Placas gráficas AMD Radeon RX 7000 com GPUs RDNA 3 confirmadas para apresentar maior consumo de energia.
Em uma entrevista com
Tomshardware , o vice-presidente sênior da AMD, Sam Naffziger, deu a entender que as GPUs RDNA 3 de última geração que alimentam as placas gráficas da série Radeon RX 7000 apresentarão maior consumo de energia do que as soluções existentes, enquanto ainda oferecem ganhos de 50% perf/watt.
Placas gráficas AMD Radeon RX 7000 com GPUs RDNA 3 para consumir mais energia do que a série Radeon RX 6000 com 2 motores RDNA.
Espera-se que a AMD e a NVIDIA se concentrem fortemente na eficiência e no design de energia da GPU de suas GPUs de última geração para oferecer maior desempenho. Vimos vários vazamentos que devem ter designs de até 600W. Enquanto isso, a AMD está dizendo que, embora tenham um aumento de mais de 50% no desempenho por watt em relação à geração anterior, isso não significa que os níveis de energia não aumentarão para as placas gráficas da série RDNA 3 'Radeon RX 7000'.
Se você se lembra, alguns meses atrás, vimos rumores da série Radeon RX 7000 com AMD RDNA 3 oferecendo TDPs de até 400W. Isso é um aumento de 100W em relação à GPU Navi 21 existente que vai até 335W (Navi 21 KXTX). Portanto, se a AMD alcançar um ganho de desempenho de 2x em relação à sua linha de chips existente, o TDP deve chegar perto de 450W, que é o mesmo que os rumores para a NVIDIA GeForce RTX 4090 BFGPU. Ao mesmo tempo, a potência de pico e a potência operacional podem variar muito e Sam está bastante confiante quando diz que a concorrência terá que aumentar a potência (muito mais) do que eles.
Além disso, as placas gráficas de última geração com mais de 400-450W TBP terão que utilizar os novos conectores PCIe Gen 5, considerando que os conectores triplos de 8 pinos só podem ir até 450W e nenhuma empresa fez essa escolha de design para sua referência cartas pelo menos (ainda). Portanto, se a AMD está procurando seguir a rota tripla de 8 pinos ou vai acabar com o novo conector PCIe Gen 5 que estará em conformidade com o padrão ATX 3.0 e oferecerá desempenho estável, continua a ser visto no campo da AMD.
Alguns dos principais recursos das GPUs RDNA 3 destacados pela AMD incluem:
- Nó de Processo de 5 nm
- Embalagem Chiplet Avançada
- Unidade de computação rearquitetada
- Pipeline Gráfico Otimizado
- Cache infinito AMD de última geração
- >50% Perf/Watt vs RDNA 2
As placas gráficas da série AMD Radeon RX 7000 baseadas na arquitetura de GPU RDNA 3 devem ser lançadas ainda este ano, portanto, espere mais informações nos próximos meses.
Configurações de GPU AMD RDNA 3 Navi 3X (preliminar)