[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
@Asiqueira como sempre valeu pela ajuda - a controladora ja descobri - na verdade nao é bem "especifica pro LCD" mas sim especifica pra serie TL (q inclui com e sem LCD) - respondo mais pra caso alguem chegue aqui ter a info completa. (Existem outras series da Lian Li q demandam cada serie uma controladora diferente).

sobre a info de que os vendedores informam... tenho q discordar um pouco - nao me informaram qdo comprei - e como estava em duvida em como sincronizar tudo - pedi ajuda aos universitarios e me informaram q precisaria por causa do conector de 7 pinos (exclusivo da Lian LI) - como estou fora de casa - e pretendia montar a maquina no final de semana - resolvi pedir ajuda pras lojas no ML - e TODAS q pedi a info - todas falaram q nao precisava.

INCLUSIVE A QUE ME VENDEU!
- claro que no universo nao da pra reduzir a "TODAS" a umas q perguntei - mas com sao as que achei com o fan - seriam as mesmas que perguntaria "QUAL A CONTROLADORA" ne.. e se ja nao dao a info correta do FAN.. nao dava pra confiar q dariam da controladora tb..

o mais incrivel.. é que TUDO eu li. TUDO eu pergunto. TUDO fiz com calma. A unica coisa q nao fiz - pq era a ultima peça q faltava - era esse bendito FAN..rss

- como meu gabinete cabem 10 - e so se vendem em multiplos de 3x (Thermaltake) - pra nao colocar um FAN DIFERENTE por nada.. tive essa brilhante ideia de por um fan "diferentao" com esse LCD... :limo: me ferrei..

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

nunca usei na pratica, mas vi em alguns reviews que o TDP dele é na casa de 150-175w. como sempre tem uma margem pra mais ou menos - provavelmente fica no limite.
Obrigado. Vou precisar de um maior.

Nobres colegas, por gentileza:

Esse thermalright, pequeno, tanka os 210w desse i9 12900 da assinatura?

Acho bem improvável, o PA120 Mini fica +- no nível dos AG400/AK400 da vida que até conseguem segurar 210w a depender da temp ambiente e airflow do gabinete, esse de 92mm deve ficar um bom tanto abaixo em desempenho, pra potência alta assim acho que o mais garantido é o PA120 padrão mesmo

EDIT: Aliás acabou de esgotar esse por 250, sobrou o branco por 290 e ao que parece quase esgotados os PA120/PS120 aqui do Brasil kkkk

Última edição:
Gente, tenho um H115i Pro que o iCue não reconhece (ele mostra na aprte de atualização, mas não me permite ver a velocidade q ele roda e nem ajustar pois diz q não tem dispositivo compatível conectado.
Recomendam mudar o WC, ir rpa um Air Cooler, ou só trocar as fans dele? Meu 2700x Tá batendo 65 graus com 5% de uso do processador, tá apssando bem pouco ar pelo radiador, estou usando as fans que vieram com ele de 55 cfm. Não está entupido o radiador, já verifiquei isso.
Se valer a pena trocar as fans dele, quais recomendam?

Gente, tenho um H115i Pro que o iCue não reconhece (ele mostra na aprte de atualização, mas não me permite ver a velocidade q ele roda e nem ajustar pois diz q não tem dispositivo compatível conectado.
Recomendam mudar o WC, ir rpa um Air Cooler, ou só trocar as fans dele? Meu 2700x Tá batendo 65 graus com 5% de uso do processador, tá apssando bem pouco ar pelo radiador, estou usando as fans que vieram com ele de 55 cfm. Não está entupido o radiador, já verifiquei isso.
Se valer a pena trocar as fans dele, quais recomendam?
Como já tem o WC e se tem certeza que o problema é só nos fans e não na bomba eu só trocaria os fans, os Arctic P14 PWM por 55 conto tão bem interessante, também tem a Montech AX140 por 40 ou Thermalright TL-C14C por 45

Como já tem o WC e se tem certeza que o problema é só nos fans e não na bomba eu só trocaria os fans, os Arctic P14 PWM por 55 conto tão bem interessante, também tem a Montech AX140 por 40 ou Thermalright TL-C14C por 45
Então, eu não tenho certeza se o problema é os fans fracos, como disse, o icue não reconhece de jeito nenhum o WC, então não tenho como ver a rotação da bomba. Eu só sei que as fans q vieram são bem fracas.
Sobre as sugestões, eu iria tentar pegar pretas pra não fciar horríveld entro do gabinete que é tudo preto.
As Montech eu tinha visto um review gringo dizendo que a realdiade dela pega só metade da pressão estática que é rotulada, então não sei se iria compensar.
2 mm H2O de pressão é o suficiente?

E como testar pra ver a rotação da bomba já que o programa da corsair não funciona?

Então, eu não tenho certeza se o problema é os fans fracos, como disse, o icue não reconhece de jeito nenhum o WC, então não tenho como ver a rotação da bomba. Eu só sei que as fans q vieram são bem fracas.
Sobre as sugestões, eu iria tentar pegar pretas pra não fciar horríveld entro do gabinete que é tudo preto.
As Montech eu tinha visto um review gringo dizendo que a realdiade dela pega só metade da pressão estática que é rotulada, então não sei se iria compensar.
2 mm H2O de pressão é o suficiente?

E como testar pra ver a rotação da bomba já que o programa da corsair não funciona?
Pior que não sei te dizer como testar, aparece bastante gente com problema em WC na mesma situação, as vezes a galera acha que está funcionando mas a bomba já morreu ou tá quase morrendo e aí ficam com os mesmos sintomas de temp alta mesmo com o fan girando e tudo aparentemente normal, se ainda estiver no período de garantia seria bom entrar em contato pra ver se eles tem alguma ideia ou recomendação

Sobre o fan da Montech o informado é 90cfm e 2.9mmh2o e o aferido foi 80cfm e 1.64mmh2o, não é o melhor resultado do mundo mas se for analisar o desempenho real pelo valor eu diria que tá muito bom, o P14 PWM nos testes bateu 72cfm e 2mmh2o então tem um pouco mais de pressão e um pouco menos airflow, um pouco menos ruído também, se quiser um fan com desempenho significativamente acima disso você vai gastar pelo menos umas 2-3x mais, aí acaba ficando quase o preço de um AC que talvez seja mais interessante, mas pra uma opção melhorzinha eu olharia os P14 Max que tem cfm e pressão um pouco melhor que a versão PWM e ainda tem rpm máximo bem mais alto, dá uma margem extra se algum dia precisar do rpm extra, senão pode só limitar a rotação na curva do fan

uma duvida com os universitarios. bati o martelo aqui e vou trocar os fans do WC.

eu sou muito ruim disso - entao pra nao dar ruim - que tipo de fan preciso comprar pra por no WC - NORMAL OU REVERSA?

irei instalar somente de um lado (apesar de que ate terei as q vou tirar - se der pra usar - nao sei se daria pra fazer um push nao sei o q.rs)

o radiador ficara na vertical na parede lateral do gabinete - pros leds ficarem a mostra eu preciso de qual fan?

valeu!
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o meu air flow recomendado:

Captura-de-tela-2024-11-29-222817.jpg

irei instalar na lateral na vetical o WC - radiador com 420 - fans de 14cm - pelo diagrama é ENTRADA de ar - entao precisaria comprar um kit REVERSO certo?

no fundo ja tenho um fan de 14 polegadas COMUM - esse posso dar como ok?

e dai ficam dois kits 2x 3 fans - pelo diagrama - um COMUM e outro REVERSO - imagina q embaixo o REVERSO..

é isso certo??

aproveitando, tenho outra duvida pra quem conhece os HUBS da Lian LI TL 120.

é muito confuso a descricao - vou tentar arrumar um manual..

mas parece q ele tem 4 portas - eu tenho 4 "kits" de fan:

- 1x 14 polegadas LCD
- 3x 14 polegadas LCD
- 3x 12 polegadas simples
- 3x 12 polegadas simples

consigo ligar isso tudo num unico hub?? - existem restricoes com relacao ao LCD.. mas acho q da pra ligar em 2 portas.. e aceita os 4.. mas nao sei.

E O PROBLEMA É QUE NAO ACHO A CONTROLADORA AVULSA! entao preciso acertar na compra dos kits.

Última edição:
G-zus, Holly Mother, Antony Expeditious.
Chegou o WC DeepCool LS720 ontem, hoje demorei umas 4 horas pra instalar.
Abri o gabinete todo, tirei 4 fans AIGO, que acredito uma estava estourada.
Limpei tudo depois de 1 ano (imagina como estava).
Fui tirar o cooler stock, e a pasta estava praticamente zerada. Cooler fazendo contato com o CPU.
Deu muito trabalho, mas tirar as fans deixou mais limpo. Aquelas porra vem cheio de fio, enquanto o WC vem só 1 que liga as 3 fans, sem frescura. Sem nada de RGB.
Coloquei o WC na parte frontal, ficou shoooow demais.
Assim que liguei o PC, puff, sem vídeo. Mas é uma cagada do meu PC, que não detecta teclado e mouse.
Liguei de novo e foi só apertar F1. Isso porque o PC dizendo que não detecta o teclado, o teclado acaba funcionando ahahahaha.
Cara, que silêncio no meu quarto. Aquelas fans AIGO, nunca mais.
Deixei a traseira e 1 no topo porque fiquei com medo de tirar tudo, mas aparentemente essas duas não fazem barulho.
Esqueci de tirar foto, então vida que segue.
Obrigado pela ajuda @insanee420 , foi uma imensa aquisição.
Mas ainda não vi as temperaturas, tenho preguiça e não seu qual programa usar.

G-zus, Holly Mother, Antony Expeditious.
Chegou o WC DeepCool LS720 ontem, hoje demorei umas 4 horas pra instalar.
Abri o gabinete todo, tirei 4 fans AIGO, que acredito uma estava estourada.
Limpei tudo depois de 1 ano (imagina como estava).
Fui tirar o cooler stock, e a pasta estava praticamente zerada. Cooler fazendo contato com o CPU.
Deu muito trabalho, mas tirar as fans deixou mais limpo. Aquelas porra vem cheio de fio, enquanto o WC vem só 1 que liga as 3 fans, sem frescura. Sem nada de RGB.
Coloquei o WC na parte frontal, ficou shoooow demais.
Assim que liguei o PC, puff, sem vídeo. Mas é uma cagada do meu PC, que não detecta teclado e mouse.
Liguei de novo e foi só apertar F1. Isso porque o PC dizendo que não detecta o teclado, o teclado acaba funcionando ahahahaha.
Cara, que silêncio no meu quarto. Aquelas fans AIGO, nunca mais.
Deixei a traseira e 1 no topo porque fiquei com medo de tirar tudo, mas aparentemente essas duas não fazem barulho.
Esqueci de tirar foto, então vida que segue.
Obrigado pela ajuda @insanee420 , foi uma imensa aquisição.
Mas ainda não vi as temperaturas, tenho preguiça e não seu qual programa usar.
Eita kkkkk, de um cooler stock quase sem pasta pro LS720 vai ser uma diferença violenta, num Ryzen 3600 provavelmente pode manter tudo em rotação mínima pra manter o silêncio e até pra acumular menos poeira, e realmente nem sempre mais fans é melhor, eu por exemplo tenho resultado melhor com só 3 fans do que se entupir o gabinete com 6-9, acaba que muitas vezes um fan acaba "roubando" ar do outro e meio que se anulando a depender da posição de cada um, sem contar que mesmo se usar tudo em rotação mínima as vezes continua barulhento só por conta da quantidade de fans, sempre vou recomendar o mínimo de fans possível em posições estratégicas (aí depende do layout do gabinete), menos coisa pra dar problema, pra fazer barulho, pra passar cabo, pra limpar futuramente e por aí vai kkkkk, e pra monitorar eu costumo recomendar o Hwinfo64, deixo sempre rodando no background aqui

Eita kkkkk, de um cooler stock quase sem pasta pro LS720 vai ser uma diferença violenta, num Ryzen 3600 provavelmente pode manter tudo em rotação mínima pra manter o silêncio e até pra acumular menos poeira, e realmente nem sempre mais fans é melhor, eu por exemplo tenho resultado melhor com só 3 fans do que se entupir o gabinete com 6-9, acaba que muitas vezes um fan acaba "roubando" ar do outro e meio que se anulando a depender da posição de cada um, sem contar que mesmo se usar tudo em rotação mínima as vezes continua barulhento só por conta da quantidade de fans, sempre vou recomendar o mínimo de fans possível em posições estratégicas (aí depende do layout do gabinete), menos coisa pra dar problema, pra fazer barulho, pra passar cabo, pra limpar futuramente e por aí vai kkkkk, e pra monitorar eu costumo recomendar o Hwinfo64, deixo sempre rodando no background aqui
Eu sempre fui um idiota com relação a ventilação/
Pra mim era comprar mais fans, e parrudas, até que hoje eu não aguentei mais.
Nitidamente eram as fans da frente fazendo barulho de caminhão.
Assim que liguei o PC, zero barulho, até porque a 4070 também só liga as fans acima de certa temperatura. Por enquanto está tudo quieto aqui.
Só o WC que no começo parecia que tinha um barulho de tempos em tempos, como se fosse um click, mas acho que foi o pump funcionando pela primeira vez. Assim que o PC deu ar de vida, parou.
Ou seja, tudo em velocidade baixa pelo menos para navegar. Quando jogar não vou achar problema, visto que pode ser normal.
Obrigado manow!

Edit> liguei um joguinho aqui e as fans voaram pos uns segundos ahhahaha, depois voltaram a girar em menor velocidade. Mas isso eu já sabia. Pelo menos em "idle" elas ficam quietas.

Última edição:
Watercooler Arctic Liquid Freezer II 420 - R$ 549,99
Pena que a Waz não ofereça a garantia de 6 anos da Arctic, e 420mm poucos cases aceitam mas é um preção

Watercooler Arctic Liquid Freezer II 420 - R$ 549,99
Excelente preço mesmo porém concordo com o Insane são poucos gabinetes que aceitam pelo tamanho do radiador.

Excelente preço mesmo porém concordo com o Insane são poucos gabinetes que aceitam pelo tamanho do radiador.
não apenas o tamanho de 420mm, mas também a espessura, pois o radiador desse AIO é mais espesso que o padrão do mercado.
Mas a vantagem é que Liquid Freezer é um dos melhores do mundo.

não apenas o tamanho de 420mm, mas também a espessura, pois o radiador desse AIO é mais espesso que o padrão do mercado.
Mas a vantagem é que Liquid Freezer é um dos melhores do mundo.
Fato, por isso que são poucos usuários que obtem esse WC mas em questão de performance e resfriamento a Liquid Freezer esta entre as melhores.

@insanee420
Malandrowski, fui jogar Starfield pela primeira vez, e as fans tinham força para me levar para a China e voltar em 1 horas.
Coloquei a montagem para jogar ar quente para fora, como vi em algumas montagens do YouTube, e o porra soltou tanto ar que dava pra sentir subindo no meu braço.
É assim mesmo?
Não me lembro do meu último WC, até porque era montado no topo, e eu na frente, quase que na frente da minha perna.
Mas aguentou o jogo bem melhor que o AC, que chegou até a fechar o jogo quando dava overheat. Agora, apesar de beeem quente, carregou.
O pump ficou aqui só nos click da vida. Bomba trabalhou pesado.

@insanee420
Malandrowski, fui jogar Starfield pela primeira vez, e as fans tinham força para me levar para a China e voltar em 1 horas.
Coloquei a montagem para jogar ar quente para fora, como vi em algumas montagens do YouTube, e o porra soltou tanto ar que dava pra sentir subindo no meu braço.
É assim mesmo?
Não me lembro do meu último WC, até porque era montado no topo, e eu na frente, quase que na frente da minha perna.
Mas aguentou o jogo bem melhor que o AC, que chegou até a fechar o jogo quando dava overheat. Agora, apesar de beeem quente, carregou.
O pump ficou aqui só nos click da vida. Bomba trabalhou pesado.
Os fans são bem fortes então é por aí mesmo dependendo do rpm que chegaram, com a curva de fans stock não tem muito o que fazer, só configurando pela bios ou algum software (Fan Control) pra rotação máxima ficar num nível aceitável de ruído aí, eu com um PS120 e 7800x3D consigo manter a rotação do AC em 600rpm fixo mesmo quando tá 30-32c ambiente então acho que mesmo se deixar no RPM mínimo do WC já deve dar conta tranquilo, e na faixa de 1200-1500rpm talvez comece a ser mais perceptível o ruído mas ainda deve ser tranquilo, e barulhento deve ser lá na faixa dos 2k pra cima

Os fans são bem fortes então é por aí mesmo dependendo do rpm que chegaram, com a curva de fans stock não tem muito o que fazer, só configurando pela bios ou algum software (Fan Control) pra rotação máxima ficar num nível aceitável de ruído aí, eu com um PS120 e 7800x3D consigo manter a rotação do AC em 600rpm fixo mesmo quando tá 30-32c ambiente então acho que mesmo se deixar no RPM mínimo do WC já deve dar conta tranquilo, e na faixa de 1200-1500rpm talvez comece a ser mais perceptível o ruído mas ainda deve ser tranquilo, e barulhento deve ser lá na faixa dos 2k pra cima
Pois é, acho que atingiu rotação alta demais, mas o que me assustou foi o ar quente na perna, e também quando subia no braço, do resto, não liguei tanto.
Aqui dá para controlar sim, mas é que rolou preguiça ahahaha.
Mas vou dizer, rodou sem peidar. Com o AC estava literalmente dando problema. O jogo chegava a fechar, ou travar.
Com o WC não deu nem tempo disso.

Pois é, acho que atingiu rotação alta demais, mas o que me assustou foi o ar quente na perna, e também quando subia no braço, do resto, não liguei tanto.
Aqui dá para controlar sim, mas é que rolou preguiça ahahaha.
Mas vou dizer, rodou sem peidar. Com o AC estava literalmente dando problema. O jogo chegava a fechar, ou travar.
Com o WC não deu nem tempo disso.
Se der uns picos rápidos de temp é possível que o fan fique nesse sobe e desce de rpm que acaba sendo até mais incômodo que rpm alto mas em rotação fixa, mas a curva de fans é coisa rápida de ajeitar também, e caso tenha interesse e ainda não tenha feito, undervolt na CPU dá uma ajudinha também se achar necessário reduzir mais ainda a temp, no mais agora é aproveitar porque no pior dos casos tá bem servido por no mínimo 5 anos

pessoal WC até 1000 reais, para um r9 9900x, quais vocês indicam?
Montech Hyperflow, Deepcool LT720/LS720/Mystique, CoolerMaster Atmos/PL 360 Flux, Lian Li Galahad 2, Asus TUF LC II, Arctic Liquid Freezer II/III, algum modelo da Thermalright, muita opção boa pra escolher, só pegar algum que tenha 5 anos de garantia pelp menos e boa, de resto vai de estética porque é tudo similar e segura com folga

Montech Hyperflow, Deepcool LT720/LS720/Mystique, CoolerMaster Atmos/PL 360 Flux, Lian Li Galahad 2, Asus TUF LC II, Arctic Liquid Freezer II/III, algum modelo da Thermalright, muita opção boa pra escolher, só pegar algum que tenha 5 anos de garantia pelp menos e boa, de resto vai de estética porque é tudo similar e segura com folga
tava pensando muito no artic liquid freezer III, mas vi relatos de ser dificil de instalar. Será que é tao dificil assim?

tava pensando muito no artic liquid freezer III, mas vi relatos de ser dificil de instalar. Será que é tao dificil assim?
A instalação em si não sei dizer, não sei porque seria tão mais difícil que um AIO padrão, só precisa se atentar que a espessura do radiador dele é maior então as vezes fica apertado a depender do gabinete

Users who are viewing this thread

Voltar