• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Indicações de aquisição e dicas sobre Fontes para computadores

Acabei de comprar uma fonte com o padrão novo e me vem um mas novo? A duvida, o 12vhpwr sera compativel com esse 12v-2x6?
São compatíveis sim. mesmo pinamento. O que muda é o comprimento dos pinos, que no 12v-2x6 é mais comprido nos de energia. Pra enfiar mais fundo.
Mas a espessura e risco de derreter é o mesmo.

:limo:
 
São compatíveis sim. mesmo pinamento. O que muda é o comprimento dos pinos, que no 12v-2x6 é mais comprido nos de energia. Pra enfiar mais fundo.
Mas a espessura e risco de derreter é o mesmo.

:limo:
Então a tensão para placas com finais 80 a baixo, não tem problema. Obrigado.
 
Então a tensão para placas com finais 80 a baixo, não tem problema. Obrigado.
Exatamente.
O único modelo que apresentou problemas com derretimento de cabos e conectores foi a 4090.
 
Vou continuar torcendo para ao menos a AMD não aderir ao novo formato de cabo e manter o padrão PCIe (6+2), se as novas placas da Intel também seguirem o padrão anterior, a nVidia vai ficar sozinha nesse assunto e quem sabe uma hora abram os olhos...
Entendam que isso não tem a ver com o padrão ATX12V v3.0, pois é possível a fonte ter o novo padrão e não precisar desse cabo...
 
Última edição:
Vou continuar torcendo para ao menos a AMD não aderir ao novo formato de cabo e manter o padrão PCIe (6+2), se as novas placas da Intel também seguirem o padrão anterior, a nVidia vai ficar sozinha nesse assunto e quem sabe uma hora abram os olhos...
Entendam que isso não tem a ver com o padrão ATX12V v3.0, pois é possível a fonte ter o novo padrão e não precisar desse cabo...
Exatamente meu caro. Isso que havíamos conversado anteriormente. Porém seria bom até a amd entrar nessa. Mas vamos ver.
 
Exatamente meu caro. Isso que havíamos conversado anteriormente. Porém seria bom até a amd entrar nessa. Mas vamos ver.
Não acho q seria bom... o bom mesmo seria a nVidia voltar atrás... esse cabo é uma aberração!

Como eu disse, a Fonte pode ser padrão novo ATX12V v3.0 e até v3.1 e ainda assim Não precisar desse cabo.
 
Meses atrás vi no Reddit que um gringo conseguiu a façanha de derreter o conector da 4080. Por isso, nem só usuários de 4090 correm o risco. Basta vacilar na montagem dos cabos.
No meu ponto de vista, é um conector com falhas de projeto, e agora que caiu no mercado por pressão da NVIDIA com suas placas FE de PCB não retangulares, as correções são feitas ao longo do tempo, com tentativas e erros. O que era pra ser testado em bancada de protótipos, está sendo testado por usuários finais.
Vai ver economizaram custos de desenvolvimento sobre isso...

Espero que as novas gerações da AMD ainda tragam os parrudos e amigáveis 6+2.
 
Não acho q seria bom... o bom mesmo seria a nVidia voltar atrás... esse cabo é uma aberração!
Como eu disse, a Fonte pode ser padrão novo ATX12V v3.0 e até v3.1 e ainda assim Não precisar desse cabo.

Concordo totalmente.

Primeiro, por ser uma "inovação" sem nenhuma necessidade. Os antigos 6+2 cumpriam e continuam cumprindo muito bem sua função. Para que inovar se não há necessidade? Pergunta retórica, pois sabemos que é marketing para pressionar a troca de componentes "antigos" que funcionam muito bem por "novos" que não trazem vantagem real alguma, ou pior, nesse caso são um problema.

Segundo, justamente porque deu muitos problemas e dor de cabeça, conectores de 4090 e 4080 derretendo, muitos relatos de tudo que é lugar.

Ou seja, é claramente defeito de projeto, isso é óbvio, provocado por obsolescência artificialmente programada e o maldito marketing.
 
Concordo totalmente.

Primeiro, por ser uma "inovação" sem nenhuma necessidade. Os antigos 6+2 cumpriam e continuam cumprindo muito bem sua função. Para que inovar se não há necessidade? Pergunta retórica, pois sabemos que é marketing para pressionar a troca de componentes "antigos" que funcionam muito bem por "novos" que não trazem vantagem real alguma, ou pior, nesse caso são um problema.

Segundo, justamente porque deu muitos problemas e dor de cabeça, conectores de 4090 e 4080 derretendo, muitos relatos de tudo que é lugar.

Ou seja, é claramente defeito de projeto, isso é óbvio, provocado por obsolescência artificialmente programada e o maldito marketing.
Não sou contra inovação... mas a galera está confundindo as coisas... a inovação foi a evolução das Fontes de alimentação com o novo padrão ATX12V v3.0... mas esse cabo 12VHPWR (PCIe 5.0) nada tem a ver com isso, mas de alguma forma tá na cabeça da galera que um precisa do outro... esse cabo não é inovação, é como vc disse, um marketing pra fazer bobo gastar... a culpa, toda da nVidia!

Eu vi aqui mesmo nesse forum, gente com fonte de alto padrão Corsair HX com mais de 7 anos de garantia ainda, sem nenhum problema, trocar por fonte Gamemax que explode só por causa de um maldito cabo... o detalhe é q a fonte HX que trocaram era perfeitamente compatível com esse padrão novo de cabos, podendo usar o adaptador que vem com as GPUs ou então comprando um cabo próprio que dispensa o adaptador... o cara trocou uma Ferrari por um Fusca
 
Última edição:
Problemas do cabo a parte eu sou bem mais usar 1 cabo só pra 600w do que 4 cabos individuais ou uma mistura de cabos individuais + daisy-chain, já que a maioria das fontes sequer tem 3-4 cabos PCI-E individuais, pra mim é mais questão de TOC com o clutter de cabos mesmo, pra mim quanto menos cabarada pra lá e pra cá melhor, quero o sistema o mais minimalista possível kkkkkk, outro ponto é que muita gente sequer consegue fechar a lateral do gabinete por conta do tamanho das placas + adaptador volumoso e isso incomoda muitos, aí ficam entre deixar o gabinete aberto, ou pressionar o cabo e arriscar mal-contato por causa disso, trocar de fonte, trocar de gabinete ou comprar um adaptador 3rd-party, a maioria vai pra adaptador 3rd-party ou troca de fonte por ser BEM mais simples que trocar de gabinete (remontar a porra toda), e obviamente ninguém vai querer deixar o bolo de cabos prensado no vidro lateral então só sobra deixar a lateral aberta pra ter espaço suficiente, e muitos vão se recusar a isso por N motivos
 
Problemas do cabo a parte eu sou bem mais usar 1 cabo só pra 600w do que 4 cabos individuais ou uma mistura de cabos individuais + daisy-chain, já que a maioria das fontes sequer tem 3-4 cabos PCI-E individuais, pra mim é mais questão de TOC com o clutter de cabos mesmo, pra mim quanto menos cabarada pra lá e pra cá melhor, quero o sistema o mais minimalista possível kkkkkk, outro ponto é que muita gente sequer consegue fechar a lateral do gabinete por conta do tamanho das placas + adaptador volumoso e isso incomoda muitos, aí ficam entre deixar o gabinete aberto, ou pressionar o cabo e arriscar mal-contato por causa disso, trocar de fonte, trocar de gabinete ou comprar um adaptador 3rd-party, a maioria vai pra adaptador 3rd-party ou troca de fonte por ser BEM mais simples que trocar de gabinete (remontar a porra toda), e obviamente ninguém vai querer deixar o bolo de cabos prensado no vidro lateral então só sobra deixar a lateral aberta pra ter espaço suficiente, e muitos vão se recusar a isso por N motivos
Entendi seu ponto de vista e também tenho um TOC incontrolável 😂
Mas, não estou falando de adaptadores ou vários cabos mais daisy-chain… mas sim de um cabo único, sem gambiarras com fontes capazes de fornecer a carga de energia suficiente pra ele.
Cito o exemplo da Corsair:
Onde quero chegar: Na maioria das vezes não precisa trocar de fonte e nem precisa usar gambiarras e nem vai ficar um cabo feio é que atrapalha.
 
Não acho q seria bom... o bom mesmo seria a nVidia voltar atrás... esse cabo é uma aberração!

Como eu disse, a Fonte pode ser padrão novo ATX12V v3.0 e até v3.1 e ainda assim Não precisar desse cabo.
era mais simples mudar o formato totalmente e subir pra 24V
poderia manter a mesma bitola e teríamos o dobro da potencia
conversor 12>24V quem compra uma 4090/4080 pode trocar a fonte
e o que eu acho
ainda bem que a amd não mudou ja que nessa parte ela não dita o padrão
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Problemas do cabo a parte eu sou bem mais usar 1 cabo só pra 600w do que 4 cabos individuais ou uma mistura de cabos individuais + daisy-chain, já que a maioria das fontes sequer tem 3-4 cabos PCI-E individuais, pra mim é mais questão de TOC com o clutter de cabos mesmo, pra mim quanto menos cabarada pra lá e pra cá melhor, quero o sistema o mais minimalista possível kkkkkk, outro ponto é que muita gente sequer consegue fechar a lateral do gabinete por conta do tamanho das placas + adaptador volumoso e isso incomoda muitos, aí ficam entre deixar o gabinete aberto, ou pressionar o cabo e arriscar mal-contato por causa disso, trocar de fonte, trocar de gabinete ou comprar um adaptador 3rd-party, a maioria vai pra adaptador 3rd-party ou troca de fonte por ser BEM mais simples que trocar de gabinete (remontar a porra toda), e obviamente ninguém vai querer deixar o bolo de cabos prensado no vidro lateral então só sobra deixar a lateral aberta pra ter espaço suficiente, e muitos vão se recusar a isso por N motivos
mais agora a alimentação não vai vir pela mob ?
 
Não sou contra inovação... mas a galera está confundindo as coisas... a inovação foi a evolução das Fontes de alimentação com o novo padrão ATX12V v3.0... mas esse cabo 12VHPWR (PCIe 5.0) nada tem a ver com isso, mas de alguma forma tá na cabeça da galera que um precisa do outro... esse cabo não é inovação, é como vc disse, um marketing pra fazer bobo gastar... a culpa, toda da nVidia!

Exato, nada contra a inovação, mas uma inovação só faz sentido se é para melhorar as coisas, e no caso específico do cabo 12VHPWR (não do padrão ATX12V v3.0) , não melhorou. Primeiro por ser só marketing, e segundo porque trouxe problemas que o outro colega cita abaixo:

outro ponto é que muita gente sequer consegue fechar a lateral do gabinete por conta do tamanho das placas + adaptador volumoso e isso incomoda muitos, aí ficam entre deixar o gabinete aberto, ou pressionar o cabo e arriscar mal-contato por causa disso, trocar de fonte, trocar de gabinete ou comprar um adaptador 3rd-party, a maioria vai pra adaptador 3rd-party ou troca de fonte por ser BEM mais simples que trocar de gabinete (remontar a porra toda), e obviamente ninguém vai querer deixar o bolo de cabos prensado no vidro lateral então só sobra deixar a lateral aberta pra ter espaço suficiente, e muitos vão se recusar a isso por N motivos

Pois é, então penso que mesmo que nem todos os problemas possam ser associados ao cabo/conector em si, de certa forma está induzindo a erros do usuário (instalação errada, gabinete sem espaço, etc), só que temos que frisar que estes erros do usuário não aconteciam com o cabo antigo, e convenhamos, se por causa só de um novo padrão de cabo/conector o usuário precisa ou é induzido a mudar de fonte e de gabinete para não cometer estes erros ou não ficar com um cabo dobrado/espremido, caramba, prefiro ficar no cabo antigo, mesmo porque, ressaltemos, o padrão antigo funciona muito bem, poluição visual à parte.
 
Olá pessoal

Gostaria de saber se para minha config uma fonte boa de 750w já é o suficiente:

Core i7 14700k
MB Asus TUF Z790 PRO
VGA Asus TUF RTX4070
RAM DDR5 6000mhz 2x16gb
Water Cooler Asus TUF 360mm
Gabinete Asus TUF
5 fans 360

Estou com problema na fonte da MSI 850w que comprei, veio com defeito e terei que pegar outra marca, mas ainda fico na duvida se realmente tenho que investir numa 850w ou posso pegar uma de 750w de uma marca melhor que a porcaria da MSI
 
Olá pessoal

Gostaria de saber se para minha config uma fonte boa de 750w já é o suficiente:

Core i7 14700k
MB Asus TUF Z790 PRO
VGA Asus TUF RTX4070
RAM DDR5 6000mhz 2x16gb
Water Cooler Asus TUF 360mm
Gabinete Asus TUF
5 fans 360

Estou com problema na fonte da MSI 850w que comprei, veio com defeito e terei que pegar outra marca, mas ainda fico na duvida se realmente tenho que investir numa 850w ou posso pegar uma de 750w de uma marca melhor que a porcaria da MSI
Uma fonte de 650W (em teoria) já comporta seu sistema... mas por experiência e pensando em melhor faixa de operação, eu não usaria uma Fonte com menos de 1000W em nenhum sistema atual usando i7/i9/R7/R9 com GPUs RX70XX/RTX40XX
 
Uma fonte de 650W (em teoria) já comporta seu sistema... mas por experiência e pensando em melhor faixa de operação, eu não usaria uma Fonte com menos de 1000W em nenhum sistema atual usando i7/i9/R7/R9 com GPUs RX70XX/RTX40XX
Será cara, eu achava um exagero fonte de 1000w para esse sistema, pelas pesquisas que eu fiz aqui 750w daria com folga pro meu sistema, mas é sempre bom ter a opinião de pessoas experientes aqui, mas eu ainda acho que nao precisa de td isso não.
 
Será cara, eu achava um exagero fonte de 1000w para esse sistema, pelas pesquisas que eu fiz aqui 750w daria com folga pro meu sistema, mas é sempre bom ter a opinião de pessoas experientes aqui, mas eu ainda acho que nao precisa de td isso não.
Como citei anteriormente, uma de 650 já te atende... mas pense que quanto mais potência sobrar, mais fria a fonte vai trabalhar, menos vai ligar a fan, menos estresse nos componentes vai ter e vai ficar mais tempo dentro de uma faixa de maior eficiência energética... então, uma coisa é oq é "suficiente" e outra é aquilo que eu "recomendo"... ressalto que EU não usaria nada inferior a 1000W nos dias de hoje com hardware moderno.

Uma observação... processadores Intel i7 e i9 de 13a e 14a gerações dizem ter TDP de 125W, mas já cansei de ver eles torrando mais de 350W... daí, se a fonte for boa, desarma... mas, se for ruim, já sabe oq pode acontecer.
 
Última edição:
Olá pessoal,

Estou atualmente no processo de montagem do meu PC, porém, estou enfrentando algumas dificuldades na escolha de uma fonte de alimentação na faixa de 400 a 500 reais com potência de 750W. Acredito que essa capacidade deve ser suficiente para as necessidades do meu sistema, mas gostaria da opinião de vocês sobre a adequação dessa voltagem e sugestões de modelos confiáveis para a compra. Abaixo, compartilho a configuração que estou considerando:

Placa-mãe: MSI MPG B550 Gaming Plus, AMD AM4, ATX
Processador: Ryzen 7 5700x3D
SSD 1TB NVME
Memórias: 32GB (2x 16GB) DDR4 3200
Placa de vídeo: RTX 4070 ou 4070 Super
Gabinete: Montech Air 903 Max

Agradeço desde já pela ajuda!
 
Pessoal, qual a opinião aqui sobre a Corsair RM650 ?
 
Entre uma Corsair RM 750W, uma Asus Prime 750W e uma Cooler Master 850W V2, todas full modular e 80 plus gold, e todas no mesmo preço, qual a melhor opção?

As Corsair RM de uns anos para cá não tem capacitores japoneses (segundo o post sobre hierarquia das Corisar) mas o site da Corsair cita que são de 105C (o post cita 40C, pq essa diferença enorme?), proteções OPP / OVP / UVP / SCP / OTP (é a única que não tem OCP, ou sobre-corrente, estranho). Garantia de 10 anos.

As Asus Prime eu não sei muita coisa, o site diz proteções OPP / OVP / UVP / SCP / OTP / OCP. Garantia de 8 anos.

A Cooler Master teve uma avaliação bem positiva no Tom´s, vantagem óbvia de 850W, proteções OPP / OVP / UVP / SCP / OTP / OCP mas tem só 5 anos de garantia no site brasileiro, no site original é 10 anos (pô, tenham dó!!! )

 
Última edição:
Entre uma Corsair RM 750W e uma Asus Prime 750W, ambas full modular e 80 plus gold, e ambas no mesmo preço, qual a melhor opção?

As Corsair RM de uns anos para cá não tem capacitores japoneses (segundo o post sobre hierarquia das Corisar) mas o site da Corsair cita que são de 105C (o post cita 40C, pq essa diferença enorme?), proteções OPP / OVP / UVP / SCP / OTP / OPP. Garantia de 10 anos.

As Asus Prime eu não sei muita coisa, o site diz proteções OPP / OVP / UVP / SCP / OTP / OCP (a Corsair não cita OCP) e pouca coisa a mais. Garantia de 8 anos.
Comprei uma Corsair RM750e Full modular Gold. Já é ATX 3.0 PCIe 5.0. Ela tem selo Cybenetics Platinum e é considerada Tier A.
 
Comprei uma Corsair RM750e Full modular Gold. Já é ATX 3.0 PCIe 5.0. Ela tem selo Cybenetics Platinum e é considerada Tier A.

Ótima compra, a RM750e é a linha de baixo ruído e capacitores de Taiwan.

Mas eu quero saber mesmo é entre as 3 citadas.
 
Última edição:
Ótima compra, a RM750e é a linha de baixo ruído e capacitores de Taiwan.

Mas eu quero saber mesmo é entre as 3 citadas.
Minha dica é pesquisar pelas fontes do teu interesse nesses 2 sites:



Foi o que fiz antes de comprar a minha. (Cybenetics Platinum e Tier A)
 
Para aqueles que ainda tem dúvidas sobre a compatibilidade das Fontes CORSAIR com o novo padrão de cabo 12VHPWR, a Corsair informa que TODAS suas fontes são compatíveis com o novo formato, bastando utilizar o cabo 12VHPWR Corsair sem precisar usar nenhum adaptador.
Cada conector PCIe (6+2 pin) da Corsair supre 319W de potência, ou seja, o cabo Corsair 12VHPWR ultrapassa os 600W de potência demandados pelo novo padrão...
Quem tem fonte Corsair NÃO PRECISA TROCAR DE FONTE...
PANA2190_M5JgF4r.width-1000.format-webp.webp

Fonte: https://www.corsair.com/us/en/explorer/diy-builder/power-supply-units/corsair-12vhpwr-connector/

Com a introdução das GPUs da série Nvidia 4000, um novo conector de energia também foi introduzido: o 12VHPWR. Algumas fontes de alimentação no mercado terão esse conector tanto na PSU quanto na extremidade da GPU do cabo.
A CORSAIR optou por tê-lo apenas na extremidade da GPU, pois seus conectores de 8 pinos (6+2) já são capazes de fornecer energia suficiente para este novo plugue.
O conector 12VHPWR no lado da PSU não é necessário para os requisitos de energia PCIe 5.0. Ter dois pontos de conexão separados de 300 watts versus um ponto de conexão de 600 watts no lado DC da PSU distribui a carga de calor de forma mais uniforme.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal!
Tô na caçada de uma boa fonte para segurar um i5 14600k(B660) + RTX 4070(conector normal, 8pin). Entretanto, o orçamento está apertado e eu não consigo pescar a SuperFrame SF-G850.

Dei uma lida na TIER LIST e encontrei algumas opções:

COOLER MASTER MWE 650 BRONZE V2 - MPE-6501-ACAAW-BBR
FONTE COOLER MASTER MWE 600 80 PLUS BRONZE, MPE-6001-ACAAB-BR (Pelo preço, acredito que seja a versão V1)
FONTE GIGABYTE 650W P650B BRONZE 80 PLUS, GP-P650B
FONTE SEASONIC S12III-650, 650W, 80 PLUS BRONZE, PRETA, SSR-650GB (RMA fora do Brasil)

Além das citadas, quais outras opções podem se encaixar num orçamento de até 400 R$ ?
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo