[TÓPICO DEDICADO] Indicações de compra: AirCooler & Watercooler

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos N3SSO
  • Data de Início Data de Início
Tem o Hyper 212X aqui.

Mas antes de gastar, recomendo verificar se não seria problema de instalação.

Você instalou o backplate e o bloco com a placa mãe dentro do gabinete?
Pode ter ficado com uma folga mínima, prejudicando o desempenho.
Pessoalmente acho melhor instalar com a placa mãe fora do gabinete.

Já pude testar ambos o 212 e o Seidon e a diferença de desempenho foi mínima.

Então instalei com ela fora do Gabinete na época, mas vou verificar se não ficou alguma folga, 85° é muito algo o que está me gerando até queda de FPS, preciso deixar esse processador no máximo em 65,70° em Full Load. Se tudo tiver bem com a instalação vou comprar um novo, achei o Cryorig H7 me pareceu uma excelente opção.

Então instalei com ela fora do Gabinete na época, mas vou verificar se não ficou alguma folga, 85° é muito algo o que está me gerando até queda de FPS, preciso deixar esse processador no máximo em 65,70° em Full Load. Se tudo tiver bem com a instalação vou comprar um novo, achei o Cryorig H7 me pareceu uma excelente opção.

Sei de alguém que tinha esse mesmo processador e a temperatura com o cooler box chegava a 87C.
Ele trocou pelo H60 e as temperaturas em jogos ficaram bem mais aceitáveis, abaixo dos 70C.

O Seidon tem desempenho similar ao H60.

O H7 deve atender, o problema que vejo é o custo.

Sei de alguém que tinha esse mesmo processador e a temperatura com o cooler box chegava a 87C.
Ele trocou pelo H60 e as temperaturas em jogos ficaram bem mais aceitáveis, abaixo dos 70C.

O Seidon tem desempenho similar ao H60.

O H7 deve atender, o problema que vejo é o custo.

Você teria alguma recomendação meu amigo? Estou meio com o pé atrás agora com os WC. Mas se você me garantir alguma solução que deixe ele abaixo dos 70° eu compro agora.
Obrigado.

Você teria alguma recomendação meu amigo? Estou meio com o pé atrás agora com os WC. Mas se você me garantir alguma solução que deixe ele abaixo dos 70° eu compro agora.
Obrigado.

Pessoalmente consideraria o 212X pelo custo benefício.
Não sei se o Cryorig valeria apena pelo preço.

Tem um tópico aqui e aqui com alguns resultados do 212.
Vi um com o H7 aqui.

Pelo que vi, essas opções atendem o processador no uso cotidiano e em jogos.
Apenas evitar rodar aplicativos de stress como o Prime95.

Acho que ai é mais questão pessoal, do quanto compensa gastar.

Obrigado.

Amigo antes de recomendar o Air Cooler seria melhor você falar o gabinete que possui, pois cada AC tem tamanho específico (Ex: H7 - 145mm / 212X - 158mm).

Quanto a sua dúvida do 212X e H7, já tive ambos e posso dizer que são um pouco parecidos em desempenho (2~3ºc de vantagem pro H7) a grande diferença está na qualidade do acabamento aonde o H7 ganha disparado.

Meu gabinete é um Corsair Carbide Spec 01.
Valeu.

Ambos modelos H7 / 212X cabem no gabinete, apenas destacando que o 212X vai ficar no limite de altura pois o Spec 01 segundo a fabricante suporta apenas CPU clearance de 150mm mas o valor correto seria ~160mm - 212X tem 158mm o que vai deixar bem apertado - spoiler abaixo do spec 01 com um cooler de tamanho similar ao 212X (NH-U12P).

index.php
(source)

Ambos modelos H7 / 212X cabem no gabinete, apenas destacando que o 212X vai ficar no limite de altura pois o Spec 01 segundo a fabricante suporta apenas CPU clearance de 150mm mas o valor correto seria ~160mm - 212X tem 158mm o que vai deixar bem apertado - spoiler abaixo do spec 01 com um cooler de tamanho similar ao 212X (NH-U12P).

Show meu amigo então será ele mesmo, se segura até uns 70° jogando tá ótimo

Muito obrigado pela recomendação.

Queria um AC ou WC para fazer um overclock seguro em um i5 2500k de 4.6 ou 4.5, qual vocês me indicam?

Queria um AC ou WC para fazer um overclock seguro em um i5 2500k de 4.6 ou 4.5, qual vocês me indicam?
Pra facilitar a nossa recomendação, seria melhor que falasse quanto pretende gastar.

Boa tarde,

Tenho uma M5A78L-M PLUS/USB3, gostaria de tirar o cooler stock e colocar um Air Cooler melhor, porém, vi em algumas analises, e dizem que o AIR COOLER pode "ocupar" slot de memoria. Eu uso 4 Corsair Vengeance e elas são de perfil alto.

Alguém pode me indicar algum Air Cooler que não ocupe o slot de memoria?

Agradeço antecipadamente.

O Hyper 212X tem boas referência e tem disponível aqui ou aqui.

Não sei dizer se a sua placa é muito adequada para over.

A placa eu já sou ciente, mas vou arriscar... Mt obrigado! Vc acha que da pra subir mais no overclock com esse i5 e um WC ou AC? E WC tem algum barato e bom para me recomendar, é que queria um WC...

Última edição:
Uns 200 250..
Deepcool maelstrom 240T ou H45 (bem barulhento). Ficaria com a primeira opção, so verifica se seu gabinete suporta um rad 240.

A placa eu já sou ciente, mas vou arriscar... Mt obrigado! Vc acha que da pra subir mais no overclock com esse i5 e um WC ou AC? E WC tem algum barato e bom para me recomendar, é que queria um WC...

Existem air coolers melhores, mas são mais maiores e mais pesados, prefiro não indicar.

Se o seu gabinete comportasse radiadores de 240, até recomendaria esse 240T citado pelo colega.

Se preferir wc, somente radiadores de 120: as marcas mais conhecidas são o Masterliquid Lite 120 (tem aqui), Deepcool 120T e o Corsair H60.
Só achei o espaço na traseira um pouco apertado.
80653.c58b1a89b54d84594ce303f2ff1c7da9.a0d1ca58e565809a1974fc342ae182d4.1600.jpg

Como não tem pretensão em fazer over mais extremos ou até por limitação da própria placa mãe, as opções citadas devem atender.

Na loja que explode tem Cooler Master Master Liquid 120 por R$199,90

Eu tenho o modelo 240 só elogios da minha parte.

Chegou o Maelstrom 240T aqui hoje. Queria uma dica: uso a pasta térmica que veio aplicada no block mesmo ou coloco uma CM MasterGel que tenho aqui?

Ah, limpar pasta com álcool isopropílico continua uma boa ideia ou tem método melhor?

Chegou o Maelstrom 240T aqui hoje. Queria uma dica: uso a pasta térmica que veio aplicada no block mesmo ou coloco uma CM MasterGel que tenho aqui?

Ah, limpar pasta com álcool isopropílico continua uma boa ideia ou tem método melhor?

A pasta térmica vai de cada um.

Como primeira instalação pode valer apena aproveitar a pasta que vem, para se familiarizar com a instalação.
É possível não instalar corretamente a primeira vez ou ao ligar o pc, notar que o wc possa estar com defeito, não refrigerando devidamente.

A que vem atende bem o propósito, espalha bem sob o processador.
Minha crítica é que na hora de limpar, achei a quantidade um pouco excessiva.
Costumo aplicar uma quantidade de pasta menor em comparação a que vem.

Tem alguns usuários com placas AMD que relataram dificuldade de retirar coolers e risco de arrancar o processador junto por conta da pasta pré-aplicada.
Mas a dica seria mover o bloco para os lados, até desprender da pasta.

Para limpeza, pelo que sei o álcool isopropílico continua sendo o mais recomendado.
Recomendo evitar contato direto com as mãos, usando por exemplo cotonete.

Qual seria o melhor WC com radiador de 240mm?

EVGA CLC 240, Cryorig A40 Ultimate, Corsair H100i V2, CM MasterLiquid 240R, Thermaltake 3.0.

Alguma outra opção?

Última edição:
To com um CM MasterLiquid 240R RGB e ta show, Temperatura jogando no máximo a 50 graus

Qual seria o melhor WC com radiador de 240mm?

EVGA CLC 240, Cryorig A40 Ultimate, Corsair H100i V2, CM MasterLiquid 240R, Thermaltake 3.0.

Alguma outra opção?

É complicado responder. Nem os reviews testam todos esses modelos nas mesmas condições (e na maioria das vezes a metodologia abre margem pra interpretação); também pode ser que você não obtenha os mesmos resultados por um número grande de variáveis.

O melhor desses em questão exclusivamente de performance parece ser o Cryorig. Porém, na minha opinião, não é muita diferença. Leve em conta outros fatores como visual, barulho, garantia, etc.

Usei esses reviews e o H100i v2 como base pra estabelecer diferenças entre os reviews:
https://www.gamersnexus.net/guides/3144-the-best-liquid-coolers-for-cpus-2017-holiday-sales-guide
https://www.overclock3d.net/reviews/cases_cooling/kaby_lake_7700k_5ghz_aio_cooler_mega_test/3
https://www.anandtech.com/show/6984/thermaltake-water-30-closed-loop-cooler-roundup/3

Se você já tem o EVGA, está bem servido (2-3 graus de diferença entre o A40 Ultimate e o EVGA CLC 240/TT Water 3.0 e 1 grau de diferença do EGVA para os outros concorrentes citados).

galera, da um help ai.

entre um Maelstrom 240 (wc)
ou um hyper x 212 (air)
ou um gammaxx 400(air)
ou um gammaxx gt rgb(air)

qual escolheriam? não queria gastar mais de 300 conto nisso, o maelstrom subiu o preço, nunca mais teve promo... vi uns que tinha airflow pra caramba, mas nas recomendações de vários reviews eu vejo só o gammaxx e o hyper x, ai vi esse rgb com menos airflow mas é mais bonito.

O que acham do Cryog H7 para um ryzen 1600x ? Estou pensando em trocar meu gammaxx pelo H7.

galera, da um help ai.

entre um Maelstrom 240 (wc)
ou um hyper x 212 (air)
ou um gammaxx 400(air)
ou um gammaxx gt rgb(air)

qual escolheriam? não queria gastar mais de 300 conto nisso, o maelstrom subiu o preço, nunca mais teve promo... vi uns que tinha airflow pra caramba, mas nas recomendações de vários reviews eu vejo só o gammaxx e o hyper x, ai vi esse rgb com menos airflow mas é mais bonito.

Particularmente acho mais bonito Air Cooler, tenho o gammaxx gt e segura bem as temps, antes de comprar vi alguns reviews e era melhor do que o 212. Quanto ao gammaxx 400 não sei muita cosia.

Users who are viewing this thread

Voltar