Vou deixar aqui os problemas/soluções e minha experiência ate o momento com o G7 Odyssey 27 240hz para futuras consultas de quem também tenha duvidas
Primeira coisa a se fazer ao adquirir o monitor: Atualize o firmware, ative a opção VRR Control no meu no monitor
Baixe o perfil de cores do Ritngs e aplique no Windows
The Samsung Odyssey G7 C32G75T is a 240Hz, 1440p gaming monitor. It's part of Samsung's 2020 Odyssey gaming lineup, and it's one of few monitors available in two...
www.rtings.com
Calibrei as cores RGB em 43 -46-50 como no Ritngs
Aprendi que se liga o HDR no Windows e não no menu do monitor RS, mas achei que ficou com cores lavadas não gostei
Agora dois problemas que resolvi com uma “tacada”:
A Displayport 1 não dava vídeo
E a inicialização do Windows não aparecia as telas de boot, so ligava o monitor quando o Windows já tinha iniciado
Minha placa de vídeo provisória é antiga, uma gtx1060 e pra resolver os dois problemas acima precisei atualizar o firmware dele com o software da própria nvidia que atualiza alguns parâmetros da displayport.
Download English (U.S.) drivers for NVIDIA hardware - , , ,
www.nvidia.com
A intensidade de bits no windows esta mostrando 8 e o monitor é 10 > Mais uma vez por conta da minha vga antiga que não tem o recurso DSC disponível na serie 20+nvidia e amd 5000+. Então caso queira atingir os 10 bits tenho que reduzir a frequência para 120hz. Deixei 240/8 mesmo.
Coisas que eu ainda não entendo bem:
Porque quando ativo o adaptive sinc no meu do monitor as cores mudam drasticamente e desabilita quase todas as opções menu do monitor?
Escurecimento Local e Brilho adaptável, são bons recursos? vocês usam?