Költ Mk1200R funcionam em 127v ?
Salve, colegas !
Bom, estava de olho nesses alto-falantes, Költ Mk1200R, desde que o saudoso Carlos Mergulhão os testou no seu canal. No entanto, na ficha técnica, o fabricante especifica "220v", apenas. Só depois que eles foram testados, em 127v, no canal "Dicas da Alêzinha", que eu tomei coragem para comprar (R$559,00, sem frete no ML, no fim do ano). Para que a minha avaliação fique um pouco mais fundamentada, vou compará-los com as Edifier R1100 (R$799,00, no site da Edifier), que eu já tenho há vários anos, e gosto muito ! Nunca é demais lembrar que qualquer avaliação de áudio é grandemente subjetiva; se o topo da audição for o "ouvido absoluto", os meus devem estar bem longe disso... Outro fator que é muito negligenciado é a acústica do ambiente, por isso na avaliação que eu fiz, só mudam as caixas.
Regulei os 3 potenciômetros do Mk1200R (graves, agudos, volume), em 09:00/09:00/11:00 h, e os 2 do R1100, com os graves no mínimo, e com volume igual ao do outro (de ouvido). Essas regulagens produzem o som mais equilibrado, para o meu gosto. As caixas estão dispostas formando um triângulo equilátero de aproximadamente 1m com a minha cabeça, distando uns 8cm da parede.
Avaliações
Aparência: Muito boa nas duas caixas, acabamento imitando madeira nas Költ, e preto na Edifier. A construção parece bastante sólida, em MDF.
Volume: Embora a Edifier especifique uma potência de 42W RMS, contra 36 da Költ; com o volume mais próximo do limite é nítida a distorção nas Költ, o que não acontece com as Edifier. Fazendo com que, na prática, a diferença de potência seja maior do que a especificada (Haverá diferença se a Költ for alimentada com 220v ?). Ainda assim, ambas conseguem sonorizar um quarto de 3x4m, com sobras !
Conectividade: A Költ só possui 1 entrada RCA, mas em compensação possui uma saída para fones. A Edifier possui 2 entradas RCA, somente.
Tamanho: A Költ é um pouco mais alta, 27cm, que a outra. As Edifier pesam 4,2kg, enquanto as Költ 5,3kg.
Característica: Essas caixas da Költ têm um som "brilhante", que gera fadiga quando se acentua muito os agudos, o que pode ser totalmente corrigido atuando na equalização. Ao contrário a Edifier tem um som bastante "morno", suave, mesmo em volumes mais altos.
Resposta de frequência: As Költ reproduzem agudos com mais nitidez que as Edifier, e os graves também, podendo até surpreender considerando os woofers de 4" e de baixa potência. Nas frequências médias, a resposta das Edifier é caracteristicamente melhor, bastando colocar o potenciômetro de graves no mínimo (com a traseira das caixas próxima à parede). Essa é, aos meus ouvidos, a principal diferença na reprodução das 2 caixas; As R1100 já são naturalmente equilibradas, produzindo um som muito agradável por horas a fio. Enquanto as Mk1200R não são tão equilibradas, pelo fato de originalmente produzirem graves e agudos mais presentes. No entanto, quando você acha a equalização adequada, o que não é difícil usando os controles de graves e agudos, que são bastante efetivos, a fidelidade do áudio permite que se ouça detalhes das músicas, que são omitidos pelas Edifier. Essa qualidade também se manifesta objetivamente quando se ouve vocais, ou diálogos, que antes não eram muito compreensíveis !
Conclusão
Falar em custo/ benefício, em aúdio, é complicado porque o "benefício" varia de acordo com o freguês, ainda assim eu acho difícil encontrar caixas que entreguem mais fidelidade/ $, do que essas da Költ. Pelo menos no que se refere a música !
Por outro lado, ainda não entendi porque a Költ omite o funcionamento dessas caixas em 127 V. Será que a potência cai ? Será que alguma outra especificação varia ? Estou curioso para ouví-las em 220v, também...