[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de PC NOVO/CONFIGURAÇÃO COMPLETA (Gamer/Profissional/uso casual)

Olá guys, sou novo por aqui, to planejando nessa black fraude montar meu primeiro PC, atualmente trampo de um note, então é montar do 0.
O orçamento ta por volta dos 10k, seria um PC pra rodar os games no full hd ultra, e trampar (desenvolvimento), segue o setup que andei avaliando e montei
Minha intenção é de montar uma plataforma ja AM5 com DDR5, pela possibilidade de upgrade futuro, e minha preocupação são com as RAMs que não estou encontrando com compatibilidade AMD Expo, somente com Intel XMP, e se haveria alguma grande perca.
Se puderem apontar se estou num bom caminho ou ajudar com dicas, sou imensamente grato!

Placa Mãe MSI PRO B650M-A WIFI, Chipset B650, AMD AM5, mATX, DDR55
Processador AMD Ryzen 5 7600X 4.7GHz (5.3GHz Turbo), 6-Cores 12-Threads, AM5, Sem Cooler, 100-100000593WOF
Water Cooler CoolerMaster MasterLiquid ML360 Mirror, RGB, 360mm, AMD/Intel, Preto - MLX-D36M-A18PK-R11
Placa de Video PNY NVIDIA Geforce RTX 3060Ti Dual Fan, 8GB GDDR6, LHR, DLSS, Ray Tracing - VCG3060T8LDFBPB1
Memória DDR5 G.Skill Ripjaws S5, 32GB (2x16GB), 5200MHz, Black, F5-5200J4040A16GX2-RS5K
SSD Adata AGAMMIXS11P-1TT-C XPG Gammix S11 Pro 1TB M.2
Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular
Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta, Mid-Tower, RGB, Lateral em Vidro Temperado, Preto, CC-9011166-WW

Com possibilidade de troca do gabinete pelo:
Gabinete Gamer ReDragon Demolisher com mais espaço e umas 4 fans Cooler FAN Noctua Redux Edition, 120mm, ou um SSD de PCi4 SSD Kingston Fury Renegade
 
Não sou expert como alguns do grupo, porém acredito que uma b660m tuf+i5 12100 seria o mais próximo ao kit ryzen, com o valor um pouco mais alto 1824,30.
Se for de 12100F ai o valor fica em 1579,98.

O 12100 seria pro pc sem gpu dedicada, já o 12100f caso o pc tenha gpu dedicada.

Obrigado por responder. Ele acabou optando pela compra da TUF Gaming B450M-Pro II, mas ainda não decidiu qual processador irá pegar. Pegou a placa antecipadamente devido a uma promoção.

Isso foi o que eu consegui fazer para intel LGA 1700 no que você pediu e com um processador que seja minimamente comparável ao 5600 (O 12100 está um pouco abaixo demais)

Print.png


Fiz na Terabyte com uma placa com um chipset um pouco melhor, se escolher uma placa-mãe mais básica dá para baratear, sua escolha.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Resposta acima, esqueci de lhe citar :|

Obrigado pela reposta. Meu amigo pegou a TUF Gaming B450M-Pro II mesmo, já que estava em promoção. O processador ainda não decidiu.
Gostei muito da sua configuração, se eu já não tivesse montado o meu, também cogitaria uma B660 em oferta e um i5 12gen.
 
Boa noite, Galera.

Minha configuração é,
Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend
Memória Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 C16
AMD Ryzen 5 5600G
SSD Kingston A400, 480GB
Fonte Gigabyte GP-P550B, 550W, 80 Plus Bronze
a duvida é a seguinte, posso comprar uma rtx 2060, ou vai dar gargalo? tem gente que fala que roda tudo na boa, tem uns que falam mal, ajudem ai ! :D
 
Boa noite, Galera.

Minha configuração é,
Placa-Mãe ASRock B450M Steel Legend
Memória Corsair Vengeance RGB Pro 16GB (2x8GB) 3200MHz DDR4 C16
AMD Ryzen 5 5600G
SSD Kingston A400, 480GB
Fonte Gigabyte GP-P550B, 550W, 80 Plus Bronze
a duvida é a seguinte, posso comprar uma rtx 2060, ou vai dar gargalo? tem gente que fala que roda tudo na boa, tem uns que falam mal, ajudem ai ! :D
Pode pegar a 2060 sem problema algum.
 
Bom dia a todos! Estou para montar uma máquina nova para ser um híbrido entre jogar e trabalhar... sou designer pacote adobe, corel draw e cinema 4D com motor de render sendo o octane render que renderiza diretamente na placa de video. Inicialmente minha idéia era começar com base em um i9 13900k com uma gpu 3090 ou 3090ti a depender dos valores encontrados n momento d compra. Memórias inicialmente 64gb DDR5 kINGSTON 6000MHz, e por aí vai o restante. Mas estou com bastante receio da questão d aquecimento da máquina pelo q tenho visto nas analises. Vcs me recomendam uma máquina menos potente mas que atenda minhas demandas ou a questão de aquecimento não é algo a se preocupar tanto? Agradeço a quem puder me ajudar.
 
voltei a ter 12 anos de idade, chegou as peças do pc, to quase parando de trabalhar pra ir montar........pouta ansiedade :bem:
 
voltei a ter 12 anos de idade, chegou as peças do pc, to quase parando de trabalhar pra ir montar........pouta ansiedade :bem:
Parabéns mano! Depois fotos!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Bom dia a todos! Estou para montar uma máquina nova para ser um híbrido entre jogar e trabalhar... sou designer pacote adobe, corel draw e cinema 4D com motor de render sendo o octane render que renderiza diretamente na placa de video. Inicialmente minha idéia era começar com base em um i9 13900k com uma gpu 3090 ou 3090ti a depender dos valores encontrados n momento d compra. Memórias inicialmente 64gb DDR5 kINGSTON 6000MHz, e por aí vai o restante. Mas estou com bastante receio da questão d aquecimento da máquina pelo q tenho visto nas analises. Vcs me recomendam uma máquina menos potente mas que atenda minhas demandas ou a questão de aquecimento não é algo a se preocupar tanto? Agradeço a quem puder me ajudar.
Colocando um WaterCooler de qualidade e grande capacidade a questão do aquecimento se torna bastante mitigada ou até mesmo nula, mas caso não queira se preocupar com isso, pode ir com um 13600, deve servir para suas necessidades sem problema também. Só atente para um gabinete com boa circulação de ar.
 
Parabéns mano! Depois fotos!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Colocando um WaterCooler de qualidade e grande capacidade a questão do aquecimento se torna bastante mitigada ou até mesmo nula, mas caso não queira se preocupar com isso, pode ir com um 13600, deve servir para suas necessidades sem problema também. Só atente para um gabinete com boa circulação de ar.
Pois é estive pensando nisso tbm, principalmente n gabinete, até pq meue scritorio nao tem tanta ventilação vou precisar dissipar muito esse ar quente. Muito obrigado!
 
após literalmente 10h eu consegui

-desmontar o velho
-tirar as 300 toneladas de pé....pqp como é dificil tirar essas pós finos, tu limpa, passa aspirador e ainda tem....
-colocar as peças novas
-sofrer cruelmente(ja esperado nunca vai de prima) com o pc não ligando e bios apitando
-primeiro foi a RAM, coloquei nos slots a1,b1 ele ficou achando ruim e nem botava
-ai fiz a cagada de falar 'só isso dessa vez?' depois de instalar o Windows fui atualizar a bios, se for pra dar pau da agora pra tocar logo.....pc não liga mais com a gtx 660
-habilito CSM pra comparabilidade FUNCIONA, boota mas agora não boota mais o win 10.....o m.2 parece não ter setor de boot mais.....vai entender, pesquisa pesquisa
-descobre que essa mer*** de pc building mudou nada.....nunca vai ser facil. com m.2 você tem que deixar somente ele setar para boot UEFI instalar o windows e somente depois montar os outros hds e habilitar o CSM pra gpu funcionar, pq se não ele não cria o setor de boot para o UEFI........

atualizando, atualizando, e estou aqui com um win10 virgem (não fui de 11 pq ta tendo muita treta ainda mais com hardware novo)


e ainda tenho que montar o PC velho em outro case pra usar na sala
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ok....não entendi, não era pra estar na velocidade 4800mhz????

JWxKiar.png



pq ta em 2400???
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

realmente to perdido, até o cpu-z ta dizendo que ta em 2400mhz.....porque?
kax7YaU.png
 
Última edição:
após literalmente 10h eu consegui

-desmontar o velho
-tirar as 300 toneladas de pé....pqp como é dificil tirar essas pós finos, tu limpa, passa aspirador e ainda tem....
-colocar as peças novas
-sofrer cruelmente(ja esperado nunca vai de prima) com o pc não ligando e bios apitando
-primeiro foi a RAM, coloquei nos slots a1,b1 ele ficou achando ruim e nem botava
-ai fiz a cagada de falar 'só isso dessa vez?' depois de instalar o Windows fui atualizar a bios, se for pra dar pau da agora pra tocar logo.....pc não liga mais com a gtx 660
-habilito CSM pra comparabilidade FUNCIONA, boota mas agora não boota mais o win 10.....o m.2 parece não ter setor de boot mais.....vai entender, pesquisa pesquisa
-descobre que essa mer*** de pc building mudou nada.....nunca vai ser facil. com m.2 você tem que deixar somente ele setar para boot UEFI instalar o windows e somente depois montar os outros hds e habilitar o CSM pra gpu funcionar, pq se não ele não cria o setor de boot para o UEFI........

atualizando, atualizando, e estou aqui com um win10 virgem (não fui de 11 pq ta tendo muita treta ainda mais com hardware novo)


e ainda tenho que montar o PC velho em outro case pra usar na sala
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

ok....não entendi, não era pra estar na velocidade 4800mhz????

JWxKiar.png



pq ta em 2400???
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

realmente to perdido, até o cpu-z ta dizendo que ta em 2400mhz.....porque?
kax7YaU.png
Pelo que eu me lembro, o lance é que DDR SDRAM é Double Data Rate Synchronous Dynamic Random Access Momory. Então ela mostra 2,4, mas na vdd é 4,8 pq é "Double". Explicação tosca, mas é assim msm. Aqui no meu tá 1197.1Mhz Mas é 2400Mhz na BIOS. Pq não é 1200Mhz? N sei...
 
agora eu lembro pq eu sempre criava uma imagem ao invés de formatar direto.....2 dia e eu ainda to instalando programa...sacanagem
 
Salve! O que recomendam em termos de processador que seja absurdamente forte em aplicações single core? (aplicações de engenharia mal otimizadas)

Até uns 4k topo pagar no processador, só não sei a partir de quanto começa a ter diminishing returns (pagar muito a mais pra ter pouca performance a mais).
Vai ser DDR5, com 64GB de ram (plantas que uso ocupam no mínimo 16gb, maioria entre 30gb e 40gb), velocidade faz muita diferença (modelo levando 15 minutos pra carregar no meu i7 4770, primeira vez que vi motivo pra trocar ele).
 
Salve! O que recomendam em termos de processador que seja absurdamente forte em aplicações single core? (aplicações de engenharia mal otimizadas)

Até uns 4k topo pagar no processador, só não sei a partir de quanto começa a ter diminishing returns (pagar muito a mais pra ter pouca performance a mais).
Vai ser DDR5, com 64GB de ram (plantas que uso ocupam no mínimo 16gb, maioria entre 30gb e 40gb), velocidade faz muita diferença (modelo levando 15 minutos pra carregar no meu i7 4770, primeira vez que vi motivo pra trocar ele).

qualquer um dos tops vai te satisfazer seja o 7950x ou o 13900k, a diferença em single core é pouca o 7950x ganha mas....sinceramente a diferença é desprezível, se tu quer economizar um pouco vai de 13900k agora se quer ter chance de upgrade no futuro vai de 7950x




mas não importa o que você escolher estamos no fim dos tempos, o 'normal' agora é cpu funcionar a 95ºC +....sim nem eu acreditei tem até vídeos mostrando isso, mas....seria bom um watercoler ou um stock bem forte
 
Pessoal, boa tarde

Sou novo aqui e queria ver se alguém poderia me ajudar. To esperando a black friday e tbm vou para o paraguai semana que vem e pretendo montar meu primeiro pc do zero, pra rodar jogos e com um custo não tão alto, no máximo uns R$4.500,00 - R$5.000,00.

O que tenho e mente seria mais ou menos assim:

Placa-Mãe Asus Prime H510M-A, Intel Socket LGA1200, microATX, DDR4

Processador Intel Core i5-10400F, 6-Core, 12-Threads, 2.9Ghz (4.3Ghz Turbo), Cache 12MB, LGA1200, BX8070110400F

SSD 512 GB XPG S41 TUF, M.2 PCIe, Leitura: 3500MB/s e Gravação: 2400MB/s - AGAMMIXS41-512G-C

Placa de Vídeo RTX 2060 Ventus GP OC MSI NVIDIA GeForce, 6GB GDDR6, Ray Tracing - GeForce RTX 2060 VENTUS GP OC

2x Memória Kingston Fury Beast, RGB, 8GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BBA/8

Fonte Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus, PG-5001-BR-OEM

Nesta faixa de preço, teria algo que seria melhor trocar neste setup? É minha primeira vez montando um PC, neste caso as peças seriam todas compatíveis?

Este seria um orçamento para comprar aqui, mas caso for para o paraguai ia trocar apenas as marcas mas ia tentar manter as mesmas especificações.

Desde já, muito obrigado!
 
qualquer um dos tops vai te satisfazer seja o 7950x ou o 13900k, a diferença em single core é pouca o 7950x ganha mas....sinceramente a diferença é desprezível, se tu quer economizar um pouco vai de 13900k agora se quer ter chance de upgrade no futuro vai de 7950x




mas não importa o que você escolher estamos no fim dos tempos, o 'normal' agora é cpu funcionar a 95ºC +....sim nem eu acreditei tem até vídeos mostrando isso, mas....seria bom um watercoler ou um stock bem forte

Caraca, muito obrigado! E sobre as temperaturas, impressionantes, confesso que não entendo nada dos processadores modernos, mudou bastante pelo jeito.
i7 4770 aqui em load (95-100% em aplicações reais) por 1h seguida não passa de 75C.
 
Caraca, muito obrigado! E sobre as temperaturas, impressionantes, confesso que não entendo nada dos processadores modernos, mudou bastante pelo jeito.
i7 4770 aqui em load (95-100% em aplicações reais) por 1h seguida não passa de 75C.
Dá pra dar uma controlada nisso mexendo neles, dá uma reduzida no all-core mas cai legal o consumo/temp, e caso você só precise de desempenho single-core de fato, talvez nem compense um 13900k/7950x por exemplo, só se precisar de todos os núcleos pra trabalhar mesmo mas não sei se teria um scaling legal no seu caso, do 7600x pro 7950x ou 13600k pro 13900k a diferença no single-core especificamente não é tão grande não, e seria uma economia grande
 
Você é dono de um server? Que tanto de HD é esse???
pior que server, sou programador freelancer, e tenho alguns clientes grandes meio 'fixos' então ja deixo os repos deles baixados porque o menos repo tem uns 45gb, pode ver que estão quase todos hs cheios, e tenho mais 3 que ta fora do pc, é mais barato e rápido comprar hd e deixar neles do que comprar espaço online e como metade só entra em contato quando já tem alguma coisa queimando sempre 'urgente' é só colocar o hd dar update no repo e em 5min consigo começar a trabalhar
 
pior que server, sou programador freelancer, e tenho alguns clientes grandes meio 'fixos' então ja deixo os repos deles baixados porque o menos repo tem uns 45gb, pode ver que estão quase todos hs cheios, e tenho mais 3 que ta fora do pc, é mais barato e rápido comprar hd e deixar neles do que comprar espaço online e como metade só entra em contato quando já tem alguma coisa queimando sempre 'urgente' é só colocar o hd dar update no repo e em 5min consigo começar a trabalhar

Não vale a pena HD removível? Ou esse gabinete tem hot swap pra facilitar tua vida?
 
Não vale a pena HD removível? Ou esse gabinete tem hot swap pra facilitar tua vida?
tem vários 'hotswap' mas sim, esse gabinete tem um, não é perfeito mas não precisa de nenhum parafuso nem nada, só tirar o fan da frente (tem 2) e puxar 'trilho' do hd desconectar e conectar o novo e arrastar de novo e colocar de novo o fan, e da pra fazer com tudo ligado

e externos geralmente são piores e mais caros...então fico com os internos mesmo kkkk
 
Dá pra dar uma controlada nisso mexendo neles, dá uma reduzida no all-core mas cai legal o consumo/temp, e caso você só precise de desempenho single-core de fato, talvez nem compense um 13900k/7950x por exemplo, só se precisar de todos os núcleos pra trabalhar mesmo mas não sei se teria um scaling legal no seu caso, do 7600x pro 7950x ou 13600k pro 13900k a diferença no single-core especificamente não é tão grande não, e seria uma economia grande
Bom saber, que bacana. É core demais nesses processadores, fiquei a noite aqui pesquisando.
E realmente é só single core mesmo! Tudo aplicação ancestral, single-thread imutável (e multithreading nem é viável pela linearidade dos algoritmos de cálculo de modelos 3d de engenharia). Máximo que dá é mudar affinity que na prática não faz nada, é um saco 😭

Muito boa tua recomendação, pesquisar mais um pouco! Caso aqui é literalmente um core ficar fritando em 100% por horas e os outros sem carga nenhuma.
 
Bom dia galera, queria tirar uma dúvida com quem tiver mais conhecimento no assunto, esse pc vale o preço?

Link

Colocando essas peças em lojas maiores fica até mais caro que ele, então queria saber se tem alguma pegadinha nele ou algo do tipo que voces identificaram. Eu estava querendo montar um pc comprando as peças da china, mas achei esse bem interessante pelo valor, depois compraria uma placa de vídeo.
 
Última edição:
nova build, mesmo com a gtx 660 velhinha ja teve um ganho de 10~20fps, agora pelo menos consigo jogar se quiser grounded no low em 1366
48zqs2M.png
 
Boa tarde galera, poderiam me dar uma ajudinha aqui por gentileza?
Estou montando um PC, porém estou na dúvida qual configuração séria a melhor.

1° x99 dr4 + e5 2670 v3
16 ou 32gb de memória
Placa de vídeo: 2060
Fonte de 650 w

2° b450 ou b550 + ryzen 5 5600g
Memória 16gb
Fonte de 650w.
O que seria melhor, dar uma economizada na placa mãe e processador e colocar uma placa De vídeo, ou gastar mais com placa mãe e processador e não colocar placa de vídeo, sendo que o ryzen já vem placa de vídeo integrada?
Ou sugerem outras configurações?
Desde já agradeço quem puder me ajudar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo