Ah sim, mas aí eu estava comparando produtos de faixa de preço similar, a R1280T aqui no Brasil custa 900~ conto e a Eris E5 XT numa olhada rápida achei na faixa de 2,5k que é uma diferença grande pra quem as vezes tinha um orçamento inicial de 600-700 mas esticou até os 900-1000, e a comparação foi mais pras MR4 que no geral vejo serem elogiadas comparadas com a concorrência, no caso as Eris E3.5/E4.5, mas também vi comparações com as iLoud Micro e outra caixas menores e as opiniões nunca eram muito negativas sobre elas, a maioria que falava mal dizia pra esquecer elas e investir 3-5x o valor delas pra montar algo melhor, mas esse provavelmente não é o objetivo da maioria das pessoas que só quer botar umas caixinhas razoáveis ali pra tocar de vez em quando ou quem realmente tem um orçamento menor por enquanto e precisa de algo com mais urgênciaNão falo nem na questão de ouvido, pois tem gente que prefere som de posto, com graves boomy horríveis e pífios médios corneteiros. ''Mal gosto'' não se discute.
Fora toda a construção das caixas (MDF espesso, falantes e amplificador - capacitores - que não tem comparação), se você colocar uma R1280 e as Eris 5 XT lado-a-lado, por exemplo, e preferir as R1280, eu só posso realmente lamentar, pois o nível de detalhamento e imersão é outro. Não tem nenhuma comparação.
Mas já falamos isso aqui no tópico 50x e não era nem pra estar sendo novamente repetido. Volta e meia surgem as mesmas dúvidas, porque a galera não lê o que já foi discutido.
Falando nas Books, são outra pegada. Outra coisa. Existem realmente trocentos modelos do mesmo nível ou muito próximo.
De qualquer forma, não ouvi as MR4 mas duvido que sejam tão terríveis assim pra faixa de preço dela, no geral os relatos são de que é uma caixa budget honesta, equilibrada e que tem pouca concorrência em boa parte do globo pelo menos (preço e disponibilidade considerados), as vezes em países XYZ tem opções melhores mas nem sempre é o nosso caso aqui, mesmo nos US que tem muita opção vejo o povo recomendar bastante elas pra quem tem budget de $100~ e não quer garimpar e comprar usados ou não quer ficar esperando promoção
E sobre a construção não posso dizer porque nem vejo teardowns, mas a Edifier dá 2 anos de garantia que querendo ou não dá uma segurança pra pessoa, comparado com algumas lojas que só dão 3 meses de garantia legal as vezes ou no máximo o 1 ano "padrão"