[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

AMD planeja lançamento para setembro das séries Radeon RX 7800 e RX 7700.

A AMD está planejando preencher a lacuna do Atlântico entre seu Radeon RX 7600 convencional e o RX 7900 XT de classe entusiasta com as séries RX 7800 e RX 7700, com um anúncio ou teaser planejado para 2023 Gamescom, que está agendado para agosto. Pode haver até quatro novos SKUs de placas gráficas anunciados, com seus lançamentos de produtos espalhados pelo terceiro e quarto trimestre de 2023. Espera-se que o MCM "Navi 32" forneça pelo menos três desses SKUs, enquanto recentemente havia rumores de que a AMD poderia projetar um nova GPU que tem o GCD do "Navi 31" no pacote do "Navi 32" com seus quatro MCDs, para acabar com uma contagem de CU maior do que o que o "Navi 32" pode oferecer.

A GPU "Navi 32" é um MCM, assim como a "Navi 31" que alimenta a série RX 7900. Há rumores de que ele apresenta um GCD (dieta de computação gráfica) de 5 nm com 60 unidades de computação RDNA3, que funcionam em 3.840 processadores de fluxo, 120 aceleradores de IA, 60 aceleradores de raios, 240 TMUs e possivelmente 128 ROPs. Os quatro MCDs de 6 nm fornecem 64 MB de Infinity Cache e uma interface de memória GDDR6 de 256 bits. Supondo que o RX 7800 XT use o novo MCM sem nome com o GCD do "Navi 31" que tem uma contagem de CU entre 60 e 72, um "Navi 32" maximizado poderia alimentar o RX 7800, enquanto suas variantes reduzidas alimentar o RX 7700 XT e o RX 7700.

OavBkdQ.jpg

image.png



7800xt agosto... agosto de Deus junto com o FSR3
Setembro, 7800XT em Setembro. Em agosto é o FSR3... Agosto de 2024 :v
 
realmente não entendo o povão.....vocês querem tecnologia pra frame falso? é tipo implorar pra lançarem uma IA que cria conta mentira pra você....vai entender né....:pense:
 
@dayllann onde vc acha q a AMD 💩 nas 7xxx q pioraram tanto no desempenho/eficiência vs da série anterior pra estarem desse jeito? Horrível 🤮.
 
@dayllann onde vc acha q a AMD 💩 nas 7xxx q pioraram tanto no desempenho/eficiência vs da série anterior pra estarem desse jeito? Horrível 🤮.
A série 7000 é o momento Zen2 dos Ryzens (monolítico -> chiplet) mais uma grande mudança na arquitetura (VOPD). Então assim como o Zen2 teve uma implementação ruim ao separar os núcleos em CCD e IOD, que só foi corrigida no Zen3 com a abolição do CCX, as Radeons vão melhorar na próxima geração, mas o problema principal não é esse, e sim o VOPD.

Essa sigla chata para paralelismo a nível de instrução é o grande vilão da RDNA3: Para cada FP32 fazer duas operações eles ganharam mais transistores, e isso inflou o tamanho do chip e por tabela o consumo e aquecimento, só que até o presente momento o VOPD não funciona, e portanto o FP32 maior e mais beberrão continua fazendo apenas uma operação por vez. Ou seja, o boost que a RDNA3 teria em cima da RDNA2 ainda não está funcionando, mas todo o hardware para ele está lá sugando energia.

Como a AMD diminuiu o tamanho do InfCache e separou ele dos núcleos em um chiplet separado acabou causando um impacto negativo no consumo (tal qual os Ryzens, em idle o consumo é ruim por causa do IOD sempre funcionando) e desempenho, resultando em uma regressão de IPC. Por isso quando comparamos chips iguais, como o caso da 6600XT contra a 7600 (ambas 128bit, com 32CU e 32MB InfCache), temos um ganho tão pífio (o N33 tem 2 bilhões de transistores a mais que o N23, só que isso não se converteu em desempenho).

Edit: O pior disso tudo é que as Radeons 8000 não serão uma otimização do RDNA3, e sim uma nova implementação com várias novas features e mudanças grande no hardware, o formato chiplet será ainda mais avançado com tudo para dar errado no lado do software, um movimento arriscado que eu preferia que a AMD fizesse de forma mais cautelosa... mas bem, é a AMD :v
 
Falar pra vc, foi triste, Nivida nunca queimou nenhuma placa minha. E o cagaço de ter queimado mais alguma coisa, o pcie, mas testei com outra placa o Pc funcionou tudo certinho. Ela fumaceou, deu uns estalo de ter queimado algum componente e veio o cheiro forte de queimado
Que doideira, nunca vi esse tpo de coisa acontecer com vga e olha que comprei uma rx6600 da 51 risc de dar M kkkk. Normalmente vga só falece sem fazer estardalhaço. Parece até aquelas fontes bombas que o pessoal costuma pegar. Menos mal que foi só a vga.
 
Última edição:
bom dia pessoal, fugindo um pouco do assunto que estão conversando agora, estou pra fechar a compra de um rx 6600 eagle da gigabyte, mas vi que o backplate é de plástico. Acho que a placa não é quente a ponto de ser necessário um metal pra ajudar na dissipação de calor, mas alguém com experiencia com placa com backplate de plástico sabe dizer se a placa costuma esquentar mais?
 
bom dia pessoal, fugindo um pouco do assunto que estão conversando agora, estou pra fechar a compra de um rx 6600 eagle da gigabyte, mas vi que o backplate é de plástico. Acho que a placa não é quente a ponto de ser necessário um metal pra ajudar na dissipação de calor, mas alguém com experiencia com placa com backplate de plástico sabe dizer se a placa costuma esquentar mais?
De boa essa placa, se o preço estiver bom pode comprar
 
alguém com experiencia com placa com backplate de plástico sabe dizer se a placa costuma esquentar mais?
Pra dar uma resposta precisa sobre a influência apenas do backplate de plástico vs um de metal teria que testar a mesma placa com 2 backplates diferentes que dificilmente você vai encontrar um relato, mas fato é que pode ter placa com "backplastic" com boas temperaturas e placa com backplate com temperaturas não tão boas então não seria a minha prioridade na hora de analisar uma placa

Não tive esse modelo mas já tive placa com backplastic, sem backplate nenhum e com backplate e pra mim foi tudo mesma coisa quanto a temps de GPU/hotspot/memória, sempre temperaturas mega tranquilas mesmo na 3060 single-fan que usei, foque num bom gabinete/airflow (principalmente se tiver temp ambiente alta), ajuste a curva de fans se necessário, undervolt se desejar e muuuito dificilmente vai ter problemas
 
Que doideira, nunca vi esse tpo de coisa acontecer com vga e olha que comprei uma rx6600 da 51 risc de dar M kkkk. Normalmente vga só falece sem fazer estardalhaço. Parece até aquelas fontes bombas que o pessoal costuma pegar. Menos mal que foi só a vga.
Pois é, foi muito doido, a placa queimar do ND, nova ainda
 
bom dia pessoal, fugindo um pouco do assunto que estão conversando agora, estou pra fechar a compra de um rx 6600 eagle da gigabyte, mas vi que o backplate é de plástico. Acho que a placa não é quente a ponto de ser necessário um metal pra ajudar na dissipação de calor, mas alguém com experiencia com placa com backplate de plástico sabe dizer se a placa costuma esquentar mais?
As gigaplástico foram um problema nas RTX 2060, que já não eram muito geladas por natureza.

Meu cunhado tem essa 6600 eagle com backplastico e é tranquila. Placa fria.
 
Queria saber pq tanta gente tem pira assim por técnica de upscaling, ou geração de frames

Isso deveria ser último recurso, não prioridade
 
Queria saber pq tanta gente tem pira assim por técnica de upscaling, ou geração de frames

Isso deveria ser último recurso, não prioridade
As placas não tem o ganho esperado de performance, aí tem que apelar pra ganho virtual.
 
Queria saber pq tanta gente tem pira assim por técnica de upscaling, ou geração de frames

Isso deveria ser último recurso, não prioridade
Porque funcionam bem pra MUITOS cenários, se o povo for purista e só aceitar jogar em res nativa, no ultra com RT e sem nada disso, maioria vai precisar comprar uma 4090 pra rodar de uma forma satisfatória tudo que querem, então ou seria comprar uma GPU desse nível (que não vai acontecer pra muitos), esperar uma otimização absurda de todos os jogos ou usar DLSS/FSR e frame gen, acho que se todo mundo tivesse bala na agulha pra comprar uma 4090 só pra jogar todo mundo compraria ela mas não é a realidade pra muitos, sem contar que com a régua de uns em 4k 120/144hz muita gente acaba usando DLSS/FSR mesmo se rodar ok nativamente só pra melhorar a fluidez, e sem contar que alguns jogos nem a 4090 entrega o suficiente sem upscale, minha opinião pelo menos
 
Porque funcionam bem pra MUITOS cenários, se o povo for purista e só aceitar jogar em res nativa, no ultra com RT e sem nada disso, maioria vai precisar comprar uma 4090 pra rodar de uma forma satisfatória tudo que querem, então ou seria comprar uma GPU desse nível (que não vai acontecer pra muitos), esperar uma otimização absurda de todos os jogos ou usar DLSS/FSR e frame gen, acho que se todo mundo tivesse bala na agulha pra comprar uma 4090 só pra jogar todo mundo compraria ela mas não é a realidade pra muitos, sem contar que com a régua de uns em 4k 120/144hz muita gente acaba usando DLSS/FSR mesmo se rodar ok nativamente só pra melhorar a fluidez, e sem contar que alguns jogos nem a 4090 entrega o suficiente sem upscale, minha opinião pelo menos
E gostando ou não, por causa da "muleta" do Dlss 3 q fazem o povo pagar a + nas vga's da Nvidia + desempenho superior em RT (sinceramente pra mim não faz falta, mas tem nego q faz. Taí o remake do Tlou pra provar, e olha q tenho vga bem defasada (1070 TI) pra rodar bem ruim em QHD), fora a maior confiança dos drivers (pelo - é oq ando lendo de um pessoal q pegou vga da AMD e tava tendo dor de cabeça). Embora pequem na qtd de Vram.
 
E gostando ou não, por causa da "muleta" do Dlss 3 q fazem o povo pagar a + nas vga's da Nvidia + desempenho superior em RT (sinceramente pra mim não faz falta, mas tem nego q faz. Taí o remake do Tlou pra provar, e olha q tenho vga bem defasada (1070 TI) pra rodar bem ruim em QHD), fora a maior confiança dos drivers (pelo - é oq ando lendo de um pessoal q pegou vga da AMD e tava tendo dor de cabeça). Embora pequem na qtd de Vram.
Poisé, vai muito da necessidade e orçamento de cada um, tem gente que faz questão de usar RT sempre, outros não ligam e não ligam de otimizar os gráficos, outros se tem um monitor 144hz não aceitam a rodar a menos que isso e outros deixam abaixo desde que não seja em <60hz então não tem resposta certa ou errada nesses assuntos

E apesar da AMD ser um pouco melhor no CxB em raster bruto e ter mais vram, a maioria das marcas da AMD só dão 1 ano de garantia salvo engano, e muita gente pega Nvidia porque consegue encontrar 3 anos de garantia com facilidade (ou 4 na Gigabyte), isso também pesa bastante na decisão as vezes, fora outras coisinhas como VSR, RTX Voice, DLDSR e outras que também podem ser interessantes pra algumas pessoas, no fundo acho que vai bem além de só DLSS ou drivers, acho que botando todas as tecnologias extras de lado, só a garantia em si já faria o povo pender pro lado da Nvidia porque pra muita gente é um investimento alto e nem todos querem dar sorte pra azar, ainda mais quando essas situações que a vram faz falta de verdade são raras e a diferença de raster vs preço pago é pouca
 
Queria saber pq tanta gente tem pira assim por técnica de upscaling, ou geração de frames

Isso deveria ser último recurso, não prioridade
Com os jogos mal otmizados, e a devs apelando para isso infelizmente é um grande diferencial e as técnicas de upscaling são o futuro, perda mínima de qualidade ( hoje ficando até melhor que o nativo) e bom ganho em performance.

Porém virou muleta para muitas devs.... que não se esforçam em otimizar os jogos.
 
SAMSUNG apresenta a primeira memória GDDR7 do mundo de até 32Gbps

Como é um anuncio comercial, focarei no que importa: Até 32Gbps e 16Gbit. Hoje o chip GDDR6 mais forte tem 24Gbps e 16Gbit, então vemos que não houve evolução na densidade do chip (continuaremos tendo 2GB por módulo, logo 8 chips para termos 256bits e isso é ruim... seria isso proposital para tentar empurrar o GDDR6W, que ninguém adotou?). Agora vale aquele aviso do "até 32Gbps", pois nem mesmo a 7900XTX utiliza a GDDR6 de 24Gbps, simplesmente essa velocidade só existe no papel, então essa velocidade ai será uma mosca branca ou paper-launch, aposto que as placas implementarão velocidades como 24Gbps e 28Gbps inicialmente.

No caso, uma futura placa high-end com barramento de 384bits chegaria a uma largura de banda de 1154GB/s e 1344GB/s para chips de 24Gbps e 28Gbps, respectivamente (saindo dos atuais 960GB/s do GDDR6 20Gbps). Se esse chip de 32Gbps realmente existir teremos 1536GB/s de largura de banda em 384bits, e ai sim será um bom aumento (o suficiente para 128bit não parecer limitante para 1080p nos jogos de amanhã).
 
Segundo o twitter de AMDGpu e @AncientGameplay o novo driver é uma delícia.
Para mim, é a mesma coisa, ou pior, preciso de mais tempo para testar.



Forza Horizon 5:


The Último Of Noz
 

Alphacool apresenta Core Water Block para PowerColor RX 7900 XTX Red Devil.

O Alphacool Core GPU Cooler agora também está disponível para GPU RX 7900XTX Red Devil! O Alphacool oferece com o novo cooler ótimo desempenho, alta qualidade usual e um design funcional. O que chama a atenção do resfriador de cobre é a unidade de terminal de conector e resfriador, que é fresado a partir de uma única peça de cobre. O excelente acabamento combinado com o cromado duro e resistente de todo o cooler de cobre atende aos mais altos padrões de qualidade. As roscas de latão G1/4", deixadas em cromado e integradas em ambos os lados, são um elemento-chave do design da nova série Core. Destacam-se visualmente muito bem do terminal.

A placa traseira de alumínio, adaptada ao design, forma um conjunto junto com o terminal e convence com uma aparência clara e homogênea na parte traseira do cooler. A iluminação controlável individualmente consiste em LEDs RGB endereçáveis digitalmente e permite uma iluminação uniforme e colorida de todo o refrigerador.

00ypVan.jpg


1SwfXth.jpg


xWsFtxu.jpg


fXXUbr5.jpg


bqdRb8c.jpg


O novo jetplate foi completamente redesenhado em cooperação com os parceiros do conselho com base em muitas simulações e testes práticos. A espessura e o espaçamento das aletas foram reduzidos, aumentando a superfície de resfriamento e otimizando o fluxo de água para os componentes centrais com maior dissipação de calor.
O novo watercooler Alphacool Core para Radeon RX 7900XTX já está disponível para pré-encomenda na Alphacool Online Shop.

Características:
  • A estrutura otimizada das aletas permite um fluxo de água muito bom
  • Superfície de resfriamento ampliada
  • Jetplate modificado garante distribuição ideal de água nas aletas de resfriamento
  • Design visualmente calmo e simples com iluminação digital aRGB
  • Resfriador de cobre cromado
Compatibilidade:
  • PowerColor Radeon RX 7900 XTX Red Devil, 24 GB GDDR6, HDMI, 3x DP (RX 7900 XTX 24G-E/OC)
  • PowerColor Radeon RX 7900 XTX Red Devil Limited Edition, 24 GB GDDR6, HDMI, 3x DP (RX 7900 XTX 24G-E/OC/LIMITED)
Para mais informações, visite esta página .
 
Segundo o twitter de AMDGpu e @AncientGameplay o novo driver é uma delícia.
Para mim, é a mesma coisa, ou pior, preciso de mais tempo para testar.



Forza Horizon 5:


The Último Of Noz


Eu trato essas informações e gráficos que vêm do Ancient Gameplays com bastante cautela. O bicho curte um sensacionalismo e chupa-bolismo da AMD.

Depois vou atualizar o driver aqui que tá desde março sem atualizar e testar issaê.
 
Eu trato essas informações e gráficos que vêm do Ancient Gameplays com bastante cautela. O bicho curte um sensacionalismo e chupa-bolismo da AMD.

Depois vou atualizar o driver aqui que tá desde março sem atualizar e testar issaê.
Minha opinião, o 5.1 ainda é melhor.
Mas eu tenho navi2.

Sobre esse teste.... É meio que complicado demais mesmo.

Ontem falei com o Ancient pelo chat do twitter. Refiz os testes por 4 vezes em três diferentes cenários:
- Começo do jogo (escuro)
- Capitólio (reflexos)
- Endgame (vegetação)

Pedi os vídeos dos testes dele e ele não tem/da muito trabalho desmontar e refazer. Tipo até entendo o cara, melhor deixar quieto.

Me redimi lá no post dizendo que fui agressivo e tenho vergonha e tal mas na real, acho que o cara é sensacionalista e expõe apenas o melhor resultado pra se auto promover ao invés de falar a verdade. Aliás, em todos os cenários, os melhores reviews são os caseiros, de quem não recebe dinheiros pra fazer propaganda.

No cenário do capitólio e exclusivamente nele o driver apresentou 6% de melhora nas médias mas em todos eles o desempenho das mínimas foi pior.

Eu não sou muito entendedor de driver então vou começar a focar meus benchmarks sempre nesses três tipos de ambientes quando possível for.

A RX 6800 do cara é melhor que a minha 6800XT mas segundo ele isso é porque ele usa um Zen4 e o OC dele é melhor. Eu sou daqueles que só acredita vendo.
 
Minha opinião, o 5.1 ainda é melhor.
Mas eu tenho navi2.
Show de bola... Acho que vou nele mesmo. Eu vi aqui e to no 23.4.2, devo ter atualizado sem ver, nunca vi nenhum tipo de melhora na performance da 6750XT com drivers

Me redimi lá no post dizendo que fui agressivo e tenho vergonha e tal mas na real, acho que o cara é sensacionalista e expõe apenas o melhor resultado pra se auto promover ao invés de falar a verdade. Aliás, em todos os cenários, os melhores reviews são os caseiros, de quem não recebe dinheiros pra fazer propaganda.

O canal dele é vergonhoso, pra dizer o mínimo. Antigamente ele trazia umas informações bacanas, umas soluções pros problemas clássicos da AMD mas de um tempo pra cá ele assumiu uma postura de "religioso da AMD" que tá uma porra. Cada lançamento de driver parece que trouxeram a paz mundial.
 
A RX 6800 do cara é melhor que a minha 6800XT mas segundo ele isso é porque ele usa um Zen4 e o OC dele é melhor. Eu sou daqueles que só acredita vendo.
Um ligeiro off aqui.
Comparando teu bench do Forza 5 com o meu PC, meu 5800X3D + 6900XT (SAM ativado) não chega nos teus fps.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo