[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Eu começaria trocando 1º a vga por uma RTX 4060/ RX 7600 (o q o limite do seu orçamento permitir), aí + pra frente trocaria o cpu pelo 5700X3D.

Se puder ir em alguma b650 q já tenha wifi onboard melhor ainda (mas isso é só uma preferência minha).

Não vale a pena gastar $$ pra se manter na msm plat. antiga (1151v2). Se for comprar td novo é melhor vender o 9400f + mobo atual sua e partir pra um 12400f (na minha opinião é o melhor cpu dessa plat. em cxb) + z690/790 e fazer um OC de leve no 12400f. Eu gastaria no máx num 12600kf.
É vi isso mesmo. Pra que gastar em peça antiga? Marquei o mesmo chipset e processador... da 12° geração.

Agora presta atenção outra coisa que planejei: esta configuração vai para meu parente. Para mim eu queria um i9 14900k+ asus rog strix wifi 2 z790 e uma rtx 4090 + ddr5 32gb (quem sabe uma CAMM 2). Mas... esta chegando nova geração (rtx 5090, z890, intel core ultra 9 285k)... compro a atual ou espero a nova geração chegar... agora em 2025?

É vi isso mesmo. Pra que gastar em peça antiga? Marquei o mesmo chipset e processador... da 12° geração.

Agora presta atenção outra coisa que planejei: esta configuração vai para meu parente. Para mim eu queria um i9 14900k+ asus rog strix wifi 2 z790 e uma rtx 4090 + ddr5 32gb (quem sabe uma CAMM 2). Mas... esta chegando nova geração (rtx 5090, z890, intel core ultra 9 285k)... compro a atual ou espero a nova geração chegar... agora em 2025?

14ªG tem o problema da degradação já provado nos principais canais de hw.

Agr comprar cfg nova vai depender + da tua paciência. Tem tbm a opção c/ o Ryzen 7 7800X3D AM5 + placa mãe B650 + 2x16gb ddr5. Aí vai de vc, esperar ou pegar de imediato.

Pessoal, boa noite! Tudo bem?

preciso montar um pc para um cliente com ryzen 9 7900 para uso em modelos de IA e jogar (nada especial)

solicitado: "rodo meus códigos na nuvem com uma GPU T4 da Nvidia com 16GB DDR6 mas eu queria ter uma máquina para rodar local"

cooler: decidindo entre Scythe Fuma 3, corsair h150

Será usado windows e Linux em dual boot!

Minha dificuldade está em achar a placa mãe modelo Bxxxx correta! nem caro e nem barato! Verifiquei que os preços estão entre 1000 e 2500 para as mais caras.

queria uma placa modelo B com boas fases para o ryzen 9 trabalhar estavel (não será feito over)

devo me ater a qual mínimo de fases recomendado? planilha

Achei esta, como referencia: https://www.pichau.com.br/placa-mae...-socket-am5-chipset-amd-b650-b650-gaming-x-ax

memoria eu vi que o minimo é 32gb, por isso vamos comprar 64gb.

placa de video RTX 4090

fonte galax atx 3.0 850W ou 1000w (decidindo)

psucalculator - https://outervision.com/b/62TnAU

grato desde já,

Abs, Cezar
Acho que fases/vrm não é tão crucial pois trata-se de um processador de 65w (+/- 90w PPT) que num primeiro momento não fará overclock, e mesmo que faça o incremento não é tão absurdo.

Não consegui ver o link da planilha que vc postou, se for essa é bem útil mas compare outros detalhes e funcionalidades para saber qual placa mãe se encaixa melhor (quantidade de slots m.2/pcie, portas usb, conectores para fans, etc.), que não precisa necessariamente ser 8 ou 80 em termos de valor, creio que essa Gigabyte seja uma boa opção se atender aos demais quesitos.

Importante optar por memórias que estejam na listagem de compatibilidade da placa mãe que estiver de olho (part number e não apenas marca/modelo/clock), isso pode evitar dissabores futuros.

Como vai colocar uma 4090 é interessante investir em uma boa fonte mas uma de 850w Gold com 4 conectores de 8 pinos (ou 1 conector 12vhpwr) já vai segurar bem, é preciso ver o que há disponível pelo mercado e os preços, na área de energia temos um tópico dedicado também (link).

Por fim, pessoalmente prefiro um bom aircooler devido à necessidade quase zero de manutenção e longevidade maior que WCs mas aí vai do gosto do freguês, um Fuma 3 ou similar certamente vai dar conta do processador sem problemas.

Acho que fases/vrm não é tão crucial pois trata-se de um processador de 65w (+/- 90w PPT) que num primeiro momento não fará overclock, e mesmo que faça o incremento não é tão absurdo.

Não consegui ver o link da planilha que vc postou, se for essa é bem útil mas compare outros detalhes e funcionalidades para saber qual placa mãe se encaixa melhor (quantidade de slots m.2/pcie, portas usb, conectores para fans, etc.), que não precisa necessariamente ser 8 ou 80 em termos de valor, creio que essa Gigabyte seja uma boa opção se atender aos demais quesitos.

Importante optar por memórias que estejam na listagem de compatibilidade da placa mãe que estiver de olho (part number e não apenas marca/modelo/clock), isso pode evitar dissabores futuros.

Como vai colocar uma 4090 é interessante investir em uma boa fonte mas uma de 850w Gold com 4 conectores de 8 pinos (ou 1 conector 12vhpwr) já vai segurar bem, é preciso ver o que há disponível pelo mercado e os preços, na área de energia temos um tópico dedicado também (link).

Por fim, pessoalmente prefiro um bom aircooler devido à necessidade quase zero de manutenção e longevidade maior que WCs mas aí vai do gosto do freguês, um Fuma 3 ou similar certamente vai dar conta do processador sem problemas.
Neo, obrigado pela resposta

A tabela que postei foi a mesma que vc citou em outro post.

Encontrei placas B650 boas com bons vrms, mas não igual a sua, sem gastar muito e que atendessem o uso para modelagem de IA ou machine learning.

Na verdade não encontrei a informações de qual seria o mínimo necessário de fases para gerenciar o ryzen 7900

MSI B650M Gaming Plus - R$ 1230

TUF Gaming B650M-Plus Wi-Fi - R$ 1500

AsRock B650 PRO RS - R$ 1800

Asus ROG Strix B650-A Gaming Wi-Fi - 2000 (com botão para ajudar a remover a 4090)

E comecei a refletir se há diferença entre B650 e x670 em relação ao numero de pistas pcie atrapalharem a comunicação ou gargalo com as unidades nvmes, mas acho que isso é preocupação exagerada minha.

sobre a memoria, olharei com certeza. estava pensando em corsair vengance ou kingston fury

Abs, Cezar

Na verdade não encontrei a informações de qual seria o mínimo necessário de fases para gerenciar o ryzen 7900

MSI B650M Gaming Plus - R$ 1230

TUF Gaming B650M-Plus Wi-Fi - R$ 1500

AsRock B650 PRO RS - R$ 1800

Asus ROG Strix B650-A Gaming Wi-Fi - 2000 (com botão para ajudar a remover a 4090)

Os vídeos acima podem ajudar mas acaba voltando no que disse antes, o 7900 tem 65w e é um dos que menos demanda energia na linha AM5 então se a placa mãe efetivamente suporta o processador não há com que se preocupar neste aspecto, ainda mais rodando em stock. Se fosse 7900x ou 7950x (170w) aí sim teria que focar um pouco mais nisso.

Entre essas provavelmente iria na MSI pela garantia maior (3 anos) e por ser a mais barata, não analisei pormenores mas o único 'contra' dela a meu ver é o fato de não ter Wi-Fi que também abre a possibilidade de ter bluetooth no PC mas é mero detalhe e creio que a grande maioria das pessoas não precise disso.

Pessoalmente não curto muito a Asus pois acho que o nome acaba elevando o preço mais do que devia, mas no geral creio que todas essas devem atender sem problemas.

E comecei a refletir se há diferença entre B650 e x670 em relação ao numero de pistas pcie atrapalharem a comunicação ou gargalo com as unidades nvmes, mas acho que isso é preocupação exagerada minha.
Um pouco de exagero, entre uma B650 mais completinha e uma X670 de entrada prefiro a primeira opção mas no frigir dos ovos o que muda entre uma e outra são apenas as funcionalidades.

sobre a memoria, olharei com certeza. estava pensando em corsair vengance ou kingston fury
Zero reclamações sobre as Corsair, na época era a mais barata e mesmo sendo 'apenas' XMP nunca vi tela azul ou travamento mesmo com um overclock de leve.

Ola meus belos companheiros desse submundo, vim aqui pedir a opinião dos senhores em relação ao "upgrade" que estou querendo realizar.
Estou em duvida se vou pra am4 (já estou nela, mas vocês vão entender mais pra frente ), ou se eu vou para AM5.
Já vários videos, e a cada um que termino fico mais em duvidas.

Onde estou :
Placa mae: PRIME A320M-K/BR
Processador: Ryzen 5 3500X
Memoria : Rise Mode Z, 16GB, 3200MHz (e com um pente de 8gb q nao me recordo o modelo)
Placa de video : 1050 ti

Pensei em "ficar" na AM4 e partir para o Ryzen 7 5700X3D com uma B550 Gaming Plus (mantendo a memoria atual )
Ou pegar essa grana e partir para um AM5.
Caso eu migre de uma vez para a AM5, pensei em pegar um Ryzen 5 7600X com uma MSI B650M Gaming Plus ou Asus TUF Gaming B650M-Plus, e memoria colocaria uns 1x16gb mas futuramente colocaria outro pente para ficar 2x16.

Porem já vi algumas pessoas falando para aguardar novos lançamentos antes de ir pra AM5.
Oque acham, devo partir para esse novo mundo que me aguarda de AM5 ? ou gasto a grana dando um "upgrade" no meu AM4 q vai ser basicamente um novo pc já que terei que trocar tudo.

Placa de video : pretendo pegar uma 4060 ou 4070 ano que vem.
Mas os preços estão fogo nessas placas, até pensei em ir para AMD porem eu costumo usar algumas ferramentas de I.A. Local que é um saco rodar com placa AMD embora as AMDs tenham bem mais VRAM. (É serio, enquanto na nvidia eu faço 5 passos para rodar a ferramenta, na AMD eu faço 15 com grandes chances de dar erro).
É mais provável que eu aguarde a serie 50xx pra ver do que vai ser...

Pretendo fazer a compra do "upgrade" até a Black Friday, embora eu não esteja tão confiante que irá ter algo descente nas promos...

Última edição:
Galera, tenho uma b550m bazooka e um ryzen 5600x, uma 2060 super e 16 gb 2x8 3600 mhz, jogo mais jogos competitivos de tiro, especialmente pubg, jogo em 1728x1080p. Peguei um monitor 240 hz agora.

Vale a pena pegar um 5700x3d ou pra 2060 super nem vai dar muita diferença, especialmente nos hot drop?

Ou vale a pena juntar um pouco mais e pegar uma 4060 ti e manter o processador por enquanto?

Bom dia povo!

Estou com a seguinte configuração no momento:

i5-12400 | B760M Aorus Elite 1.x | 16gb DDR5 6000mhz (1 pente de 16gb) | RTX 4070

Utilização: Jogos, edição de vídeo e fotos.

Qual seria o upgrade mais óbvio a se fazer no momento? Fiquei em dúvida entre processador e memória ram...

Galera, tenho uma b550m bazooka e um ryzen 5600x, uma 2060 super e 16 gb 2x8 3600 mhz, jogo mais jogos competitivos de tiro, especialmente pubg, jogo em 1728x1080p. Peguei um monitor 240 hz agora.

Vale a pena pegar um 5700x3d ou pra 2060 super nem vai dar muita diferença, especialmente nos hot drop?

Ou vale a pena juntar um pouco mais e pegar uma 4060 ti e manter o processador por enquanto?
Entre as opções, iria com a placa de vídeo nova em benchs fica uma média de 50% maior a média de fps.

Bom dia povo!

Estou com a seguinte configuração no momento:

i5-12400 | B760M Aorus Elite 1.x | 16gb DDR5 6000mhz (1 pente de 16gb) | RTX 4070

Utilização: Jogos, edição de vídeo e fotos.

Qual seria o upgrade mais óbvio a se fazer no momento? Fiquei em dúvida entre processador e memória ram...
Eu com ctz iria em ram. Primeiramente pelo dual channel e segundo pq 16gb já está ficando apertado. Além disso acredito que seja um upgrade mais barato. A não ser que vc seja um cara viciado em bench, na minha visão não faz sentido nem upgrade em placa de vídeo, nem em cpu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na minha visão faria mais sentido o upgrade de processador nesse caso. Tendo em vista que normalmente a galera do fps curte jogar no mínimo e em resoluções baixas, acredito que o upgrade de cpu seria mais impactante na taxa de quadros alta. Óbvio que estou presumindo que vc usa um preset bem baixo, porém se vc gosta de jogar com uma certa qualidade o upgrade na gpu faria mais sentido ao meu ver, pois uma 2060 super hj não consegue levar mto bem jogos a uma taxa de quadros alta com qualidade.

Eu com ctz iria em ram. Primeiramente pelo dual channel e segundo pq 16gb já está ficando apertado. Além disso acredito que seja um upgrade mais barato. A não ser que vc seja um cara viciado em bench, na minha visão não faz sentido nem upgrade em placa de vídeo, nem em cpu.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Na minha visão faria mais sentido o upgrade de processador nesse caso. Tendo em vista que normalmente a galera do fps curte jogar no mínimo e em resoluções baixas, acredito que o upgrade de cpu seria mais impactante na taxa de quadros alta. Óbvio que estou presumindo que vc usa um preset bem baixo, porém se vc gosta de jogar com uma certa qualidade o upgrade na gpu faria mais sentido ao meu ver, pois uma 2060 super hj não consegue levar mto bem jogos a uma taxa de quadros alta com qualidade.

Quase tudo no very low e uma outra coisa no médio, sempre balanceado procurando melhor desempenho. Acho que vou esperar a bf ou uma promo bem boa do ryzen mesmo, e ver o desempenho com a 2060 super, mais pra frente troco ela também.

Ola meus belos companheiros desse submundo, vim aqui pedir a opinião dos senhores em relação ao "upgrade" que estou querendo realizar.
Estou em duvida se vou pra am4 (já estou nela, mas vocês vão entender mais pra frente ), ou se eu vou para AM5.
Já vários videos, e a cada um que termino fico mais em duvidas.

Onde estou :
Placa mae: PRIME A320M-K/BR
Processador: Ryzen 5 3500X
Memoria : Rise Mode Z, 16GB, 3200MHz (e com um pente de 8gb q nao me recordo o modelo)
Placa de video : 1050 ti

Pensei em "ficar" na AM4 e partir para o Ryzen 7 5700X3D com uma B550 Gaming Plus (mantendo a memoria atual )
Ou pegar essa grana e partir para um AM5.
Caso eu migre de uma vez para a AM5, pensei em pegar um Ryzen 5 7600X com uma MSI B650M Gaming Plus ou Asus TUF Gaming B650M-Plus, e memoria colocaria uns 1x16gb mas futuramente colocaria outro pente para ficar 2x16.

Porem já vi algumas pessoas falando para aguardar novos lançamentos antes de ir pra AM5.
Oque acham, devo partir para esse novo mundo que me aguarda de AM5 ? ou gasto a grana dando um "upgrade" no meu AM4 q vai ser basicamente um novo pc já que terei que trocar tudo.

Placa de video : pretendo pegar uma 4060 ou 4070 ano que vem.
Mas os preços estão fogo nessas placas, até pensei em ir para AMD porem eu costumo usar algumas ferramentas de I.A. Local que é um saco rodar com placa AMD embora as AMDs tenham bem mais VRAM. (É serio, enquanto na nvidia eu faço 5 passos para rodar a ferramenta, na AMD eu faço 15 com grandes chances de dar erro).
É mais provável que eu aguarde a serie 50xx pra ver do que vai ser...

Pretendo fazer a compra do "upgrade" até a Black Friday, embora eu não esteja tão confiante que irá ter algo descente nas promos...
Mano, na minha visão o am5 não vale a pena nesse caso. Digo isso pq esses processadores com memória 3d da amd são absurdamente bons para jogos. Pode ver os testes, o 5700x 3d tem performance em games mto parecida com os amd 7000 e ainda com um tdp mt menor e necessitando bem menos de resfriamento. Vc vai acabar economizando uma grana boa e a diferença de performance será pequena. Os novos ryzen 9000 já vi testes e não foram mto empolgantes. Inclusive os 5000 3d estão na maiorias dos comparativos que sairam e conseguiram manter um nivel de performance parecido com os ryzen 9000 em jogos. Os 9000 pelo que pude constatar é um ryzen 7000 refinado, tipo com uma performance por watt melhorada em relação aos 7000

Mano, na minha visão o am5 não vale a pena nesse caso. Digo isso pq esses processadores com memória 3d da amd são absurdamente bons para jogos. Pode ver os testes, o 5700x 3d tem performance em games mto parecida com os amd 7000 e ainda com um tdp mt menor e necessitando bem menos de resfriamento. Vc vai acabar economizando uma grana boa e a diferença de performance será pequena. Os novos ryzen 9000 já vi testes e não foram mto empolgantes. Inclusive os 5000 3d estão na maiorias dos comparativos que sairam e conseguiram manter um nivel de performance parecido com os ryzen 9000 em jogos. Os 9000 pelo que pude constatar é um ryzen 7000 refinado, tipo com uma performance por watt melhorada em relação aos 7000
Mesmo olhando pela questão da longevidade ?
A maioria dos meus amigos me disseram para ir de m4, mas eu não estava muito afim de comprar tudo novo, pra depois quando der upgrade, ter que comprar tudo novo novamente, e já que vou ter que comprar tudo gastando uma grana, pensei que ir de AM5 seria uma boa, pensando no longo prazo, pois depois troco só o processador caso eu queira.
( Não sei se faz sentido. )
Mas você está me abrindo os olhos para o m4...
Ontem pareceu um gabinete Montech King 95 por 450.
Acabei pegando e aproveitando a promo.

Vou fazer um upgrade de mobo + placa mãe + memorias

estou em duvida entre
12400f por 674,90
5600 por 845
8500g por 925

aparentemente, o 12400f tem melhor cxb.

Qual recomendam?

Quero montar agora um kit DRR5 até 5-6k
Preciso de Placa Mae, processador e memorias, atualmente tenho uma 4070 SUPER + Fonte XPG Core Reactor, 850W

Alguma recomendação?

Quero montar agora um kit DRR5 até 5-6k
Preciso de Placa Mae, processador e memorias, atualmente tenho uma 4070 SUPER + Fonte XPG Core Reactor, 850W

Alguma recomendação?
Se for pra jogos, 7800x3D + alguma B650 que te atenda quanto a conectividade (1000-2000 reais a depender da sua necessidade) e algum kit 5600 CL36 ou melhor (CPU X3D não depende muito da memória pra desempenho), exemplo de um 6000 CL32, vai sair na faixa de 700-1000 reais a depender do modelo escolhido

Caso seja com foco em trabalho/hobby que se beneficie de mais cores, aí pode ir de 7900 ou até 7950x

A maioria dos meus amigos me disseram para ir de m4, mas eu não estava muito afim de comprar tudo novo, pra depois quando der upgrade, ter que comprar tudo novo novamente, e já que vou ter que comprar tudo gastando uma grana, pensei que ir de AM5 seria uma boa, pensando no longo prazo, pois depois troco só o processador caso eu queira.
Essa é a minha visão. Com certeza absoluta o am5 será mais longevo, porém o am4 ainda tem boas opções e 8 cores aparentemente ainda vai dar um bom caldo. A gente é meio entusiasta e gosta de ter as coisas mais modernas, porém sendo bem objetivo considero o am4 uma opção de melhor custoxbenefício. Eu por exemplo tenho uma 5950x e o jogo que mais jogo é lol. KKKKKK
Porém reconheço que se eu fosse bem objetivo um ryzen 5600 daria conta do meu uso tranquilamente.

Bote na ponta do lapis quanto iria gastar se fosse pelo upgrade permanecendo no AM4 ou indo para o AM5.

Por exemplo:
Ryzen 5 7600: R$1350
B650M TUF Plus: R$1299
1x16GB XPG Lancer 6000 CL30: R$489
Total no kit: R$3138 a vista (Sem o valor do frete)

Ryzen 7 5700X3d: R$1300
B550 Gaming: R$950
Total: R$2250 a vista (Sem o valor do frete)

*Valores tirados hoje, sem promoção.

Considere o valor de retorno vendendo a sua placa mãe, processador (e memórias atuais caso for para o AM5).
No fim, saiba que ambos possuem desempenho semelhante (exceto nos jogos que beneficiam do 3D cache) e que se você conseguir o 5700X3D por R$999 nas promos de live, a escolha fica bem mais fácil.

Se essa A320 tiver suporte pro 5700x3D eu botaria nela mesmo, e caso você não precise de conectividade extra de um chipset melhor muito provavelmente nem tem necessidade de trocar a mobo, e outra opção seria só botar um 5600 também que é baratinho e já dá um gás extra, pra jogos se não for botar uma puta GPU já deve sobrar e muito desempenho de CPU, se não tiver gargalo de CPU com um 5600 fica até sem sentido pegar algo acima na minha opinião, caso seja pra algum uso profissional/hobby que precise de mais desempenho multi-core e vá usar em 100% load aí realmente talvez seja necessário a troca de mobo e possa se beneficiar de algo acima do 5600

14ªG tem o problema da degradação já provado nos principais canais de hw.

Agr comprar cfg nova vai depender + da tua paciência. Tem tbm a opção c/ o Ryzen 7 7800X3D AM5 + placa mãe B650 + 2x16gb ddr5. Aí vai de vc, esperar ou pegar de imediato.

Esperar sim é melhor. Agora última dúvida...
samsung neo qled qn90c de 43" ou monitor philips momentum 329mr1v. Tv ou monitor para o computador e para o ps5 ou um para cada?

Galera preciso de uma ajudinha.

Atualmente tenho uma RTX 3070 junto de um R7 5700x e 32gb (4x8 3600), uso esse combo em um monitor ultra wide de 34 (3440x1440) 144hz e noto perda de desempenho grande em alguns jogos como The Division 2 e No Man's Sky por ex.
Surgiu a oportunidade de dar um up na VGA para uma RTX 4070 ti e sobra um pouquinho, tipo 1,5k pra dar um up na CPU também.

Dito isso vem a dúvida:

Existe algum Ryzen nessa faixa de preço que seja melhor que o meu, e que justifique o investimento? Se sim, qual seria o melhor? Salientando que no momento não vou sair do AM4.

Galera preciso de uma ajudinha.

Atualmente tenho uma RTX 3070 junto de um R7 5700x e 32gb (4x8 3600), uso esse combo em um monitor ultra wide de 34 (3440x1440) 144hz e noto perda de desempenho grande em alguns jogos como The Division 2 e No Man's Sky por ex.
Surgiu a oportunidade de dar um up na VGA para uma RTX 4070 ti e sobra um pouquinho, tipo 1,5k pra dar um up na CPU também.

Dito isso vem a dúvida:

Existe algum Ryzen nessa faixa de preço que seja melhor que o meu, e que justifique o investimento? Se sim, qual seria o melhor? Salientando que no momento não vou sair do AM4.
Na minha opinião: Não, ainda mais que você joga em 3440x1440.

Pessoal, boa noite.

Eu estava querendo dar um upgrade pra jogar jogos mais pesados pq sinto que meu processador tá engasgando demais até em coisas mais simples. Eu uso o meu pc para jogar e estudar pra faculdade, mas então eu queria recomendações do que posso melhorar nas peças e até ideias de peças mesmo (que não sejam tão caras por mais que tudo de pc esteja mt mais caro desde a pandemia)

CPU: Ryzen 3 3200g
GPU: RTX 3060 (ganhei do meu tio, mas sei que dá bottleneck)
MOBA: ASUS A320M-K/BR
RAM: 2x8gb Corsair 2666mhz
Data: SSD Sata 240gb + HDD 1tb

Para montar hoje um pc do zero, pra alguém q está estudando ciência de dados, melhor ir pra AM5 ou AM4 msm? Estou ajudando uma sobrinha que começou a faculdade agora, então esperamos que o pc dure a facul toda, no mínimo. Estava pensando em AM5 até pra poder futuramente fazer o upgrade de processador, mas lendo um pouco mais, fiquei na dúvida. O que acham?

Outra coisa, estou sentindo meu pc dando uma engasgada quando muitas abas estão abertas, pensei em colocar mais memória. Tenho hj 2 x 8, coloco mais 2 pentes de 8 ou é melhor colocar 2 x 16gb? Ou não faz diferença? Também pensei em trocar de monitor, como fico muito tempo nele lendo, estou pensando se não seria menos prejudicial aos meus olhos um monitor mais recente e que não fosse um monitor tv. Dicas, existe essa diferença será com relação ao monitor ou é paranoia minha ? obrigado
meu pc hj:
Ryzen 5 3600 | ASRock B450M Steel Legend | Cooler Master Hyper 212 RGB Black |Crucial Ballistix Sport LT, 3000MHz (2 x 8gb) |MSI GTX 1060 6gb | KingSpec M.2 512GB M.2 NVMe |Samsung 860 evo 500 GB| Samsung 1T |XFX XTR2 650W | Corsair Carbide Air 540 MSI GTX 1060 6gb | Samsung TA550 27"

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar