É uma opção sim, sobre as Presonus 3.5 eu até hoje não vi muitos relatos positivos delas sinceramente, já vi umas 10 pessoas que compararam as 3.5 com as Edifier MR4 e praticamente todos preferiram a MR4, acho que a 4.5 e E5/E5 XT dá pra encontrar alguns relatos mais positivos mas aí tem que analisar o preço também porque alguns países (ou até épocas de promo) compensa e outros não
Caixa passiva + amp é interessante por conta dessa questão de versatilidade/upgrade sim, com 2k~ eu daria uma olhada nas
Polk ES15 ou talvez esticar até pras
Polk ES20 (
review ASR), de caixas ativas passa o orçamento especialmente agora mas as
Kali LP6 estavam por 3200~ esses tempos, agora subiu pra 4200 mas vou citar apenas caso tenham outros interessados e pra registrar o preço também
De caixas ativas hoje com 2k~ de limite eu provavelmente iria de S350DB/S351DB pra ter um 2.1 completo e ainda dentro do orçamento, caixas passivas + amp com 2k provavelmente iria de ES15/ES20 e adicionaria um sub futuramente se achar necessário, vai ficar no limite desses 2k~ com as ES15 e passar um pouco com as ES20, aí é ver se dá pra dar essa esticada caso faça sentido pra você