• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO OFICIAL] Lenovo Legion 5i

Pessoal, estou pensando em comprar um note para jogar os games atuais (Watch Dogs Legion, Red Dead Redemption 2 etc...) ainda vale a pena pegar esse Legion 5I? Ou é melhor esperar por um com RTX 3060? (Vi em um artigo que a RTX 3060 tem o mesmo preço de lançamento da RTX 2060, porém não sei se o mesmo vale para a versão mobile presente em notebooks)
 
Pessoal, estou pensando em comprar um note para jogar os games atuais (Watch Dogs Legion, Red Dead Redemption 2 etc...) ainda vale a pena pegar esse Legion 5I? Ou é melhor esperar por um com RTX 3060? (Vi em um artigo que a RTX 3060 tem o mesmo preço de lançamento da RTX 2060, porém não sei se o mesmo vale para a versão mobile presente em notebooks)
Voce esperar quererendo comprar um melhor; vai sempre ficar esperando sair um melhor que o que ja existe.
Esperar nao significa que chegara com preco melhor; nem que o atual vai abaixar de preco.

Avalia isso que esta pensando, mas principalmente se precisa de um computador de imediato e esta disposto a pagar o preco por isso. E busque promocoes, cashbacks para melhorar a condicao de compra.
 
Considerando o valor atual desse i5, pela amazon com 4% de cashback total de: 8.768,91.
Ainda vale a pena comprar para jogos/trabalho?

Olha, com o dólar e a escassez de placas e peças de computação devido à mineração de criptomoedas e a pandemia, não está muito absurdo esse preço. Eu comprei no fim de fevereiro o meu por 8800 reais na Americanas com um cashback de 900 reais pelo AME e um de 270 reais pelo Meliuz. Se você ficar esperto, talvez dê pra conseguir um cashback nesse nível que eu consegui. Não foi nem há um mês atrás nessas condições.

Pra jogar ele é muito bom. A rtx 2060 é uma placa muito boa pra rodar jogos a 1080p. Talvez ela aguente rodar jogos nessa resolução por mais alguns anos a 60fps - tendo que desligar um efeito ou outro -, principalmente com a chegada do DLSS 2.0 que parece ser uma grande inovação em ganhos de performance. Agora, pra trabalhar, se o seu emprego é relacionado a edição de imagens, talvez não valha a pena, pois as cores do painel são fraquinhas, sendo o grande ponto fraco do notebook. Mas pra trabalhar com outras coisas, não acho que você encontrará dificuldades, pelo contrário.
 
Olha, com o dólar e a escassez de placas e peças de computação devido à mineração de criptomoedas e a pandemia, não está muito absurdo esse preço. Eu comprei no fim de fevereiro o meu por 8800 reais na Americanas com um cashback de 900 reais pelo AME e um de 270 reais pelo Meliuz. Se você ficar esperto, talvez dê pra conseguir um cashback nesse nível que eu consegui. Não foi nem há um mês atrás nessas condições.

Pra jogar ele é muito bom. A rtx 2060 é uma placa muito boa pra rodar jogos a 1080p. Talvez ela aguente rodar jogos nessa resolução por mais alguns anos a 60fps - tendo que desligar um efeito ou outro -, principalmente com a chegada do DLSS 2.0 que parece ser uma grande inovação em ganhos de performance. Agora, pra trabalhar, se o seu emprego é relacionado a edição de imagens, talvez não valha a pena, pois as cores do painel são fraquinhas, sendo o grande ponto fraco do notebook. Mas pra trabalhar com outras coisas, não acho que você encontrará dificuldades, pelo contrário.
Valeu!
Comecei a ler desde o começo esse tópico e realmente vi muita gente reclamando da tela, bem... não trabalho nada com imagens vou nesse mesmo(quem sabe faço até no futuro a troca da tela como já vi anteriormente por aqui), esperando aqui o cartão vencer e pega-lo.
Muito obrigado
 
Tarde,
Pessoal quando coloco minha bios para versão 45ww, logo após reiniciar o notebook ele atualiza automaticamente para versao 46ww.
Tem como nao fazer essa atualização automaticamente?
 
Oi pessoal, blz? To quase comprando um Legion 5i mas antes queria tirar uma dúvida com vocês. Na versão de 512GB SSD que eles vendem.... este SSD de 512 ocupa qual slot dentro do note? E quais slots ficariam vazios para eu poder fazer upgrade?

Assim que comprar eu quero colocar um segundo HD de 2TB e tbm fazer upgrade da memória ram.... porem queria saber qual tipo de HDD eu poderei colocar lá (logo, qual slot estará livre)

Abs
João
 
Oi pessoal, blz? To quase comprando um Legion 5i mas antes queria tirar uma dúvida com vocês. Na versão de 512GB SSD que eles vendem.... este SSD de 512 ocupa qual slot dentro do note? E quais slots ficariam vazios para eu poder fazer upgrade?

Assim que comprar eu quero colocar um segundo HD de 2TB e tbm fazer upgrade da memória ram.... porem queria saber qual tipo de HDD eu poderei colocar lá (logo, qual slot estará livre)

Abs
João
Veja o review do Dan:


mas para facilitar:
leg.png
 
Show. Note comprado. Peguei a versão de 512GB

Vou querer fazer upgrade da memória RAM e colocar mais um HD. Sobre a RAM li em um site gringo que aceita até 64GB apesar de no site da Lenovo estar escrito 32gb.... vcs conhecem memórias que podem ser compradas no brasil que são compatíveis e dê para colocar 64GB?


abs
João
 
Show. Note comprado. Peguei a versão de 512GB

Vou querer fazer upgrade da memória RAM e colocar mais um HD. Sobre a RAM li em um site gringo que aceita até 64GB apesar de no site da Lenovo estar escrito 32gb.... vcs conhecem memórias que podem ser compradas no brasil que são compatíveis e dê para colocar 64GB?


abs
João
Cara...se tu procurar nesses tópico tem uma galera que comprou e tá usando acho que da kabum tem os modelos por aí, acho que tem tbm pelo aliexpress e sim dá pra colocar 64 gb tranquilo apesar de falar que só vai a 32
 
Salve galera.
Enfim comprei o Legion 5i e gostaria de uma ajuda.

Ele esta com a BIOS EFCN38WW e esta ja tem a EFCN46WW. O que vcs sugerem? Está estável? Vale a pena?


Outro problema.
Entrando naquela pagina de suporte onde tem as informações do meu laptop (com o numero de serie correspondente)
Mostra que tenho 7 meses de garantia restante. Que o laptop ta com inicio de garantia em Novembro de 2020
Esse é assunto da Lenovo ou da loja que comprei?

O produto estava lacrado (selo da Lenovo) qdo recebi.

abs
 
Última edição:
Cadastrei no site da Lenovo e a garantia atualizou. 12 meses agora.
Verifiquei com o programa CristalDiskInfo e tanto o SSD qto o HD estão com o PowerCountHours com menos de 2 horas qdo liguei.


E com relação a BIOS? Vale a pena atualizar?
 
Salve galera.
Enfim comprei o Legion 5i e gostaria de uma ajuda.

Ele esta com a BIOS EFCN38WW e esta ja tem a EFCN46WW. O que vcs sugerem? Está estável? Vale a pena?


Outro problema.
Entrando naquela pagina de suporte onde tem as informações do meu laptop (com o numero de serie correspondente)
Mostra que tenho 7 meses de garantia restante. Que o laptop ta com inicio de garantia em Novembro de 2020
Esse é assunto da Lenovo ou da loja que comprei?

O produto estava lacrado (selo da Lenovo) qdo recebi.

abs
Recebi o meu hoje com o mesmo problema dos 7 meses de garantia ainda pela manhã resolvi o problema.
Entrei no site da lenovo e falei via chat, segue foto da conversa.
Logo apos a conversa bem tranquila com o gestor da lenovo entrei no site da lenovo fui em garantia e tem uma opção de mudar a data e enviar a nota fiscal. Logo apos recebi em email confirmando que sera trocado até o proximo dia util, assim que tiver a atualização faço a edição.

Fui verificar agora de noite e tudo ok, a garantia está com a data da compra.


Chat lenovo e comprovação da garantia atualizada
 
Recebi o meu hoje com o mesmo problema dos 7 meses de garantia ainda pela manhã resolvi o problema.
Entrei no site da lenovo e falei via chat, segue foto da conversa.
Logo apos a conversa bem tranquila com o gestor da lenovo entrei no site da lenovo fui em garantia e tem uma opção de mudar a data e enviar a nota fiscal. Logo apos recebi em email confirmando que sera trocado até o proximo dia util, assim que tiver a atualização faço a edição.

Fui verificar agora de noite e tudo ok, a garantia está com a data da compra.


Chat lenovo e comprovação da garantia atualizada

O meu aqui, fiz o registro e atualizou.
Estou pensando eu fazer um upgrade de garantia onsite.
O investimento nesse equipamento é alto.
Merece uma atenção especial.

Qual BIOS veio no seu?
 
Conferindo no site parece que a última BIOS disponível é a 46, que se não me engano não reporta os limites do processador corretamente. Estou na 45 com undervolt e não tenho razão pra atualizar.
 
Galera, vi no site da lenovo a extensao de garantia para o lenovo 5i, achei os preços bem justos:
1 ano extra - 150,00
2 anos extras - 300,00
3 anos extras - 525,00

Tem proteções extras também contra acidentes e bateria, mas achei salgado.

O sweet spot acredito que sejam + 2 anos. Ainda parcelam em 12x.

Para um note de quase 10k acho um bom investimento.
 
Tb estou pensando em fazer.
Mas voce conseguiu mudar a garantia para "on Site"?
Essa é bem melhor, pois vc nao precisa mandar o laptop pelos correios para a assistência.

Eu não consegui mudar.
 
Tb estou pensando em fazer.
Mas voce conseguiu mudar a garantia para "on Site"?
Essa é bem melhor, pois vc nao precisa mandar o laptop pelos correios para a assistência.

Eu não consegui mudar.
não prestei atenção nessa parte, mas não tinha opção para alterar nada alem disso que falei não.

Agora que comprei preciso esperar 24h pra ver as mudanças.
 
O meu aqui, fiz o registro e atualizou.
Estou pensando eu fazer um upgrade de garantia onsite.
O investimento nesse equipamento é alto.
Merece uma atenção especial.

Qual BIOS veio no seu?
O meu assim que chegou estava na 38 e atualizou para a 46 como eu não estou precisando por agora fazer undervolt vou deixar como está.
Sobre a garantia eu também estou pensando em fazer por 2 anos, 150 reais por ano um ótimo preço, talvez as outras opções de garantia estejam desativadas por conta da pandemia.
Lembre-se que tem cashback nessa compra também, pelo meliuz de 2.5%.
 
Boa noite pessoal, recentemente adquiri um Legion, e fiquei com uma dúvida em relação ao fone de ouvido.
Quando estou jogando, e dentro do jogo conecto o fone ele não muda o audio para o fone, continua saindo pelas speakers... caso queira joga com o fone, preciso sair do jogo conectar o fone e entrar no jogo, dai o audio sai pelo fone.
Alguém saberia me informar se isso é normal do notebook? ou tem como mudar isso? pq em outros notebooks que eu tinha, era só plugar o fone que ele já mudava o audio automático.
 
O meu assim que chegou estava na 38 e atualizou para a 46 como eu não estou precisando por agora fazer undervolt vou deixar como está.
Sobre a garantia eu também estou pensando em fazer por 2 anos, 150 reais por ano um ótimo preço, talvez as outras opções de garantia estejam desativadas por conta da pandemia.
Lembre-se que tem cashback nessa compra também, pelo meliuz de 2.5%.
Blz...Vou atualizar tb aqui.
 
Quando estou jogando, e dentro do jogo conecto o fone ele não muda o audio para o fone, continua saindo pelas speakers...
Tem como mudar isso no Realtek Audio Console, alterando para o modo clássico:

IZuKTfme_o.png


O ruim desse driver que o notebook usa é que ele cria 2 dispositivos de áudio, e dependendo do programa ele não muda alterna automaticamente quando você troca. No modo clássico não tem esse problema, mas aí você perde o controle de volume do falante e do fone separadamente e tem que ficar alterando toda vez pra não encher o saco.

Caso o som fique estranho vá nas configurações (botão direito no volume, "Sons") e desabilite as melhorias, de melhoria não tem nada:

oxVTe2RI_o.png
 
Última edição:
Tem como mudar isso no Realtek Audio Console, alterando para o modo clássico:

IZuKTfme_o.png


O ruim desse driver que o notebook usa é que ele cria 2 dispositivos de áudio, e dependendo do programa ele não muda alterna automaticamente quando você troca. No modo clássico não tem esse problema, mas aí você perde o controle de volume do falante e do fone separadamente e tem que ficar alterando toda vez pra não encher o saco.

Caso o som fique estranho vá nas configurações (botão direito no volume, "Sons") e desabilite as melhorias, de melhoria não tem nada:

oxVTe2RI_o.png
Obrigado pela ajuda, deu certo!
 
Olá pessoal, é minha primeira postagem, eu estou acompanhando o Fórum depois de adquirir meu Legion 5i, depois de solicitar a troca do Dell G3 com especificações parecidas, com mesmo processador e placa de vídeo, mas que me decepcionou no ruído e principalmente na temperatura, e que comparando com o Lenovo, perde de longe nesses quesitos.

Pois bem, depois de acompanhar o grupo, gostaria de deixar umas dicas para vocês, para extrair o máximo de desempenho e otimização notebook:

BIOS

Assim que chegou eu travei pelo Lenovo Legion a possibilidade de atualização da Bios e mantive na versão original que veio com ele para saber se compensaria mudar ou se perderia a possibilidade de fazer undervolt. Como percebi que a Bios estava travada para undervolt tanto na versão antiga como na versão nova, decidi ir para a última versão diretamente, até agora sem problemas.

Para fazer Undervolt eu utilizei o procedimento do post #11 da primeira página:


Tudo normal, e agora o TrottleStop aceita undervolt.


PROCESSADOR

Com undervolt habilitado na Bios, eu usei o ThrottleStop e fiz undervolt no processador e consegui um ótimo resultado na temperatura, que por padrão já não é tão alta quanto no Dell G3, mas que consegue manter mais frio e evita Throttling com uso contínuo:

Imagem1.md.jpg


Aqui deixei com esses números, mas varia de computador para computador:

-0.120 na CPU Core

-0.035 no CPU Cache

-0.025 no System Agent

Dica 1: Eu desabilitei o “Thermal Velocity Boost”, pois consegue manter o processador em 4.3GHz em todos os núcleos, com 100% de uso, independente da temperatura, percebi que com ele ligado, abaixa para 4.2Ghz quando a temperatura fica acima de 65 Graus.

Dica 2: Eu marquei a opção de “Disable and Lock Turbo Power Limits”, pois independente do tempo que eu colocava no power limit, depois de algum tempo do processador em 100% o clock diminuía, então com essa opção eu tiro toda a restrição de power do processador e ele fica sempre com o clock alto, e como o resfriamento é eficiente não atinge temperaturas altas, considerei seguro deixar assim.

Resultado: Consigo manter o processador em 4.3Ghz em todos os núcleos ativos, segurando consumo contínuo de 80-90W sem ocorrer throttling, então seja jogando ou rodando algum software de renderização o clock é mantido, o que é muito forte.

Obs.: Vi em alguns lugares que diminuem mais o undervolt no CPU Cache, mas comigo o computador trava se eu utilizo um undervolt maior que isso quando deixo o computador no modo de energia em “Modo de Desempenho”, pois o clock do cache é dinâmico e varia muito e causa instabilidade, se eu deixo em “Mais alto desempenho” até que aceita o undervolt maior, pois o clock do Cache fica mais alto sempre e não tem instabilidade.



CORES DA TELA


A tela realmente deixa a desejar, pois considerando que eu testei o Dell G3 antes, que tem uma saturação de cores maior e brilho também, a diferença é grande, mas fiz 2 coisas que melhoraram a experiência:

Dica 1: Percebi que a saturação de Verde da tela desse lenovo é mais alta, isso num teste de “olhômetro” e comparando lado a lado com uma tela IPS de 22” que tenho da HP e depois acabei achando em outro lugar, não me lembro onde, que uma pessoa usando um calibrador percebeu que o verde da tela é mais forte que o vermelho e azul, o que foi de encontro com o que eu tinha percebido, então para contornar isso, e deixar com uma calibração mais correta no Painel da Nvidia:

Imagem2.md.jpg


Dica: Procure pelo canal de cor Verde e abaixe o Brilho para 40% e clique em Aplicar, você deverá ver agora as cores mais corretas, alterar o Digital Vibrance acima dos 50% padrão, pode até deixar as cores mais fortes, porém você perde muito a fidelidade da escala de cor, eu preferi não usar, mas para quem quiser, não use acima de 55%.

FREQUÊNCIA DE TELA DE 60Hz E 144HZ

Por padrão o notebook aceita somente 120Hz, mas usando um software de overclock de frequência da tela, consegui adicionar 2 frequências e que funcionaram super bem, a de 60Hz e a de 144Hz, testadas pelo site Test UFO, no modo de teste de overclock (https://www.testufo.com/frameskipping), e de fato o monitor aceitou a frequência aplicada, fiz isso lado a lado do Dell que tem tela nativa de 144Hz, usando a câmera lenta de 960Hz do meu Samsung S10+ e o resultado foi que as 2 telas lado a lado se comportaram da mesma forma, ao assistir o vídeo da gravação.

Dica: Baixe o software pelo link: https://www.monitortests.com/download/cru/cru-1.5.1.zip

Extraia todos os arquivos e execute o CRU.exe

Imagem3.jpg


Confirme se está selecionada a tela do notebook e clique em Add..

Para 60Hz, deixe o Timing em Automatic (PC) e o Refresh rate em 60Hz

Imagem4.jpg


Para 144Hz, deixe o Timing em Exact reduced e o Refresh rate em 144Hz

Imagem5.jpg


Depois execute o arquivo restart64.exe, a tela irá piscar, pois irá resetar o driver, para reconhecer as novas frequênciaS e pronto, as novas frequências poderão ser vistas no painel de controle do Windows

Imagem6.md.jpg




VBIOS DE 115W

Fiz a mudança da vBios conforme post #458 https://forum.adrenaline.com.br/threads/lenovo-legion-5i.672292/page-19#post-1075172252

Aceitou perfeitamente, tive ganhos de desempenho visíveis de 15 a 20%, com um leve aumento de temperatura, mas nada demais e longe de atingir 80 graus.

PLACA DE VÍDEO

Consegui um bom nível de overclock na placa de vídeo com a vBios de 115w, que comigo, deixo fixo conforme abaixo, com bastante estabilidade, segurando frequências entre 1800 a 1980 Mhz, dependendo do jogo, sendo que se atingir 2000Mhz ou acima fica instável, e comparando os resultados, a nossa RTX2060 mobile fica no nível de uma RTX2060 de Desktop, incrível.

Imagem7.md.jpg



Então é isso pessoal, esses são os passos que gostaria de compartilhar com vocês, depois de testar todas as melhorias aplicadas, o notebook agora é outro.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo