[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição de UPGRADE/PEÇAS AVULSAS (Gamer/Profissional/uso casual)

Boa noite a todos.

Atualmente eu tenho essa config:
Biostar A320mh 2.0
Ryzen 3 3200g
Vídeo integrado
2x4 Corsair 3000mhz
Fonte Fortrek Crusader 500w

Eu jogo GTA 5 e Euro Truck, mas o Euro Truck está travando um pouco.
Rodo a 30 fps e pra mim está ótimo, só queria reduzir um pouco os travamentos.

O que me recomendam a fazer upgrade primeiro?
Meu orçamento é de no máximo 1000 reais, hoje infelizmente não tenho mais que isso.

Obrigado galera.
SSD e memória, é o mais barato e benéfico para ti.

Oi alguém pode indicar uma placa de vídeo boa e barata
Boa e barata não existe, mas se conseguir passar um teto de orçamento conseguimos te ajudar a pegar a melhor até esse valor.

Oi alguém pode indicar uma placa de vídeo boa e barata
"Barata" é subjetivo, estou pesquisando faz algum tempo, e a 3060 12gb 192 bits parece-me boa, pelo menos a melhor que consigo com meu orçamento, na casa dos 2.300,00, e pra meu uso 1080 a 1440p com um i5 12400f, se algum colega com mais experiencia puder analisar minha escolha, e contribuir com sua opinião agradeço.

"Barata" é subjetivo, estou pesquisando faz algum tempo, e a 3060 12gb 192 bits parece-me boa, pelo menos a melhor que consigo com meu orçamento, na casa dos 2.300,00, e pra meu uso 1080 a 1440p com um i5 12400f, se algum colega com mais experiencia puder analisar minha escolha, e contribuir com sua opinião agradeço.
Com esse valor eu iria reto pra 3060 TI que as vezes aparece por menos que isso, ou em uma RX 6750x.

Com esse valor eu iria reto pra 3060 TI que as vezes aparece por menos que isso, ou em uma RX 6750x.
Eu fiquei em duvida realmente entre as duas, porem a TI é um pouco mais cara, mas não tem problema não é tão cara, o que me fez pensar na 3060 12gb é que vi alguns testes ultimamente em que 8gb de vram ja não são tão bons, agora não sei se são jogos mal otimizados, ou se será um padrão futuro, nesse caso a 3060 12gb seria uma placa que duraria um pouco mais por conta dos seus 12gb, por favor me corrija se eu estiver errado, obrigado.

Eu fiquei em duvida realmente entre as duas, porem a TI é um pouco mais cara, mas não tem problema não é tão cara, o que me fez pensar na 3060 12gb é que vi alguns testes ultimamente em que 8gb de vram ja não são tão bons, agora não sei se são jogos mal otimizados, ou se será um padrão futuro, nesse caso a 3060 12gb seria uma placa que duraria um pouco mais por conta dos seus 12gb, por favor me corrija se eu estiver errado, obrigado.
Os dois, os jogos estão mal otimizados e 12gb vai ser cada vez mais necessário, é a evolução natural. Mas não adianta nada ter vram se a placa não tem poder de processsamento para acompanhar, se não quiser abrir mão dos 12gb vai pra RX6700XT/6750XT. Entre essas eu sou mais a 3060TI por conta do desempenho extra e Dlss.

eu acho que o maior problema dessas placas de 8gb mais parrudas, RTX 3060TI, 3070, são que o chip é forte o suficiente pra levar jogos em condições que a VRAM atrapalha, mas não acho que 8gb hoje seja uma quantidade pra ficar com medo (não considero jogos mal otimizados como padrão). Vendo casos de uma RX 6600, RTX 3050, RX 6600 XT, são placas em que 8gb condizem com elas, óbvio que mais Vram seria bem vindo, mas não tem porque botar vram a mais em uma placa que não segura. Agora a falta de concordância da Nvidia me impressiona, pois sabem que uma 3060ti tem folego pra levar as coisas no ultra com tranquilidade, mas capam a placa na vram para que, mesmo ela sendo capaz de rodar as coisas com tudo no talo, não vai ter vram suficiente pra isso e o jogo mais engasgar, enquanto uma 3060 tem os 12gb disponíveis, mas não tem tanto poder pra fazer uso dessas quantidade toda em alguns cenários. Tudo feito pra forçar um upgrade.
Eu acho que pela longevidade, performance e preço, uma rx 6700/6750 xt seria a melhor opção, chip gráfico forte, 12gb de memória e, podem discordar, mas eu sempre tive impressão que as placas da AMD envelhecem melhor que as da Nvidia.

Bom dia, qual a melhor GPU que um Ryzen 7 5700g consegue levar sem ter gargalo? Quero usar junto com 32gb 3200mhz

mais ou menos 7 meses atrás eu comprei 2x8 ddr4 3200mhz da asgard e não funcionou na minha B450M PRO-S, procurei em tudo quanto é canto solução e vi que a memória não é compativel com minha placa mãe, como mostra no site da própria. Uso um ryzen 5-3600 e minhas memorias atuais sao de 2666, quero fazer um upgrade para alguma de 3600 e as que tem no brasil são caras, daí tenho opções como a gloway, cuso e outra da asgard. Como eu sei que a memória é compativel? somente as da lista fornecida pela asus funcionam no meu pc?

Bom dia, qual a melhor GPU que um Ryzen 7 5700g consegue levar sem ter gargalo? Quero usar junto com 32gb 3200mhz
Depende da resolução, do jogo, dos settings do jogo etc, eu pegaria a melhor GPU que dá e boa, veja testes de CPU/GPU e desencana de gargalo

Olá pessoal,
Estou planejando montar um computador gamer com orçamento de 10.000 reais e queria uma indicação de placa mãe. Hoje tenho o monitor dell s3422dwg, que de acordo com o manual permite 144hz de frequencia a resolução 3k com conexão DP 1.4. Isso significa que para que consiga essa frequencia eu preciso de uma placa mão com a mesma conexão? Estou pensando nas seguitnes configurações:
- Processador: AMD Ryzen 7 5800x3D
- Placa de vídeo: Geforce RTX 4070 ou 4070 TI
- Memoria 64 RAM DDR4 (4x16 ou 2x32?)

Obrigado!

Fala, galera. Estou precisando fazer um upgrade na máquina que usamos aqui na empresa para desenvolvimento de projetos arquitetônicos, mais voltados para criar imagens de render, e modelagens 3D.

Atualmente as especificações são:

CPU: Ryzen 5 3600
MOBO: Asus Prime B450M-Gaming
RAM: Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8) DDDR4 2666MHz
GPU: Gigabyte GeForce RTX 2060 Super 8GB Windforce OC
Armazenamento: HD WD Blue 1TB + SSD 256GB
Fonte: AeroCool KCAS 600W

Quero aumentar a RAM, mas estou em dúvida sobre como fazer isso. Não sei se coloco mais 2 pentes de 8GB ou se vendo esses e compro 2 de 16GB. Procurei o mesmo modelo dos pentes atuais mas não consegui encontrar. Enfim, se alguém puder ajudar nessa escolha de o que é melhor, agradeço bastante.

Queria saber o que vocês poderiam indicar também em relação a monitores para apresentar esses projetos a clientes. Hoje utilizamos uns bem vagab*ndos e quero mudar isso, dar mais profissionalismo. Algo que represente as cores bem com um tamanho legal.

Malz pelo textão, mas agradeço pela ajuda desde já.

Galerinha, uma dúvida. Não pretendo entrar nesta nova geração, então, aproveitando que minha sogra está nos EUA, valeria a pena pular do 5600x para o 5800x3d? Vi que está por 280 dólares lá. E outra, tenho um kit 4x8gb ddr4 3200 da Crucial. Teria alguma alteração de performance caso eu colocasse 2x16gb ddr4 3600?

Acredito que vendendo as peças que tenho agora o upgrade sairia por algo próximo de 1000 reais.

valeria a pena pular do 5600x para o 5800x3d?
É um up legal mas o resultado depende da GPU, resolução e jogo em si, alguns jogos muda nada, alguns muda um pouco, alguns muda um pouco mais, alguns muda bastante então é difícil dar uma resposta exato sem saber o resto dessas variáveis, por outro lado mesmo como ao vender o 5600x recupera uma boa parte da grana é um upgrade bem válido mesmo sem ter tanto conhecimento dessas variáveis, mas o ideal é olhar testes que representem +- a sua situação, se tiver GPU tal e jogar em QHD tenta olhar os testes nessas condições, porque tem muito gente que vai ser com uma 4090 em 1080p justamente pra ver a diferença da CPU sem nenhum gargalo, mas é algo que nem sempre representa a situação de todos

E outra, tenho um kit 4x8gb ddr4 3200 da Crucial. Teria alguma alteração de performance caso eu colocasse 2x16gb ddr4 3600?
Não, como já tem 32gb eu só manteria, se forem chips Micron E-die dá pra brincar ajustando elas manualmente também, deve dar pra dar uma subida na frequência e reduzir os timings, o 5800x3D não parece ser tão afetado por memórias e de qualquer forma se quer extrair o máximo das memórias, é praticamente mandatório fazer ajustes manuais porque o XMP vem bem "frouxo" geralmente

Qual vale a pena 3080 10gb ddr6x ou 6800 xt 16 ddr6?

É um up legal mas o resultado depende da GPU, resolução e jogo em si, alguns jogos muda nada, alguns muda um pouco, alguns muda um pouco mais, alguns muda bastante então é difícil dar uma resposta exato sem saber o resto dessas variáveis, por outro lado mesmo como ao vender o 5600x recupera uma boa parte da grana é um upgrade bem válido mesmo sem ter tanto conhecimento dessas variáveis, mas o ideal é olhar testes que representem +- a sua situação, se tiver GPU tal e jogar em QHD tenta olhar os testes nessas condições, porque tem muito gente que vai ser com uma 4090 em 1080p justamente pra ver a diferença da CPU sem nenhum gargalo, mas é algo que nem sempre representa a situação de todos

Não, como já tem 32gb eu só manteria, se forem chips Micron E-die dá pra brincar ajustando elas manualmente também, deve dar pra dar uma subida na frequência e reduzir os timings, o 5800x3D não parece ser tão afetado por memórias e de qualquer forma se quer extrair o máximo das memórias, é praticamente mandatório fazer ajustes manuais porque o XMP vem bem "frouxo" geralmente
Obricado pelas dicas, amigo. Pesquisarei a respeito.

O fabricante das memórias contra como Micron.

Qual vale a pena 3080 10gb ddr6x ou 6800 xt 16 ddr6?
Se for pegar nova acho a 4070 melhor que 3080 no geral, no fim depende do preço que encontrou e suas preferências, em raster bruto é tudo bem similar mas a 4070 é mais eficiente e as placas da AMD geralmente tem menos garantia (depende da marca), aí é levar em consideração se liga pra essas coisas e o DLSS/Frame gen etc ou quer a vram extra

Se for pegar nova acho a 4070 melhor que 3080 no geral, no fim depende do preço que encontrou e suas preferências, em raster bruto é tudo bem similar mas a 4070 é mais eficiente e as placas da AMD geralmente tem menos garantia (depende da marca), aí é levar em consideração se liga pra essas coisas e o DLSS/Frame gen etc ou quer a vram extra
na verdade queria comprar para aponsentar a minha 1080 de 2017 comprada aqui no forum mesmo kkk
ja cogitei ate a 6750 xt
é pra jogar em 1080p porem com a qualidade no talo

Última edição:
na verdade queria comprar para aponsentar a minha 1080 de 2017 comprada aqui no forum mesmo kkk
ja cogitei ate a 6750 xt
é pra jogar em 1080p porem no qualidade no talo

6750xt/4060ti/6700xt/3060ti

Olá amigos, vocês poderiam me indicar qual seria a melhor placa atualmente para um 7800x3d? Comprei uma tuf x670e plus, mas depois vi uma msi b650 tomahawk wifi, que apesar do chipset inferior, parece bem mais completa, com mais conexões...Ambas estão na mesma faixa de preço.
Qual delas seria a melhor? Existe alguma melhor que elas até a faixa dos R$3000?

Olá amigos, vocês poderiam me indicar qual seria a melhor placa atualmente para um 7800x3d? Comprei uma tuf x670e plus, mas depois vi uma msi b650 tomahawk wifi, que apesar do chipset inferior, parece bem mais completa, com mais conexões...Ambas estão na mesma faixa de preço.
Qual delas seria a melhor? Existe alguma melhor que elas até a faixa dos R$3000?
Precisa de algum feature ou conectividade específica? Porque senão no geral não existe muita necessidade de gastar em mobo, tem gente que quer ter 6-8 sata, 14 porta usb, 3 usb-c, VRM pra rodar 3 7950x ao mesmo tempo e por aí vai mas muita gente sequer faz uso dessas coisas de fato, eu veria o que de fato é necessidade pra você, ser melhor no papel não muda nada a usabilidade se você nunca fizer uso daquilo na minha opinião

Precisa de algum feature ou conectividade específica? Porque senão no geral não existe muita necessidade de gastar em mobo, tem gente que quer ter 6-8 sata, 14 porta usb, 3 usb-c, VRM pra rodar 3 7950x ao mesmo tempo e por aí vai mas muita gente sequer faz uso dessas coisas de fato, eu veria o que de fato é necessidade pra você, ser melhor no papel não muda nada a usabilidade se você nunca fizer uso daquilo na minha opinião
Então, atualmente eu uso 2 M2, com sistemas diferentes, e 4 hds sata, além de alguns externos... E costumo usar o spdif com um DAC... Só percebi que a Asus não tinha áudio digital depois que já tinha comprado... Nunca imaginei que eles removeriam uma coisa tão básica...
Por por isso procurei outras placas e encontrei essa MSI...
Quanto o querer o melhor, ao meu ver o problema é que todas essas placas são caras, então se vou pagar +- o mesmo por qualquer uma delas, prefiro escolher a melhor, com melhor construção, melhores recursos, mesmo que eu não vá usar na totalidade...

Última edição:
Boa noite pessoal, comprei um I7-13700K, gostaria de dicas para uma placa mãe com bom CxB, confesso que esse é o hardware que eu mais desconheço. Amigo meu me indicou a B660M, mas pensei que poderia talvez existir alguma na mesma faixa de preço ou até um pouco mais cara que tenha mais recursos.

Por isso estava em dúvidas entre

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming - Z690-Plus D4, Intel 1700 Z690, ATX, DDR4, RGB​

e

Placa Mãe Gigabyte B660M AORUS PRO DDR4 (LGA 1700/DDR4/HDMI/DisplayPort/M.2 Nvme/USB 3.2/USB-C/2.5Gbe)​

Mas ae me veio na cabeça sobre caso queira fazer overclock do processador, tentei achar algo sobre na pagina delas e nao achei, teria um outro modelo na faixa de preço que me atenda melhor?

Grato pela ajuda

Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar