[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Galera, to bem em dúvida ainda sobre qual air-cooler pegar pra um 7800X3D.
Water cooler sou um dos que não quer arriscar ter componentes queimados por algum problema técnico, então iria de air-cooler mesmo...
Mas vejo boas opções saindo, e não sei bem o que investir.
O colega me indicou o AG620, mas vi que saiu o FUMA 3, o Assassin IV e até o PA120 SE. O que recomendam? O gabinete é um Lancool 3, então cogito até o noctua, mas esses estão mais em conta (um pouco).
Pra ajudar no airflow penso em pegar (também indicação) ventoinhas CM Mobius de 140 (5) + 4 stock que vieram no gabinete. Sem RGB (vou perder FPS mas não me importo kkkkk)
PA 120 somente importado, o Fuma3 é lancamento e deve demorar ainda pra chegar nas lojas tem o AG620 que o preço bem acessível melhor opção para o seu processador.

Water cooler sou um dos que não quer arriscar ter componentes queimados por algum problema técnico, então iria de air-cooler mesmo...
O colega me indicou o AG620, mas vi que saiu o FUMA 3, o Assassin IV e até o PA120 SE. O que recomendam? O gabinete é um Lancool 3, então cogito até o noctua, mas esses estão mais em conta (um pouco).
Pra ajudar no airflow penso em pegar (também indicação) ventoinhas CM Mobius de 140 (5) + 4 stock que vieram no gabinete. Sem RGB (vou perder FPS mas não me importo kkkkk)
Cara, qualquer um desses é pra dar um resultado similar e sem muita discrepância, sobre adicionar fans eu ignoraria a princípio, nem sempre mais é melhor e é um gasto considerável, se for de AG620 gastaria 350-400 conto vs 1200~ se pegar um Assassin IV + os fans extra pra possivelmente ter o mesmo resultado ou uma diferença irrelevante, na real até se você remover o fan inferior do Lancool 3 possivelmentr o airflow continua a mesma coisa, os Mobius são ótimos, a questão é que os Lancool já tem porosidade bem alta e vem com fans bons então adicionar fans muitas vezes não muda nada já que o calor sequer fica acumulado

Cara, qualquer um desses é pra dar um resultado similar e sem muita discrepância, sobre adicionar fans eu ignoraria a princípio, nem sempre mais é melhor e é um gasto considerável, se for de AG620 gastaria 350-400 conto vs 1200~ se pegar um Assassin IV + os fans extra pra possivelmente ter o mesmo resultado ou uma diferença irrelevante, na real até se você remover o fan inferior do Lancool 3 possivelmentr o airflow continua a mesma coisa, os Mobius são ótimos, a questão é que os Lancool já tem porosidade bem alta e vem com fans bons então adicionar fans muitas vezes não muda nada já que o calor sequer fica acumulado
Boa amigo, muito obrigado mesmo pelas dicas!

Por exemplo PUBG ou BF que sao jogos CPU bound pesados com pbo -20 a temperatura fica em 60-75 em media na game play) (PS120 normal, nao e o SE + pasta termica TF7). Consumindo 45-60w no maximo.

De vez em qdo, qdo vai compilar shader (o PUBG abre a primeira vez ou TLOU) ou algo mto pesado a temperatura sobe por 1-2 segundos chega em 82-85 e volta rapidamente p faixa dos 60-70. No inicio ficava bolado, mas pesquisei na internet que esses Ryzen 7000 3d vao ate 89 normalmente (sem o PBO chega nessa temp facilmente), funcionam assim e desencanei.

Com o pbo -40 a temp nao passa de 79 em nenhum momento, mas tirei pois nao fiz teste de estabilidade.

A unica coisa que me incomoda e o boot lento, de resto o PC e uma nave.

Se quiser posso filmar ou tirar print do que vc esta em duvida. Paguei 239 no aliexpress no cooler sem taxa nessa ultima promocao no inicio de agosto.

Última edição:
Por exemplo PUBG ou BF que sao jogos CPU bound pesados com pbo -20 a temperatura fica em 60-75 em media na game play) (PS120 normal, nao e o SE + pasta termica TF7). Consumindo 45-60w no maximo.

De vez em qdo, qdo vai compilar shader (o PUBG abre a primeira vez ou TLOU) ou algo mto pesado a temperatura sobe por 1-2 segundos chega em 82-85 e volta rapidamente p faixa dos 60-70. No inicio ficava bolado, mas pesquisei na internet que esses Ryzen 7000 3d vao ate 89 normalmente (sem o PBO chega nessa temp facilmente), funcionam assim e desencanei.

Com o pbo -40 a temp nao passa de 79 em nenhum momento, mas tirei pois nao fiz teste de estabilidade.

A unica coisa que me incomoda e o boot lento, de resto o PC e uma nave.

Se quiser posso filmar ou tirar print do que vc esta em duvida. Paguei 239 no aliexpress no cooler sem taxa nessa ultima promocao no inicio de agosto.
Poh amigo obrigado pelo relato.
Entendi, pelo visto é do processador e é normal né?
Eu acho que vou de AG620 mesmo, conforme recomendaram. Achei pouco a diferença e se for taxado mesmo acho que fica elas por elas no final das contas, com a diferença de "já estar estar aqui" o produto, né?
Na real ainda vou pegar os itens, sairei de férias em novembro e pretendo ir buscar no Paraguai as peças, só nessa brincadeira ja vou conseguir economizar uma boa grana felizmente! Só o gabinete que já está comigo.
Somente essa questão de ventoinhas/cpu cooler que pretendo pegar por aqui mesmo.
Obrigado pela ajuda galera!

Na real ainda vou pegar os itens, sairei de férias em novembro e pretendo ir buscar no Paraguai as peças, só nessa brincadeira ja vou conseguir economizar uma boa grana felizmente! Só o gabinete que já está comigo.
No Paraguai onde dá pra economizar mesmo são no SSD, RAM, placa-mãe e um pouco no processador. Outras coisas como GPU e PSU nem vale a pena.

Teste de Air Coolers nos Ryzen 7600x, 7700x e 7950x, vou deixar os resultados de cada um em spoiler pra facilitar mas quem tiver mais curiosidade/tempo recomendo ver o vídeo todo

IJw2g7h.png

Pefterw.png

1zGGgE2.png

ikv1gYg.png
PQtbxNu.png

KjeOYel.png

3DQ6DbU.png

O7SET1D.png
GPQgu8v.png

alXOTJI.png

aATPTdA.png

1pCVrHb.png

E o resultado em jogos, testado apenas no 7700x porque é o que rodou mais quente

upD8w7S.png

Pois é, eu até pensei ir no Peerless Assassin 120 SE (que é excelente, caso está realmente pensando nele, um amigo tem e creio que vale a pena) ou algum outro que é uma fração do preço do Noctua, mas como quero ficar sem precisar trocar ou me preocupar por muito tempo, resolvi ir direto com o que tem garantia total para futuros suportes de novas gerações de sockets.
Mas nem fui atrás do RMA da Corsair, peguei birra, também perdi uma fonte da Corsair logo após o vencimento da garantia, também tive problema com mouse deles, sem falar nas fans que ficam cada vez mais barulhentas durante os anos (as fans e o AIO faziam muito barulho, algo que me incomodava muito, mesmo fazendo curvas boas), ai resolvi gastar em qualidade e suporte garantido mesmo.
O Peerless Assassin 120 SE é esse ai mesmo do link, enviam para o BR, mas o produto é Choice (categoria do Aliexpress), e diz a lenda (direto lá do tópico de importações) que produto Choice tem grandes chances de ser taxado, então se pensa em pegar, já calcula com o valor do cafézinho (60% normalmente) que tem que pagar para o governo.
Nossa senhora quantos problemas teve com produtos corsair. Que tristeza. Eu estava pensando em pegar algo da corsair como cooler quando pegasse o gabinete e precisasse de coolers para completar. Mas agora fiquei cabreiro. E obrigado por avisar sobre a questão de taxação. Até penso em pegar mas queria saber se aquele já estaria no brasil... estava querendo um que já estivesse aqui para não ter esse risco.

Poh amigo obrigado pelo relato.
Entendi, pelo visto é do processador e é normal né?
Eu acho que vou de AG620 mesmo, conforme recomendaram. Achei pouco a diferença e se for taxado mesmo acho que fica elas por elas no final das contas, com a diferença de "já estar estar aqui" o produto, né?
Somente essa questão de ventoinhas/cpu cooler que pretendo pegar por aqui mesmo.
Obrigado pela ajuda galera!
Vai pegar um excelente AC pode ir nele tranquilamente, lá no py só tem que tomar cuidado na hora passar na alfãndega para não estourar o limite mas da pra trazer na mala coisa pequena como memória e SSD.

Não sei lhe dizer se ele é silencioso, substitui as fans stocks por duas NF12 devido a pressão estática das stock serem baixas. No meu caso a primeira fan esconde totalmente as RAM mas não atrapalha no fluxo de ar das VRM, a fan fica um pouco acima do dissipador (1cm).
Ali você comenta que esconde totalmente a ram, mas no caso é possível usar a ram ela meio que fica por cima dela. Isso? se for está de boa. Sabe dizer se daquele link o produto já estaria no brasil? ou se tem alguma que já está no br? para não ter chance de ser taxado.

Nossa senhora quantos problemas teve com produtos corsair. Que tristeza. Eu estava pensando em pegar algo da corsair como cooler quando pegasse o gabinete e precisasse de coolers para completar. Mas agora fiquei cabreiro. E obrigado por avisar sobre a questão de taxação. Até penso em pegar mas queria saber se aquele já estaria no brasil... estava querendo um que já estivesse aqui para não ter esse risco.
Não vai achar com estoque no Brasil, só importando da China, se quer já aqui pega o AK620 mesmo.

Ali você comenta que esconde totalmente a ram, mas no caso é possível usar a ram ela meio que fica por cima dela. Isso? se for está de boa.
Depende da altura exata da memória, tem umas que são baixinhas e tende a não pegar, caso elas sejam muito altas dá pra subir um pouco o fan no heatsink, desde que seu gabinete tenha espaço suficiente pra isso

Sabe dizer se daquele link o produto já estaria no brasil? ou se tem alguma que já está no br? para não ter chance de ser taxado.
Thermalright acho que só da China mesmo, na teoria é pra ter uma possível taxa (acho que não está embutido direto lá ainda) de só 17% até 50 dólares, pra comprar no Brasil a recomendação seria o AG620 ou Fuma 3, o AG620 se saindo um pouquinho melhor mas o Fuma 3 tem melhor compatibilidade e não vai interferir nas memórias por usar um fan slim (15mm vs 25mm do padrão)

Como está montado agora:

Estou um pouco desanimado com pc (config), peguei na pandemia pagando caro... Queria algo melhor mas vou levando. Inclusive estou com uma galax 3060 12gb na caixa guardada, usei pouco (mesma coisa do resto no pc peguei na pandemia e gastei pakas nelas, perdi grana lascada). Como o gabinete que tinha era antigo e não tava bom, decidi jogar fora e esperar para pegar outro gabinete. Acabou que foi ficando. Por hora estou de olho cogitando em pegar o montech 903 air. Peguei um ag400 (nem chegou ainda, então estou cogitando em talvez trocar por um ag620 ou watercooler bom, mas para deixar para futuro upgrade). Alguém ai usa 3060 com monitor qhd?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Não vai achar com estoque no Brasil, só importando da China, se quer já aqui pega o AK620 mesmo.
Que pena. Entendi, muito obrigado.

Depende da altura exata da memória, tem umas que são baixinhas e tende a não pegar, caso elas sejam muito altas dá pra subir um pouco o fan no heatsink, desde que seu gabinete tenha espaço suficiente pra isso
A dimensão da RAM que tenho é essa:

Thermalright acho que só da China mesmo, na teoria é pra ter uma possível taxa (acho que não está embutido direto lá ainda) de só 17% até 50 dólares, pra comprar no Brasil a recomendação seria o AG620 ou Fuma 3, o AG620 se saindo um pouquinho melhor mas o Fuma 3 tem melhor compatibilidade e não vai interferir nas memórias por usar um fan slim (15mm vs 25mm do padrão)
Quando você diz melhor compatibilidade refere-se apenas a não pegar na ram pela fan menor? ou tem algo a mais? Desde já agradeço pela informações e ajuda.

Última edição:
Lembrando que tem o PS120 e o PS120SE, o sem o SE e 0,5-1C melhor. Diferencia irrisória, mas veja a diferença dos preços (SE sempre é mais barato).

A diferença e no radiador ligeiramente maior e mais alto, assim a fan fica certinho no cooler sem encostar nas memorias. (PS120)

Quando você diz melhor compatibilidade refere-se apenas a não pegar na ram pela fan menor? ou tem algo a mais? Desde já agradeço pela informações e ajuda.
O Fuma 3 tem tanto uma curvatura nos heatpipes quanto o fan slim pra não atrapalhar no caso de memórias altas, dos dual-tower eu acho que é o único compatível com memórias independente de tamanho, mas as vezes tem coolers que só batem na primeira memória também e não chega a ser um problema caso use apenas 2 pentes dos 4 da mobo, já que sempre se usam os slots mais afastados, mas aí tem que ver certinho o caso de cada cooler

t7AuOb2.png
Sjc7BId.png

O Fuma 3 tem tanto uma curvatura nos heatpipes quanto o fan slim pra não atrapalhar no caso de memórias altas, dos dual-tower eu acho que é o único compatível com memórias independente de tamanho, mas as vezes tem coolers que só batem na primeira memória também e não chega a ser um problema caso use apenas 2 pentes dos 4 da mobo, já que sempre se usam os slots mais afastados, mas aí tem que ver certinho o caso de cada cooler

t7AuOb2.png
Sjc7BId.png
Entendi, obrigado pela informação.

Beleza galera, qual Air cooler que aguente um R5 5600 refrigere bem na faixa ate uns 200R$ voces indicam. Não manjo de marcas, no atual momento eu uso o cooler box do ryzen 7 1700..Tentei ver vários videos no youtube, mas não falam se da para o R5600, muitos até perguntam nos comentários mas as respostas são vagas.
talvez seja esse calor absurdo que anda fazendo esses dias, meu quarto 33º e jogando bate na casa dos 75,83º...troquei pasta térmica de uma MX4 para um TS COLD ..mas não vi diferença, só percebi que o TS COLD demorou um pouco mais e segura mais não deixando bater os 80º.
vlw

Beleza galera, qual Air cooler que aguente um R5 5600 refrigere bem na faixa ate uns 200R$ voces indicam. Não manjo de marcas, no atual momento eu uso o cooler box do ryzen 7 1700..
talvez seja esse calor absurdo que anda fazendo esses dias, meu quarto 33º e jogando bate na casa dos 75,83º...troquei pasta térmica de uma MX4 para um TS COLD ..mas não vi diferença, só percebi que o TS COLD demorou um pouco mais e segura mais não deixando bater os 80º.
vlw
Pegaria o AG400 com boa performance fora o preço que esta excelente.

Estou querendo pegar o AK620 ou o Assassin IV, o que está me deixando com o pé atraz é as memorias já uso memoria relativamente baixas as pichau vulkan, alguem que tenha estes coolers ou variantes deste modelos poderia dizer como é a compatibilidade com as memorias destes coolers.

Estou querendo pegar o AK620 ou o Assassin IV, o que está me deixando com o pé atraz é as memorias já uso memoria relativamente baixas as pichau vulkan, alguem que tenha estes coolers ou variantes deste modelos poderia dizer como é a compatibilidade com as memorias destes coolers.
Entre os dois dificilmente o AK620 vai pegar nas memórias ainda mais que você usa elas mais baixa, o Assassin IV é maior e mais largo e possívelmente não daria para usa-la.

Pegaria o AG400 com boa performance fora o preço que esta excelente.
Esse ag400 que não tem rgb está saindo mais barato na pichau por 114 reais. E pelo menos para minha localidade o frete está mais em conta. No Guerra está 26 e pouco p frete. Ma pichau está 11 e pouco. Fica aí como opção. Eu tinha pego esse mas rgb paguei 150 reais. Estou cogitando em trocar, vamos ver.

Da um visu na pichau.

Bom dia, tenho um 5800x3d com um ML240L V2, saberiam me dizer se esse arctic daria muita diferença? E a arctic tem garantia no Brasil?
E essa WAZ é confiável?

Bom dia, tenho um 5800x3d com um ML240L V2, saberiam me dizer se esse arctic daria muita diferença? E a arctic tem garantia no Brasil?
E essa WAZ é confiável?
Não posso te dizer sobre o watercooler em si pois estou bem por fora. Mas sobre a loja é confiável. Meu amigo comprou processador, placa de vídeo com eles e entregaram certinho. Só não sei dizer se caso precisar de RMA e precisar procurar a loja se serão bons, pois meu amigo não precisou e creio que se precisasse entraria em contato direto com a fabricante.

Da um visu na pichau.
Peguei no mercado livre ontem, as vezes esqueço dessa pichau..realmente 114R$ contra 140R$ no ML '''frete gratis'' fazer de conta que é grátis... ...mas o frete na pichau pra cá é 11R$ ...diferença de 15R$ ...mas valeu a dica, da próxima vez que for comprar vejo por lá também pra comparar!

Users who are viewing this thread

Voltar