot foi nesse teste de jogo + stream e eu sempre uso NVENC mesmo então a CPU fica livre nessas situações

Aqui meu post antigo de quando instalei o 5800x e dei uma testada rápida e umas coisas que percebi

Em stock no CPU-Z bateu 100% de EDC antes de chegar nos 142w stock, já no Cinebench EDC e PPT ficam juntos em 100%
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c

Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c


fpN4SmX.png



sdH2TeT.png



KdCtPKO.png



blnIsHP.jpg

E aqui embora os 2 estejam cravados nos 95w tem diferença no clock, tensão, temperatura etc
CPU-Z Bench 666 Single, 6577 Multi (6620 Stress), -0,4% multi-core
Temp 65c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -13c/-29w stock
ΔTdie = 34c

Cinebench R20 - 5630pts~, -5,6% stock (Aqui que eu fui me tocar que o Hwinfo tava faltando coisa e ajeitei como eu uso normalmente)
Temp 60c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -21c/-47w stock
ΔTdie = 29c


ezJbHYp.png



DVsZjiv.png



sRIOTBK.png



BUfgsRn.jpg


Botei -10 nos melhores cores e -15 no resto logo de cara, instalei o processador agorinha e ainda não fiz todos testes de estabilidade, é só pra ter mais um resultado e ver como fica comparado com 95w sem CO e com ele stock
 
Realmente é difícil de achar o povo mostrando direitinho o consumo total stock, acho que tem no Ryzen Master ou dá pra confirmar se tiver com o PBO Disabled e rodar algum teste de stress e o PPT não deve passar de 76-77w, não testei o 5700x pessoalmente mas tenho 99% de certeza que é esse valor mesmo, 5600x já tive 2 e confirmei que não passava dos 76w, e também tive o 3700x e esse de fato era 88w então varia de modelo e possivelmente de geração, os Ryzen G também creio que era um valor ainda diferente desses 2, apesar de no final serem apenas detalhes já que a diferença é pouca

E sobre o PPT/TDC/EDC toparem juntos possivelmente vai variar da tarefa que estiver rodando, no geral recomendo que sempre seja testado no uso real de cada um já que benchmark não representa um cenário ideal pra todos e entre benchmarks mesmo pode ter variação de comportamento, mas se já confirmou melhora nas temperaturas aí então tudo certo

Eu aqui nem fiquei fazendo testes de estabilidade nem nada, quando botei o 5800x só taquei o CO e deixei rolar, pra load (além do R20 e CPU-Z que usei pra validar score/temperatura etc) testei jogar enquanto streamava em qualidade alta (x264 6000 kbps 1080p60 preset slow e medium) e aí tomei um reboot em 2 cores e dei uma reduzida no CO, em idle/low-load mesmo nunca tive reboot, possivelmente poderia subir o CO já que a única coisa que deu reboot foi nesse teste de jogo + stream e eu sempre uso NVENC mesmo então a CPU fica livre nessas situações

Aqui meu post antigo de quando instalei o 5800x e dei uma testada rápida e umas coisas que percebi

Em stock no CPU-Z bateu 100% de EDC antes de chegar nos 142w stock, já no Cinebench EDC e PPT ficam juntos em 100%
CPU-Z Bench 656 Single, 6658 Multi (6610 Stress)
Temp 78c, 124w consumo (bateu limite de EDC antes de chegar a 142w PPT)
ΔTdie = 47c

Cinebench R20 - 5950pts~ (O Bench dá esse pico acima da média assim que dou run)
Temp 81c, 142w consumo (EDC e PPT em 100%)
ΔTdie = 50c


fpN4SmX.png



sdH2TeT.png



KdCtPKO.png



blnIsHP.jpg

E aqui embora os 2 estejam cravados nos 95w tem diferença no clock, tensão, temperatura etc
CPU-Z Bench 666 Single, 6577 Multi (6620 Stress), -0,4% multi-core
Temp 65c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -13c/-29w stock
ΔTdie = 34c

Cinebench R20 - 5630pts~, -5,6% stock (Aqui que eu fui me tocar que o Hwinfo tava faltando coisa e ajeitei como eu uso normalmente)
Temp 60c, 95w consumo (EDC e PPT em 100%), -21c/-47w stock
ΔTdie = 29c


ezJbHYp.png



DVsZjiv.png



sRIOTBK.png



BUfgsRn.jpg


Botei -10 nos melhores cores e -15 no resto logo de cara, instalei o processador agorinha e ainda não fiz todos testes de estabilidade, é só pra ter mais um resultado e ver como fica comparado com 95w sem CO e com ele stock
Pode crer! Valeu pelas infos extras. Eu fiz teste de benchmark e stress mais para ver se havia uma certa estabilidade mesmo, já que são testes que costumam dar uma apertada no hardware. Quero ver mesmo a hora que eu estiver usando a DAW para gravar e mixar, e também para renderizar vídeos, aí sim vou ver como vai ficar no "meu uso real". Ah! E em jogos também, óbvio... se bem que já tive um teste que julgo positivo com o Horizon Dawn Zero ontem. No fim, ao que parece, então estou meio que fazendo um certo OC nos meus limites, mas se a temperatura permanecer baixa, é o que me interessa mais.
 
Olá Users,
Anteriormente eu estava com OC fixo e atualizei a BIOS dando tudo ruim, HAHA.
Acredito que o PBO é o melhor caminho, apesar de eu não querer empurrar um desempenho extremo eu quero extrair o melhor cenário para low fps para ter estabilidade, minha dúvida é qual cenário vocês recomendam com melhor estabilidade sem ficar horas testando?
 
Olá Users,
Anteriormente eu estava com OC fixo e atualizei a BIOS dando tudo ruim, HAHA.
Acredito que o PBO é o melhor caminho, apesar de eu não querer empurrar um desempenho extremo eu quero extrair o melhor cenário para low fps para ter estabilidade, minha dúvida é qual cenário vocês recomendam com melhor estabilidade sem ficar horas testando?

quanto mais tu meche com overclock, mas instável fica o seu PC

a escolha é sua
 
Mas na teoria com PBO não terá instabilidade ou estou equivocado?
Se só mexer nos valores de PPT/TDC/EDC não, se botar CO na equação aí é ou testar estabilidade ou botar e usar mas arriscando tomar reboots aleatórios
 
Se só mexer nos valores de PPT/TDC/EDC não, se botar CO na equação aí é ou testar estabilidade ou botar e usar mas arriscando tomar reboots aleatórios

Qual recurso vocês utilizam para estressar ou ver os limites dos valores de PPT/TDC/EDC?
 
Mas na teoria com PBO não terá instabilidade ou estou equivocado?

A maneira mais estavel de usar o PC é não mexer com overclock, no maximo ativar o XMP com uma memoria RAM compatível

Por isso que iMacs e Servidores não possuem sequer opção overclock, para não tirar a estabilidade
 
A maneira mais estavel de usar o PC é não mexer com overclock, no maximo ativar o XMP com uma memoria RAM compatível

Por isso que iMacs e Servidores não possuem sequer opção overclock, para não tirar a estabilidade
:que:
 
A MSI faz um favor de confundir. Ali onde tem OC Settings fica a opção de ativar o PBO. Só que o overclocking não é lá. Então pq chama OC settings?!??? Fica no motherboard settings -> advanced (expert mode) -> AMD overclocking. É lá que tá o PBO e o CO. Agora que achei o CO, botei -20 e parece que reduziu a temp. Com mineração, depois de instalar o driver 512 da Nvidia por cima do mais novo, o NH parou de reclamar de LHR e a temp foi pra 85 ~ 88 ºC no CPU. Depois do CO -20 caiu pra 78 ~ 80 ºC.
 
Po e eu achando que aqui o bagui tava enroscado mas saiu isso no teste.

Boa tarde amigo,

Atualmente você tá usando seu 5800x com quais configurações de pbo e co?

O meu aqui estou usando 95w/60a/90a, com - 12 all cores. No cinebench r23 consigo 1603 no single core e média de 14.000 pontos multicore.

Entretanto, thermal throttle limitado a 80 graus.

Atualmente usando um air cooler simples (gammaxx 400 v2), apesar de ter em casa um water cooler asus tuf lc 240, passei tanto stress que o tirei do PC.
 
Boa tarde amigo,

Atualmente você tá usando seu 5800x com quais configurações de pbo e co?

O meu aqui estou usando 95w/60a/90a, com - 12 all cores. No cinebench r23 consigo 1603 no single core e média de 14.000 pontos multicore.

Entretanto, thermal throttle limitado a 80 graus.

Atualmente usando um air cooler simples (gammaxx 400 v2), apesar de ter em casa um water cooler asus tuf lc 240, passei tanto stress que o tirei do PC.
O meu eu bloqueei em 4,4GHZ e 1,2V de vcore.
 
A MSI faz um favor de confundir. Ali onde tem OC Settings fica a opção de ativar o PBO. Só que o overclocking não é lá. Então pq chama OC settings?!??? Fica no motherboard settings -> advanced (expert mode) -> AMD overclocking. É lá que tá o PBO e o CO. Agora que achei o CO, botei -20 e parece que reduziu a temp. Com mineração, depois de instalar o driver 512 da Nvidia por cima do mais novo, o NH parou de reclamar de LHR e a temp foi pra 85 ~ 88 ºC no CPU. Depois do CO -20 caiu pra 78 ~ 80 ºC.
Todas marcas tem essa confusão na organização do PBO e overcloking separados, não é so a MSI !!!
 
Pra quem atualizou a BIOS pro AGESA 1.2.0.8, notaram alguma diferença? Meu 5600 tá alcançando 4.46GHz e as tensões até abaixaram (mínima de 0.900v se manteve, mas o pico era de 1.205v e agora é 1.181v) o problema é que tanto o consumo está dando 95~100W na leitura (antes era 88W) e as temperaturas no sensor da CPU não passavam de 72ºC Full load mesmo depois de horas de stress. Agora com 10 minutos a CPU alcança 80ºC e se mantém. Vou tentar uma curva negativa mais agressiva, mas quem ainda não atualizou, recomendo que verifiquem.

EDIT:
Ok, o método que usei antes pra CPU ter estabilidade aparentemente passou a liberar mais potência depois da 1208. O consumo máximo com esse método que era basicamente mudar os limites do PBO do automático (ou CPU em algumas placas mães) para a Placa-mãe aumentou porque minha placa mãe suporta mais e tinha alguma coisa errada na BIOS anterior. O problema é que raramente eu consigo chegar em 4,45GHz como conseguia antes. Voltar o limite do PBO pra CPU fez ela voltar a ficar abaixo de 70ºC, as tensões estão ok, mas deu uma capada no core clock. Vou manter assim por enquanto e se notar algum problema retorno aqui pra atualizar.

EDIT[2]:
Finalizando. Anteriormente a BIOS setava os limites do PBO (PPT/TDC/EDC) para os padrões dos Ryzen 3000 de 65W de TDP (88/60/90) e com a nova BIOS passou para o padrão da MOBO, que é feita para processadores de até 105W, então os limites ficam similares aos Ryzen 3800X por exempo (142/95/140), então o 5600 estava subindo o consumo que nem doido porque a placa mãe permitia. O padrão do Ryzen 5600 é 76/60/90. Pro meu processador o ideal aparentemente é 80/60/90 na frequência padrão e a curva do PBO deixei all cores -15.

Agora bate normalmente os 4,45~4,49Ghz, as tensões estão batendo 1.155V com picos de ~1.18V, O consumo normalmente é de ~78W, mas na hora do "tranco" quando começa o stress ele chega a um pouco mais de 80W. Temperaturas de 68~69ºC (nice) e leve melhora no desempenho tanto no cinebench quanto no CPUz.
 
Última edição:
Fiz um monte de teste aqui em casa ontem, a melhor definição foi:
PBO2, 105,90,100
Curve: -30 All Cores
Voltagens: Auto
Boost override: +150
FCLK: 1900
Memória e timings no limite depois de muito teste (OC de memória é caótico)
Cooler: Deepcool LE500 (É UMA MERDA)

CB23 SC: 1586
CB23 MC: 15202

Para DOTA2 memória importa mais que CPU, pretendo fazer mais testes... Só que isso demora e a patroa não me libera muito tempo:



Pelo DOTA2 deixando a memória OC, CPU em stock + curve optimizer já aumentou a performance do game quase ao mesmo patamar do overclock CPU + MEM e a temperatura foi lá pra baixo, já o overclock sozinho não ajudou em nada. No vídeo, a definição stock não usa o curve optimizer, apenas o XMP.

Só que... Se eu desligar o PBO, no testr multicore do CB23 os cores ficavam em 4.10ghz, com os números de PBO acima ficavam em 4.55ghz.

Se eu aumentar o PBO para valores mais agressivos, o CPU esquenta demais e até fica pior, acho que com um cooler bom daria pra fazer melhor mas esse DeepPodre não aguenta. Passou dos 71° o CPU já começa a reduzir o clock, então meter energia não quer dizer que vai melhorar.
 
Editado por um moderador:
Fiz um monte de teste aqui em casa ontem, a melhor definição foi:
PBO2, 105,90,100
Curve: -30 All Cores
Voltagens: Auto
Boost override: +150
FCLK: 1900
Memória e timings no limite depois de muito teste (OC de memória é caótico)
Cooler: Deepcool LE500 (É UMA MERDA)

CB23 SC: 1586
CB23 MC: 15202

Para DOTA2 memória importa mais que CPU, pretendo fazer mais testes... Só que isso demora e a patroa não me libera muito tempo:



Pelo DOTA2 deixando a memória OC, CPU em stock + curve optimizer já aumentou a performance do game quase ao mesmo patamar do overclock CPU + MEM e a temperatura foi lá pra baixo, já o overclock sozinho não ajudou em nada. No vídeo, a definição stock não usa o curve optimizer, apenas o XMP.

Só que... Se eu desligar o PBO, no testr multicore do CB23 os cores ficavam em 4.10ghz, com os números de PBO acima ficavam em 4.55ghz.

Se eu aumentar o PBO para valores mais agressivos, o CPU esquenta demais e até fica pior, acho que com um cooler bom daria pra fazer melhor mas esse DeepPodre não aguenta. Passou dos 71° o CPU já começa a reduzir o clock, então meter energia não quer dizer que vai melhorar.

Melhora no caso que voce tem um hidrocooler com 3 fans de qualidade, em um ambiente climatizado e com uma placa mãe e fontes premium para fazer um bom gerenciamento da energia

Overcloking é uma brincadeira que nao sai barata kkk
 
Fiz um monte de teste aqui em casa ontem, a melhor definição foi:
PBO2, 105,90,100
Curve: -30 All Cores
Voltagens: Auto
Boost override: +150
FCLK: 1900
Memória e timings no limite depois de muito teste (OC de memória é caótico)
Cooler: Deepcool LE500 (É UMA MERDA)

CB23 SC: 1586
CB23 MC: 15202

Para DOTA2 memória importa mais que CPU, pretendo fazer mais testes... Só que isso demora e a patroa não me libera muito tempo:



Pelo DOTA2 deixando a memória OC, CPU em stock + curve optimizer já aumentou a performance do game quase ao mesmo patamar do overclock CPU + MEM e a temperatura foi lá pra baixo, já o overclock sozinho não ajudou em nada. No vídeo, a definição stock não usa o curve optimizer, apenas o XMP.

Só que... Se eu desligar o PBO, no testr multicore do CB23 os cores ficavam em 4.10ghz, com os números de PBO acima ficavam em 4.55ghz.

Se eu aumentar o PBO para valores mais agressivos, o CPU esquenta demais e até fica pior, acho que com um cooler bom daria pra fazer melhor mas esse DeepPodre não aguenta. Passou dos 71° o CPU já começa a reduzir o clock, então meter energia não quer dizer que vai melhorar.

Esse seu resultado OC MEM é com cpu stock né
Caramba, se eu deixar em stock o 5600x aqui ele estrapola nas temperaturas
É muito mais interessante eu usar clock fixo aqui com 1.3v que as temperaturas ficam menores e melhora o 0.1% em alguns games e a média também, geralmente nos games cpu bound
 
Esse seu resultado OC MEM é com cpu stock né
Caramba, se eu deixar em stock o 5600x aqui ele estrapola nas temperaturas
É muito mais interessante eu usar clock fixo aqui com 1.3v que as temperaturas ficam menores e melhora o 0.1% em alguns games e a média também, geralmente nos games cpu bound
É com o CPU stock e curve optimizer -30AC.

Devo fazer mais alguns testes no final de semana mas tipo... Eu não tenho os jogos da hora do momentos são muito caros e o espaço em disco tá pesando.
 
É com o CPU stock e curve optimizer -30AC.

Devo fazer mais alguns testes no final de semana mas tipo... Eu não tenho os jogos da hora do momentos são muito caros e o espaço em disco tá pesando.
É, então.
o meu 5600x é esquentado demais, é o da primeira leva revisão b0.
Comprei lá em agosto/setembro de 2021 e as tensões dele mesmo com CO -30 -25 -15 -5 -25 -15 ficam beirando 1.38-1.37 com a ultima bios da b450m steel legend
 
Estava tendo reinícios aleatórios, usei o corecycler e pouco depois de 8h em funcionamento reiniciou, mas não deu nenhum erro no log, então quer dizer que o problema não é o undervolt de algum núcleo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Coloquei o OCCT para testar o sistema por 1h pois vi falarem que ele mostra erro, quando estou jogando ele reinicia mais ou menos nesse tempo, porém diferente do teste no jogo o CPU não fica FULL LOAD já que uso gráfico integrado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mal começou o teste e está chovendo de erros só no núcleo 6, como está em FULL LOAD seria o undervolt?
 
Última edição:
Estava tendo reinícios aleatórios, usei o corecycler e pouco depois de 8h em funcionamento reiniciou, mas não deu nenhum erro no log, então quer dizer que o problema não é o undervolt de algum núcleo?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Coloquei o OCCT para testar o sistema por 1h pois vi falarem que ele mostra erro, quando estou jogando ele reinicia mais ou menos nesse tempo, porém diferente do teste no jogo o CPU não fica FULL LOAD já que uso gráfico integrado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Mal começou o teste e está chovendo de erros só no núcleo 6, como está em FULL LOAD seria o undervolt?
Repita o teste com tudo em stock.
Se não der erro, o problema é seu undervolt.
Se ocorrer problema em stock, acione a garantia.
Se você mudar 0.1mv e der erro, pode ser que seu processador esteja extremamente limitado dentro dos padrões mínimos.
É o que chamam de loteria do silício.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo