• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] IP CGNAT (Carrier Grade NAT) - Transição para o IPv6

No cenário atual dos jogos (poucos tem suporte a ipv6) compensa deixar ativado ou melhor desativar ?
 
No cenário atual dos jogos (poucos tem suporte a ipv6) compensa deixar ativado ou melhor desativar ?
ativado, não é pq jogos não suportam ainda que o ipv6 vai alterar alguma coisa.
se a aplicação é ipv4 only não faz diferença nem uma ter ou não o v6 funcional no pc.

no caso se vc esta com uma operadora que faz uso do cgnat, o v6 ti ajuda em tudo que já tem suporte nativo, exemplo paginas do google, dependendo do nivel de cgnat e quantidade de usuários atras desse nat, a google começa a solicitar o tempo inteiro que faça teste do recaptcha por suspeita de trafego incomum, já com o acesso a v6 é individual por dispositivo isso não existe,
 
ativado, não é pq jogos não suportam ainda que o ipv6 vai alterar alguma coisa.
se a aplicação é ipv4 only não faz diferença nem uma ter ou não o v6 funcional no pc.

no caso se vc esta com uma operadora que faz uso do cgnat, o v6 ti ajuda em tudo que já tem suporte nativo, exemplo paginas do google, dependendo do nivel de cgnat e quantidade de usuários atras desse nat, a google começa a solicitar o tempo inteiro que faça teste do recaptcha por suspeita de trafego incomum, já com o acesso a v6 é individual por dispositivo isso não existe,
Boa, deixarei ativado, aqui tenho ipv4 válido e ipv6 ativado
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ?

se eu recebo um IPv6 na ONU , ao conectar um roteador com suporte ai IPv6 , eu consigo fazê-lo redistribuir os ips para os dispositivos ?

lembrando que a ONU não tá em bridge e bem tenho a possibilidade de alterar.
 
Coloquei meu Huawei ax3 conectado a onu , pegou o IPv6 da WAN certinho, mas acontece que parece que ele só distribui pro PS5 , visto que na hora do teste com smartphone e a tv , só aparece o ipv6 da WAN recebido pelo onu (IPv6 iguais). Não deveria ser outro ip?

ta parecendo quando vc recebe um ipv4 público na WAN e na hora de testar no site “meuip” aparece o ip da WAN ao invés do ip do dispositivo.
 
Coloquei meu Huawei ax3 conectado a onu , pegou o IPv6 da WAN certinho, mas acontece que parece que ele só distribui pro PS5 , visto que na hora do teste com smartphone e a tv , só aparece o ipv6 da WAN recebido pelo onu (IPv6 iguais). Não deveria ser outro ip?

ta parecendo quando vc recebe um ipv4 público na WAN e na hora de testar no site “meuip” aparece o ip da WAN ao invés do ip do dispositivo.
A Onu está em bridge e o Huawei está em modo Native IPv6? pois é assim que deve ser.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Pessoal uma dúvida, é arriscado desativar o firewall ipv6 do roteador ?
Qual seria o motivo? visto que o Firewall tem um importante papel na rede.
 
A Onu está em bridge e o Huawei está em modo Native IPv6? pois é assim que deve ser.
Então meu provedor não permite modificar pra bridge. Tenho ate a senha mestra da minha ONU Nokia, mas quando eu coloco em bridge, simplesmente as portas LANs desabilitam e não reconhecem um outro roteador nem por reza.

Daí so me resta em router mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o Hauwei ta com o ipv6 ligado em DHCPv6
 
Ipv6 é uma tecnologia fadada ao fracasso se continuar nesse ritmo, pelo menos vou considerar o fracasso aqui na condição de ver o IPv4 aposentado de vez e ver o Ipv6 tomar o lugar só depois que estivermos todos enterrados. Sério que já tá rolando turismo espacial e essa porcaria de IPv6 que tem décadas ainda tá engatinhando? E pra piorar ainda tem o enorme barulho na mídia dos que não entendem absolutamente nada de tecnologia falando de 'revolução do 5G"... grande bosta! Que tal organizar as prioridades e focar em arrumar esse remendo na internet antes?
A verdade é que uma meia dúzia de países ricos não vivem a realidade de internet com remendos e estão CAGANDO pro resto do mundo e pra essa tecnologia. Lixo de CGAT!
ta aí né? depois do q escreveu eu parei pra pensar q essa joça já existe há uma cota. Quais os motivos que fazem o ipv6 ser tão subutilizado depois de tanto tempo?
 
Então meu provedor não permite modificar pra bridge. Tenho ate a senha mestra da minha ONU Nokia, mas quando eu coloco em bridge, simplesmente as portas LANs desabilitam e não reconhecem um outro roteador nem por reza.

Daí so me resta em router mesmo.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

o Hauwei ta com o ipv6 ligado em DHCPv6
Coloque o seu Huawei com IPv6 no modo passthrough.
 
Então o Huawei só tem duas opções. Slaac e dhcpv6.

tem algo que que eu possa fazer ?
Acredito não ser nenhuma dessas opções, manda um print da tela de configuração do IPv6.
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?
Você pode fazer isto na Anatel mesmo
Só pega a número da lei e colocar na reclamação
Mais pode também fazer isto no consumidor
 
Assinei um provedor fibra local que alega não possuir IPv6 ainda. Acabaram me colocando em CGNAT no IPv4. O que me ofereceram foi um IPv4 fixo com custo adicional de 70 reais na fatura. Eles podem fazer isso?

Achei que tinha alguma resolução da Anatel que obrigasse o provedor a fornecer um IPv4 não compartilhado e sem custo adicional caso não fosse oferecido o IPv6.

Alguém tem conhecimento da resolução lei que fala sobre esse tema pra eu reclamar na Anatel/Consumidor.gov?

Sim, mas foi um acordo com provedoras, sem constar em nenhuma lei ou artigo da Resolução nº 632. Eu perguntei sobre isso uma vez à Anatel, e foi essa a resposta da agência:

Descrição do problema
Gostaria de saber se quando provedores de internet fixa não oferecem ao cliente IPv4 público válido, isto é, quando implementam CGNAT-44, se há a obrigação de fornecerem IPv6 público, ou se se trata apenas de uma recomendação.

Atenciosamente.

Resposta
Prezado Sr. ksio89

De acordo com o artigo 50 e seguintes do Regulamento Geral de Direitos do
Consumidor de Serviços de Telecomunicações – RGC, aprovado pela Resolução nº
632, de 7 de março de 2014
(https://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/2014/750-resolucao-632), a
prestadora deve tornar disponível ao assinante, previamente à contratação,
informações relativas a preços e condições de fruição do serviço, entre as quais o
fornecimento de IPs públicos, bem como aquelas que possam degradar a
velocidade contratada.

Esclarece-se que, em grupo de trabalho realizado com a participação das prestadoras de telecomunicações, CGI.br e Anatel, ficou acordado que todas das
prestadoras disponibilizariam aos seus usuários endereços IPv6 públicos em
conjunto com um endereço IPv4 compartilhado (CGNAT).

Nos locais onde a prestadora não tenha a capacidade de fornecer o endereço IPv6
público, ela deve oferecer, sem custo, um endereço IPv4 público (dinâmico),
podendo ainda ser ofertado (com custo para o usuário) um endereço IPv4 público
(fixo). Assim, a verificação quanto à disponibilidade ou não do recurso é de
responsabilidade da prestadora, e o fornecimento de IPv4 fixo pode ser
cobrado.

Sugere-se, assim, que verifique as condições de seu Plano de Serviços.
Atenciosamente
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ? ( acho que tô interpretando errado )

Minha operadora reativou o ipv6 na minha ONT Nokia ( não suporta bridge)

Pluguei meu roteador AX3 e a ONT Nokia atribuiu um ipv6 WAN para o ax3 /64

Conectei meus dispositivos Wi-Fi no ax3 e no iPhone vi que ele gerou um ipv6 pra ele.

Vi que ao fazer o teste de ipv6 no site , ao invés de aparecer o ipv6 gerado para o iPhone , aparece o ipv6 da WAN que foi atribuído ao meu ax3.

Tipo , meu iPhone , Tv , todos que eu ponho pra fazer o teste ipv6 , aparece o ipv6 WAN do ax3 ( repetido )

Será que tá correto ?
 
Alguém poderia me tirar uma dúvida ? ( acho que tô interpretando errado )

Minha operadora reativou o ipv6 na minha ONT Nokia ( não suporta bridge)

Pluguei meu roteador AX3 e a ONT Nokia atribuiu um ipv6 WAN para o ax3 /64

Conectei meus dispositivos Wi-Fi no ax3 e no iPhone vi que ele gerou um ipv6 pra ele.

Vi que ao fazer o teste de ipv6 no site , ao invés de aparecer o ipv6 gerado para o iPhone , aparece o ipv6 da WAN que foi atribuído ao meu ax3.

Tipo , meu iPhone , Tv , todos que eu ponho pra fazer o teste ipv6 , aparece o ipv6 WAN do ax3 ( repetido )

Será que tá correto ?
Acho que vc ta confundindo o IP Local com o IP externo. O que o roteador distribui e gerencia é o IP Local. Exemplo: 192.168.X.X > Atribuindo a partir dessa faixa de IPs para os dispositivos da sua casa. Seu IP WAN é distribuídos pelos ativos da sua provedora. Me corrijam se falei alguma besteira.
 
Acho que vc ta confundindo o IP Local com o IP externo. O que o roteador distribui e gerencia é o IP Local. Exemplo: 192.168.X.X > Atribuindo a partir dessa faixa de IPs para os dispositivos da sua casa. Seu IP WAN é distribuídos pelos ativos da sua provedora. Me corrijam se falei alguma besteira.
Então amigo , a minha ONT atribuiu um ipv6 pro meu ax3 começa com 2804:229c so que os dispositivos conectados no ax3 recebem normalmente um endereço ipv6 diferente.

No site de test ipv6 , todos os dispositivos conectados ao ax3 mostra o ipv6 recebido pela WAN do ax3.

Tipo ipv4, recebe um ipv4 público e o roteador cria uma nova rede 192.168.xx , mas quando vc põe pra testar , aparece o ipv4 que o seu modem recebeu na WAN.


Não sei se consegui ser claro
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo