[TÓPICO DEDICADO] Intel Comet / Rocket / Alder / Raptor Lake

Porém pelo que eu sei um processador que só suporta até 2666Mhz nativamente, no caso um i5 10600 por exemplo pode sim rodar com memórias à 2993Mhz em uma mobo H470 ou B460 pois aí entraria o perfil XMP da própria mobo não? Mas me corrija se eu estiver errado.


Disso eu sei mas estou falando em relação a esses Comet Lake-S. Como fica a situação se eu comprar um juntamente com uma Z490 que tem suporte à PCIe 4.0 e no futuro comprar uma GPU PCIe 4.0, ela vai trabalhar somente em 3.0 devido ao Comet Lake-S não oferecer suporte à 4.0?
Primeira pergunta, correto. Estava me referindo ao suporte oficial (sem recorrer à quebra de garantia), mas com XMP basta a mobo oferecer suporte (B460 CMP-H ou qualquer H470/Z490). Segunda pergunta (que entendi agora), vai reduzir a velocidade máxima da sua GPU para para a do barramento PCI-e 3.0, pois o slot pci-express da GPU é ligada diretamente ao processador. Claro que dependendo da placa você não sentirá diferença, poucas são as GPUs que saturam o PCI-e 3.0.
 
Primeira pergunta, correto. Estava me referindo ao suporte oficial (sem recorrer à quebra de garantia), mas com XMP basta a mobo oferecer suporte (B460 CMP-H ou qualquer H470/Z490). Segunda pergunta (que entendi agora), vai reduzir a velocidade máxima da sua GPU para para a do barramento PCI-e 3.0, pois o slot pci-express da GPU é ligada diretamente ao processador. Claro que dependendo da placa você não sentirá diferença, poucas são as GPUs que saturam o PCI-e 3.0.
Entendi, então nesse caso acho que seria jogar dinheiro fora se eu comprasse uma Z490 com PCIE 4.0 certo? Pretendo comprar esse i5 10600k e ficar com ele por pelo menos 5 anos e minha GPU atual é uma 2060(provavelmente só deva trocar por uma 4060 mas não sei ao certo). O que você acha?
 
Entendi, então nesse caso acho que seria jogar dinheiro fora se eu comprasse uma Z490 com PCIE 4.0 certo? Pretendo comprar esse i5 10600k e ficar com ele por pelo menos 5 anos e minha GPU atual é uma 2060(provavelmente só deva trocar por uma 4060 mas não sei ao certo). O que você acha?
Se pretende ficar com o 10600K por cinco anos, não vale a pena pagar mais por algo que nunca vai usar, sua 2060 entrega todo o desempenho dela no PCIe 3.0, barramento esse que acredito ser suficiente para uma futura 4060. E nem são todas as Z490 que oferecerão suporte ao PCIe 4.0, apenas as mais caras, então a meu ver não compensará se a meta for essa.
 
Se pretende ficar com o 10600K por cinco anos, não vale a pena pagar mais por algo que nunca vai usar, sua 2060 entrega todo o desempenho dela no PCIe 3.0, barramento esse que acredito ser suficiente para uma futura 4060. E nem são todas as Z490 que oferecerão suporte ao PCIe 4.0, apenas as mais caras, então a meu ver não compensará se a meta for essa.
Entendi. Eu tava pensando nisso realmente, porém vai depender também do preço e se a diferença em reais não for muita pra uma H470 e Z490 intermediária talvez eu acabe pegando uma Z490 mesmo. Mas isso só daqui uns meses pois ainda nem tenho toda a grana e até lá vou poder decidir melhor.
 
Última edição:
Entrou em pré-venda alguns modelos de mb da ASUS

ugZl6St.jpg
 
Boa tarde a todos.

Tenho um I5 4440 + B85 a uns 5 anos, gostaria de saber qual geração pegar hoje!

Pretendo jogar em 1080p jogos atuais, utilizar softwares de programação e nada além disso, acham que é viável esperar essa 10ª geração com os preços lá no alto ou ir na 9ª geração mesmo?

Será que teremos longevidade com a 9ª geração?

Obrigado!
 
US$ 149 virar R$ 1549 é de cair o cool da bunda :feelbad:
Isso que o valor já inclui o lucro das lojas americanas.
Tem que avisar a Kabum que o dólar não chegou a 10 reais ainda.
 
Boa tarde a todos.

Tenho um I5 4440 + B85 a uns 5 anos, gostaria de saber qual geração pegar hoje!

Pretendo jogar em 1080p jogos atuais, utilizar softwares de programação e nada além disso, acham que é viável esperar essa 10ª geração com os preços lá no alto ou ir na 9ª geração mesmo?

Será que teremos longevidade com a 9ª geração?

Obrigado!
Não.
Se quer investir em Intel, espera a 10ª começar a ser vendida.
 
Resumindo o que li aqui (otimo material) e no YT e Google, a 10th Geracao Intel é o pior investimento possível.

Quem comprar a 10Gen da Intel, terá que obrigatoriamente comprar uma Placa Mae Nova socket 1200.
Quem comprar a 10Gen da Intel, terá limitação a PCI 3.0.

PCI 4.0 é muito melhor do que 3.0, e já é uma realidade para o mundo AMD.

Ou seja: Vai comprar uma processador, que terá que troca-lo pela Geracao 11, para estar atualizado.
Usar Placa PCI 3.0 em 2021, será para perifericos antigos.
Péssima estratégia da Intel. Um dos piores lancamentos de Processadores que já vi.
 
Entrou em pré-venda alguns modelos de mb da ASUS

ugZl6St.jpg
Dolar a R$6,00.....
Resumindo o que li aqui (otimo material) e no YT e Google, a 10th Geracao Intel é o pior investimento possível.

Quem comprar a 10Gen da Intel, terá que obrigatoriamente comprar uma Placa Mae Nova socket 1200.
Quem comprar a 10Gen da Intel, terá limitação a PCI 3.0.

PCI 4.0 é muito melhor do que 3.0, e já é uma realidade para o mundo AMD.

Ou seja: Vai comprar uma processador, que terá que troca-lo pela Geracao 11, para estar atualizado.
Usar Placa PCI 3.0 em 2021, será para perifericos antigos.
Péssima estratégia da Intel. Um dos piores lancamentos de Processadores que já vi.
PCI 3.0 16x ou 8x a diferença é baixíssima, qual vai ser a vantagem do PCI 4.0? Dobra a banda pra poder usar 4.0 em 8X?
 
Dolar a R$6,00.....

PCI 3.0 16x ou 8x a diferença é baixíssima, qual vai ser a vantagem do PCI 4.0? Dobra a banda pra poder usar 4.0 em 8X?
Future proof.
Famoso elefante branco, não tem suporte, não tem como melhorar, comprou e depois pode jogar fora.
 
Entrou em pré-venda alguns modelos de mb da ASUS

ugZl6St.jpg
US$ 149 virar R$ 1549 é de cair o cool da bunda :feelbad:
Isso que o valor já inclui o lucro das lojas americanas.
Tem que avisar a Kabum que o dólar não chegou a 10 reais ainda.
Ok m-atx por 1550? :haha3:

Essa mATX tá fora da curva mas considerando os preço de mobos similares/da mesma marca com Z390 não chega a ser absurdo:

1588960048413.png


Estou aguardando uma tabela tipo essa para compará-las melhor, especialmente VRM.
 
Essa mATX tá fora da curva mas considerando os preço de mobos similares/da mesma marca com Z390 não chega a ser absurdo:

Ver anexo 133343

Estou aguardando uma tabela tipo essa para compará-las melhor, especialmente VRM.
Levando em conta a cotação do dólar e considerando que são modelos novos, e não estoque antigo de Z390 "adquiridos com dolar a R$4", a Z490 esta cara, mas não absurda como imaginei que fosse ser.

Pelo que verifiquei, os modelos intermediários que possuíam 12+1 na plataforma Z390 também terão o mesmo VRM na Z490 porem se tem a expectativa que a 10a geração demande mais energia que 9a, então só aguardando pra verificar.
 
Essa mATX tá fora da curva mas considerando os preço de mobos similares/da mesma marca com Z390 não chega a ser absurdo:

Ver anexo 133343

Estou aguardando uma tabela tipo essa para compará-las melhor, especialmente VRM.
Ué, já coloquei uma tabela assim lá no início desse tópico, só que a mesma está em chinês xD
Vou trazer de novo, e ela foca só nas Z490 (MSI, ASUS e Gigabyte):

Seguem em spoiler as especificações por marca (meu chinês é bem fraco então desculpe qualquer erro) ;)
As placas com interrogação são de modelos que não me consegui analisar; falarei brevemente sobre as placas MSI Z490:
1. Não tenho o que dizer da área de alaimentação da Godlike, o mosfet é muito violento; desta vez, a Godlike está equipada com Thunderbolt 3 e também o mais recente controlador Titan Ridge, não esta muito claro se a interface DP-In está embutida na placa ou localizada no painel, mas como existe uma interface Thunderbolt 3, a Godlike suportará a saída de video dos Cometlake modelos não-F, portanto, há um VGT.
2. A ACE não possui um VGT, isso não impede a saída de video dos Cometlake? Parece que é apenas overclocking + placa de vídeo dedicada, e é uma pena ela não ter RBG;
3. A Z490 GAMING CARBON WIFI e a Z490 GAMING WIFI têm nomes diferentes, mas a alimentação é igual. O esquema é o mesmo que a conexão paralela reforçada usada pela ASUS. O multiplicador de fase foi removido, mas as especificações ainda são boas.
4. Também é muito forte a alimentação da Z490 TOMAHAWK. Não sei se a MSI deseja posicionar a placa TOMAHAWK em um nível mais alto.
5. A Z490 GAMING PLUS e a Z490M GAMING WIFI EDGE são muito estranhas, os nomes são semelhantes aos dois acima, mas a alimentação é a mais mainstream das Z490, especialmente o modelo EDGE. A diferença na parte de alimentação das placas com M (MEG/MPG) das sem M é realmente grande.
6. Toda a série tem no mínimo 8+4 pinos na conexão 12V para o CPU, parece que os VRM desta geração estrão sob grande pressão.

170055f5a1afz15i7dfoaj.png

1. A série ROG melhorou bastante em relação à geração anterior Z390 ... especialmente a Maximus XII Hero, que é muito mais forte que o Maximus XI Hero. Receio que o preço não seja alto... Pessoalmente, acho que essa MAximus será muito chamativa se for barata.
2. O posicionamento da Maximus XII Extreme é basicamente o mesmo da MSI Godlike. Não sei se a placa Thunderbolt 3 é um bônus; Como as Maximus XII Extreme/Hero/Formula cortaram fora o VGT, as CPUs não poderão dar saída de video. Só pode ser conectado ao DP-In de um display independente para se obter a capacidade de saída de vídeo do Thunderbolt 3.
3. Nada das Maximus XII Impact e Maximus XII Gene...
4. A série STRIX também fez grandes progressos, mas pode ser que o suprimento de energia dos VRM não sejam o suficiente para Cometlakes mais sedentos.
5. As especificações da Z490-G e da Z490-I também parecem boas, mas não tenho certeza se o controlador PWM e a fase específica possuem 2 ou 3 grupos de DrMos. Afinal, todas as Strix X570 possuem 1 fase e 3 grupos de DrMos.
6. Parece que a ASUS não adotará o design multiplicador de fases no futuro, eles pensam que o design TEAMED POWER é mais adequado para overclock;
7. O pino de alimentação da CPU da ASUS foi aprimorado, portanto 8+4 não será um gargalo.

154240apbkb5rphwn1hrjb.png

De fato, as Z490 da Gigabyte vêm bastante forte este ano, então olhei mais de perto:
1. A Z490I AORUS ULTRA é muito forte. No momento, ela é a placa ITX mais forte da Intel. Entusiastas de ITX podem considerar que 8 grupos são iguais aos 90A DrMos das topo de linha, que são muito mais que 8;
2. Comparado com a loucura do microcontrolador PWM de 16 fases nativo XDPE132G5C da X570, o controlador PWM da flagship Z490 da Gigabyte foi mais humilde, e por esse motivo o XDPE132G5C pode suportar apenas uma ou duas saídas, o ISL69269 suporta até três e eles podem cuidar do VCore+VGT+VSA, e com isso suportar um determinado processador indecente com OC.
3. As AORUS Xtreme Waterforce e AORUS Xtreme serão os carros-chefe, e com aquelas configurações são mesmo, mas o AORUS MASTER chega perto, o segundo posicionamento é basicamente apenas um VGT castrado, espero que o preço possa ser mais barato. O posicionamento dessa última é contra a MSI ACE.
4. A maior vantagem do ISL69269 é que ele pode produzir três canais, mas suportar 12 fases não é seu ponto mais forte. A forma de operar da Gigabyte é usar apenas uma via nas placas intermediárias, e todas as 12 fases são lançadas no VCore, não utilizando totalmente as vantagens do ISL69269. Mas isso pode economizar o custo de chips multiplicadores de 6 fases, já que torna a fiação do PCB da placa é muito mais simples, e faz sentido pois o atraso será um pouco menor. Se a pilha de placas de 12 fases for barata o suficiente será uma boa. É difícil imaginar que a Gigabyte é a primeira a colocar um controlador PWM com um número tão alto de fases nativas numa placa intermediária...
5. Devido à forma de funcionar mencionada acima, a maioria dos VGT e VSA das Z490 da Gigabyte precisarão usar controladores PWM independentes.
6. Toda a série de placas usa DrMos, isso é tão bruto. . .

142831e9dc991chxk1nack.png
 
Ué, já coloquei uma tabela assim lá no início desse tópico, só que a mesma está em chinês xD
Vou trazer de novo, e ela foca só nas Z490 (MSI, ASUS e Gigabyte):

Seguem em spoiler as especificações por marca (meu chinês é bem fraco então desculpe qualquer erro) ;)
Valeu pelo esforço de traduzir.
 
Entrou em pré-venda alguns modelos de mb da ASUS

ugZl6St.jpg

E não duvido que vá vender tudo rápido, pra muita gente não tem crise ainda.

Edit: Já aumentaram os preços
 
Última edição:
Novidades:

1) A MSI abandonou o suporte à rede GbE da Intel, e colocará Reaktek em todas suas placas Z490. O motivo, sengundo eles mesmos, é que as placas de rede da Intel ainda estão com problemas (em documento oficial a Intel disse que já corrigiu, mas provavelmente não conseguiu chegar nas mãos de algumas AIB antes de enviarem um primeiro lote para pré-venda/mercado).

realtek-Gb-E.jpg



2) E o PL2 do 10900K de 250W é realmente bem próximo do que ele realmente alcança. O primeiro teste vazado com um processador retail (nada de ES) mostra que o 10900K chegou perto dos 250W no Stress Test FPU do AIDA64. O clock foi de 4.8GHz, que é o all-core turbo... o TVB nem chegou perto de ativar, já que para isso é necessário estar abaixo dos 70ºC e o processador chegou a 93ºC (o AIDA diz que houve thermal throttling), com um water-cooler AIO de 240mm (atingiu-se ~235W de consumo com "apenas" 1.175v de vCore, sugando 200A dos VRM. Imaginem um OC nessa criança).

O link abaixo ainda estava online quando verifiquei pela manhã, e por se tratar do Weibo só será acessível com VPN, mas deixo as imagens de lá aqui:

EXvv-Hzq-Uw-AASK3-G.jpg

EXvt-PIc-WAAMpi-DQ.jpg


EDIT: O link chinês está fora do ar, mas o WccfTech já tem a notícia, então usarei o link deles.

O bom é que eles conseguiram um teste extra do mesmo leaker, do 10900F (a versão de 65W). E essa versão pegou...
O mesmo teto de temperatura no mesmo cooler, 93ºC em um AIO LC 240mm. Consumo de 222W (teto é de 224W, que é o PL2 dos i9 não-K).
Incrível, um CPU que o TDP informado na caixa é de 65W alcança 93ºC em stock em um cooler de 240mm :D

Intel-Core-i9-10900K-10th-Gen-Comet-Lake-Desktop-CPU_65W-TDP-224W-Power-Consumption_1.jpg



É, pelo visto realmente até as versões não-K serão bem esquentadinhas, só para lembrar ou mostrar a quem ainda não viu, eis os PL2 de cada série:
* Core i9k: PL1 (clock base) de 125W, PL2 (clock turbo) de ~250W;
* Core i9: PL1 (clock base) de 65W, PL2 (clock turbo) de ~224W;
* Core i7k: PL1 (clock base) de 125W, PL2 (clock turbo) de ~230W;
* Core i7: PL1 (clock base) de 65W, PL2 (clock turbo) de ~175W;
* Core i5k: PL1 (clock base) de 125W, PL2 (clock turbo) de ~180W;
* Core i5: PL1 (clock base) de 65W, PL2 (clock turbo) de ~125W;
* Core i3: PL1 (clock base) de 65W, PL2 (clock turbo) de ~95W;
 
Última edição:
 
Comprando o 10900K ganha de brinde um Noctua D15? :melior2:

Mas quase 1 hora de FPU stress no Aida é sacanagem também, não reflete a realidade do dia a dia de 99% dos consumidores. Só acho que o negócio lá das melhorias no DIE e IHS no final das contas nem vai adiantar muito. Melhor esperar os reviews conhecidos.
 
Também acho , vamos esperar os revires conhecidos ! Será que essas mudanças no DIE e IHS , não é passível que não vá fazer nenhum efeito positivo , me recuso a acreditar hahahaha mais com a Intel , nunca sabemos né ! Porque moro no Rio , temperatura pra mim sempre vai ser um problema ! Não sustento ficar 24h no ar condicionado pra deixar ele geladinho 😂
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo