[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

Muito obrigado pelo feedback, excelente relato. Agora deu mais vontade ainda de pegar hahaha. Preciso que ela tivesse promoção novamente na faixa dos 2,6k ou abaixo disso kkk. Agora anda caro. Tipo o monitor que acabei pegando foi um cooler master va (falta de opção...) e nele infelizmente o black smaring deve ocorrera tmbém então nesse aspecto poderiamos dizer que ficaria elas por elas. Sobre os aspectos quando usa ele parte da tela é cortada (fica preto) é possivel ajustar aonde na tela ficará a área útil? Para uso normal você ha usa em 4k normal?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


A preferência de recomendarem air cooler no local do air é por conta da vida útil? Eu fico pensativo no water por conta dele jogar o ar quente direto para fora... por isso as vezes fico com vontade de pegar (apesar que agora quero pegar meio que para o deixar para futuro upgrade para um 13700k), mas num grupo que estava uma vez, o water cooler do cara vazou e ele perdeu placa de vídeo.. perdeu parte do pc... Ai fico daquele jeito hehehe.
Rapaz, problema do aio é simples: confiabilidade e durabilidade. Se as bombas ganhassem mais confiabilidade ficaria bom demais. Muito difícil um air cooler dar pau, muito mesmo.
 
Rapaz, problema do aio é simples: confiabilidade e durabilidade. Se as bombas ganhassem mais confiabilidade ficaria bom demais. Muito difícil um air cooler dar pau, muito mesmo.
Bomba do meu Corsair H115i Pro morreu 1 mês após acabar a garantia, não quero AIO nunca mais 🤡 Paguei caro no meu Noctua mas vai durar pra sempre se depender do suporte excelente e até o envio gratuito de novos sockets.
AIO foi facilmente a pior compra que já fiz em hardware de PC, peguei trauma. :pepe:
 
Bomba do meu Corsair H115i Pro morreu 1 mês após acabar a garantia, não quero AIO nunca mais 🤡 Paguei caro no meu Noctua mas vai durar pra sempre se depender do suporte excelente e até o envio gratuito de novos sockets.
AIO foi facilmente a pior compra que já fiz em hardware de PC, peguei trauma. :pepe:
Eu vou instalar um Ls720 no meu 13900 essa semana. Para sair de 230w para uns 270w, mas o NH-D15 estará aqui, fiel e pronto a servir!!

Já até planejei. Como o gabinete é grandinho (deepcool ch560) se der ruim no AIO, nem tiro ele do gabinete, vai ficar “morto”, pendurado na parte superior, até eu ter saco de mandar pra garantia. Como trabalho com o pc, não posso perder muito tempo. Admito: tô instalando de “fogo no rabo” de testar o AIO rs. Ele fica bem no com air cooler + undervolt.
 
Eu vou instalar um Ls720 no meu 13900 essa semana. Para sair de 230w para uns 270w, mas o NH-D15 estará aqui, fiel e pronto a servir!!

Já até planejei. Como o gabinete é grandinho (deepcool ch560) se der ruim no AIO, nem tiro ele do gabinete, vai ficar “morto”, pendurado na parte superior, até eu ter saco de mandar pra garantia. Como trabalho com o pc, não posso perder muito tempo. Admito: tô instalando de “fogo no rabo” de testar o AIO rs. Ele fica bem no com air cooler + undervolt.
Só tivemos problemas com fans nos modelos da linha Deepcool LT e LS (normalmente fan fazendo um barulho estranho, LED queimado ou "engasgando"), e mesmo assim o índice de RMA é ridiculamente baixo. Em todos os casos foi enviado fan nova, sem o cliente precisar enviar o water-cooler. Nenhum problema com bombas e reservatórios até agora, graças a Deus. Até agora o caso mais bizarro que eu já vi foi um Deepcool Assassin III que chegou de fábrica com o bloco torto pro cliente, mas foi o único também.

Quanto será que eu precisaria aplicar de força pra conseguir entorntar um troço desses? Jesus.

aSJcDUC.jpg
 
Última edição:
Bomba do meu Corsair H115i Pro morreu 1 mês após acabar a garantia, não quero AIO nunca mais 🤡 Paguei caro no meu Noctua mas vai durar pra sempre se depender do suporte excelente e até o envio gratuito de novos sockets.
AIO foi facilmente a pior compra que já fiz em hardware de PC, peguei trauma. :pepe:

Eu postei meu relato da Noctua no tópico oficial, mandei a foto do meu case para o suporte e eles me enviaram uns brindes (stickers de metal, suporte AM4, um chaveiro com um Noctua, sticker bomb) via UPS (chegou em 5 dias da Áustria até aqui em casa).
Realmente o suporte é diferenciado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vou instalar um Ls720 no meu 13900 essa semana. Para sair de 230w para uns 270w, mas o NH-D15 estará aqui, fiel e pronto a servir!!

Já até planejei. Como o gabinete é grandinho (deepcool ch560) se der ruim no AIO, nem tiro ele do gabinete, vai ficar “morto”, pendurado na parte superior, até eu ter saco de mandar pra garantia. Como trabalho com o pc, não posso perder muito tempo. Admito: tô instalando de “fogo no rabo” de testar o AIO rs. Ele fica bem no com air cooler + undervolt.

Curioso para ver como um AiO 360mm se sai contra um Air Cooler overkill, creio que as mínimas do AiO serão melhores mas o pico de ambos serão iguais ou com uma leve vantagem para o DH15.
 
Eu postei meu relato da Noctua no tópico oficial, mandei a foto do meu case para o suporte e eles me enviaram uns brindes (stickers de metal, suporte AM4, um chaveiro com um Noctua, sticker bomb) via UPS (chegou em 5 dias da Áustria até aqui em casa).
Realmente o suporte é diferenciado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Curioso para ver como um AiO se sai contra um Air Cooler overkill, creio que as mínimas do AiO serão melhores mas o pico de ambos serão iguais.
Sou fã dos caras. Bons no q se propõem a fazer.
 
Sou fã dos caras. Bons no q se propõem a fazer.

Eu estava comentando com meu irmão, investi mais de 2K em Noctua na minha build porém caso eu queira vender eles hoje eu perderia nenhum valor comparado ao que gastei, as fans não desvalorizam e creio se alguma fan apresentar um defeito eu irei ter RMA mesmo fora da garantia.
 
Eu postei meu relato da Noctua no tópico oficial, mandei a foto do meu case para o suporte e eles me enviaram uns brindes (stickers de metal, suporte AM4, um chaveiro com um Noctua, sticker bomb) via UPS (chegou em 5 dias da Áustria até aqui em casa).
Realmente o suporte é diferenciado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Curioso para ver como um AiO se sai contra um Air Cooler overkill, creio que as mínimas do AiO serão melhores mas o pico de ambos serão iguais.
Já testei o Noctua d15 contra o ak620 em um 10700k @5,0gHz, depois em um 12900 e o ak620 venceu nas 2 (3-4 graus). Mesmo gabinete, deepcool matrexx 55 mesh (bem ventilado). Quero ver, na prática, a diferença de desempenho, como vc comentou.

Se a melhora for insignificante, vendo o ls720 (que, sem sombra de dúvidas, é um aio forte pra caramba) e espero a nova geração, q nunca vem, do D15.

Ah, meus testes “Tabajara” foram com a mesma pasta nt-h2. Assim q montar, posto aqui os resultados. Ah, fora a questão do ruído. Como tenho 5 noctua s12 no gabinete, o silêncio é absoluto. Vamos ver o resultado com os 3 fans de 140mm novos da deepcool (vou instalar os cabos LNR q tenho aqui). Senão arranco e coloco os s12 rs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Só tivemos problemas com fans nos modelos da linha Deepcool LT e LS (normalmente fan fazendo um barulho estranho, LED queimado ou "engasgando"), e mesmo assim o índice de RMA é ridiculamente baixo. Em todos os casos foi enviado fan nova, sem o cliente precisar enviar o water-cooler. Nenhum problema com bombas e reservatórios até agora, graças a Deus. Até agora o caso mais bizarro que eu já vi foi um Deepcool Assassin III que chegou de fábrica com o bloco torto pro cliente, mas foi o único também.

Quanto será que eu precisaria aplicar de força pra conseguir entorntar um troço desses? Jesus.

aSJcDUC.jpg
Esse feedback é importante pra caramba. Ainda mais falando sobre aios (q são caros). Ótima ideia.
 
Eu estava comentando com meu irmão, investi mais de 2K em Noctua na minha build porém caso eu queira vender eles hoje eu perderia nenhum valor comparado ao que gastei, as fans não desvalorizam e creio se alguma fan apresentar um defeito eu irei ter RMA mesmo fora da garantia.
Alguns modelos vão ter mais procura e serem mais fáceis de vender, eu tenho 2 NF-A14 que comprei por 120~ cada e o preço normal é na faixa de 200~, já tentei vender por 70 reais um tempão atrás e em 2 meses de anúncio em ML/OLX/FB não apareceu nem 1 alma kkkkkk, no final acabei ficando com eles mais pelos acessórios mesmo, de 140mm pelo menos acabei curtindo mais os Kaze Flex

Curioso para ver como um AiO 360mm se sai contra um Air Cooler overkill, creio que as mínimas do AiO serão melhores mas o pico de ambos serão iguais ou com uma leve vantagem para o DH15.
Pior que um bom AIO 360mm acho que sempre vai bater qualquer AC tanto em pico quanto em médias, mas válido citar que muitos dos AIOs tops tem fans de rpm bem alto e acabam gerando mais ruído que os ACs de modo geral, em mesmo nível de ruído provavelmente a diferença diminui um pouco mas acho que WC sempre vai ficar na frente
 
Alguns modelos vão ter mais procura e serem mais fáceis de vender, eu tenho 2 NF-A14 que comprei por 120~ cada e o preço normal é na faixa de 200~, já tentei vender por 70 reais um tempão atrás e em 2 meses de anúncio em ML/OLX/FB não apareceu nem 1 alma kkkkkk, no final acabei ficando com eles mais pelos acessórios mesmo, de 140mm pelo menos acabei curtindo mais os Kaze Flex


Pior que um bom AIO 360mm acho que sempre vai bater qualquer AC tanto em pico quanto em médias, mas válido citar que muitos dos AIOs tops tem fans de rpm bem alto e acabam gerando mais ruído que os ACs de modo geral, em mesmo nível de ruído provavelmente a diferença diminui um pouco mas acho que WC sempre vai ficar na frente
O q mais me preocupa é o ruído mesmo. Quero testar, essa diferença, no meu dia a dia. Ver se compensa. Ah, se vc quiser ainda vender os 140mm, chama no privado rs.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu postei meu relato da Noctua no tópico oficial, mandei a foto do meu case para o suporte e eles me enviaram uns brindes (stickers de metal, suporte AM4, um chaveiro com um Noctua, sticker bomb) via UPS (chegou em 5 dias da Áustria até aqui em casa).
Realmente o suporte é diferenciado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Curioso para ver como um AiO 360mm se sai contra um Air Cooler overkill, creio que as mínimas do AiO serão melhores mas o pico de ambos serão iguais ou com uma leve vantagem para o DH15.
Ah, esqueci de comentar. Tenho 2205 no single thread e 35500 no multithread (cinebench 23) . Como minhas aplicações são, basicamente, single thread (Revit e Cypecad) vamos ver se vou sentir alguma diferença. Tenho o palpite, não técnico, q vou ganhar uma diferença somente no multi thread.
 
Última edição:
Vejo pessoal elogiando bastante pena que não tem nas distribuidora por aqui e hoje importar fica muito caro devido a taxação.

Quando o AliExpress tiver cobrando os impostos para o governo BR - e a isenção até $50 ainda estiver valendo; ficará viável:

O Thermalright PA120 SE é uns R$ 150,00 (sem frufru), então com os 20,48% do ICMS de 17% ficará em R$ 180,00.

Aqui air cooler similar nesta faixa de preço só quando o Montech Metal DT24 aparece por R$200,00.
 
Quando o AliExpress tiver cobrando os impostos para o governo BR - e a isenção até $50 ainda estiver valendo; ficará viável:

O Thermalright PA120 SE é uns R$ 150,00 (sem frufru), então com os 20,48% do ICMS de 17% ficará em R$ 180,00.

Aqui air cooler similar nesta faixa de preço só quando o Montech Metal DT24 aparece por R$200,00.
Nesse caso vai valer a pena mesmo pagando os impostos, só elogios desse PA120 SE.
 
Já testei o Noctua d15 contra o ak620 em um 10700k @5,0gHz, depois em um 12900 e o ak620 venceu nas 2 (3-4 graus). Mesmo gabinete, deepcool matrexx 55 mesh (bem ventilado). Quero ver, na prática, a diferença de desempenho, como vc comentou.

Se a melhora for insignificante, vendo o ls720 (que, sem sombra de dúvidas, é um aio forte pra caramba) e espero a nova geração, q nunca vem, do D15.

Ah, meus testes “Tabajara” foram com a mesma pasta nt-h2. Assim q montar, posto aqui os resultados. Ah, fora a questão do ruído. Como tenho 5 noctua s12 no gabinete, o silêncio é absoluto. Vamos ver o resultado com os 3 fans de 140mm novos da deepcool (vou instalar os cabos LNR q tenho aqui). Senão arranco e coloco os s12 rs
Finalmente encontrei alguém que também usa o S12 hahahah tenho 6 dele, primeira vez que montei eles com meu D15S pensei que tinha feito alguma merda pois não escutei nada quando liguei o PC, foi de água para o vinho sair de um setup AIO e fans full Corsair, até hoje só escuto as fans da gpu. :wub:
 
Finalmente encontrei alguém que também usa o S12 hahahah tenho 6 dele, primeira vez que montei eles com meu D15S pensei que tinha feito alguma merda pois não escutei nada quando liguei o PC, foi de água para o vinho sair de um setup AIO e fans full Corsair, até hoje só escuto as fans da gpu. :wub:
Boa nobre colega @Void_ !!

Noctua é vida rs, por isso minha preocupação com ruídos. Já estou maquinando em trocar as fans deepcool pelas A12x25
 
Incrível é ver vocês falando em ruído, quando meu PC não faz ruído eu olho logo para ver se tem alguma fan desligada (6 Noctua F12 3000rpm)
 
Pior que não sei porque nunca testei kkkkk, depois vou dar uma fuçada nisso pra confirmar
hehehe Muito obrigado.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Há quase 1 ano em 4k normal mesmo, de um tempo pra cá tenho mantido em 3840x1600 por preguiça, mas como vejo bastante vídeo no browser ainda não fica ideal quando em tela cheia
Entendi, showww. Valeu pelo feedback.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Basicamente vida útil e a grande maioria dos setups não ser necessário WC, galera costuma pegar achando que precisa de WC pra uns CPUs bem básicos e uso leve, as vezes pode ser uma boa pra compensar uma temp ambiente muito alta e/ou um gabinete muito ruim, mas se o gabinete tem bom airflow, um bom AC vai tocar a grande maioria dos setups sem dificuldade, acho que só casos de >200w pra cima que eu diria ser mais recomendado ter um WC, mas ainda sim, mesmo que um 13900k tenha TDP máximo de quase 300w, se a pessoa foca só em joguinho as vezes sequer chega nos 150w, e tem gente que faz undervolt também etc, então são vários fatores mas o principal seria vida útil, custo x benefício e o fato de WC não ser necessário pra maioria das pessoas do ponto de vista de funcionalidade/eficiência
Entendi, obrigado pela explicação.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Rapaz, problema do aio é simples: confiabilidade e durabilidade. Se as bombas ganhassem mais confiabilidade ficaria bom demais. Muito difícil um air cooler dar pau, muito mesmo.
Obrigado por responder, é p que andam falando mesmo kkk hehehe
 
Última edição:
Bomba do meu Corsair H115i Pro morreu 1 mês após acabar a garantia, não quero AIO nunca mais 🤡 Paguei caro no meu Noctua mas vai durar pra sempre se depender do suporte excelente e até o envio gratuito de novos sockets.
AIO foi facilmente a pior compra que já fiz em hardware de PC, peguei trauma. :pepe:
putzzzz que triste a sua situação com water cooler corsair. Realmente uma pena. Você chegou a entrar com o suporte deles? Se sim, o que disseram? Fico feliz de ver que resolveu com noctua e está feliz com a qualidade e com suporte que vem fornecendo. Isso vou te dizer deepcool podia e precisa melhorar. Nem lembro ao certo o que aconteceu, mas cheguei a pedir o suporte para lga 1700 o gte v2 que tinha, lembro que inicialmente não tinham o suporte, depois jogaram para um que jogou por outro... Sei que no fim, não tive mais contato e nunca vi o raio do suporte lga 1700 para o gte v2.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Eu vou instalar um Ls720 no meu 13900 essa semana. Para sair de 230w para uns 270w, mas o NH-D15 estará aqui, fiel e pronto a servir!!

Já até planejei. Como o gabinete é grandinho (deepcool ch560) se der ruim no AIO, nem tiro ele do gabinete, vai ficar “morto”, pendurado na parte superior, até eu ter saco de mandar pra garantia. Como trabalho com o pc, não posso perder muito tempo. Admito: tô instalando de “fogo no rabo” de testar o AIO rs. Ele fica bem no com air cooler + undervolt.
hehehe depois nos dê um feedback aqui, nos mande como ficou o resultado hehehe. Meu amigo colocou um water cooler da aorus de 360mm no i7 13700 dele. Pagou 1,7k e bordoada nele. Ele escolheu o water cooler pela beleza. Nem sei se foi a melhor opção, talvez tivesse opção mehor e até mais em conta hehehehe. O pc não está tão barulhento longe disso, mas está fazendo mas barulho que o dell g5 dele kkk.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O melhor CxB se chama Thermalright PA120se porém só se acha no AliE (nenhuma distribuidora no Brasil). Você consegue ele por R$240~300, problema é o cafezinho que você tem que pagar na receita (tive a sorte de não pagar).
O air cooler que se refere seria esse: https://pt.aliexpress.com/item/1005...BR!0!AB&curPageLogUid=IXzaSzKsILLy#nav-review ? O mais em conta de 179 e pouco? Se sim, não entendo muito mas esse air cooler é enviado direto no br? Se for estou cogitando hahaha. O air cooler é silencioso? ele atrapalha no slot de ram? (parece que sim hehe).
 
Última edição:
putzzzz que triste a sua situação com water cooler corsair. Realmente uma pena. Você chegou a entrar com o suporte deles? Se sim, o que disseram? Fico feliz de ver que resolveu com noctua e está feliz com a qualidade e com suporte que vem fornecendo. Isso vou te dizer deepcool podia e precisa melhorar. Nem lembro ao certo o que aconteceu, mas cheguei a pedir o suporte para lga 1700 o gte v2 que tinha, lembro que inicialmente não tinham o suporte, depois jogaram para um que jogou por outro... Sei que no fim, não tive mais contato e nunca vi o raio do suporte lga 1700 para o gte v2.
Pois é, eu até pensei ir no Peerless Assassin 120 SE (que é excelente, caso está realmente pensando nele, um amigo tem e creio que vale a pena) ou algum outro que é uma fração do preço do Noctua, mas como quero ficar sem precisar trocar ou me preocupar por muito tempo, resolvi ir direto com o que tem garantia total para futuros suportes de novas gerações de sockets.
Mas nem fui atrás do RMA da Corsair, peguei birra, também perdi uma fonte da Corsair logo após o vencimento da garantia, também tive problema com mouse deles, sem falar nas fans que ficam cada vez mais barulhentas durante os anos (as fans e o AIO faziam muito barulho, algo que me incomodava muito, mesmo fazendo curvas boas), ai resolvi gastar em qualidade e suporte garantido mesmo.
O Peerless Assassin 120 SE é esse ai mesmo do link, enviam para o BR, mas o produto é Choice (categoria do Aliexpress), e diz a lenda (direto lá do tópico de importações) que produto Choice tem grandes chances de ser taxado, então se pensa em pegar, já calcula com o valor do cafézinho (60% normalmente) que tem que pagar para o governo.
 
O que acham desse watercooler? https://www.coolermaster.com/br/pt-...u-liquid-coolers/masterliquid-360l-core-argb/
Estão falando ai que ele é top Tier 1 e o que chama atenção nele é o "baixo preço"
Eu, neurótico q sou, só compro aio com 5-6 anos de garantia. Se a empresa não confia na bomba, pq eu iria? Tem o 360flux, q da 6 anos de garantia. Preço dele ele bateu 1200, mas fica flutuando até 990,00. Mas tenho uma observação: sou assim pq trabalho com o pc, se vc for “casual”, vc compra esee por 650,00 e fica de boa. já são 3 anos de garantia e se der pau, a diferença quase paga outro zero. Estão muito caros 😕
 
Eu, neurótico q sou, só compro aio com 5-6 anos de garantia. Se a empresa não confia na bomba, pq eu iria? Tem o 360flux, q da 6 anos de garantia. Preço dele ele bateu 1200, mas fica flutuando até 990,00. Mas tenho uma observação: sou assim pq trabalho com o pc, se vc for “casual”, vc compra esee por 650,00 e fica de boa. já são 3 anos de garantia e se der pau, a diferença quase paga outro zero. Estão muito caros 😕
Você está certo... me liguei agora vi que 70 mil horas de vida na bomba é pouco, é a metade de horas da bomba do meu MAELSTROM 240T que está a 6 anos funcionando e as 2 ventoinhas de 50 mil horas foi pro saco já tem 1 ano.
5800X3D aqui está pegando fogo 84 graus+ no BF2042 mesmo fazendo PBO :haha:
 
Última edição:
Você está certo... me liguei agora vi que 70 mil horas de vida na bomba é pouco, é a metade de horas da bomba do meu MAELSTROM 240T que está a 6 anos funcionando e as 2 ventoinhas de 50 mil horas foi pro saco já tem 1 ano.
5800X3D aqui está pegando fogo 84 graus+ no BF2042 mesmo fazendo PBO :haha:
Com esse inferno que o Brasil está passando fiquei 2 dias tentando estabilizar o PBO do meu 5800X3D para jogar BF sem o PC fritar, agora estou com média de 72C no BF2042.
As vezes compensa mais esse fim de semana correr atrás de estabilizar o CO e o PBO para ver se a temperatura abaixa.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

--- Post duplo é unido automaticamente: ---


O air cooler que se refere seria esse: https://pt.aliexpress.com/item/1005006003122644.html?spm=a2g0o.productlist.main.41.13cb2d257YunMS&algo_pvid=47d05121-e6b8-4a8d-a581-13de7d8952d8&algo_exp_id=47d05121-e6b8-4a8d-a581-13de7d8952d8-20&pdp_npi=4@dis!BRL!548.82!179.57!!!773.75!!@2101f4a016954374346511607e8e03!12000035353748628!sea!BR!0!AB&curPageLogUid=IXzaSzKsILLy#nav-review ? O mais em conta de 179 e pouco? Se sim, não entendo muito mas esse air cooler é enviado direto no br? Se for estou cogitando hahaha. O air cooler é silencioso? ele atrapalha no slot de ram? (parece que sim hehe).

Não sei lhe dizer se ele é silencioso, substitui as fans stocks por duas NF12 devido a pressão estática das stock serem baixas. No meu caso a primeira fan esconde totalmente as RAM mas não atrapalha no fluxo de ar das VRM, a fan fica um pouco acima do dissipador (1cm).
 
Galera, to bem em dúvida ainda sobre qual air-cooler pegar pra um 7800X3D.
Water cooler sou um dos que não quer arriscar ter componentes queimados por algum problema técnico, então iria de air-cooler mesmo...
Mas vejo boas opções saindo, e não sei bem o que investir.
O colega me indicou o AG620, mas vi que saiu o FUMA 3, o Assassin IV e até o PA120 SE. O que recomendam? O gabinete é um Lancool 3, então cogito até o noctua, mas esses estão mais em conta (um pouco).
Pra ajudar no airflow penso em pegar (também indicação) ventoinhas CM Mobius de 140 (5) + 4 stock que vieram no gabinete. Sem RGB (vou perder FPS mas não me importo kkkkk)
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo