[TÓPICO DEDICADO] Melhores Roteadores/Repetidores domésticos - PERGUNTE AQUI -

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos WgomesxBR
  • Data de Início Data de Início
Segundo @tecpix o AX6000 só compensa se tua internet for mais de 1gb. Tirando isso AX3600 te atenderia.
É isso aí.. Analisando friamente as Specs (já que eu nao tenho os dois roteadores pra testar) o CPU (IPQ5018) do AX6000 é Dual core com 1 NPU a 1GHz enquanto do AX3600 (IPQ8071A) é QuadCore com 2 NPU a 1.7GHz.. Como ambos possuem os mesmos amplificafores QPF4588, o alcance pode até ser o mesmo, mas o 6000 pode engasgar mais facilmente que o AX3600, principalmente se precisar de processamento de QoS.

Com o sumiço do AX6, o Huawei AX3 Pro não seria mais interessante, visto que a tal da "Brazilian Version" vem com os 4 amplificadores, ou ainda assim o AX5 seria melhor? Enrolei pra comprar e acabei ficando sem o AX6 kkk' :nooo:
O acho que o AX3 Pro, por ser Mimo 2x2 (e por isso apenas 2 amplificadores por banda) se compara mais ao AX5/AX1800 que ao AX6/AX3600 que são Mimo 4x4 e possuem 6 amplificadores (4 apenas para a rede 5Ghz).
Os amplificadores da versão chinesa também são mais fracos que da Xiaomi.. O amplificador RTC7676 da Huawei possui potencia de saída de +20dBm.. O QPF4588 possui+26dBm.
Há ainda que salientar que o AX3 Pro Global não possui amplificadores em 5Ghz e a versão brasileira possui amplificadores mais fracos que a versão chinesa (segundo relatos e testes de velocidade)
Por outro lado, o processador é um QuadCore de 1.4Ghz de velocidade, mas nao encontrei informações sobre processasor exclusivo da rede (NPU).

Edit: Adicionado Links

Última edição:
Bom dia pessoal, tô com disponibilidade pra investir num novo wifi.

A Claro andou botando 500mbps aqui em casa, servidos por um Technicolor tc3102.

No momento uso um TP-Link C9 v5.

Vejo vocês chorando as pitangas pelo sumiço do Xiaomi AX6. Então acho que cheguei tarde.

Sendo assim, o Xiaomi AX6000 é o próximo boa-compra? Eu priorizo equipamentos parrudos, com bom chipset e RAM. Não quero gastar mais de mil conto nisso, mas se vocês falarem que o C5400 da TP-Link (exemplo) é o bambambam e vai durar 10 anos, eu compro. Chorando mas compro.

Meu apto é pequeno (150m2) e "esticado". Sem problemas de alcance, pois o cabo para o modem chega no meio dele.

Agradeço desde já!
Como já disse o colega @prezzi o AX6000 possui o diferencial de ter portas 2.5Gbps, mas o restante do hardware é inferior ao AX3600.
O AX3600 possui praticamente o mesmo hardware do AX6, com uma pequena diferença nos amplificadores. Porém com preço consideravelmente superior.
Os roteadores da Xiaomi/Redmi tem hardware forte e firmware porco, mas excelente custo benefício (em especial o AX6 que era encontrado por menos de R$ 400,00).
Então sinceramente, se for pra gastar mais de mil reais eu chutaria o pau da barraca e partiria logo para a importação de uma solução Unifi Wifi6 através de redirecionamento de encomenda.

Alguem ja abriu um desses: Roteador Multilaser Gigabit Ac2600 8 Antenas - RE016
Estao vendendo por R$358 no Amazon acredito que seja um MediaTek dual core dentro.
É um Rebrand do Totolink A7000r. Ele tem cpu Dual Core mediatek de 880mhz e 128Mb de RAM..

amp-roteador-multilaser-gigabit-ac2600-mbps-8-antenas-re016-_roteador-multilaser-gigabit-ac2600-mbps-8-antenas-re016-_1570820852_gg.jpg
20181221110842-847607.png

É praticamente um Archer C6 V3 com Mimo 4x4..
O Hardware é o mesmo com exceção do SoC do Wifi.
O TPLink usa radios mediatek MT7603EN e MT7613BEN
O Totolink usa um mediatek MT7615N

Chegou meu AX6, vou começar a configurar ele.

Vocês estão usando ele só como ponto de acesso, ou colocaram o modem da operadora em bridge e estão passando tudo por ele? Eu tenho vivo fibra e não sei quais seriam as vantagens em fazer isso.

A vivo bota uma mensagem dizendo que o mundo vai acabar se eu fizer isso, então não sei se pode dar algum problema

IQEDx3H.png

Última edição:
Chegou meu AX6, vou começar a configurar ele.

Vocês estão usando ele só como ponto de acesso, ou colocaram o modem da operadora em bridge e estão passando tudo por ele? Eu tenho vivo fibra e não sei quais seriam as vantagens em fazer isso.

A vivo bota uma mensagem dizendo que o mundo vai acabar se eu fizer isso, então não sei se pode dar algum problema

IQEDx3H.png
É o que ta escrito.. Vc tem TV e Telefone? Se sim, vc tem tv e telefone, eles nao vão funcionar com o HGU em bridge..

Tem um tópico que eu escrevi sobre esse tipo de configuração.. tem basicamente 4 formas de instalar o roteador.

Eu uso da forma C.. voce poderia testar dessa forma também..

Como já disse o colega @prezzi o AX6000 possui o diferencial de ter portas 2.5Gbps, mas o restante do hardware é inferior ao AX3600.
Tem um porém com essa porta 2.5Gbps, e é que as outras portas lan do AX6000 estão conectadas através do mesmo switch interno que então está conectado através de uma unica porta gigabit ao CPU, ou seja, as portas lan tem 1 gigabit compartilhado e não dedicado para cada porta.
O AX3600 possui praticamente o mesmo hardware do AX6, com uma pequena diferença nos amplificadores. Porém com preço consideravelmente superior.
O AX3600 tem o dobro de ram do AX6, melhores amplificadores como vc disse e mais antenas é claro o que faz ele ter um wifi melhor. Isso claro se o preço dele alivar um pouco e ficar mais barato ao invés de ficar mais caro como está sendo atualmente.
Os roteadores da Xiaomi/Redmi tem hardware forte e firmware porco, mas excelente custo benefício (em especial o AX6 que era encontrado por menos de R$ 400,00).
Precisamente, agora acho que se liberarem finalmente o openwrt para o AX3600 ele vai ser o melhor custo x beneficio, devido a hardware.
Então sinceramente, se for pra gastar mais de mil reais eu chutaria o pau da barraca e partiria logo para a importação de uma solução Unifi Wifi6 através de redirecionamento de encomenda.
É realmente se tem grana para investir e quer qualidade 100%, ai parte para ubiquiti.

No meu caso eu estou pensando em pegar um mini pc de baixo consumo de energia para ser o roteador assim tenho a liberdade e a flexibilidade de escolher qual sistema usar, ou seja, open wrt, mikrotik, untangle e etc e para wifi partir para ubiquiti de vez.

Apto de 100m2, paredes grossas, portas pesadas. Mi router 3g no meio do apto, local alto. Sinal 2g não chega na cozinha e chega fraco nos extremos do apto.

Um router melhor resolve ou tem que partir pra mesh?

No limite, 3 pontos wi-fi na casa acho que consigo até 5ghz em tudo. Consigo ligar modem com cabo no ponto 1 e ponto 2 (onde tá no mi3g) por cabo. Terceiro ponto seria só no wi-fi.

Algum mesh BBB para internet 200mb? Só quero algo relativamente estável.

Netflix, xbox, celular.

Apto de 100m2, paredes grossas, portas pesadas. Mi router 3g no meio do apto, local alto. Sinal 2g não chega na cozinha e chega fraco nos extremos do apto.

Um router melhor resolve ou tem que partir pra mesh?

No limite, 3 pontos wi-fi na casa acho que consigo até 5ghz em tudo. Consigo ligar modem com cabo no ponto 1 e ponto 2 (onde tá no mi3g) por cabo. Terceiro ponto seria só no wi-fi.

Algum mesh BBB para internet 200mb? Só quero algo relativamente estável.

Netflix, xbox, celular.
Mesh por wifi é igual repetidor: Se o sinal no satélite chega fraco, ele vai repassar o sinal fraco.. tem que planejar bem onde instalar os pontos.. Se for por cabo, o cenário fica melhor.
Talvez se você utilizar um roteador forte, com amplificadores bons, bem centralizado na planta do Apto, como o descontinuado AX6 ou agora o AX3600, você consiga manter 200mbps após duas paredes.. Eu consigo em torno de 350~400mbps através da laje com um AX6.

Senão pode pegar uns 2 ou 3 pontos do AX5 ou AX1800 e espalhar em Mesh pela casa..

Agradeço a todos pelas respostas. Vocês são fera.

Tem um porém com essa porta 2.5Gbps, e é que as outras portas lan do AX6000 estão conectadas através do mesmo switch interno que então está conectado através de uma unica porta gigabit ao CPU, ou seja, as portas lan tem 1 gigabit compartilhado e não dedicado para cada porta.

O AX3600 tem o dobro de ram do AX6, melhores amplificadores como vc disse e mais antenas é claro o que faz ele ter um wifi melhor. Isso claro se o preço dele alivar um pouco e ficar mais barato ao invés de ficar mais caro como está sendo atualmente.

Precisamente, agora acho que se liberarem finalmente o openwrt para o AX3600 ele vai ser o melhor custo x beneficio, devido a hardware.

É realmente se tem grana para investir e quer qualidade 100%, ai parte para ubiquiti.

No meu caso eu estou pensando em pegar um mini pc de baixo consumo de energia para ser o roteador assim tenho a liberdade e a flexibilidade de escolher qual sistema usar, ou seja, open wrt, mikrotik, untangle e etc e para wifi partir para ubiquiti de vez.
Sinceramente mini-pc acho bobagem (a não ser que você tenha algum cenário que somente um mini-pc te atenda)...
Eu iria de algum mikrotik como router (e aí você tem que ver o que quer fazer para comprar uma RB compatível) + Rádios/AP mesh (Redmi AX5 ou havendo necessidade até mesmo o AX3600).

Ubiquiti pra mim hoje sem ser para uso enterprise é overkill, até porque hoje com wave2 temos mu-mimo, band steering e fast roaming na maioria dos rádios/aps...
Ubiquiti fez o nome dela quando ela tinha alguma ou todas essas tecnologias e os rádios "caseiros" não...

Sinceramente mini-pc acho bobagem (a não ser que você tenha algum cenário que somente um mini-pc te atenda)...
Eu iria de algum mikrotik como router (e aí você tem que ver o que quer fazer para comprar uma RB compatível) + Rádios/AP mesh (Redmi AX5 ou havendo necessidade até mesmo o AX3600).

Ubiquiti pra mim hoje sem ser para uso enterprise é overkill, até porque hoje com wave2 temos mu-mimo, band steering e fast roaming na maioria dos rádios/aps...
Ubiquiti fez o nome dela quando ela tinha alguma ou todas essas tecnologias e os rádios "caseiros" não...
Hoje temos openwrt, ddwrt... Que possibilitaram usar um hardware bom e barato pra fazer coisas que só os router Enterprise faziam.

Hoje temos openwrt, ddwrt... Que possibilitaram usar um hardware bom e barato pra fazer coisas que só os router Enterprise faziam.
Olha já usei EdgeRouter (Vyatta), RouterOS (Mikrotik), pfsense, openwrt e ddwrt mas minha preferência é RouterOS, estou muito acostumado com RouterOS, pessoal diz que é dificil, mas eu acho simples (a forma de organização do winbox é muito boa), Só que wifi para mikrotik não presta (talvez no routeros 7.x a coisa mude um pouco...) e com isso sempre coloco o mikrotik como router e rádios como AP, aqui em casa uso uma RB4011 como router em load balance (OI Fibra 500mb e Claro 600mb) e 3 Redmi AX6 cabeados... Zero dor de cabeça...

Meu objetivo com o mini pc é a flexibilidade(open wrt, router os, pfsense, untangle e etc) e longevidade(ou seja, algo que vai durar incontáveis anos), fora que da para rodar mais uma coisa ao mesmo tempo em tal equipamento já que facilmente eu posso trocar o CPU e ram caso necessário.

Olha já usei EdgeRouter (Vyatta), RouterOS (Mikrotik), pfsense, openwrt e ddwrt mas minha preferência é RouterOS, estou muito acostumado com RouterOS, pessoal diz que é dificil, mas eu acho simples (a forma de organização do winbox é muito boa), Só que wifi para mikrotik não presta (talvez no routeros 7.x a coisa mude um pouco...) e com isso sempre coloco o mikrotik como router e rádios como AP, aqui em casa uso uma RB4011 como router em load balance (OI Fibra 500mb e Claro 600mb) e 3 Redmi AX6 cabeados... Zero dor de cabeça...
com esse hardware é outro nível,:notbad:

quando falo em barato, me refiro até R$ 250,00 :bwahaha:

Meu objetivo com o mini pc é a flexibilidade(open wrt, router os, pfsense, untangle e etc) e longevidade(ou seja, algo que vai durar incontáveis anos), fora que da para rodar mais uma coisa ao mesmo tempo em tal equipamento já que facilmente eu posso trocar o CPU e ram caso necessário.
Mas a questão é, vc precisa dessa flexibilidade? Porque embora sejam varias opções, cada sistema desse tem seu ponto alto e fraco, se for fazer algo "especifico" talvez essas opções cai para 1 ou no máximo 2 sistemas... Já pensou nisso? Fora que mini-pc pra ter processamento razoavel vai consumir mais energia, não?

Uma coisa é você montar um HTPC com Unraid (por exemplo) e aproveitar ele para também ser o seu router, outra é vc investir num hardware x86 só para router...
Eu tenho um Ryzen 2200GE encostado aqui que posso brincar, mas 35w TDP ligado 24x7 me desanima...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

com esse hardware é outro nível,:notbad:

quando falo em barato, me refiro até R$ 250,00 :bwahaha:
Po R$250 unica coisa que imagino é um TPLink Archer C6 com openwrt como router (não recomendo usar o radio dele com openwrt, pois o desempenho do rádio comparado a firmware stock é sofrivel)

Mas a questão é, vc precisa dessa flexibilidade? Porque embora sejam varias opções, cada sistema desse tem seu ponto alto e fraco, se for fazer algo "especifico" talvez essas opções cai para 1 ou no máximo 2 sistemas... Já pensou nisso? Fora que mini-pc pra ter processamento razoavel vai consumir mais energia, não?

Uma coisa é você montar um HTPC com Unraid (por exemplo) e aproveitar ele para também ser o seu router, outra é vc investir num hardware x86 só para router...
Eu tenho um Ryzen 2200GE encostado aqui que posso brincar, mas 35w TDP ligado 24x7 me desanima...
Também não vejo necessidade de um 'mini pc' só para lidar com o roteamento mas sem dúvida o debate é bem interessante.

Esses dias mesmo trombei com um anúncio aleatório de um Appliance que parecia promissor, até eu entrar no site e ver que o modelo mais barato custava mais de R$2k.

Salvo engano era esse aqui: https://www.idtecnologia.com.br/appliance-firewall-pfsense-bm4a

Analisando a configuração deles (há outros no site) comecei a pensar nas possibilidades e/ou vantagens de montar algo similar, mas em casa tenho um cenário com Mikrotik + AP Unifi tão bem resolvido que nem sei se vale o esforço e o gasto com isso agora. De hardware x86 tenho um NAS Asustor e particularmente não gosto de misturar os propósitos desses tipos de dispositivos.

Na empresa temos um pfsense rodando em um baita servidor e já me perguntei várias vezes se não valeria a pena migrá-lo para outra solução e realocar aquele hardware para algo mais sensato, de repente esse debate aqui pode me dar algumas ideias para implementar algo lá.

Po R$250 unica coisa que imagino é um TPLink Archer C6 com openwrt como router (não recomendo usar o radio dele com openwrt, pois o desempenho do rádio comparado a firmware stock é sofrivel)
O objetivo é comprar uma coisa que é praticamente para o resto da vida, que me da opções e que eu só vou ter que trocar apenas em caso de defeito em tudo! E não porque eu estou preso a um sistema que talvez eu não goste ou porque a rom dele brickou devido algum problema e etc... Como comprar um mikrotik da vida, ainda não usei o router OS, porém, posso não gostar... Com o minipc se eu não gostar de um sistema, eu pulo para o outro! Fora que eu posso utilizar o minipc para multi função como eu falei...

Mais ai é que tá, os mini pc que eu sugeri são ultra low power e fan less(resfriamento passivo), ou seja, com cpu de tpd de 5-10w o que da quase mesma coisa se eu pegar um roteador descente com cpu descente quad core.

Exemplo desse:

inO4Fx7.png

CPU Quad Core com tpd que chega no máximo a 7,5w com 4 GB de ram e custa bem menos que uma rb4011. Fora que a rb4011 chega a gastar 18w... Acho que não faz sentido pagar mais por uma coisa com hardware inferior, sem flexibilidade e etc. Ainda mais quando eu literalmente tbm posso usar routeros em um aparelho desse

OBS: Esse é só um exemplo tem trocentos outros soft router no aliexpress com processadores de vários niveis de tpd e mais novos ou antigos, tudo na faixa dos 1000-1500 reais com 4gb ou mais de ram, ssd e etc.

Última edição:
AX6 e AX3600 acontece isso também?

570 no AX3600 e AX6 470. Vale a pena por esses valores ou deve baixar?

AX6 e AX3600 acontece isso também?

570 no AX3600 e AX6 470. Vale a pena por esses valores ou deve baixar?
É apenas no AX6000 pelo que eu sei, no AX3600 cada porta tem 1Gb dedicado agora no AX6 não tenho certeza xD

Com 100 reais de diferença acho que o ax3600 é mais jogo devido a ter um hardware melhor e mais antenas... Porém, tenha em mente que o firmware dele é bem fraquinho bom mesmo vai ser quando tiver openwrt estável para ele(ainda não está estável, tem memory leak no wifi).

O objetivo é comprar uma coisa que é praticamente para o resto da vida, que me da opções e que eu só vou ter que trocar apenas em caso de defeito em tudo! E não porque eu estou preso a um sistema que talvez eu não goste ou porque a rom dele brickou devido algum problema e etc... Como comprar um mikrotik da vida, ainda não usei o router OS, porém, posso não gostar... Com o minipc se eu não gostar de um sistema, eu pulo para o outro! Fora que eu posso utilizar o minipc para multi função como eu falei...

Mais ai é que tá, os mini pc que eu sugeri são ultra low power e fan less(resfriamento passivo), ou seja, com cpu de tpd de 5-10w o que da quase mesma coisa se eu pegar um roteador descente com cpu descente quad core.

Exemplo desse:

inO4Fx7.png

CPU Quad Core com tpd que chega no máximo a 7,5w com 4 GB de ram e custa bem menos que uma rb4011. Fora que a rb4011 chega a gastar 18w... Acho que não faz sentido pagar mais por uma coisa com hardware inferior, sem flexibilidade e etc. Ainda mais quando eu literalmente tbm posso usar routeros em um aparelho desse

OBS: Esse é só um exemplo tem trocentos outros soft router no aliexpress com processadores de vários niveis de tpd e mais novos ou antigos, tudo na faixa dos 1000-1500 reais com 4gb ou mais de ram, ssd e etc.
Problema que pra mim que curto RouterOS, teria que além de comprar esse hardware a licença L4 do RouterOS pra rodar ele em x86 e tambem teria que comprar um switch gerenciado para anexar nele (já que só tem 4 portas)...

Estou feliz se meu ax3600 tiver essa taxa, problema é que tem mais icms
Já chegou teu roteador ou já sabe se foi taxado?

É apenas no AX6000 pelo que eu sei, no AX3600 cada porta tem 1Gb dedicado agora no AX6 não tenho certeza xD

Com 100 reais de diferença acho que o ax3600 é mais jogo devido a ter um hardware melhor e mais antenas... Porém, tenha em mente que o firmware dele é bem fraquinho bom mesmo vai ser quando tiver openwrt estável para ele(ainda não está estável, tem memory leak no wifi).
Aqui ONU operadora em Bridge e PPPoE é pelo roteador, qualquer um dos 2, usando firmware stock, não teria problemas?

Users who are viewing this thread

Voltar