[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Então, atualmente eu uso 2 M2, com sistemas diferentes, e 4 hds sata, além de alguns externos... E costumo usar o spdif com um DAC... Só percebi que a Asus não tinha áudio digital depois que já tinha comprado... Nunca imaginei que eles removeriam uma coisa tão básica...
Por por isso procurei outras placas e encontrei essa MSI...
Quanto o querer o melhor, ao meu ver o problema é que todas essas placas são caras, então se vou pagar +- o mesmo por qualquer uma delas, prefiro escolher a melhor, com melhor construção, melhores recursos, mesmo que eu não vá usar na totalidade...
Vou darl ctrlc ctrlv num post recente meu com algumas opções

Pra facilitar, deixar um link de busca da Kabum, um da Terabyte e um da Pichau, mas as vezes encontra preços melhores em outros lugares, pra comparar gosto de usar esse site que outro user postou uns meses atrás
Também tem essa tabela de placas-mãe mas muitos modelos não encontra aqui no Brasil


A princípio 2 M2 + 4 SATA todas vão atender, SPDIF realmente muita mobo tá vindo sem por algum motivo mas pra deixar algumas opções

MSI B650 Tomahawk (2000 ou 1900 com Prime/cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata
MSI B650 MPG Edge Wi-Fi (2100 ou 1995 com Prime/Cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata

MSI X670-P Wifi (2300 ou 2185 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 6x Sata
Asrock X670E Steel Legend (2320 reais) - 4x M2, 4x Sata
Asrock X670E Pro RS (2450 reais) - 5x M2, 6x Sata
Asus ROG Strix B650E-E Gaming Wi-Fi (2900 ou 2755 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 4x Sata

Isso baseado na necessidade de 2 M2 + 4 Sata + SPDIF, de resto é subjetivo o que cada um precisa/o que é melhor, qualquer mobo dessas tem construção excelente, se quiser uma garantia mais longa só resta a MSI com 3 anos porque de resto é 1 ano pra todas fabricantes, se quiser um recurso como clear_cmos no espelho traseiro aí acho que só a Strix tem, por outro lado ela tem "só" 4 Sata e esse recurso é algo mais útil pra quem faz muito OC, pensar se precisa/quer PCIE 5.0 etcetc, aí cabe a você se prefere ter alguns recursos a mais de um lado mas sacrificar em outro, ou investir além de 3k pra ter algo ainda mais completo que não sacrifique em nada ainda que provavelmente não use nenhuma dessas coisas
 
Última edição:
Vou darl ctrlc ctrlv num post recente meu com algumas opções

Pra facilitar, deixar um link de busca da Kabum, um da Terabyte e um da Pichau, mas as vezes encontra preços melhores em outros lugares, pra comparar gosto de usar esse site que outro user postou uns meses atrás
Também tem essa tabela de placas-mãe mas muitos modelos não encontra aqui no Brasil


A princípio 2 M2 + 4 SATA todas vão atender, SPDIF realmente muita mobo tá vindo sem por algum motivo mas pra deixar algumas opções

MSI B650 Tomahawk (2000 ou 1900 com Prime/cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata
MSI B650 MPG Edge Wi-Fi (2100 ou 1995 com Prime/Cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata

MSI X670-P Wifi (2300 ou 2185 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 6x Sata
Asrock X670E Steel Legend (2320 reais) - 4x M2, 4x Sata
Asrock X670E Pro RS (2450 reais) - 5x M2, 6x Sata
Asus ROG Strix B650E-E Gaming Wi-Fi (2900 ou 2755 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 4x Sata

Isso baseado na necessidade de 2 M2 + 4 Sata + SPDIF, de resto é subjetivo o que cada um precisa/o que é melhor, qualquer mobo dessas tem construção excelente, se quiser uma garantia mais longa só resta a MSI com 3 anos porque de resto é 1 ano pra todas fabricantes, se quiser um recurso como clear_cmos no espelho traseiro aí acho que só a Strix tem, por outro lado ela tem "só" 4 Sata e esse recurso é algo mais útil pra quem faz muito OC, pensar se precisa/quer PCIE 5.0 etcetc, aí cabe a você se prefere ter alguns recursos a mais de um lado mas sacrificar em outro, ou investir além de 3k pra ter algo ainda mais completo que não sacrifique em nada ainda que provavelmente não use nenhuma dessas coisas
Nossa rapaz, muito obrigado mesmo pela ótima resposta...
Vai ajudar muito :)
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou darl ctrlc ctrlv num post recente meu com algumas opções

Pra facilitar, deixar um link de busca da Kabum, um da Terabyte e um da Pichau, mas as vezes encontra preços melhores em outros lugares, pra comparar gosto de usar esse site que outro user postou uns meses atrás
Também tem essa tabela de placas-mãe mas muitos modelos não encontra aqui no Brasil


A princípio 2 M2 + 4 SATA todas vão atender, SPDIF realmente muita mobo tá vindo sem por algum motivo mas pra deixar algumas opções

MSI B650 Tomahawk (2000 ou 1900 com Prime/cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata
MSI B650 MPG Edge Wi-Fi (2100 ou 1995 com Prime/Cupom 5%) - 3x M2, 6x Sata

MSI X670-P Wifi (2300 ou 2185 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 6x Sata
Asrock X670E Steel Legend (2320 reais) - 4x M2, 4x Sata
Asrock X670E Pro RS (2450 reais) - 5x M2, 6x Sata
Asus ROG Strix B650E-E Gaming Wi-Fi (2900 ou 2755 com Prime/cupom 5%) - 4x M2, 4x Sata

Isso baseado na necessidade de 2 M2 + 4 Sata + SPDIF, de resto é subjetivo o que cada um precisa/o que é melhor, qualquer mobo dessas tem construção excelente, se quiser uma garantia mais longa só resta a MSI com 3 anos porque de resto é 1 ano pra todas fabricantes, se quiser um recurso como clear_cmos no espelho traseiro aí acho que só a Strix tem, por outro lado ela tem "só" 4 Sata e esse recurso é algo mais útil pra quem faz muito OC, pensar se precisa/quer PCIE 5.0 etcetc, aí cabe a você se prefere ter alguns recursos a mais de um lado mas sacrificar em outro, ou investir além de 3k pra ter algo ainda mais completo que não sacrifique em nada ainda que provavelmente não use nenhuma dessas coisas
Nunca ouvi falar dessa gkinfostore, ela é confiável? Os preços estão muito bons nela.
 
Bom dia, tenho uma mobo MSI b450m tomahawk max, que já deu oq tinha q dar e estou pensando em uma Aorus b550m pelo custo benéficio, vale a pena ou na faixa de preço teria outra melhor?
 
Bom dia, tenho uma mobo MSI b450m tomahawk max, que já deu oq tinha q dar e estou pensando em uma Aorus b550m pelo custo benéficio, vale a pena ou na faixa de preço teria outra melhor?
Algo que esteja sentindo falta nela ou? Porque trocar só por trocar não vai ganhar nada na prática,olharia a Gaming Plus ou Pro-VDH também mas se não tiver faltando nada na atual o melhor CxB é manter ela

Nunca ouvi falar dessa gkinfostore, ela é confiável? Os preços estão muito bons nela.
Sim, e as vezes tem uns preços legais mesmo
 
Última edição:
Escolhi comprar esses itens pra melhorar meu kit de processador + placa-mãe
Configuração atual:
placa-mãe MSI para Intel H81M-E33 Military Class 4 LGA 1150 Box
Processador Intel Core i5-4460 3.2GHz (3.4GHz Max Turbo) 6MB LGA 1150 c/ Intel HD Graphics
GTX 750 Ti 1gb
memória RAM 4x4gb de 1300ghz DDR3

De momento iria pegar apenas esses itens:
MACHINIST-X99 P4 LGA 2011-3 (https://pt.aliexpress.com/item/1005....0.0.5c007f06YJhv6h&mp=1&gatewayAdapt=glo2bra)
E5 2690 v4

Essa placa-mãe daria conta? precisaria de uma fonte melhor? (vou pegar uma rx 580 8gb mais pra frente)
As memória atuais não conseguiria utilizar de momento por ser DDR3 né?

 
Galera seguinte tenho essa configuração

Pentium g6405
H510m H
2 pentes de 8gb 2666mhz crucial
SSD M2 240gb
Fonte Gammaxx 600w

E a minha dúvida e a seguinte será que vale pega um GT 1030 da Galaxy para trabalhar..(Corel, illustrator e Photoshop?) Aí depois pego um i5 11400...Ou melhor vender o kit e pega um 5600g com a Vega 7 e mais pra frente pega um 1650 ou 3050 da vida não jogo mais.So de vez em quando um pés e fica.O Pc é para trabalho...o que acham...
 
Pessoal, preciso upar a minha memória ram, tenho 16GB hoje mas quero subir para 32GB. É melhor comprar mais 2 de 8GB ou trocar por 2 de 16GB?
 
Na verdade ela está morrendo, não fica mais ligada reinicia a cada minuto.
Confere se está na garantia porque são 3 anos pra MSI, caso contrário daria uma olhada naquelas 2 a princípio mesmo
 
Pessoal, preciso upar a minha memória ram, tenho 16GB hoje mas quero subir para 32GB. É melhor comprar mais 2 de 8GB ou trocar por 2 de 16GB?
Outra coisa é como saber se meu processador vai capar a frequência da RAM? Vi gente falando que comprou memória de 3200Mhz mas o processador só roda até 2666Mhz.

Tenho um Ryzen 5 3600
 
Olá, estou tendo problemas de gargalo com o meu processador, por isso estou com a ideia de de fazer um upgrade, porem to sem ideia de um processador bom para meu setup
setup:
GPU - GT 1030 2gddr5
Placa mãe - socket 988b rPGA mahobay HM65 intel
Ram - 8gb ddr5
é um setup básico mas da pra gasto, nao ligo para gráficos e nao costumo jogar jogos muito pesados
 
Fala pessoal, bom dia ! Td em paz com vcs??

To indo pro EUA em 2 semanas e to pensando em aproveitar pra pegar alguns itens para dar um upgrade no meu pc. Imagino que o ideal seja a placa mãe e processador correto? pois se eu troco a placa de vídeo posso ter gargalo desnecessário. Podem me ajudar com a "meta" da vez? to por fora hahaha
 
Fala pessoal, bom dia ! Td em paz com vcs??

To indo pro EUA em 2 semanas e to pensando em aproveitar pra pegar alguns itens para dar um upgrade no meu pc. Imagino que o ideal seja a placa mãe e processador correto? pois se eu troco a placa de vídeo posso ter gargalo desnecessário. Podem me ajudar com a "meta" da vez? to por fora hahaha
Qual resolução/refresh rate você joga? PC apenas pra jogos? Disposto a abrir mão de garantia de algumas peças comprando lá fora? Qual o orçamento total (lá fora + o que vai comprar aqui)? Aonde sente que o PC tá faltando com performance?

Diria que não tem como recomendar muito bem sem ter pelo menos essas informações antes
 
Qual resolução/refresh rate você joga? PC apenas pra jogos? Disposto a abrir mão de garantia de algumas peças comprando lá fora? Qual o orçamento total (lá fora + o que vai comprar aqui)? Aonde sente que o PC tá faltando com performance?

Diria que não tem como recomendar muito bem sem ter pelo menos essas informações antes

Jogo em 144hz full hd (vou trocar para 2k 144hz)

Sim, para jogos

Sim, disposto a abrir mão da garantia

Uns $600

Não sinto nada absurdo, porém gostaria da oportunidade para melhor algo. Minha moba é bem antiga no caso, não sei se já vale as ddr5
 
Olá. Quero fazer um upgrade no meu PC. Penso em comprar uma Gigabyte B550M Aorus Elite + Ryzen 5 5600g. Não me importo de jogar no low/medio. Quero jogar principalmente Valorant. Tenho um monitor de 60hz, então o foco por agora é os 60fps folgados, mas pretendo colocar uma GPU futuramente. Alguém pode me ajudar?
 
Fala guys, estou querendo dar um upgrade na GPU, possuo um kit Aorus B450m + Ryzen 5 3500. Uma RX 6600 encaixaria nesse setup ? jogo mais games de fps cs, valorant, entre outros !!
 
Jogo em 144hz full hd (vou trocar para 2k 144hz)

Sim, para jogos

Sim, disposto a abrir mão da garantia

Uns $600

Não sinto nada absurdo, porém gostaria da oportunidade para melhor algo. Minha moba é bem antiga no caso, não sei se já vale as ddr5
Se $600 for o orçamento total acho que o melhor que daria pra fazer é ou pegar uma RTX 4070 ou fazer upgrade no AM4 pro 5800x3D e trocar GPU no futuro ou trocar pra um kit AM5 e trocar a GPU no futuro, não sei como estão os preços de AM5 lá fora mas creio que $600 consiga encaixar algo como B650 + 7600/7700 + 32gb

Aí depende dos preços que encontrar no geral também, 5600 + 3060ti tá bem equilibrado atualmente ainda mais pra resolução, tem jogos que vai se beneficiar mais de CPU nova e outros mais de GPU nova (principalmente em QHD)

Olá. Quero fazer um upgrade no meu PC. Penso em comprar uma Gigabyte B550M Aorus Elite + Ryzen 5 5600g. Não me importo de jogar no low/medio. Quero jogar principalmente Valorant. Tenho um monitor de 60hz, então o foco por agora é os 60fps folgados, mas pretendo colocar uma GPU futuramente. Alguém pode me ajudar?
Se pretende usar gráfico integrado é uma boa, eu iria com essa mobo a princípio mas não sei sua necessidade de conectividade etc, mas no futuro só botar uma GPU e boa, aí caso a CPU esteja segurando desempenho poderia trocar por uma melhor no AM4 mesmo como 5600/5700x/5800x3D
 
Estou no processo de montagem de um PC, mas tenho uma grande dúvida entre processadores, entre o 5600G e 5700G.
Uso principal será para trabalhar com analises de dados e Machine Learning, jogo eventual (não será foco).
Como entendo que as atividades teriam beneficio com a melhor performance Multi thread do 5700G estou considerando este processador, mas não tenho certeza se a diferença de 400 reais que tem hoje, realmente vale a pena?

Referente a placa mãe, estou com alguma dificuldade em encontrar uma, vi esta da MSI indicada e já tinha me interessado pelo wifi integrado (MSI B550M Pro-VDH WiFi). Teriam alguma outra indicação nesta faixa de preço?
 
Fala guys, estou querendo dar um upgrade na GPU, possuo um kit Aorus B450m + Ryzen 5 3500. Uma RX 6600 encaixaria nesse setup ? jogo mais games de fps cs, valorant, entre outros !!
 
Salve pessoas.
Tenho um equipamento bem razoável, uma mobo MSI B550 MAG Mortar Wifi, um 5600X, duas memórias corsair vengeance 3.600Mhz e uma RX 6800.
Valeria a pena substituir esse processador por um 5800x3d?
Meu gabinete é ruim de ventilação, mas uso um watercooler NZXT Z63, que, acho, daria conta.
A ideia era garantir longevidade, usar esse mesmo equipamento por mais alguns anos.
 
Fala pessoal boa tarde, vale a pena pagar 250 a mais na Asus? no geral qual é melhor? é pra um Ryzen 5700x
Asus tuf b550m plus wifi ii ou b550m aorus elite
 
Boa tarde

Se alguém puder me ajudar agradeço :D

Tenho um Ryzen 5 3600 e estou analisando a possibilidade de comprar um Ryzen 5 5600. Tudo pelo ali, claro, que é mais em conta.
Mas a grande pergunta é: Vale a pena pagar essa diferença?

Restante do meu Setup: B540 + RTX 3060 12 GB + 2 Pentes de 16GB cada de 2666 mhz

Eu só tenho um monitor 60hz que roda somente em Full HD o que para mim está ótimo. Alguns jogos não fica os 60 FPS cravados. Vai de 50 a 60 FPS. Mas a maioria na maioria das vezes fica os 60 FPS.

Vale a pena investir nessa troca com esse setup médio que eu tenho ou é melhor ficar assim mesmo e daqui a uns anos trocar tudo para outra geração?

É para continuar jogando em Full HD mesmo
 
Ninguém?
Mas enfim, já pesquisei na internets da vida e teria o tal gargalo somente se eu tivesse uma 3070 para cima. Com a 3060 ou até mesmo a 3060 Ti não vale a troca de processador, porque ambas combinam perfeitamente com o R5 3600. Então vamos continuar jogando assim e trocar tudo daqui a um tempo quando esse sistema gritar para rodar os jogos atuais (Menos de 30 FPS em 1080p Ultra)
 
Tenho um Ryzen 5 3600 e estou analisando a possibilidade de comprar um Ryzen 5 5600. Tudo pelo ali, claro, que é mais em conta.
Mas a grande pergunta é: Vale a pena pagar essa diferença?

Restante do meu Setup: B540 + RTX 3060 12 GB + 2 Pentes de 16GB cada de 2666 mhz
Se comprar e não for taxado e vender num preço razoável o 3600 diria que sim, sai bem barato pra um upgrade considerável, ainda que não seja perceptível em todas as situações

Eu só tenho um monitor 60hz que roda somente em Full HD o que para mim está ótimo. Alguns jogos não fica os 60 FPS cravados. Vai de 50 a 60 FPS. Mas a maioria na maioria das vezes fica os 60 FPS.

Vale a pena investir nessa troca com esse setup médio que eu tenho ou é melhor ficar assim mesmo e daqui a uns anos trocar tudo para outra geração?

É para continuar jogando em Full HD mesmo
Masss como roda apenas em 60hz provavelmente o 3600 dá conta, mas é aquilo, caso tope gastar um pouquinho pra talvez ganhar mais estabilidade em alguns cenários o investimento não é tão alto, acho que o AM4 ainda vai longe seja com 5600/5700x ou o 5800x3D

Mas enfim, já pesquisei na internets da vida e teria o tal gargalo somente se eu tivesse uma 3070 para cima. Com a 3060 ou até mesmo a 3060 Ti não vale a troca de processador, porque ambas combinam perfeitamente com o R5 3600
Depende demais a resposta exata, tem jogo que uma 3060 pode dar gargalo e jogo que uma 3070 ainda vai ser insuficiente, depende completamente do jogo e dos settings dele, mas no geral 60hz é tranquilo de alcançar com o 3600

Caso faça upgrade de GPU e ainda mantendo o monitor algo é ter em mente que pode utilizar o DLDSR também pra melhorar os gráficos e fazer uso desse poder extra que estiver sobrando na GPU, caso esteja sobrando performance pra 3060 recomendo testar porque pode melhorar bastante o gráfico
 
Se comprar e não for taxado e vender num preço razoável o 3600 diria que sim, sai bem barato pra um upgrade considerável, ainda que não seja perceptível em todas as situações


Masss como roda apenas em 60hz provavelmente o 3600 dá conta, mas é aquilo, caso tope gastar um pouquinho pra talvez ganhar mais estabilidade em alguns cenários o investimento não é tão alto, acho que o AM4 ainda vai longe seja com 5600/5700x ou o 5800x3D


Depende demais a resposta exata, tem jogo que uma 3060 pode dar gargalo e jogo que uma 3070 ainda vai ser insuficiente, depende completamente do jogo e dos settings dele, mas no geral 60hz é tranquilo de alcançar com o 3600

Caso faça upgrade de GPU e ainda mantendo o monitor algo é ter em mente que pode utilizar o DLDSR também pra melhorar os gráficos e fazer uso desse poder extra que estiver sobrando na GPU, caso esteja sobrando performance pra 3060 recomendo testar porque pode melhorar bastante o gráfico

Pois é. Mas com os processadores bem mais em conta no Ali acho brabo alguém pagar aqui o que vale mesmo esse R5 3600. Então eu teria que investir R$ 650,00 do zero, isso se eu não for taxado, para talvez chegar aqui e a GPU limitar meu processador novo. Vou deixar assim mesmo por enquanto mas obrigado pelas respostas 👍
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo