Indicações de Sistemas 2.0, 2.1 ou 5.1 CxB - Tabela Pág.01

Caso o DAC seja pra usar apenas com as S351DB não sei se compensa tanto assim, tenho um Topping DX1 aqui e também só fiz testes rápidos há uns meses atrás mas lembro que na época não consegui ver diferença no áudio usando a entrada óptica do PC e o DAC então acabei deixando o DAC apenas pro fone mesmo, apesar que seria melhor um teste mais minucioso kkkk
O DAC seria pra ambos.
Até estava olhando esses topping dx1, pois o valor se encaixa bem no meio dos K3 e K5 PRO (R$ 900).
Mas não cheguei numa conclusão até o momento de qual o melhor dentre eles.

Caso o DAC seja pra usar apenas com as S351DB não sei se compensa tanto assim, tenho um Topping DX1 aqui e também só fiz testes rápidos há uns meses atrás mas lembro que na época não consegui ver diferença no áudio usando a entrada óptica do PC e o DAC então acabei deixando o DAC apenas pro fone mesmo, apesar que seria melhor um teste mais minucioso kkkk
Pois é, esse é um ponto bem importante. Se tiver um headphone na jogada, aí vale a pena já pegar um dac que possa ser usado também com as caixas de som, mas só pra elas talvez a melhor opção seja conexão óptica e deixar a conversão para o dac das caixas (Que pelos reviews parece ser bem competente, não tive chance de comparar ainda).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O DAC seria pra ambos.
Até estava olhando esses topping dx1, pois o valor se encaixa bem no meio dos K3 e K5 PRO (R$ 900).
Sinceramente acredito que com qualquer um dos três você estará bem servido, são todos bem conhecidos e recomendados por aí. Acho que é mais uma questão de avaliar qual tem os recursos que vc deseja, e dependendo do headphone que vc tiver, conferir se todos empurram bem.

O DAC seria pra ambos.
Você poderia começar pelo Fosi K5 Pro que, pra esse nível de equipamento, a diferença seria praticamente nula.
E você acha já aqui no Brasil por menos de R$500, com frete incluso e entrega rápida. Dac decente, com um amp muito bom pra fones e ainda ganha de ''brinde'' uma saída pra mic competente.
Excelente CxB.

Pois é, esse é um ponto bem importante. Se tiver um headphone na jogada, aí vale a pena já pegar um dac que possa ser usado também com as caixas de som, mas só pra elas talvez a melhor opção seja conexão óptica e deixar a conversão para o dac das caixas (Que pelos reviews parece ser bem competente, não tive chance de comparar ainda).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sinceramente acredito que com qualquer um dos três você estará bem servido, são todos bem conhecidos e recomendados por aí. Acho que é mais uma questão de avaliar qual tem os recursos que vc deseja, e dependendo do headphone que vc tiver, conferir se todos empurram bem.
Pois é, vou avaliar hoje, pois tá rolando promoção no aliexpress.
Aproveitando, você tem o link do cabo 2rca que comprou? Não estou achando no valor que você comentou, só bem mais caro.

Você poderia começar pelo Fosi K5 Pro que, pra esse nível de equipamento, a diferença seria praticamente nula.
E você acha já aqui no Brasil por menos de R$500, com frete incluso e entrega rápida. Dac decente, com um amp muito bom pra fones e ainda ganha de ''brinde'' uma saída pra mic competente.
Excelente CxB.

Até estava avaliando o Fosi, mas comentários de controle de qualidade me desanimaram. Também, em um futuro upgrade de caixas provavelmente seria necessário trocar o dac, então sei lá.

Pois é, vou avaliar hoje, pois tá rolando promoção no aliexpress.
Aproveitando, você tem o link do cabo 2rca que comprou? Não estou achando no valor que você comentou, só bem mais caro.

Até estava avaliando o Fosi, mas comentários de controle de qualidade me desanimaram. Também, em um futuro upgrade de caixas provavelmente seria necessário trocar o dac, então sei lá.
Foi esse aqui. Só errei feio no preço, na verdade foi 84 reais :facepalm:

Comprei várias bugigangas no ML nesse dia e devo ter memorizado errado. Tinha uns cabos consideravelmente mais baratos, mas peguei esse pq entregava no próximo dia e o tamanho era perto do que eu precisava

Testes iniciais. Sem opinião formada ainda.

OBS: Não sou youtuber. Faço vídeos não listados. O objetivo do vídeo não é uma comparação fiel uma contra a outra pois foi feito de improviso.

Um pouco de contexto:

Fiquei sem PC durante 12 anos. Nesse meio tempo, assistia filmes e séries, ouvia música na TV usando uma Soundbar Pioneer SP-SBS23W: https://htclick.com.br/produto/soundbar-pioneer-sp-sbs23w-sub-sem-fio/

Esse preço acima é incorreto. Paguei 1k no bota fora do Walmart lá em 2017 acho.

É um produto bom para o que oferece. Nada a reclamar.

Mas fiquei esse tempo todo sem usar um kit estéreo de verdade.

Esse ano decidi montar o PC e resgatei as Logitech Z506 velhas, que estavam jogadas.

Só aqui já tive uma supressa agradável de usar um kit estéreo de verdade. Com separação física dos canais.

Li e li, reli e decidi pegar as Edifier na promoção. Não quis investir ou tentar um kit "com melhor qualidade audiófilo". Prefiro subir a escadinha.

Depois de algumas semanas usando a Edifier S351DB, realmente não dá para comparar com um kit básico antigo da Logitech Z506.

Liguei de volta a Logitech e a claridade da Edifier é bem melhor. Principalmente se vc escolher músicas com qualidade de gravação melhor.

Testei músicas com MUITO bass e a Logitech até bate "mais alto", mas não acompanha. Ela bate seco e a Edifier consegue manter o grave sem distorcer, sem ser seco. É mais macio, gordo e agradável na Edifier.

Apesar que nesse tema específico, eu esperava mais grave. Mais SPL da Edifier...... Mais pancada mesmo. Talvez só com um SUB maior. O problema que ocupa muito espaço se aumentar demais. Mesmo assim, jogando no PC, está agradável com a quantidade de bass que está. Nem estou usando o regulador de bass no máximo. Deixo no 0 + 90º.

Uma coisa ruim da SB351DB é o cabo P2-->RCA minúsculo. Fica ruim de testar o sub em posições diferentes.
O cabo de energia é curto tbm.

Agora preciso decidir outra caixa para a TV pois a Pionner SP-SBS23W morreu. Não liga. Não sei se compro outra Edifier para TV ou escolho alguma outra coisa para testar.

Um pouco de contexto:

Fiquei sem PC durante 12 anos. Nesse meio tempo, assistia filmes e séries, ouvia música na TV usando uma Soundbar Pioneer SP-SBS23W: https://htclick.com.br/produto/soundbar-pioneer-sp-sbs23w-sub-sem-fio/

Esse preço acima é incorreto. Paguei 1k no bota fora do Walmart lá em 2017 acho.

É um produto bom para o que oferece. Nada a reclamar.

Mas fiquei esse tempo todo sem usar um kit estéreo de verdade.

Esse ano decidi montar o PC e resgatei as Logitech Z506 velhas, que estavam jogadas.

Só aqui já tive uma supressa agradável de usar um kit estéreo de verdade. Com separação física dos canais.

Li e li, reli e decidi pegar as Edifier na promoção. Não quis investir ou tentar um kit "com melhor qualidade audiófilo". Prefiro subir a escadinha.

Depois de algumas semanas usando a Edifier S351DB, realmente não dá para comparar com um kit básico antigo da Logitech Z506.

Liguei de volta a Logitech e a claridade da Edifier é bem melhor. Principalmente se vc escolher músicas com qualidade de gravação melhor.

Testei músicas com MUITO bass e a Logitech até bate "mais alto", mas não acompanha. Ela bate seco e a Edifier consegue manter o grave sem distorcer, sem ser seco. É mais macio, gordo e agradável na Edifier.

Uma coisa ruim da SB351DB é o cabo P2-->RCA minúsculo. Fica ruim de testar o sub em posições diferentes.
O cabo de energia é curto tbm.
Também gosto desse processo de subir a escadinha, ir pesquisando, discutindo e testando conforme vou passando por hobbies diferentes kkkkk, acho que áudio é um negócio meio chato também que se não tiver como comparar lado-a-lado dá pra fazer uma decisão errada fácil, se ficasse sem ouvir a Edifier um tempo e botasse a Logitech no lugar e seguisse usando ela talvez a pessoa pensaria que está parecido, mas aí no lado a lado a diferença fica escancarada por ter a referência ali ao vivo

Memória/cérebro fazem uns mind games brabos, quanto mais pesquiso sobre áudio mais me desanimo com a quantidade de snake oil que vejo de povo dizendo ouvir diferença com uns bagulhos que não fazem sentido, juram de pé junto que DAC melhor, cabo melhor etc faz uma mega diferença mas aí no blind-test nego não consegue dizer a diferença de um cabo de $1k pra um fio de cabide, não vê diferença num DAC de $50-100 pra um DAC de $3000, de MP3 320 (ou outro formato lossy) pra FLAC, diz que independente das medições não tem como capturar todas as nuances do som como é capturado no ouvido deles então é foda kkkkkk, ou o hobby do áudio tá cheio de gente super-dotada ou 99,9% dessas historinha são puro migué, e como nos blind-tests ninguém consegue identificar as diferenças acho que tem um veredito já kkkk. Quanto mais pesquiso mais vejo que aparentemente já estou perto do meu setup final e gastar mais não vai me trazer ganho nenhum :haha:

Apesar que nesse tema específico, eu esperava mais grave. Mais SPL da Edifier...... Mais pancada mesmo. Talvez só com um SUB maior. O problema que ocupa muito espaço se aumentar demais. Mesmo assim, jogando no PC, está agradável com a quantidade de bass que está. Nem estou usando o regulador de bass no máximo. Deixo no 0 + 90º.
Nem se aumentar um pouquinho o volume e o knob de bass pra ficar num nível legal? Aqui pra mim o sub da S350DB sempre atendeu tranquilo, em apartamento nem posso abusar muito então deixava geralmente no 0 e num volume razoável, as vezes quando queria curtir mesmo botava o bass no +4-+6 e subia o volume e já ficava meio ignorante, a ponto de vibrar móveis do quarto e o plafon do banheiro ao lado aqui kkkkk

Não sei qual o nível em si mas em SPL diria que sempre atendeu bem, a extensão de graves realmente deixa a desejar em alguns casos mas como é um sub compacto e CxB não tem muito o que fazer também. Algumas músicas aqui tinham frequências muito baixas pro sub tocar e acabava ficando meio sem graça mesmo porque não tocava direito, não sei se seria o mesmo caso aí de o sub estar em frequências fora do range dele e daí acabar realmente ficando num volume muito baixo, tipo tentando tocar 20-35hz quando a spec é 40hz, pode até tocar um pouco abaixo dos 40hz as vezes mas se tocar com -20/-30db nem vai dar pra perceber as vezes

Devo receber o Kube 12b até semana que vem aí quero ver a diferença, expectativa alta já que vi bastante gente elogiando e até comparando com os SVS SB/PB 1000-2000 e preferindo o KEF (apesar de que outros preferiram o SVS, varia bastante kkkk), dos subs que havia separado aqui o KEF foi o mais compacto e já vai ser um bom tanto maior que o da S350DB, 9cm a mais de comprimento, 10cm de largura e 10cm de altura kkkkkk, talvez tenha que mudar a posição das coisas aqui pra ajustar melhor mas vamos ver, ainda cogito pegar o 10b também (-4cm em todas as dimensões) pra testar e ver se ele me atende tão bem quanto

Agora preciso decidir outra caixa para a TV pois a Pionner SP-SBS23W morreu. Não liga. Não sei se compro outra Edifier para TV ou escolho alguma outra coisa para testar.
Não rola só conectar com cabo óptico? Ou até usar o bluetooth

nego não consegue dizer a diferença de um cabo de $1k pra um fio de cabide.

O menino lá do Mind the Headphone já comentou algo sobre isso. Sobre já ter gasto muita grana em cabo e no final não ajudar em nada.

Nem se aumentar um pouquinho o volume e o knob de bass pra ficar num nível legal?

Por isso quero testar o sub em posições diferentes. Mas minha referencia é outra. Acho que estou com viés.

Vou fazer uma comparação esdrúxula agora.

Testei essa música:

Na edifier ela toca de um jeito. Não é ruim.

Daí no dia seguinte testei no meu carro, onde:

1 kit 2 vias via Hertz Esk 165L.5 (https://static.hertz-audio.com/media/2021/04/hertz_Energy5_ESK_165L.5_tech.pdf)

1 Sub de 10" Rockford Fosgate (250W) (https://rockfordfosgate.com/products/details/p1s4-10/)
Caixa dutada de 42L

É um som básico SQ interno. O som não sai para fora do carro.

Rapaz, vc não consegue ficar dentro do carro com volume médio. Chega a doer o estômago de tanto grave. O carro treme inteiro.

Enfim.... Meu parâmetro de grave é um Sub de 10" em caixa dutada.

Não sei como essa mesma caixa iria e comportar em um ambiente aberto (quarto/sala) pois nunca testei. Se eu tivesse um amplificador extra poderia testar. Seria uma boa.

Não rola só conectar com cabo óptico? Ou até usar o bluetooth

Eu estava com preconceito de usar bluetooth. Acho que vai ser a saída pelo menos para testes. Depois posso comprar um cabo RCA maior.

Meu PC não tem saída óptica. Vacilo meu. Escolhi a placa mãe sem saída ótica pois achei que nunca iria precisar: https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b650-plus-wifi/

Sobre audio em geral, sei que o custo Brasil avacalha tudo, mas penso algo assim: No passado, o hobby de audio de alta gama sempre foi muito caro. A china veio e democratizou o acesso a produtos antes caríssimos. Só ver os fones e os amps chineses. Tem coisa boa por uma fração do preço.

Daí me pergunto por que um sub ativo bom parte de 2 ~ 3k.
Um kit padaria 2.1 de marca "audiófila" é mais de 5k.

Par de caixa ~ 2.5k
Sub ~ 2k
amp ~2k

Sei lá. Como sou novo no meio, fico com pé atrás de pagar caro em coisa básica (igual a Edifier SB351DB que não vale os 2k). Triste.

Dando um contexto extra, tenho outros hobbys que já gastei mais grana que deveria, como por exemplo, uma bike de mais de 40K "percebendo" que tem diferença de uma de 20K pois é importada e a nacional "não presta"....

Então, sei bem o que é operar pela emoção. Por isso meu pé no freio.

O menino lá do Mind the Headphone já comentou algo sobre isso. Sobre já ter gasto muita grana em cabo e no final não ajudar em nada.
Galera que vende áudio deve lucrar horrores com alguns produtos porque nego consegue inventar umas tecnologia quânticas revolucionárias até num cabo qualquer :bem:

Por isso quero testar o sub em posições diferentes. Mas minha referencia é outra. Acho que estou com viés.
Vou fazer uma comparação esdrúxula agora.
Testei essa música:

1 kit 2 vias via Hertz Esk 165L.5 (https://static.hertz-audio.com/media/2021/04/hertz_Energy5_ESK_165L.5_tech.pdf)
1 Sub de 10" Rockford Fosgate (250W) (https://rockfordfosgate.com/products/details/p1s4-10/)
Caixa dutada de 42L

Rapaz, vc não consegue ficar dentro do carro com volume médio. Chega a doer o estômago de tanto grave. O carro treme inteiro.
Não sei como essa mesma caixa iria e comportar em um ambiente aberto (quarto/sala) pois nunca testei. Se eu tivesse um amplificador extra poderia testar. Seria uma boa.
Ahh sim, aí a referência é outra mesmo, eu manjo 0 de som automotivo então não faço ideia de como seria a comparação na prática

Eu estava com preconceito de usar bluetooth. Acho que vai ser a saída pelo menos para testes. Depois posso comprar um cabo RCA maior.

Meu PC não tem saída óptica. Vacilo meu. Escolhi a placa mãe sem saída ótica pois achei que nunca iria precisar: https://www.asus.com/br/motherboards-components/motherboards/tuf-gaming/tuf-gaming-b650-plus-wifi/
Mesmo que não seja perfeito é um puta quebra-galho e super prático de usar no dia a dia ainda mais se for só uso ocasional, o cabo óptico digo pra conectar direto da TV pras caixas mesmo (caso a TV também tenha a saída), até mais prático porque aí alterna bem fácil entre TV/PC com o controle remoto das caixas

Sobre audio em geral, sei que o custo Brasil avacalha tudo, mas penso algo assim: No passado, o hobby de audio de alta gama sempre foi muito caro. A china veio e democratizou o acesso a produtos antes caríssimos. Só ver os fones e os amps chineses. Tem coisa boa por uma fração do preço.

Daí me pergunto por que um sub ativo bom parte de 2 ~ 3k.
Um kit padaria 2.1 de marca "audiófila" é mais de 5k.

Par de caixa ~ 2.5k
Sub ~ 2k
amp ~2k
Poisé, é engraçado ver que tem coisa que custa $500 lá fora e as vezes você acha aqui por R$2500~ mas aí outro produto que custa os mesmos $500 chega a ser >R$5000 kkkkkk, mas no geral me parece que não precisa de um investimento ridiculamente alto porque as vezes um setup mais budget já entrega >90% ou 80% do resultado que seja mas custando 10-20%, aí também entra a questão da subjetividade de cada pessoa preferir uma sonoridade diferente, ambientes/acústicas diferentes, possibilidade de equalizar e por aí vai

O amp vai bastante da conectividade que a pessoa precisa também, esse A07 Max eu paguei uns 400-450 conto com a fonte 36v6a e tem muita potência de sobra ainda pro meu uso, vou fechar o setup (só 2.1 mesmo) com ele mesmo pelo jeito e já era, até estava sondando outras opções de DAC e amp mas se na prática não vai ter diferença nem vou perder meu tempo mais olhando

Discutindo com uma galera mais pé no chão da ASR cheguei a conclusão que não faz sentido trocar meu DAC/Amp por outro que se saem melhor nas medições mas que na prática não teria diferença alguma quanto a qualidade do som em si, a maior diferença vai estar nas caixas em si e como é um setup de desktop as opções são mais limitadas porque quero algo mais compacto pra deixar na mesa, e sobre as caixas em si vai ser aquele negócio que só testando porque cada um vai ter uma preferência de som e não tem um melhor absoluto no final das contas

Sendo sincero gostei bastante das Oberon 1 e acho que botando o sub nem vou mais querer mexer no setup mas fica aquela pulga atrás da orelha ainda pra ouvir outras caixas porque é muita opção kkkkkkk, e também só de ter a opção de equalizar acho que as diferenças no final acabam sendo ainda menores do que se fosse considerar as caixas 100% "stock"

Sei lá. Como sou novo no meio, fico com pé atrás de pagar caro em coisa básica (igual a Edifier SB351DB que não vale os 2k). Triste.
História similar aqui, problema que eu to vendo é que a quantidade de picareta nesse meio do áudio é gigantesca então dá até um desânimo de procurar as coisas e tirar as dúvidas as vezes, me parece que o povo gosta de falar bonito pra inflar o ego e ser o diferentão, no ASR até cheguei a comparar essas situações que me lembram povo que faz review de perfume, você dá 1 perfume pra pessoa descrever só cheirando e se ela acertar 1 das 15-20 notas do perfume é muito, agora quando o cara tá cheirando e lendo a descrição pra fazer o reviewzinho aí é só frasezinha bonita "mhmmm sinto uma baunilha aveludada com uma maçã fresca da indonésia contrastando com as amêndoas europeias maduras, yep", da mesma forma que a galera do áudio se convence de umonte de bizarrice sem sentido mas nos blind-tests não acertam porra nenhuma :haha: Acho que nem vou mais me aprofundar tanto nesse mundo do áudio porque é tanta merda que leio que não dá pra mim kkkkk

Dando um contexto extra, tenho outros hobbys que já gastei mais grana que deveria, como por exemplo, uma bike de mais de 40K "percebendo" que tem diferença de uma de 20K pois é importada e a nacional "não presta"....

Então, sei bem o que é operar pela emoção. Por isso meu pé no freio.
Ahh sim, se a pessoa se empolgar com essas paradas de áudio o céu é o limite, agora depois de pesquisar um pouco mais eu diria que pra maioria das pessoas uns 5k já monta um 2.1 bem legalzinho e que pra maioria dos casos não vai fazer muito sentido ir muito além, mas com orçamento nessa faixa dos 2k~ ainda desconheço opções de 2.1 pra se comprar novo que sejam melhores que as S350/S351DB então vou continuar recomendando elas por aqui, ainda mais pela questão de conectividade e praticidade com controle remoto, garantia de 2 anos etc, mas pra quem não ligar de usar 2.0 por um tempo dá pra pegar um par de JBL A130 ou Polk ES15 e um desses amps da China e segurar até juntar pra um sub, apesar que pra alguns aqui mesmo no 2.0 talvez já supra quanto ao bass :haha:

EDIT: Aliás vou deixar aqui uma frase que li lá que gostei bastante e vai além do áudio: "Superstition sells well in the presence of ignorance."

Última edição:

Caixa dutada de 42L

Tem nem como comparar, ainda mais vs. carro por causa da cabine/porta-malas, quantidade de ar que precisa mover para poder sentir a pancada é muito menor, fora que geralmente subwoofer de carro "desce" melhor nos Hz, tirando os pra pancada seca. O S350D começa a "aparecer" melhor aqui em 48Hz, abaixo disso ele não tem o mesmo punch que o JBL 250P que eu tenho na sala por exemplo hoje.
Mas ai o JBL é um 10" 400w que possui um "excursionamento" melhor e por isso funciona melhor em baixíssimas frequências, só que na sala sem tratamento ele se perde também, sente mais pancada no corredor haha.

Eu gostava de testar na época com a música Bassotronic - Bass I Love You os primeiros 30s (não é todo subwoofer que toca bem e tem que usar com cautela), no carro já embolava o estômago! Gala - Dance or Die os primeiros 20s acho bacana pra ver tb huehue. Na Edifier precisa de muito "volume" pra começar a aparecer nesse tempo.

Tem que fazer o setup desse cara :tom::

Última edição:
Eis que a Jadlog me entrega o sub hoje no domingo as 08:40 da manhã kkkkk, saí hoje então nem pude testar, e o cabo de energia é padrão US com 2 pinos chatos, tenho que descolar um adaptador ou outro cabo bipolar pra poder ligar :bem:

ebTCcgI.jpeg

ZEtKYYH.jpeg

hGvgezI.jpeg

e é claro que nao vende no brasil :( (ou custaria seria uma fortuna)
achei que era alguma marca nacional

grato de toda forma
Tava relendo as últimas págs e relembrei desse post, as Spektor 1 até dá pra encontrar aqui no Brasil na Audiotag, mas realmente o preço vai ser meio salgado, aí a não ser que seja pela estética ou algo assim provavelmente faz mais sentido ver outra opção

Última edição:
Estou atrás de um par de caixas pra usar no pc pra tocar guitarra e ouvir música, tenho alguns fones e iems mas não manjo nada de caixa. Esses sistemas que são monitor são muito flat? Queria algo que desse pra escutar música também, pq se for muito flat fica sem graça pra música. Na faixa de uns 2.5k da pra comprar algo bacana?
Tenho tendência a gostar de fones mais naturais, tenho um hifiman edition xs que gosto bastante, e um iem moondrop may também então essa seria a preferência de sonoridade.
Tenho uma interface de audio scarlet solo 4th gen.
Por favor me ajudem, sou leigo demais em caixas. 😁

Estou atrás de um par de caixas pra usar no pc pra tocar guitarra e ouvir música, tenho alguns fones e iems mas não manjo nada de caixa. Esses sistemas que são monitor são muito flat? Queria algo que desse pra escutar música também, pq se for muito flat fica sem graça pra música. Na faixa de uns 2.5k da pra comprar algo bacana?
Tenho tendência a gostar de fones mais naturais, tenho um hifiman edition xs que gosto bastante, e um iem moondrop may também então essa seria a preferência de sonoridade.
Tenho uma interface de audio scarlet solo 4th gen.
Por favor me ajudem, sou leigo demais em caixas. 😁
Dá pra comprar algo legalzinho, tem preferência entre caixa ativa vs passiva? Precisa de alguma conectividade específica? Tem expectativa de um sub-bass com algum impacto? Nas últimas págs teve discussão sobre a MR4 que é 2.0 na faixa de 1k~ e a S351DB que é um 2.1 e estava saindo por uns 2k, pra algo plug n play são legaizinhas pra caixas ativas

Se for de caixas passivas eu olharia algum amp chinês (Aiyima/Fosi/Topping e afins) e alguma bookshelf pra fechar o orçamento, aí é ver se pretende adicionar sub futuramente, se liga pra estética etc porque tem muita opção de caixa passiva, apesar que com 2.5k no total e descontando uns 500~ de amp deve ficar meio limitado de opções

Dá pra comprar algo legalzinho, tem preferência entre caixa ativa vs passiva? Precisa de alguma conectividade específica? Tem expectativa de um sub-bass com algum impacto? Nas últimas págs teve discussão sobre a MR4 que é 2.0 na faixa de 1k~ e a S351DB que é um 2.1 e estava saindo por uns 2k, pra algo plug n play são legaizinhas pra caixas ativas

Se for de caixas passivas eu olharia algum amp chinês (Aiyima/Fosi/Topping e afins) e alguma bookshelf pra fechar o orçamento, aí é ver se pretende adicionar sub futuramente, se liga pra estética etc porque tem muita opção de caixa passiva, apesar que com 2.5k no total e descontando uns 500~ de amp deve ficar meio limitado de opções
Eu tenho um Fosi K5 Pro mas não sei se ele serve pra caixa, acredito que só pra headphone, preciso checar a potencia dele.
Tem como ligar as caixas na saída 6.35mm da interface de áudio e usar caixa passiva? Não sei aonde entraria o amp nesse esquema.
Essa MR4 e a S351DB o ideal seria usar elas a qual distância? Vou dar uma olhada nos posts aqui.

Eu tenho um Fosi K5 Pro mas não sei se ele serve pra caixa, acredito que só pra headphone, preciso checar a potencia dele.
Tem como ligar as caixas na saída 6.35mm da interface de áudio e usar caixa passiva? Não sei aonde entraria o amp nesse esquema.
Essa MR4 e a S351DB o ideal seria usar elas a qual distância? Vou dar uma olhada nos posts aqui.
Tanto a interface quanto esse K5 Pro acho que dê pra usar apenas a parte de DAC e aí faltaria a amplificação das caixas, eu migrei da S350DB (igual a S351DB) recentemente pra caixas passivas e tô curtindo apesar da bagunça de cabos que tá aqui

Acho legal que tem bastante opção de caixas seja pela estética ou som diferente mas é um buraco sem fim também, eu peguei um Aiyima A07 Max + PSU 36v6a no AliExpress por uns 400-450 conto mas acho que também tem aqui no Br já por uns 600~ reais, tem me atendido bem e tem potência de sobra pra um setup desktop, dificilmente passo o knob de uns 30% de volume, no meu caso eu conectei o RCA do amp no RCA do Topping DX1 (DAC/amp de fone também) e o DAC conecta no PC por USB, mas eu não descartaria totalmente as MR4/S351DB de cara também, talvez valha a pena testar uns dias pelo menos e ver se agrada, usei as S350DB por quase 2 anos e diria que não ficam devendo tanto pro setup atual que foi um investimento significativamente mais alto, apesar de que paguei meio caro por ter escolhido caixas um pouco mais compactas que me agradassem esteticamente e que pelos relatos que li teriam uma sonoridade mais pro lado que eu quero, apesar que dá pra usar EQ e ainda pretendo trocar futuramente por caixas brancas, acho os modelos da Monitor Audio muito bonitos também kkkk

Aqui sempre usei numa distância de 60-90cm mas elas conseguem preencher um ambiente (e além) de som tranquilamente, e se possível, geralmente é uma boa deixar o tweeter das caixas nivelados +- na altura dos ouvidos, nas págs passadas deixei uns vendedores que comprei umas espumas pra dar uma elevada nas caixas pra melhorar nesse ponto mas qualquer coisa que tiver sobrando pode ajudar, antes eu tava usando uns livros que tinha sobrando aqui

Eis que a Jadlog me entrega o sub hoje no domingo as 08:40 da manhã kkkkk, saí hoje então nem pude testar, e o cabo de energia é padrão US com 2 pinos chatos, tenho que descolar um adaptador ou outro cabo

E aí, fez os testes e já pode compartilhar as primeiras imrpessões?

E aí, fez os testes e já pode compartilhar as primeiras imrpessões?
De início senti menos impacto que o sub da S350DB, talvez porque o knob dela vai até +6db (se não me engano) então deve dar um boost bom nos graves enquanto o 12b só tem o ajuste de crossover e volume, na S350DB o volume era integrado no kit e agora dá pra ajustar direto no sub também mas tenho curtido bastante, tenho deixado o sub em 80-90% do volume e crossover em 100hz, aí só controlo o volume pelo player ou pelo amp (que também aumenta o volume do sub, além do volume próprio do sub na traseira), no início pareceu faltar aquela porrada do bass direto no corpo e de fato ainda parece ter menos mas possivelmente seja pelo boost de +6db, a extensão do 12b é significativamente melhor mas não abusei muito ainda, pro meu uso dá e sobra mas achei que seria mais bruto a princípio mesmo sobrando potência e extensão kkkkk, provavelmente é pelo costume do sub bass com boost da S350DB, minha sensação é de que a porrada do bass da S350DB passava direto pro meu corpo, enquanto a 12b parece ter preenchido mais o ambiente de maneira uniforme, vibrou menos os móveis e "passou" menos bass pro corpo, o ideal seria fazer medições aqui e testar o sub em posições diferentes

No geral é um conjunto melhor mas a S350DB continua fazendo bonito e diria que vai atender bem a grande maioria das pessoas, negócio é que é muito difícil dizer com alguma precisão sem testar lado a lado na mesma hora, talvez lá pra janeiro quando eu me mudar tenha saco pra botar lado a lado e ouvir com calma, diria que investir valores acima da S350DB já entra bastante em diminishing returns porque elas entregam um som legal como um todo (agudo/medio/bass) pra um "usuário médio", aí quem tiver $ e achar necessário pode ir além mas não acho que vai ser aquela mudança super impactante de ir da água pro vinho como é pra muitos quando vão de setups de entrada pra algo um nível acima, resumido e simplificado ao máximo digamos que com 10% do valor você tem 80-90% da experiência, e os últimos 10-20% você pode gastar de 10-1000x a mais, fora que tem toda a diferença de ambiente que influencia, subjetividade/ouvido de cada um, talvez algum content/gênero que se perceba mais diferença que as vezes a pessoa não consome (ou consome muito) e gera opiniões diferentes, final das contas é um assunto complicado, ainda vai levar um tempo pra comparar lado a lado aqui mas tô curtindo bastante o setup até o momento, talvez depois gravo elas tocando por mais limitado que seja tentar fazer uma demo assim gravando no celular :limo:

De início senti menos impacto que o sub da S350DB, talvez porque o knob dela vai até +6db (se não me engano) então deve dar um boost bom nos graves enquanto o 12b só tem o ajuste de crossover e volume, na S350DB o volume era integrado no kit e agora dá pra ajustar direto no sub também mas tenho curtido bastante, tenho deixado o sub em 80-90% do volume e crossover em 100hz, aí só controlo o volume pelo player ou pelo amp (que também aumenta o volume do sub, além do volume próprio do sub na traseira), no início pareceu faltar aquela porrada do bass direto no corpo e de fato ainda parece ter menos mas possivelmente seja pelo boost de +6db, a extensão do 12b é significativamente melhor mas não abusei muito ainda, pro meu uso dá e sobra mas achei que seria mais bruto a princípio mesmo sobrando potência e extensão kkkkk, provavelmente é pelo costume do sub bass com boost da S350DB, minha sensação é de que a porrada do bass da S350DB passava direto pro meu corpo, enquanto a 12b parece ter preenchido mais o ambiente de maneira uniforme, vibrou menos os móveis e "passou" menos bass pro corpo, o ideal seria fazer medições aqui e testar o sub em posições diferentes

No geral é um conjunto melhor mas a S350DB continua fazendo bonito e diria que vai atender bem a grande maioria das pessoas, negócio é que é muito difícil dizer com alguma precisão sem testar lado a lado na mesma hora, talvez lá pra janeiro quando eu me mudar tenha saco pra botar lado a lado e ouvir com calma, diria que investir valores acima da S350DB já entra bastante em diminishing returns porque elas entregam um som legal como um todo (agudo/medio/bass) pra um "usuário médio", aí quem tiver $ e achar necessário pode ir além mas não acho que vai ser aquela mudança super impactante de ir da água pro vinho como é pra muitos quando vão de setups de entrada pra algo um nível acima, resumido e simplificado ao máximo digamos que com 10% do valor você tem 80-90% da experiência, e os últimos 10-20% você pode gastar de 10-1000x a mais, fora que tem toda a diferença de ambiente que influencia, subjetividade/ouvido de cada um, talvez algum content/gênero que se perceba mais diferença que as vezes a pessoa não consome (ou consome muito) e gera opiniões diferentes, final das contas é um assunto complicado, ainda vai levar um tempo pra comparar lado a lado aqui mas tô curtindo bastante o setup até o momento, talvez depois gravo elas tocando por mais limitado que seja tentar fazer uma demo assim gravando no celular :limo:
Participo de um fórum gringo especializado em áudio e se vc falasse que um kit Edifier é praticamente igual a um conjunto bookshelf Dali + sub Kef vc seria advertido pela moderação kkk
Agora se ousasse a dizer que o Edifier é melhor seria banido na hora :haha:

Participo de um fórum gringo especializado em áudio e se vc falasse que um kit Edifier é praticamente igual a um conjunto bookshelf Dali + sub Kef vc seria advertido pela moderação kkk
Também frequento e me baseio bastante nas infos do AudioScienceReview que o público no geral é mais focado em objetividade, e não diria que eu disse isso, e sim que um investimento exponencialmente maior não vai trazer ganho exponencialmente maior em todas as situações nem pra todos os usuários, basicamente diminishing returns que existe em qualquer área, ou botando ainda de outra forma, o salto em qualidade sonora de um kit de 500 reais pra um de 2000-2500 reais provavelmente vai ser maior que um kit de 2500 pra um de 5000-10000 o que pode levar a pessoa a ter uma expectativa muito grande quando a realidade é outra, ainda mais quando se tem a influência de variáveis como ambiente/posicionamento e até preferência pessoal de cada um já que áudio continua sendo extremamente subjetivo, só ver a quantidade de "audiófilos experts" que tem em boa parte dos fórums de áudio que fala umonte de asneira sem sentido e com 0 comprovação

O conjunto atual é objetivamente e subjetivamente superior a S350DB sim, o ponto é que a S350DB tem um CxB absurdamente melhor, muito mais praticidade (conectividade/controle remoto, não precisa ver amp, cabos etcetc) e já entrega uma qualidade de som muito boa considerados todos esses pontos, e aqui no Brasil onde a quantidade de opções é MUITO mais limitada que outros países seja pra comprar novo ou no mercado de usados ela vai continuar sendo recomendada e uma boa opção na minha opinião, com qualidade de som mais que suficiente pra grande maioria do público "normal" e "audiófilos budget", tanto que sondo esse upgrade há anos e tanto aqui em fórums do Brasil quanto fórums gringos nunca sugeriram algo no mesmo nível em preço similar, ainda tô pra ver alguém recomendar um 2.1 similar a S350DB por <2k, as vezes você dá sorte no mercado de usados mas simplesmente não é a realidade da maioria das pessoas na prática, apesar de ser superior na prática eu ainda esperava um pouco mais sim, mas ainda é só o início e em breve sondo mais algum upgrade

Ele só vai perceber a diferença, quando ficar um bom tempo com o kit e o ouvido dele acostumar com tudo que é tocado. Aí volta pra Edifier e aí sim perceberá o oceano de distância que existe, principalmente nesses kits 2.1 multimídia.
Uma vez eu fiz um teste grotesco com um amigo leigo. Coloquei as HS7 lado a lado com as R1000T4. Ele, obviamente, achou as Yamaha superiores (Pq, tb, se não achasse, podia internar 🤣), mas achou muito pouca coisa! Apenas uns detalhezinhos aqui e ali. Um tempo depois, ele comprou as HS5 pra uso pessoal e tem elas até hoje. Com uns 9 meses depois de comprada mais ou menos, eu levei as R1000T4 pra ele novamente ouvir.
Palavras dele: ''Bino, eu não disse isso! Sério? Pare! Ce ta de sacanagem com minha cara''
(com ironia rs)
E é isso. Audio é uma parada que demora um pouco pro ouvido ''entender''.

Ele só vai perceber a diferença, quando ficar um bom tempo com o kit e o ouvido dele acostumar com tudo que é tocado. Aí volta pra Edifier e aí sim perceberá o oceano de distância que existe, principalmente nesses kits 2.1 multimídia.
É justamente isso que pretendo fazer, decidi manter a S350DB mas só devo testar lá pra janeiro quando me mudar e tiver um espacinho extra e mais organizado, possivelmente até gravo ambas pra botar num vídeo (por mais limitado que seja tentar mostrar assim), então basicamente a comparação fica aquela coisa de ter ouvido a S350DB por uns 2 anos, aí recebi a Oberon e troquei tudo aqui, sub chegou só 1 mês depois etcetc então na minha opinião não é uma comparação nem um pouco honesta/justa ir somente pela memória sem nenhum resquício de metodologia/consistência/level-match e sem testar lado a lado no ao vivo, então na impossibilidade de dar uma resposta 100% clara e objetiva o que eu posso dizer no momento é que o som da S350DB ainda me agrada mais que suficiente, a Oberon 1 + 12b agrada ainda mais, mas de memória (que é subjetivo e não confiável) não é um abismo gigantesco de qualidade o que pra mim já prova a S350DB como um kit honesto no geral, e que deve atender a maioria do público ou pessoas que estão entrando no hobby e tem orçamento ainda mais limitado, e principalmente quem faz questão da parte de conectividade/praticidade ou tem espaço limitado na mesa

Uma vez eu fiz um teste grotesco com um amigo leigo. Coloquei as HS7 lado a lado com as R1000T4. Ele, obviamente, achou as Yamaha superiores (Pq, tb, se não achasse, podia internar 🤣), mas achou muito pouca coisa! Apenas uns detalhezinhos aqui e ali. Um tempo depois, ele comprou as HS5 pra uso pessoal e tem elas até hoje. Com uns 9 meses depois de comprada mais ou menos, eu levei as R1000T4 pra ele novamente ouvir.
Palavras dele: ''Bino, eu não disse isso! Sério? Pare! Ce ta de sacanagem com minha cara''
(com ironia rs)
E é isso. Audio é uma parada que demora um pouco pro ouvido ''entender''.
Concordo, mas imagino que na hora do teste inicial ele possivelmente talvez nem ligava taanto assim pra áudio e achou meio similar, aí se enfiou mais no hobby e na hora do critical listening comparando com calma a coisa mudou kkkkk, na minha memória recente (e não confiável) se eu tivesse que viver o resto da vida com a S350DB eu viveria tranquilo, mas vamos ver como vai ser na hora do lado a lado real, apesar de que só daqui uns meses

EDIT: Tava dando uma olhada nas caixas budget aqui por curiosidade, deixar em spoiler a FR da MR4 (950-1000 reais) e da Eris E3.5 2nd gen que custa +- a mesma coisa, kedê os médios :scare:

CEA2034-PreSonus-Eris-E3.5-2ng-Gen.png

CEA2034%20--%20Edifier%20MR4%20Powered%20Monitor.png

Última edição:
minha sensação é de que a porrada do bass da S350DB passava direto pro meu corpo, enquanto a 12b parece ter preenchido mais o ambiente de maneira uniforme, vibrou menos os móveis e "passou" menos bass pro corpo, o ideal seria fazer medições aqui e testar o sub em posições diferentes

Ontem caí de paraquedas em uns vídeos sobre audio e um em particular fez um comentário interessante que me fez refletir sobre bass:

Achei esse daqui interessante tbm. Principalmente os comentários:

Enfim, eu estava buscando informações de como converter um sinal digital em analógico de forma barata. Minha TV só tem saída optica.

Olhei esse anúncio: https://pt.aliexpress.com/item/1005006102366497.html?

Caí nesse vídeo:

Daí esse canal foi chamando outro e outro sobre áudio. Fui dormir 1h da manhã. hahahahaahah

Ele só vai perceber a diferença, quando ficar um bom tempo com o kit e o ouvido dele acostumar com tudo que é tocado.

Aconteceu comigo isso ao testar no primeiro dia a Edifier vs as velhas Z506.

Depois de 14 dias usando só a Edifier, voltei a ligar as Z506 e não deu não. Realmente o ouvido acostuma.

Última edição:
Ontem caí de paraquedas em uns vídeos sobre audio e um em particular fez um comentário interessante que me fez refletir sobre bass:

Enfim, eu estava buscando informações de como converter um sinal digital em analógico de forma barata. Minha TV só tem saída optica.

Caí nesse vídeo:

Daí esse canal foi chamando outro e outro sobre áudio. Fui dormir 1h da manhã. hahahahaahah

É foda, uma coisa realmente puxa a outra e é um porre porque o próprio posicionamento/interação com o ambiente afeta então cada caso acaba sendo diferente além de opiniões divergirem pra algumas coisas, e também não é toda cidade que tem um showroom que a pessoa possa pelo menos ouvir vários modelos antes de bater o martelo em alguma compra, então falta tanto opção no mercado quanto essa referência de som pra maioria das pessoas que ainda tá entrando no hobby, e como tem muita subjetividade pra áudio em geral no fundo acaba ficando aquela sensação meio de que tá comprando no escuro, com alguma incerteza se poderia estar fazendo algo melhor com o $ investido

Objetivamente e pensando de forma técnica a maioria do povo audiófilo busca uma FR super flat mas não necessariamente todo mundo vai gostar logo de cara ou sequer preferir essa "assinatura" embora seja o mais correto/equilibrado tecnicamente, o ideal ao meu ver é independente das caixas usar EQ e corrigir de acordo com o seu ambiente e gosto pessoal, infelizmente no hobby de áudio tem uma quantidade gigante de puristas cheios de soberba que vão dizer que se não for do jeito X tá errado e o som tá um lixo e blablabla quando vai muito além de tentar resumir porcamente essa situação toda

Praticamente todo fone/caixa vai se beneficiar de EQ e talvez a pessoa simplesmente goste um boost nos médios, ou talvez ela prefira reduzir o sub-bass, talvez ela adore um boost em uma faixa específica de agudos e não tem nada de errado nisso, seja pra corrigir a FR da caixa stock ou algum fine-tuning por pura preferência pessoal (a depender de content consumido também), só não gosto quando tem gente que extrapola as vezes na hora de julgar alguns produtos/marcas e não dá nenhuma alternativa similar porque simplesmente não tem, se houvesse seriam mais populares e teriam unanimidade de preferência e na prática não é assim. As vezes fico meio agoniado quando vejo gente perguntando "quero uma caixa de som até 800 reais, posso esticar até 1000", aí uma pessoa sensata indica opções na faixa de 500-1000 e dá um contexto mínimo, aí vem outro e diz que tem que gastar 2-3x mais pra ter algo minimamente decente, até 1000 é tudo lixo que não dá nem pra ouvir música de tão ruim que é, aí eu acabo pensando nisso pra outras áreas, imagina você dá um orçamento X pra comprar alguma coisa e alguém fala que tem que gastar pelo menos 2-3x mais? :haha: São muitas variáveis e subjetividade no meio do caminho e tem gente que quer ser o dono da verdade sem ter o mínimo pedigree as vezes

Vou dar uma olhada depois nesses vídeos, eu tava cogitando trocar de amp/DAC pra um futuro upgrade mas já vi que pro meu caso em nearfield não vai fazer sentido algum pegar algo com as melhores specs do mundo mas que na prática não vai ter diferença audível, se trocar futuramente vai ser puramente por estética ou conectividade, não pretendo montar um 5.1/7.1 ou botar vários subs e toca-discos e o krl então a maioria das opções já comecei a descartar logo de cara, acho que esse A07 Max vai longe aqui ainda mas é aquela coisa que vai depender do uso de cada um, tem gente que as vezes quer tocar só um 2.0 mas quer preencher um ambiente 5-10x maior com caixas de sensibilidade menor, aí realmente vai precisar de uma puta potência e talvez esse modelo não dê conta

Por sorte a maioria desses "chi-fi" são bem conhecidos e testados tanto por end-users quanto por gente que tá no ramo há dezenas de anos e testa de forma objetiva que é o mais importante pra mim, me baseio no que tiver de objetivo e parto daí, enquanto vejo muitos puristas com soberba que tiram o mérito simplesmente por ser de marca X ou Y ou ter uma aparência mais ou menos feia as vezes porque bom mesmo são os produtos de 20-50 anos atrás, de lá pra cá a tecnologia e engenharia não avançou em nada :bem:

EDIT: Na metade do 2o vídeo e eu diria que os comentários resumem bem a situação, MUITA gente saindo de amps integrados antigos ou até relativamente modernos pra esses amps classe D da China e estão tão satisfeitos quanto, e a grande maioria não precisa de amplificadores brutos porque quase ninguém tá tentando preencher 200m² de som pra ouvir a 10m de distância :haha:

Pra comprar no Brasil só tinha amp integrado usado bem acabado ou comprar um novo por >2k que seria um tijolo extremamente inconveniente de manter na mesa do PC e que eu não faria uso de 95% das conexões/features que tão ali, peguei o A07 Max por 450~ com uma PSU 36v6a e tô feliz da vida, tem uma margem absurda ainda de potência porque em papo de 25-30% de volume meu ouvido já tá quase sangrando então o amp em si trabalha com uma folga bem grande onde alguns dos possíveis pontos negativos vão ser menores, isso se sequer surgirem

Há casos e casos mas a portabilidade/acessibilidade/conveniência desses pequenos amps é indiscutível, mas de vez em quando vai surgir um purista dizendo que é tudo lixo chinês e na verdade você precisa de um amp de 10k de marca renomada pra ter um som "aveludado, cremoso e elegante" e que uma diferença de 1db em algumas frequências vai estragar completamente sua experiência ao ouvir música, imagina se essa lógica digamos que mais extremista se estende pra outras áreas? Alguém aqui vai deixar de assistir TV por ser painel VA/IPS e não ter o mesmo contraste ou tempo de resposta dos pixels de uma OLED? Mas OLED tem menos brilho, deveríamos deixar de usar elas por isso? No fim a resposta é quase sempre depende do caso

Última edição:

Caí nesse vídeo:

Aconteceu comigo isso ao testar no primeiro dia a Edifier vs as velhas Z506.

Depois de 14 dias usando só a Edifier, voltei a ligar as Z506 e não deu não. Realmente o ouvido acostuma.

Também saí da Logitech direto pra Edifier ha uns 15 anos mais ou menos. E a qualidade maior se sente facilmente. Depois pulei pra Books e Monitores reais. O salto foi ainda maior.
Mas é isso. Ouvido é foda. Eu, principalmente em filmes e series, ganhei uma ambiência e imersão de outro nível. A quantidade de detalhes é absurda. Mas tem que acostumar.
As melhores Edifier que já testei foram a R1900TIII e a R2700. São caixas legais, mas quando se sobe de nível, é que percebe e aí é caminho sem volta.

To vendo esse par de caixa Edifier R1280DB que pro meu uso parece ser melhor que MR4, problema é que a minha interface tem saída e a caixa só tem entrada RCA, dei uma olhada em adaptador mas só achei adaptador estranho, será que da certo?

Users who are viewing this thread

Voltar