[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Pessoal, boa tarde!

Poderiam me indicar um processador + placa mãe + placa de video para produtividade (softwares adobe) e jogos single player atuais e futuros em quad hd no ultra?
se for am4
5700x3d se for mais voltado para games, 5900xt se for mais voltado para trabalho
b550m aorus elite ou TUF
rtx 4070 Super pra cima (pacote adobe sempre prefira nvidia)

se for am5
7600 (games) 7900 (trabalho) - tem a familia 9 tb mas to com preguiça de pesquisar e deve estar mais caro para pouco ganho
placa mãe b650m auros elite ou TUF
RTX 4070 Super pra cima (o ceu é o limite aqui)

Atualmente uso um 7600 em conjunto com b650m aorus elite e uma 3070 para trabalho e me atende excelentemente. trabalho com edição de vídeo. a 3070 leva a maioria dos jogos quad hd no high (ultra é exagero), mas pretendo fazer upgrade dela no futuro pra uma 4070s ou quem sabe uma 5060/5070.

Pessoal na opinião de vocês valem o investimento de trocar minha placa mãe atual sendo uma B450 Asus TUF Pro Gaming, onde tenho como configuração:

Processador Ryzen: 5700x
Memória: 2x32 64Gb 3600mhz
VGA: RTX 3060 12GB
2x SSD NVME KC3000 Kingston 1TB e 2TB (Esses são de quarta geração)

A troca seria por uma MSI B550 Gaming Plus!

Pelo que entendo a maior diferença que teria seria na questão dos SSDs, já que a minha B450 é PCI 3.0 e limita a velocidade dos SSDs.
Hoje vejo essa MSI por volta de R$ 850,00.... já a minha B450 não sei o quanto conseguiria pegar nela para ter essa diferença de investimento.

O que acham?

Pessoal na opinião de vocês valem o investimento de trocar minha placa mãe atual sendo uma B450 Asus TUF Pro Gaming, onde tenho como configuração:

Pelo que entendo a maior diferença que teria seria na questão dos SSDs, já que a minha B450 é PCI 3.0 e limita a velocidade dos SSDs.
Hoje vejo essa MSI por volta de R$ 850,00.... já a minha B450 não sei o quanto conseguiria pegar nela para ter essa diferença de investimento.

O que acham?
so trocaria se tivesse alguma feature que precisasse muito usar e que nao poderia abrir mão, de outro modo, se quer gastar grana com o pc, eu venderia a vga e colocaria uma mais forte pois esse tipo de upgrade sim traz vantagens.

Boa noite!
Meu filho ta querendo montar esse PC...

Queria gastar menos que isso.

O que ele usava era...
i5 8400
Gigabyte Z370M
Galax RTX 2060
Kingston Predator 32GB
Corsair CX550

Última edição:

O que acham?
Vc trabalha com algo que necessita a transferência de grande volume de dados de um disco para outro com frequência elevada? Se a resposta for não, esse upgrade não irá fazer nenhuma diferença para o seu uso cotidiano, mesmo que limitados pelo PCI 3.0 a velocidade dos discos é mais que suficiente.

Boa noite!

O que ele usava era...
i5 8400
Gigabyte Z370M
Galax RTX 2060
Kingston Predator 32GB
Corsair CX550

Horríveis esses preços... melhor vc ir comprando de item em item e ainda assim tem escolhas bem duvidosas ai... vamos la
se prefere o 5700x, em uma unica pesquisa ja achei ele por 1180 na amazon... se é pra pagar qse 1500 nesse site ai, melhor colocar logo 1660 no 5700x3d
water cooler "mancer"... faz isso não... nao precisa ser de 360, melhor um de 240 de marca consolidada e com garantia de qualidade, apesar que uso um gamemax de boa (mas foge de mancer).
caríssimas essas memorias! com 350 vc compra 1 pente de 16b 3200mhz, ou seja, 2 pentes saem por 700! (nao precisa de 3600mhz, pode dar conflito pois nem todo pc aguenta, e alem disso nao trara beneficios que justiquem esse preço)
4350 numa 4060ti? se for pagar a vista tem uma 4070 super por 4300 na tera! a prazo ela sai a 5058, ja da pra pagar essa diferença com o que vc economizou nas memorias e vai ter uma vga MUITO mais forte e com mais memoria
e por fim, 1635 lulos numa fonte de 750w??? q porra é esssa? kkkkk por pouco mais de 500 vc compra a corsair cx 750w, por 380 vc compra a gamdias cyclops ou se quer modular, por 600 reais vc compra a xpg core reactor de 850w!

Boa noite!

O que ele usava era...
i5 8400
Gigabyte Z370M
Galax RTX 2060
Kingston Predator 32GB
Corsair CX550

eu, na minha opinião, nunca vou conseguir entender alguem que nao trabalha com algo extremamente pesado, comprar componentes tao parrudos, sendo que em uma configuração bem mais barata e modesta consegue fazer as mesmas coisas quase q na msm qualidade, provavelmente seu filho vai jogar valorant, fortnite ou warzone.

Última edição:
pesquisa rápida:

5700X3D
Cooler
B550
2x16GB
MSI MAG A850G - coloquei esse só pelo benefício dos $20 da Steam, tem que ver se está ativo
NVME 1TB
Gabinete Montech Air 903

Tenho esse cooler Cooler,
mas ele ta querendo colocar um water.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Horríveis esses preços... melhor vc ir comprando de item em item e ainda assim tem escolhas bem duvidosas ai... vamos la
se prefere o 5700x, em uma unica pesquisa ja achei ele por 1180 na amazon... se é pra pagar qse 1500 nesse site ai, melhor colocar logo 1660 no 5700x3d
water cooler "mancer"... faz isso não... nao precisa ser de 360, melhor um de 240 de marca consolidada e com garantia de qualidade, apesar que uso um gamemax de boa (mas foge de mancer).
caríssimas essas memorias! com 350 vc compra 1 pente de 16b 3200mhz, ou seja, 2 pentes saem por 700! (nao precisa de 3600mhz, pode dar conflito pois nem todo pc aguenta, e alem disso nao trara beneficios que justiquem esse preço)
4350 numa 4060ti? se for pagar a vista tem uma 4070 super por 4300 na tera! a prazo ela sai a 5058, ja da pra pagar essa diferença com o que vc economizou nas memorias e vai ter uma vga MUITO mais forte e com mais memoria
e por fim, 1635 lulos numa fonte de 750w??? q porra é esssa? kkkkk por pouco mais de 500 vc compra a corsair cx 750w, por 380 vc compra a gamdias cyclops ou se quer modular, por 600 reais vc compra a xpg core reactor de 850w!
Peguei só o print do PC que ele quer, mas queria uma placa de vídeo mais em conta com um desempenho parecido...
Esse processador 5 7600x ou o 7 5700x?
Vou procurar outra memória, o cooler procurar um de 240 e ir de fonte Corsair mesmo.
Essas dicas me ajudaram demais.🫱🏻‍🫲🏼

Última edição:
Boa noite!

O que ele usava era...
i5 8400
Gigabyte Z370M
Galax RTX 2060
Kingston Predator 32GB
Corsair CX550

O que eu (que ligo 0 pra estética/RGB) faria:
CPU - 5700x3D - 1600 (enviado/vendido por Amazon)
AirCooler - 145
Placa-mãe - MSI B550M Pro-VDH - 750 (melhor que essa Gigabyte e com 3 anos de garantia)
RAM - 2x16gb 3200 CL16 - 500
GPU - 4060 Ti Ventus 3x - 2900
Kingston NV3 - Ok aqui, mas caso queira garantia maior (5 anos vs 3 anos do NV3) tem o SN770 ou o KC3000, nesse caso seriam uns 100-150 a mais
Gabinete parece ser preferência pra aquário que eu não manjo, eu iria de Montech 903 que é mesh, visualmente simples mas espaçoso e eficiente
Fonte - XPG Core Reactor II 850w (700 reais) ou até a 650w por 600 reais

Cooler, RAM, GPU e fonte que escolhi são significativamente mais baratos, placa-mãe um tiquinho mais cara mas melhor qualidade e maior garantia, SSD dá pra manter o NV3 ou ver os 2 citados se quiser maior garantia, no fim depende muito do quão importante é a estética, eu via de regra só ligo pro que entregar o melhor resultado e garantia (seja tempo ou qualidade) pro valor gasto

Daria pra utilizar ele sem problemas

Peguei só o print do PC que ele quer, mas queria uma placa de vídeo mais em conta com um desempenho parecido...
Vou procurar outra memória, o cooler procurar um de 240 e ir de fonte Corsair mesmo.
Essas dicas me ajudaram demais.
🫱🏻‍🫲🏼
7600x é AM5 e daria uma encarecida no setup de uns 200-300 a mais em placa-mãe e 300 em memórias, mas se for com o Ryzen 7600 (sem X) ele tá 1400 e são 200 a menos que o 5700x3D então dá uma compensada, é viável e talvez seja até preferível caso queira fazer um upgrade de CPU futuro, o preço dos setups tá bem próximo atualmente

GPU similar daria pra baixar pra 4060 ou RX 7600 que são uns 20% mais lentas mas acha na faixa de ~2000, recomendo usar esse site pra ver os preços de placa de vídeo

Última edição:
Vc trabalha com algo que necessita a transferência de grande volume de dados de um disco para outro com frequência elevada? Se a resposta for não, esse upgrade não irá fazer nenhuma diferença para o seu uso cotidiano, mesmo que limitados pelo PCI 3.0 a velocidade dos discos é mais que suficiente.
Não faço altas transferências por aqui...
Pois é, foi o que imaginei mesmo, em meu cenário não vale o investimento então.

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Essas dicas me ajudaram demais.🫱🏻‍🫲🏼
o colega insane respondeu tudo basicamente e entregou uma boa config...

agora a depender do que seu filho va jogar e da resolução, eu nao gastaria quase 3 mil em uma 4060ti, se for pra full hd e a depender dos jogos, uma 4060 já está suficiente. a mesma coisa para fonte, uma de 650w já supre e com folga a configuração. da pra você dar uma economizada boa nesses dois itens.
Sobre gabinete, eu comprei um baratinho, de 200 conto, e me arrependi. gabinete é uma coisa que a gente não troca então quando mais espaçado e com ventilação, melhor.
Se voce quer gastar menos, ja que foi o que escreveu no post de origem, eu iria em 4060 + fonte de 650w.
Sobre o 7600x e 7600, o com x tem desempenho de 5800x3d e o 7600 sem x tem desempenho de 5700x3d, com a vantagem do 7600 ser a última plataforma lançada, com mais alguns anos de lançamento pela frente, enquanto am4 ta fim de carreira. Dai seu bolso que decide se vale a pena mas muda tudo pois am5 é outra placa mãe e memórias.

Pessoal! Depois de muito tempo de resistência com a intel, resolvi da oportunidade para AMD!
Mas preciso da ajuda de vocês!

Já tenho uma fonte CoolerMaster 650w MWE V2 80+Bronze ATX
Gabinete que pretendo comprar é Montech King 95 PRO id Tower ATX com 6 fans e controlador RGB

Com 2 a 3 Monitor sendo 1 para game 144hz

Mas não sei absolutamente nada da AMD, o pc é visando trabalhar com Modelagem de dados (Data Science) e jogar algo em torno de CyberPunk FullHD (1920x1080) ou no max 2K (2048 x 1080)

Antes tinha um i7 8700K então queria algo equivalente ao I7 mas que a fonte aguente! ou I9
Mas de gerações mais atuais que demore pra dar um UP e uma placa mãe com wifi 6E.

Help! Agradeço desde já!

o colega insane respondeu tudo basicamente e entregou uma boa config...

agora a depender do que seu filho va jogar e da resolução, eu nao gastaria quase 3 mil em uma 4060ti, se for pra full hd e a depender dos jogos, uma 4060 já está suficiente. a mesma coisa para fonte, uma de 650w já supre e com folga a configuração. da pra você dar uma economizada boa nesses dois itens.
Sobre gabinete, eu comprei um baratinho, de 200 conto, e me arrependi. gabinete é uma coisa que a gente não troca então quando mais espaçado e com ventilação, melhor.
Se voce quer gastar menos, ja que foi o que escreveu no post de origem, eu iria em 4060 + fonte de 650w.
Sobre o 7600x e 7600, o com x tem desempenho de 5800x3d e o 7600 sem x tem desempenho de 5700x3d, com a vantagem do 7600 ser a última plataforma lançada, com mais alguns anos de lançamento pela frente, enquanto am4 ta fim de carreira. Dai seu bolso que decide se vale a pena mas muda tudo pois am5 é outra placa mãe e memórias.
Tava pensando no 7600 com a 4060, roda os jogos da atualidade com uma resolução boa? Ele quer um monitor de 240hz.
Edit. Falo em colocar AM5 pensando em upgrade, montei um pensando assim e vendi depois de 5 anos.

Última edição:
Tava pensando no 7600 com a 4060, roda os jogos da atualidade com uma resolução boa? Ele quer um monitor de 240hz.
aconselho colocar no youtube ryzen 7600 + rtx 4060 e o nome do jogo, dai você vai ter uma noção do desempenho. se atente para ver na resolução do monior que vai pegar. se for full hd, dificilmente ela não dará conta. quem escolhe monitor 240hz, geralmente quer jogar competitivo, dai geralmente baixam os efeitos para o baixo, pra cuspir frames na tela. nessa lógica, tá bom o conjunto.

Alguém recomenda ou não?
https://www.kabum.com.br/produto/11...amd-am4-micro-atx-ddr4-preto-90-mxbcu0-a0uayz

Não sei se fiz besteira aqui, estou querendo trocar de gabinete por um microATX, já comprei. Mas vou ter que trocar a placa mãe e fonte.

Um detalhe é que minha VGA é 2,5 slot, tinha pensado na B550M TUF, mas o slot da VGA começa no segundo e ficaria sem espaço em baixo pros cabos e mesmo para as ventoinhas. Achei essa Asrock Steel Legend que tem slot da VGA no primeiro espaço.
Só que outro detalhe é que se eu por a VGA no primeiro slot, não sei se bate no cooler grande da CPU, um AK620 da DeepCool.

Olá, eu possuo uma placa mãe SOYO B550m + memorias da ASGARD, conjunto que comprei da China, por vezes apresentava problemas de não dar vídeo, mas do nada eu reiniciava o pc e ficava funcionando normal, nunca tive problemas com desempenho quando estava funcionando, porém hoje o pc começou a dar tela azul pra praticamente qualquer coisa que eu fazia, tirei as memórias e coloquei uma antiga e está funcionando normal, porém em single channel, vi um anúncio na Amazon de um conjunto de duas memórias Hyperx Furry por um preço interessante.

anuncio em questão:

Gostaria de saber se vale a pena esse conjunto, se é original e se teria algum problema de compatibilidade, obrigado.
Caso não valha a pena, aceito indicações de outros conjuntos.

Última edição:
Pessoal, ocorreu um problema após a loja instalar a placa mãe gigabyte b450m gaming am4 que me foi recomandada aqui nas conversas para substituir a do Dell 5675.

Quando eu inicio o PC ele fica na resolução normal dele, mas assim que começo a rodar Dota 2 a tela desliga e fica alternando entre HDMI e Analog. Eu desligo e ligo o PC, e a resolução da tela muda para 1280x720, e eu não posso alterar, pois essa é a resolução máxima. Só volta ao normal se eu ficar reiniciando várias vezes, só que basta eu abrir um jogo que a tela desliga e acontece tudo de novo.

Descobri o problema!

A placa de vídeo que está sendo usada é a padrão do windows. Algo aconteceu que o PC não reconhece mais a placa de vídeo instalada. Será que a loja instalou errado?

Se puderem me ajudar eu agradeço,
Obrigado

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar