Acho que o maior 'problema' do jogo é ligado ao endgame mesmo.
Tipo, o game tem uma infinidade de coisas pra fazer, mas quanto mais você avança, mais as coisas se afunilam, desanimando o jogador de procurar o conteúdo horizontal.
Um exemplo, os primeiros 20 Tokens de ilhas você consegue easy; os próximos 20 já vão ser bem mais complicados; os próximos 20 vão ser complicadíssimos; os 35 finais o cara já olha e fala "ish, esses ai esquece, tem como não".
Sem contar que esse sistema de honing e a escassez de materiais, principalmente de Gold, faz o jogador começar a focar muito mais em desempenho do que em diversão, então ao invés de se divertir com exploração, ou um Life Skill, o cara acaba pegando 2, 3, 4 chars e farmando Abyss, Chaos e Raid enlouquecido atrás de recurso, deixando o resto de lado.
Você vê o nível de afunilamento da diversão do jogo através do que testemunharam o
@Virtuality e o
@brender. Chega num ponto o game vira um jogo de 'mercado de ações', você tem que estudar o mercado do jogo pra comprar um item na baixa e vender na alta devido ao lançamento de um char, ou então focar em farmar um material T1/T2 e segurar pra vender na alta, dai já é quase um mercado de Commodities, chatão demais!
Por essas e outras eu estou travando todos os chars no 1385. Ontem cheguei nas 45 ilhas, estou indo atrás das Omniuns mais fáceis, fazendo um Rapport orgânico (se falo com um NPC já toco uma guitarra ali pra ele), comecei a fazer Anguish todos os dias e diárias, muitas diárias, atualmente estou fazendo 14 em paralelo. Acho que quanto mais o jogador focar no ilvl, mais chato e massante o jogo se tornará, mais ele focará em desempenho e menos em diversão, dai minha escolha em me manter 1 boss atrás do restante dos jogadores. Pessoal está fazendo Valtan e só agora vou partir para o Argos P3.
Acompanhar os tryhard é igual querer acompanhar lançamento de Iphone, é pra poucos.
P.s.: Ontem eu peguei o Token daquela ilha Shadowmoon... pensa num negócio xaropinho! Você tem que completar 5 achievements, fazer 5x a Una da ilha, completar 2 sides e fazer um evento cooperativo. Depois de tudo isso libera a Quest do Token. Tenso.