[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Rapaz, tenho um 12900 em um Pichau apus de 209 reais, aqui no escritório, frio e silencioso. Acho um bom custo benefício. É suficiente, mas o monarch é bem mais completo e evoluído. Essa semana vou fazer um post aqui, comparando o Noctua NH d15 com o deepcool ls720.
Interessante esse comparativo com o NH-D15 vs LS720, quando puder faça que vai agregar o tópico!

Eu não estou discordando da questão do gabinete mas é que acho estranho o resto do pc ficar tranquilo como placa mãe , placa de vídeo etc

Aqueles 79 da gpu eram hotstpot creio eu

Será que o wc faria uma melhora significativa se comprar ele primeiro do que o gabinete? No momento só conseguiria comprar um.

As fans do meu gabinete são ruins talvez ou algo do tipo?
Obrigado
Concordo com o que já foi passado para você. Levando em conta que o 400 v2 tem a performance do gte v2 ele é perfeitamente capaz de dar conta do 5700x principalmente levando em conta os +- 75w de consumo que estava tendo no vídeo que vi no outro fórum. Digo isso, tinha o gte v2 (meu amigo que importou o kit b550 aorus + ryzen 5 5600 + 2x8gb acabou pegando o gte v2 meu), e eu usei no meu i5 11400 que com Multicore Enhancement antes da última atualização de bios pegava 134w ~ 154w e o air cooler dava conta nesse tdp. Então creio que o 5700x / g com tdp menor ele seria capaz de lidar. No momento estou sem gabinete, estou esperando ter o motench air 903 (preto) novamente em estoque e torcendo para voltar pelos 319 que ele estava quando o conheci ele ou menos que isso hehehehe. Eu cheguei a pager o ag400 ARGB para substituir o gammax gte v2 que tinha, mas acabei nem o abrindo para testar e acabei devolvendo. Estou pensando em pegar o ag620 ou partir para water cooler de 360mm mas porque meu intuito é assim que possível fazer upgrade e partir para o 13700k / 14700k ou acima hehhe vamos ver.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Ainda está seguro e dentro do normal considerando que está no cooler box, recomendaria o AG400 por ser um pouquinho mais barato que o AK400 e também um pouco mais compacto de altura, além do fan ficar um pouco mais longe das memórias, deve reduzir coisa de 20c comparado com o box, e cabe com espaço de sobra aí
Isso que ia comentar.

Última edição:
Povo , preciso da ajuda e do conhecimento de vocês.

Estou em busca de um Watercooler de 240mm para meu Ryzen 5700g, pois atualmente uso um AMD Wraith Prism, que pra mim é o cooler mais bonito da AMD, mas pouco eficiente em relação aos WC,porém estou na duvida entre dois modelos, com preços bem distintos:

Gigabyte Aorus Waterforce X 240

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=9b53e368-663e-48cd-b48f-b7fb9f260490

Gamemax Ice Chill 240

https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=0f668d51-d732-46f7-a25c-af910ae9ed32

inicialmente, estava já decidido pelo Ice Chill 240, justamente pelo meu gabinete ser um Bruffen C1 da Gamemax, e de acordo com as medidas que tirei, daria para instalar ele no topo, mesmo que bem na conta, pois minha placa mãe é uma B550m Aorus Elite Rev. 1.3 e as memorias são as Kingston Fury Beast sem RGB, com perfil mais baixo, porém só consegui encontrar reviews mais recentes desse WC. depois que vi uns reviews do Waterforce X240, achei ele bem competente, justamente pelo preço beeem mais salgado que o Ice Chill 240, praticamente o dobro do preço.

Minha duvida é: não gostaria de instalar o WC na frente do case, porque minha placa de video é grande ( RTX 3070 TI da Gainward, Modelo Phoenix) , e teria que posicionar as mangueiras do WC para cima, o que dizem ser prejudicial a performance e durabilidade a longo prazo. Tendo em vista que o Waterforce x 240 com as fans instaladas mede 54mm e o Ice Chill 240 49mm, será que o Waterforce permitiria a instalação no topo do Bruffen C1? em relação a performance, o custo do Waterforce ganha muito do Ice Chill 240? se tivesse que instalar na frente do case com as mangueiras para cima, isso prejudicaria o WC com o tempo?

conto com a ajudade de vocês, pois é um investimento pesado que farei, justamente pensando em futuramente pegar um Ryzen 7 5800X3D, ou até mesmo um Ryzen 9 5950x

desde já agradeço!
Alguém?

No momento quero ver de pegar o gabinete primeiro, estou de olho no montech que mencionei. Depois que pegar o gabinete ai vou para o ag620 ou water de 360mm hehehe. Aproveitando o meu kit atual usei muito pouco e está bem novo (principalmente gpu que deixei muito tempo na caixa por estar sem gabinete e tals. Meu maior arrependimento foi se tão ansioso e pegar a gpu na alta isso sem dúvidas).

Meu kit:
i5 11400 (sem o f mesmo, com gráfico integrado)
tuf b560m-plus wi-fi
2x16gb 3200mhz cl16 adata gammix d30
1 ssd sn750 1tb (esse usei mais pois, o utilizava antes no notebook. Ph315-52-748u e depois helios 2070)
1 rtx 3060 12gb galax (quando comprei não tinha a 3060 8gb. Paguei quase 5k nela).

Alguém aqui chegou vender um kit desse recentemente? Sabem por quanto consigo vender esse kit?

Obs: Desde já agradeço pela ajuda de todos e peço desculpas por postar isso nesse tópico. Se tiver algum tópico especifico e puderem me passar agradeço.

Estou querendo fazer um upgrade do meu hyper 212 pra empurrar o R7 5800x3d alguma recomendação?

Tem o ak620 um dos melhores AC para o seu 5800x3d, tem o ag620 porém é preto + argb.
Pelo que eu vi, air cooler não da conta do r7 5800x3d, parece que o deepcool gammaxx lr500 de 240mm funciona muito bem, tem algum equivalente? Não entendo nada de water cooler.

Pelo que eu vi, air cooler não da conta do r7 5800x3d, parece que o deepcool gammaxx lr500 de 240mm funciona muito bem, tem algum equivalente? Não entendo nada de water cooler.
Uso um AG400 no 5800x3D em outro PC e tá segurando tranquilamente, depende do que é não dar conta pra você e também da sua temp ambiente, gabinete/airflow etc, se botar um AC básico e um WC 360mm top o WC vai entregar temperaturas menores mas vai ter o mesmo desempenho na prática então eu diria que os dois dão conta, eu trocaria CPU primeiro pra depois pensar em estressar com troca de cooler, ainda mais que pode simplesmente setar limite de temperatura na bios ou algo assim

ev6DJBE.jpg

Em uso tem ficado em 55-70c, máximo que vi foi na faixa dos 81c~ até o momento, mas como disse depende de várias coisas, não adianta botar um WC 360mm e ter 40c de temp ambiente e um gabinete completamente fechado, assim como um cooler mais modesto pode dar conta a depender dos mesmos fatores

Última edição:
Como vi que tem pessoas procurando gabinete mais em conta o gabinete apus da pichau está saindo por 159 reais. Não sei se ele tem bom air flow, mas creio que vale uma pesquisa para ver qual é.

Alguém recomenda um aircooler traseiro de 120mm + RGB?

Uso um AG400 no 5800x3D em outro PC e tá segurando tranquilamente, depende do que é não dar conta pra você e também da sua temp ambiente, gabinete/airflow etc, se botar um AC básico e um WC 360mm top o WC vai entregar temperaturas menores mas vai ter o mesmo desempenho na prática então eu diria que os dois dão conta, eu trocaria CPU primeiro pra depois pensar em estressar com troca de cooler, ainda mais que pode simplesmente setar limite de temperatura na bios ou algo assim

ev6DJBE.jpg

Em uso tem ficado em 55-70c, máximo que vi foi na faixa dos 81c~ até o momento, mas como disse depende de várias coisas, não adianta botar um WC 360mm e ter 40c de temp ambiente e um gabinete completamente fechado, assim como um cooler mais modesto pode dar conta a depender dos mesmos fatores
Rapaz aqui tenho um Corsair Carbide 270r, gabinete antigo mas com air flow bacana, peguei recomendação lá no gamer nexus. Ontem mesmo jogando cyberpunk bateu 90c o r7 5800x3d com o hyper 212. Baldurs Gate no ato 3 também ta bem quente, mais de 80 graus.
Resolvi arriscar um Superframe Isengard 360mm, fiz uns testes aqui no cpu-z e no cinebench, além de ter tirado algumas screenshots em jogos pra comparar depois as temperaturas. Vi gente tendo ótimos resultados com esse WC e gente tendo resultado ruim também, o que é estranho. Quando chegar eu testo e posto aqui.

Rapaz aqui tenho um Corsair Carbide 270r, gabinete antigo mas com air flow bacana, peguei recomendação lá no gamer nexus. Ontem mesmo jogando cyberpunk bateu 90c o r7 5800x3d com o hyper 212. Baldurs Gate no ato 3 também ta bem quente, mais de 80 graus.
Resolvi arriscar um Superframe Isengard 360mm, fiz uns testes aqui no cpu-z e no cinebench, além de ter tirado algumas screenshots em jogos pra comparar depois as temperaturas. Vi gente tendo ótimos resultados com esse WC e gente tendo resultado ruim também, o que é estranho. Quando chegar eu testo e posto aqui.
Justo pensar também que o review é de 2016 e de lá pra cá muita coisa mudou, o padrão era gabinete completamente fechado e agora virou mesh e gabinetes aquário com layout diferente que tendem a ter melhor refrigeração que os layouts antigos, além de que pode depender também do hardware dentro, é uma coisa usar gabinete X com um setup que consome 200w e outra coisa usar o mesmo gabinete num setup de 400-500w que vai gerar muito calor e as vezes a diferença aparece só em certos casos

Dito isso eu recomendo o mesmo de sempre só por desencargo de consciência e serem testes super simples de se fazer, como já tem o gabinete/cpu/AC tudo montado aí, simplesmente tira o painel frontal e/ou lateral do gabinete pra ele respirar melhor e vê se muda algo, também dá pra fazer undervolt e/ou setar limite de temperatura e boa, sempre vai ter resultado ruim e bom com o mesmo produto porque as pessoas não informam umonte de coisas que afetam o resultado como essas coisas que citei: airflow do gabinete (que não é igual a quantidade de fans), temp ambiente, rotação dos fans, resto do hardware, local onde o gabinete fica posicionado as vezes etcetc, mas baixar as temperaturas sem dúvidas vai

Justo pensar também que o review é de 2016 e de lá pra cá muita coisa mudou, o padrão era gabinete completamente fechado e agora virou mesh e gabinetes aquário com layout diferente que tendem a ter melhor refrigeração que os layouts antigos, além de que pode depender também do hardware dentro, é uma coisa usar gabinete X com um setup que consome 200w e outra coisa usar o mesmo gabinete num setup de 400-500w que vai gerar muito calor e as vezes a diferença aparece só em certos casos

Dito isso eu recomendo o mesmo de sempre só por desencargo de consciência e serem testes super simples de se fazer, como já tem o gabinete/cpu/AC tudo montado aí, simplesmente tira o painel frontal e/ou lateral do gabinete pra ele respirar melhor e vê se muda algo, também dá pra fazer undervolt e/ou setar limite de temperatura e boa, sempre vai ter resultado ruim e bom com o mesmo produto porque as pessoas não informam umonte de coisas que afetam o resultado como essas coisas que citei: airflow do gabinete (que não é igual a quantidade de fans), temp ambiente, rotação dos fans, resto do hardware, local onde o gabinete fica posicionado as vezes etcetc, mas baixar as temperaturas sem dúvidas vai
Sim sim, com certeza muita coisa mudou e vou fazer o teste depois com o gabinete aberto, com certeza isso vai ajudar. Tenho plena consciência que esse wc provavelmente não vai fazer diferença real de performance em jogos é mais um hobby do que qualquer outra coisa, é um "luxo" mesmo. E também é bem barato se for comparar com wc high end, quando chegar eu faço os testes, se não gostar tenho 7 dias pra devolver. Eu tentei fazer undervolt, mas deu alguns problemas com instabilidade, deu tela preta, glitch no wallpaper e etc. Geralmente não gosto de ficar testando estabilidade, por isso desisti do under.

Edit: Esqueci de comentar que não pretendo trocar de gabinete agora, vou deixar pra trocar quando for mudar de plataforma, daí já tem que trocar mobo e já aproveito, como peguei o R7 5800x3d agora, espero ficar mais uns anos com ele.

Sim sim, com certeza muita coisa mudou e vou fazer o teste depois com o gabinete aberto, com certeza isso vai ajudar. Tenho plena consciência que esse wc provavelmente não vai fazer diferença real de performance em jogos é mais um hobby do que qualquer outra coisa, é um "luxo" mesmo. E também é bem barato se for comparar com wc high end, quando chegar eu faço os testes, se não gostar tenho 7 dias pra devolver. Eu tentei fazer undervolt, mas deu alguns problemas com instabilidade, deu tela preta, glitch no wallpaper e etc. Geralmente não gosto de ficar testando estabilidade, por isso desisti do under.

Edit: Esqueci de comentar que não pretendo trocar de gabinete agora, vou deixar pra trocar quando for mudar de plataforma, daí já tem que trocar mobo e já aproveito, como peguei o R7 5800x3d agora, espero ficar mais uns anos com ele.
Sim, geralmente é mais por TOC com temperatura alta do que necessidade mas entendo completamente também kkkkk, e infelizmente gabinete/airflow é um troço bem complicado porque cada setup/caso é quase que único então os resultados sempre variam de uma pessoa pra outra, já vi gente relatar aqui no fórum 10-15c de melhora com troca de gabinete, outros as vezes reduz só 3-5c, ou setups de baixo consumo por vezes nem mudam tanto, e também tô nessa praticamente, vontade de trocar o gabinete pra ter um espacinho extra por puro luxo mas só de pensar em transplantar o setup todo dá uma preguiça, também vou deixar pra fazer isso quando trocar logo a plataforma toda provavelmente

E instabilidade com offset de tensão/CO acontece mesmo, teve um user que relatou resultado bem positivo usando o limite de temperatura direto na bios, mas se não me engano foi num Ryzen 7000, não sei se no 5800x3D dá pra fazer o mesmo pela bios mas é uma ideia caso seja possível, aí nem arriscaria instabilidade também

Última edição:

Concordo, meu amigo mesmo tem esse gabinete e ele comentou que o air flow não é dos melhore não. Mas ele manteve o gabinete quando fez o upgrade do kit dele para o r5 5600 pois aquilo estava apertado, e o gabinete também funciona / não é uma porcaria. Mas ele também já estou cogitando a troca quando der.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Galera faz um tempo que o montech air 903 está fora de estoque. Ele estava 319 e para mim estava muito convidativo pois tem um tamanho excelente, e teria porta usb c frontal... Além que falaram aqui que as fan que vem nele serem boas. Dito isso, gostaria de saber se tem algum gabinete com mesmas características / nivel deste montech custando +- 319 como ele.

Galera faz um tempo que o montech air 903 está fora de estoque. Ele estava 319 e para mim estava muito convidativo pois tem um tamanho excelente, e teria porta usb c frontal... Além que falaram aqui que as fan que vem nele serem boas. Dito isso, gostaria de saber se tem algum gabinete com mesmas características / nivel deste montech custando +- 319 como ele.
Parecido tem o Montech Air X (sem usb c frontal), mas aqui no BR nenhuma marca oferece um produto tão bom por valor perto da Montech. Se fosse de outra marca o Air 903 custaria fácil pelo menos uns 600-700 reais.

Parecido tem o Montech Air X (sem usb c frontal), mas aqui no BR nenhuma marca oferece um produto tão bom por valor perto da Montech. Se fosse de outra marca o Air 903 custaria fácil pelo menos uns 600-700 reais.
Não se estou o olhando o modelo certo mas o que vi aqui que diz ser air x tem 2 usb 3.0 e 1 2.0 todas tipo A. O que me chamou a atenção nele também foi o tamanho, suporte de gpu de 40 cm até mesmo no anúncio diz suportar uma 4090. Que pena que não tem outra opção :( :/. Muito obrigado, ficar de olho para ver se volta e torcer para voltar por 319 ou mais em conta hehehehehe

Povo, fui dar uma olhada na temperatura do meu 5600x e vi que ela tá batendo perto dos 98 graus com o stock cooler da AMD em jogos mais pesados (e uns 60-70 em outros leves e internet), então to procurando um novo cooler para colocar e dar uma segurada nele.

Como tenho interesse em fazer um upgrade em 2-3 anos na CPU, estava querendo pegar logo um cooler para dar uma segurada no próximo, que deve ser um dos mais parrudos msm.

Estou mais interessado em pegar um Water Cooler, mesmo sendo overkill para o meu setup, alguém tem uma sugestão de um de 240mm?

No BR, vi de interessante o LS520, Arctic Freezer II 240 e o H100i, mas não sei se a diferença entre eles é grande o bastante para justificar gastar mais na comparação.

Povo, fui dar uma olhada na temperatura do meu 5600x e vi que ela tá batendo perto dos 98 graus com o stock cooler da AMD em jogos mais pesados (e uns 60-70 em outros leves e internet), então to procurando um novo cooler para colocar e dar uma segurada nele.

Como tenho interesse em fazer um upgrade em 2-3 anos na CPU, estava querendo pegar logo um cooler para dar uma segurada no próximo, que deve ser um dos mais parrudos msm.

Estou mais interessado em pegar um Water Cooler, mesmo sendo overkill para o meu setup, alguém tem uma sugestão de um de 240mm?

No BR, vi de interessante o LS520, Arctic Freezer II 240 e o H100i, mas não sei se a diferença entre eles é grande o bastante para justificar gastar mais na comparação.
Pega o le500 que tem um ótimo cxb vai dar uma boa melhorada nas temperaturas.

Users who are viewing this thread

Voltar