[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Estou para montar um PC com um Ryzen 7 5700g, uma RTX 3070 Ti e vou usar o gabinete da DeepCool Macube 310, vou colocar fans tmb, 3 frente, 1 traseira e 2 superior. Aqui hoje está 34ºC. Não vou rodar nada pesado no PC, seria mais pra jogos mesmo.

Com relação ao cooler, o 5700g vem com o Wraith Stealth, porém tenho um AMD Wraith Prism (dever ter 1 ano que está guardado.. rsrsrs), esse Prism dá conta do processador?

Ou é melhor partir pra um DeepCool AG400, AK400 ou o AG620?

Melhores preços hoje:
AG400 - R$ 139,90 na TeraByte e Pichau
AK400 - R$ 179,00 na TeraByte
AG620 - R$ 339,90 na TeraByte

Se esse Prism der conta, vai ajudar no R$.. rsrsrs

roblema que percebi é que maioria dos reviews de hardware passam a impressão de serem 'comprados

Cara, e esse video que o cara mostra o LT720 levando o Artic de lavada ! Realmente é bem estranho..rsrs

Última edição:
Estou para montar um PC com um Ryzen 7 5700g, uma RTX 3070 Ti e vou usar o gabinete da DeepCool Macube 310, vou colocar fans tmb, 3 frente, 1 traseira e 2 superior. Aqui hoje está 34ºC. Não vou rodar nada pesado no PC, seria mais pra jogos mesmo.

Com relação ao cooler, o 5700g vem com o Wraith Stealth, porém tenho um AMD Wraith Prism (dever ter 1 ano que está guardado.. rsrsrs), esse Prism dá conta do processador?

Melhores preços hoje:

A princípio o Prism da conta mas é bom indo monitorando as temperaturas mesmo porque 34°C de ambiente ou perto disso é bem quente, só trocaria caso ele não estivesse aguentando seu processador que acho difícil disso acontecer.

Cara, e esse video que o cara mostra o LT720 levando o Artic de lavada ! Realmente é bem estranho..rsrs

Maioria dos videos mostra o LT720 como um dos melhores aio 360, de fato, se a construção é praticamente a mesma do LS720 que foi o que eu comprei, ele deve ser muito bom, talvez as fans dele sejam um pouco mais eficientes na pratica para resfriar o radiador.
Não testei o LS720 no meu 7700k, este poderia ser um bom parâmetro de resfriamento, no 5700x que não é esquentadinho ele segura nos 38º em idle e 50º - 55º load.

Melhores preços hoje:

O problema do Prism seria quanto ao seu ruído, mas isso dependeria da tolerância de cada um.
Assim o ideal seria testar ele e ver como atenderia no seu uso.

Caso venha a achar necessário trocar, consideraria o AK400 ou o AG400 por serem mais em conta e esse cpu não necessitar de um cooler que seja mais pesado.
O chato de trocar depois é que no caso desses coolers, pode achar necessário ter que retirar a placa mãe do gabinete para conseguir parafusar o suporte do cooler usando o apoio da mesa para fixar a chapinha.

A princípio o Prism da conta mas é bom indo monitorando as temperaturas mesmo porque 34°C de ambiente ou perto disso é bem quente, só trocaria caso ele não estivesse aguentando seu processador que acho difícil disso acontecer.
Aqui nem sempre é essa temperatura... mas fica em torno de 30 ~ 31, ontem estava muito quente mesmo.

O Prism é um cooler bem parrudo, porém a posição dele parece não favorecer o fluxo de ar.

Obrigado por ajudar!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O problema do Prism seria quanto ao seu ruído, mas isso dependeria da tolerância de cada um.
Assim o ideal seria testar ele e ver como atenderia no seu uso.

Caso venha a achar necessário trocar, consideraria o AK400 ou o AG400 por serem mais em conta e esse cpu não necessitar de um cooler que seja mais pesado.
O chato de trocar depois é que no caso desses coolers, pode achar necessário ter que retirar a placa mãe do gabinete para conseguir parafusar o suporte do cooler usando o apoio da mesa para fixar a chapinha.
Vou usar o gabinete Macube 310 que é fechado frente e superior, as entradas de ar são nas laterais e a saída de ar é por cima pela lateral também.

Como disse o Prism é um cooler bem parrudo, porém a posição dele parece não favorecer o fluxo de ar. Nesse sentido que pensei em colocar um desses de torre, que faz o fluxo de ar já seguir para a ventoinha traseira... vou ver se acho algumas comparações do Prism com esses AG400 e AK400 e ver, pois o preço deles está legal esses dias.

Vi um projeto de colocar uma tela de 7" para monitorar as temperaturas e outras coisas no PC. Desses telas tem como colocar dentro do PC ou fora tmb, achei muito interessante e não é tão caro. Estou tentado a fazer rsrsrs.
Tipo esse:

Obrigado por ajudar!

Última edição:
Fala pessoal, comprei um 5800x3d e estou pesquisando bastante sobre o que comprar, um Air Cooler ou WC.
Vcs sabem se consigo algum produto bacana que consegue segurar o processador por menos de 500 reais?

Inicialmente eu tava pensando em usar o AK400 e fazer o undervolt que vi muita gente fazendo no youtube, mas não sei se é o suficiente.

Fala pessoal, comprei um 5800x3d e estou pesquisando bastante sobre o que comprar, um Air Cooler ou WC.
Vcs sabem se consigo algum produto bacana que consegue segurar o processador por menos de 500 reais?

Inicialmente eu tava pensando em usar o AK400 e fazer o undervolt que vi muita gente fazendo no youtube, mas não sei se é o suficiente.
Tem o ak620 que é um excelente AC e certamente vai manter bem frio seu 5800x.

Sempre recomendo pelo menos experimentar um undervolt e ver como as temps são afetadas porque varia do uso/hardware de cada um isso, mas geralmente é algo que compensa fazer, e se você não ligar pra estética pode aproveitar o AG620 que está 340 no momento, é o mesmo AK620 mas sem as tampinhas no heatsink então só muda a estética

Melhores preços hoje:
Rapaz, nesse dia na hora do almoço eu peguei um Deepcool AS500 Plus WH por R$199 na Terabyte. Um baita negócio bom.

Pessoal to com um AMD Ryzen 5600 OC a 4.6mhz. Gostaria de recomendações de water cooler.
Uso um AMD Wraith Prism com pasta termica Grizzly Kryonaut.
Não passa de 70° jogando, mas ele faz MUIIITOOO barulho kkkkk

Qual desses vcs recomenda? Bom e silencioso.... Obrigadooo ;)

Water Cooler Corsair H55 RGB, 120mm

Water Cooler NZXT Kraken 120, RGB, 120mm

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML120L V2, RGB, 120mm

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240 Mirror, RGB, 240mm

Water Cooler Asus TUF Gaming LC, 240

Water Cooler PCYES Sangue Frio 2, 240mm

Water Cooler Gamer Rise Mode, ARGB, Intel e AMD, 240mm

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML280 Mirror, RGB, 280mm

Difícil saber o ruído de alguns modelos porque são bem parecidos os WC de 120mm são mais silenciosos com apenas uma fan mas cara nesse sentido eu ainda pegaria um bom AC como a ak400.

Qual desses vcs recomenda? Bom e silencioso.... Obrigadooo ;)
Olha, não sou expert, mas pelo que leio bastante em reviews, as palavras "silêncio" e "barato" não combinam com watercoolers, principalmente nos de 120mm. Se puder ir de Air Cooler, vai no Deepcool AK/AG620 e seja feliz com excelente resfriamento e baixo ruído, mas no seu caso acho que até um AK400 deve dar conta de boa com baixo ruído porque essa cpu AMD tem tdp baixo e os fans da Deepcool são tranquilos na questão de ruído, se não estiverem no máximo.. Já nos watercoolers, deixo para os mais entendidos.

Olha, não sou expert, mas pelo que leio bastante em reviews, as palavras "silêncio" e "barato" não combinam com watercoolers, principalmente nos de 120mm. Se puder ir de Air Cooler, vai no Deepcool AK/AG620 e seja feliz com excelente resfriamento e baixo ruído, mas no seu caso acho que até um AK400 deve dar conta de boa com baixo ruído porque essa cpu AMD tem tdp baixo e os fans da Deepcool são tranquilos na questão de ruído, se não estiverem no máximo.. Já nos watercoolers, deixo para os mais entendidos.
Particularmente acho que esses AC gigantes acaba com a estética do pc :(

É, os WC oferecem um design bem + "clean", mas entre ter que gastar um valor razoavelmente alto para ter um bom WC, que seja silencioso, e correr risco de futuramente ele ter problemas de bomba, vazamentos e etc, eu prefiro ir no mais confiável e barato Air Cooler. hehe

Eu tenho receio principalmente pelo peso... esse AG620 tem 1.300 Kg, além de suporte de placa de vídeo, agora tem que colocar suporte pro cooler.. kkkkkkkkk
Vou ficar com o Wraith Prism, se der conta vai ser ele mesmo... caso veja necessidade de trocar vou para um AK400 ou AG400.

Pessoal AG 400 ou AK400 dao conta de um 12600k (clock base e turbo max), sem usar OC ?

SEM VGA, só no integrado

Eu tenho receio principalmente pelo peso... esse AG620 tem 1.300 Kg
Isso aí é tranquilo, vejo muita gente com medo do mesmo mas tem gente usando coolers até mais pesados há anos e até hoje não vi um relago de dano/defeito causado por causa disso, mas o AG400 é bem legal pra maioria dos casos mesmo, compacto e não atrapalha memórias altas e tem ótimo desempenho e CxB

Pessoal AG 400 ou AK400 dao conta de um 12600k (clock base e turbo max), sem usar OC ?

SEM VGA, só no integrado
Até dá conta mas sem saber exatamente qual o uso, a temp ambinete e o gabinete talvez eu recomendaria um AG620 logo, e daria uma olhada em undervolt também se possível, uma redução de 50-75mv já dá uma ajuda legal, mas caso tenha um gabinete bom de airflow e temp ambiente não super alta dá conta sim

Isso aí é tranquilo, vejo muita gente com medo do mesmo mas tem gente usando coolers até mais pesados há anos e até hoje não vi um relago de dano/defeito causado por causa disso, mas o AG400 é bem legal pra maioria dos casos mesmo, compacto e não atrapalha memórias altas e tem ótimo desempenho e CxB

Até dá conta mas sem saber exatamente qual o uso, a temp ambinete e o gabinete talvez eu recomendaria um AG620 logo, e daria uma olhada em undervolt também se possível, uma redução de 50-75mv já dá uma ajuda legal, mas caso tenha um gabinete bom de airflow e temp ambiente não super alta dá conta sim
Meu setup vai ser o seguinte

B660m a (MSI)
memoria 3200
CV 650 fonte
Gabinete MB520 (cooler master) 2 cooler de 120mm na frente (se precisar coloco mais 1), 2 de exaustor no topo e um na parte traseira, todos cooler da CM
uso trabalho (serviço de escritório) sem ar condicionado
eventualmente editar uns videos de gopro em 4k (30, 60 120 fps) , no grafico integrado

Pessoal, sabem se o deepcool ag620 segura o i7 13700 (sem K)? gabinete aberto...

Gabinete MB520 (cooler master) 2 cooler de 120mm na frente (se precisar coloco mais 1), 2 de exaustor no topo e um na parte traseira, todos cool
Nessa configuração de ventoinhas seu gabinete vai ficar com pressão negativa. O ideal sempre é ter mais ar entrando do que saindo (pressão positiva), e também pela questão do pó que quando tem pressão negativa, entra bem mais no gabinete.

Depois que comecei a ver reviews de gabinetes e seu airflow fiquei de cara com a diferença que dá na cpu, chipset, gpu e etc. Tem casos que 10-15ºC na cpu é pouco.

Última edição:
Nessa configuração de ventoinhas seu gabinete vai ficar com pressão negativa. O ideal sempre é ter mais ar entrando do que saindo (pressão positiva), e também pela questão do pó que quando tem pressão negativa, entra bem mais no gabinete.

Depois que comecei a ver reviews de gabinetes e seu airflow fiquei de cara com a diferença que dá na cpu, chipset, gpu e etc. Tem casos que 10-15ºC na cpu é pouco.
Obrigado pelo alerta,

Se eu tirar uma do topo e colocar ela na frente resolve? (ficaria 3 na frente soprando, 1 no topo (exaustor) e uma na traseira exaustor)

Se eu tirar uma do topo e colocar ela na frente resolve? (ficaria 3 na frente soprando, 1 no topo (exaustor) e uma na traseira exaustor)
Sim.

Users who are viewing this thread

Voltar