[TÓPICO DEDICADO] NAVI - próxima geração de GPUs da AMD

RX 7900 GRE da Sapphire com Navi 31 e 16 GB de memória​

Um vazamento com Radeon RX 7900 GRE de @wnxod surgiu hoje, revelando não apenas um logotipo, mas também uma fotografia de um novo cartão.
bP8adhV.jpg

A GPU exibida parece ser a placa de vídeo Sapphire NITRO+, apresentando um design surpreendentemente semelhante ao RX 7900 XT. No entanto, não está claro se esta é a edição Lite sem cãmera de vapor ou o modelo original. O que está confirmado, porém, é que a placa gráfica possui conectores de alimentação duplos de 8 pinos e está equipada com 16 GB de memória.

A Radeon RX 7900 GRE, também conhecida como Golden Rabbit Edition , é uma edição comemorativa especial destinada principalmente ao mercado chinês. Sua disponibilidade no mercado global permanece incerta. No entanto, a GPU apresenta uma mistura dos recursos Navi 31 de ponta da AMD e configuração de memória comparável ao RTX 4080 da NVIDIA ou ao recém-lançado modelo RTX 4060 Ti.

603DWFZ.jpg


vg0YAm3.jpg


bmBps33.jpg


Alegadamente, o cartão terá 84 unidades de computação RDNA3, tornando as especificações de GPU semelhantes às do RX 7900 XT. A diferença notável está na configuração da memória, com o modelo GRE apresentando 16 GB de memória de 256 bits , em oposição aos 20 GB em 320 bits da edição padrão.

Curiosamente, a revelação da Radeon RX 7900 GRE coincide com a expectativa por novidades da série 7800/7700 de gama média da AMD, que curiosamente ainda não foram lançadas. A linha atual da AMD consiste em três placas, duas delas pertencentes à série 7900 de nível entusiasta, enquanto a RX 7600 representa o extremo oposto em termos de desempenho. Isso deixa uma lacuna substancial preenchida pela série Radeon 6800/6900, que está gradualmente se tornando menos disponível.

G5egc48.png
 
Galera estou na duvida em 02 modelos da rx 7900 xtx,o msi gaming classic ou a Sapphire Nitro+,o modelo MSI tem 03 anos garantia
A Sapphire 01 ano garantia,porem eu achei a construcao da sapphire Nitro melhor e tem um RGB lindo na placa.
Qual vcs acham que vale mais a pena? Ambos no mesmo valor praticamente.
 
Galera estou na duvida em 02 modelos da rx 7900 xtx,o msi gaming classic ou a Sapphire Nitro+,o modelo MSI tem 03 anos garantia
A Sapphire 01 ano garantia,porem eu achei a construcao da sapphire Nitro melhor e tem um RGB lindo na placa.
Qual vcs acham que vale mais a pena? Ambos no mesmo valor praticamente.
Bem subjetivo a escolha, se o olho brilha com a estética da Sapphire aí não tem muito o que dizer, mas tem gente que não vai topar perder tanto tempo de garantia pra ter performance igual na prática, por menor que seja a chance de falha eu pessoalmente não dou chance pro azar mas tem gente que pega até 4090 sem garantia ou só com 3 meses
 
Bem subjetivo a escolha, se o olho brilha com a estética da Sapphire aí não tem muito o que dizer, mas tem gente que não vai topar perder tanto tempo de garantia pra ter performance igual na prática, por menor que seja a chance de falha eu pessoalmente não dou chance pro azar mas tem gente que pega até 4090 sem garantia ou só com 3 meses
Pelo que estou pesquisando no Reddit os gringos falam que esse modelo Sapphire Nitro tem a refrigeracao melhor parece mais completo um modelo mais premium.
Agora MSI tem 03 anos de garantia no Brasil,complicado decidir kkkkkk
 
Pelo que estou pesquisando no Reddit os gringos falam que esse modelo Sapphire Nitro tem a refrigeracao melhor parece mais completo um modelo mais premium.
Agora MSI tem 03 anos de garantia no Brasil,complicado decidir kkkkkk
Poisé, eu penso que mesmo se uma placa tem refrigeração melhor nem sempre isso vai fazer uma diferença efetiva/prática, a maioria das GPUs high-end nessa gen tem um cooler extremamente overkill e não acho que muda muita coisa se uma roda a 55c e a outra a 60c por exemplo e talvez nem se a diferença fosse 55c pra 70c, mas aí entra a subjetividade de cada um e a quantos graus cada um se sente confortável em usar o hardware, sem contar que fatores como gabinete/airflow e temp ambiente influenciam na temperatura final, e outro ponto seria o nível de ruído que pra alguns pode ser importante também, já pra outros tanto faz já que quando a GPU tá em load a galera tá de fone/caixa de som e mesmo em 100% dos fans não ouve kkkk, já a garantia esperamos nunca precisar mas se der o azar de ser o premiado pode acabar doendo lá na frente, mas vai de cada um
 
Alguém usa o Adrenalin pra gravar replay ? aqui comecou a dar erro de sincronziacao do audio com o video, o audio sai uns segundos antes do video, sabem oque pode ser ? foi do nada isso.
 
Galera estou na duvida em 02 modelos da rx 7900 xtx,o msi gaming classic ou a Sapphire Nitro+,o modelo MSI tem 03 anos garantia
A Sapphire 01 ano garantia,porem eu achei a construcao da sapphire Nitro melhor e tem um RGB lindo na placa.
Qual vcs acham que vale mais a pena? Ambos no mesmo valor praticamente.

A MSI poderia ser uma placa com construção em papel machê que ainda sim iria nela. 36 meses vs 12 meses é muita diferença, sem contar na hora da revenda.
 

Radeon RX 7900 Golden Rabbit Edition estreia em 28 de julho​

A primeira GPU RDNA3 da AMD com 16 GB de VRAM já tem data de lançamento.
2IuGL9e.jpg

De acordo com um tweet de @momomo_us , a AMD está prestes a lançar sua nova placa de vídeo RX 7900 GRE esta semana. Esta data foi repetida por outras fontes, mas ainda é incerto se será um lançamento no mercado ou um embargo de revisão.

O RX 7900 GRE é relatado como uma nova GPU de desktop, com 84 unidades de computação. Ele tem uma notável semelhança com a Radeon RX 7900 XT, com uma exceção notável: diz-se que a placa de vídeo inclui 16 GB VRAM em um barramento de memória de 256 bits , um detalhe que foi confirmado pelo vazamento da embalagem do modelo Sapphire NITRO +.

i285ghi.png


Após uma inspeção mais detalhada, mudanças significativas podem ser observadas no design do PCB em comparação com o modelo RX 7900 XT. O novo design não apenas apresenta um perfil mais estreito, mas também possui menos conectores de alimentação e um layout SMD diferente por trás da GPU. Além disso, a montagem menor da GPU leva a fortes especulações de que o RX 7900 GRE pode ser o primeiro modelo a incorporar a GPU Hibrida Navi 31/32 . Espera-se que esta GPU híbrida utilize um pacote menor, semelhante ao tamanho do próximo Navi 32 SKU.

É relatado pela PCGamesHardware que o RX 7900 GRE possui 300W TGP e os mesmos clocks do RX 7900 XT, portanto, um boost clock de 2395 MHz e velocidade de memória de 20 Gbps. Isso significa que o cartão oferece 640 GB/s de largura de banda. Não haverá placas de referência da AMD, pois este lançamento será promovido exclusivamente pelos parceiros da diretoria.

A AMD ainda não confirmou oficialmente a existência desta placa de vídeo, e é possível que ela tenha um lançamento limitado inicialmente, possivelmente visando o mercado chinês. No entanto, os jogadores provavelmente aceitariam a perspectiva de um modelo RX 7900 XT mais acessível com 16 GB de memória, o que seria mais do que suficiente para jogos de alta fidelidade. A única questão que resta é se a AMD pretende lançar esta placa de vídeo em um mercado global.
 
Alguém usa o Adrenalin pra gravar replay ? aqui comecou a dar erro de sincronziacao do audio com o video, o audio sai uns segundos antes do video, sabem oque pode ser ? foi do nada isso.
Nunca testei, queria é que fosse automatico como é o da Nvidia e que clipa as kill (E as morte pateticas) no PUBG por exemplo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Radeon RX 7900 Golden Rabbit Edition estreia em 28 de julho​

A primeira GPU RDNA3 da AMD com 16 GB de VRAM já tem data de lançamento.
2IuGL9e.jpg

De acordo com um tweet de @momomo_us , a AMD está prestes a lançar sua nova placa de vídeo RX 7900 GRE esta semana. Esta data foi repetida por outras fontes, mas ainda é incerto se será um lançamento no mercado ou um embargo de revisão.

O RX 7900 GRE é relatado como uma nova GPU de desktop, com 84 unidades de computação. Ele tem uma notável semelhança com a Radeon RX 7900 XT, com uma exceção notável: diz-se que a placa de vídeo inclui 16 GB VRAM em um barramento de memória de 256 bits , um detalhe que foi confirmado pelo vazamento da embalagem do modelo Sapphire NITRO +.

i285ghi.png


Após uma inspeção mais detalhada, mudanças significativas podem ser observadas no design do PCB em comparação com o modelo RX 7900 XT. O novo design não apenas apresenta um perfil mais estreito, mas também possui menos conectores de alimentação e um layout SMD diferente por trás da GPU. Além disso, a montagem menor da GPU leva a fortes especulações de que o RX 7900 GRE pode ser o primeiro modelo a incorporar a GPU Hibrida Navi 31/32 . Espera-se que esta GPU híbrida utilize um pacote menor, semelhante ao tamanho do próximo Navi 32 SKU.

É relatado pela PCGamesHardware que o RX 7900 GRE possui 300W TGP e os mesmos clocks do RX 7900 XT, portanto, um boost clock de 2395 MHz e velocidade de memória de 20 Gbps. Isso significa que o cartão oferece 640 GB/s de largura de banda. Não haverá placas de referência da AMD, pois este lançamento será promovido exclusivamente pelos parceiros da diretoria.

A AMD ainda não confirmou oficialmente a existência desta placa de vídeo, e é possível que ela tenha um lançamento limitado inicialmente, possivelmente visando o mercado chinês. No entanto, os jogadores provavelmente aceitariam a perspectiva de um modelo RX 7900 XT mais acessível com 16 GB de memória, o que seria mais do que suficiente para jogos de alta fidelidade. A única questão que resta é se a AMD pretende lançar esta placa de vídeo em um mercado global.
Eu acredito que vá ter performance muito similar a 7900XT
 
Alguém usa o Adrenalin pra gravar replay ? aqui comecou a dar erro de sincronziacao do audio com o video, o audio sai uns segundos antes do video, sabem oque pode ser ? foi do nada isso.

Aqui essa função de replay do Adrenalin sempre foi uma bosta. Desde que era chamado de ReLIVE, só funciona direito gravação "normal".

Recomendo usar o Steelseries Moments ou o Overwolf.
 
Nunca testei, queria é que fosse automatico como é o da Nvidia e que clipa as kill (E as morte pateticas) no PUBG por exemplo
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Eu acredito que vá ter performance muito similar a 7900XT

Aqui essa função de replay do Adrenalin sempre foi uma bosta. Desde que era chamado de ReLIVE, só funciona direito gravação "normal".

Recomendo usar o Steelseries Moments ou o Overwolf.

entao até o driver passado era de boa, apertava a tecla do atalho e gravava q era uma beleza, agora ta horrivel, mas nao sei se foi o drive....eu tenho licenca do Action Mirillis e to usando ele, porem ele eh mais pesado e os arquivos de gravacao tambem sao mais pesados...
vi esse steelseries moments, vou ver aqui, parece bacana, eu curto so apertar uma tecla e salvar os ultimos 30-40segundos do gameplay sabe
 
Nunca testei, queria é que fosse automatico como é o da Nvidia e que clipa as kill (E as morte pateticas) no PUBG por exemplo

Mais um ponto que a AMD dormiu e a NVIDIA nada de braçada. Não é atoa que o marketshare é pifio
 
Eu acredito que vá ter performance muito similar a 7900XT
E muito, pelo que vejo ela é uma 7900XT até no clock, a única diferença será a quantidade de VRAM e a largura de banda (800GB/s -> 640GB/s),então será uma ótima placa para saber o quanto as unidades computacionais da RDNA3 são sedentas por bandwidth. Quanto ao motivo de existência dessa placa, não existe, o GCD dela é idêntico ao da versão XT, então descartem um cut-down por problema, simplesmente são 7900XT encalhadas (???) que receberão 2 MCD a menos, uma redução no preço, um encapsulamento menor e um lançamento limitado.
 
Será que aparece mais placas 6800 xt no mercado? Ando procurando há algum tempo aparecer em bom preço, mas na maiora das lojas está sem estoque. Se não aparecer, provavelmente vou ter que esperar a 7700 ou 7800 lançar, pois a nova geração da nvidia tá uma bosta.
 
Será que aparece mais placas 6800 xt no mercado? Ando procurando há algum tempo aparecer em bom preço, mas na maiora das lojas está sem estoque. Se não aparecer, provavelmente vou ter que esperar a 7700 ou 7800 lançar, pois a nova geração da nvidia tá uma bosta.
Quer comprar 6800XT nova ou usada?
 
Será que aparece mais placas 6800 xt no mercado? Ando procurando há algum tempo aparecer em bom preço, mas na maiora das lojas está sem estoque. Se não aparecer, provavelmente vou ter que esperar a 7700 ou 7800 lançar, pois a nova geração da nvidia tá uma bosta.
Nova, vi que tava 3800 alguns meses atrás.
Não tenho coragem de comprar esse tipo de coisa usada rs.
Do jeito que tá essa gen não esperaria muita coisa da AMD também, não acho que vai encontrar um super CxB em raster de ambos os lados, a não ser que esteja sondando AMD pelos 16gb vram mesmo, mas caso não seja isso não faria sentido algo como uma 4070?
 
Do jeito que tá essa gen não esperaria muita coisa da AMD também, não acho que vai encontrar um super CxB em raster de ambos os lados, a não ser que esteja sondando AMD pelos 16gb vram mesmo, mas caso não seja isso não faria sentido algo como uma 4070?
Cara, a 4070 é uma boa placa mas o preço tá absurdo. Se tivesse menos que 4 mil até caberia no meu orçamento. A 6800 xt tem performance parecida e antes dava pra achar por 3800, que pra mim é um negócio muito melhor (não ligo tanto pra RT, DLSS). Se não voltar pro mercado talvez eu vá com a 6750 mesmo que tá 2500 na kabum.
 
Cara, a 4070 é uma boa placa mas o preço tá absurdo. Se tivesse menos que 4 mil até caberia no meu orçamento. A 6800 xt tem performance parecida e antes dava pra achar por 3800, que pra mim é um negócio muito melhor (não ligo tanto pra RT, DLSS). Se não voltar pro mercado talvez eu vá com a 6750 mesmo que tá 2500 na kabum.
Busca algum modelo específico? Pensando apenas no fato de ser uma 4070 tem Ventus por 3,7-3,8k e ela já chegou a bater a 3,5k~, fora ela acho que no momento só a Gainward Ghost por 4,1k e a Galax por 4150 mesmo, aí não sei se teria preferência ou necessidade por marca/específica porque se sim aí complica mesmo porque acaba sendo preferência pessoal de cada um, não ligando pra RT/DLSS/DLDSR e afins facilita ir pro lado AMD também, e não sei se um fator importante pra você seria garantia também já que muitas marcas AMD oferecem só 1 ano, na 6750XT pelo menos fica garantido porque se não me engano o modelo que tá aí direto é o da MSI que tem 3 anos

RTX 4070 MSI Ventus 2X OC - 3824 no momento e acho que tem cupom de 1-2% na GK
 
Cara, a 4070 é uma boa placa mas o preço tá absurdo. Se tivesse menos que 4 mil até caberia no meu orçamento. A 6800 xt tem performance parecida e antes dava pra achar por 3800, que pra mim é um negócio muito melhor (não ligo tanto pra RT, DLSS). Se não voltar pro mercado talvez eu vá com a 6750 mesmo que tá 2500 na kabum.
Eu acho que nessa placas com custo mais alto as AMD sempre ficam na frente se comparar o custo com o que ela entrega (tirando RT) e acho positivo ter sempre mais VRAM.
Vou deixar o link que vi agora pouco de duas placas, uma da 3070 ti que tá 3200,00, embora tenha só 8gb é só baixar um pouco as texturas que da pra jogar bem (mas não deveria ser necessário considerando que é uma placa de mais de 3k né Nvidia) e uma 4070 de 4.600,00, mas acho que passa do seu orçamento. São duas que eu consideraria muito, principalmente a 3070 ti nesse preço que ainda é muito forte, mas a diferença na raster pra 6750XT não é muito grande pra justificar a diferença, como disse q não liga pra RT e DLSS eu ficaria com a AMD.

3070 ti -> https://www.kabum.com.br/produto/45...MIzuXstfipgAMVSFxIAB0_Cw_2EAQYASABEgJfF_D_BwE

4070 -> https://www.kabum.com.br/produto/44...MI2oei7fipgAMVD0-RCh0v0wBUEAQYASABEgLqIfD_BwE

6750XT -> https://www.kabum.com.br/produto/41...MIy7eIt_qpgAMVC0eRCh2EswDjEAQYASABEgIWl_D_BwE
 
3070ti é uma GPU que acho complicado recomendar desde sempre, talvez pior ainda no momento atual, se a pessoa considera uma 6750XT provavelmente a 3060ti também já atende quanto ao desempenho e custa 2k (vs 3,2k da 3070ti) com os mesmos 8gb, e se a pessoa quiser investir um pouco mais tem a 4070 custando uns 15% mais e entregando uns 15% a mais (desempenho de 3080) mas com 12gb, techs novas e consumo bem menor (100w~ a menos), apesar de que as vezes o valor dela no momento pode ser justamente o limite máximo que alguém quer gastar
 
Busca algum modelo específico?
RTX 4070 MSI Ventus 2X OC - 3824 no momento e acho que tem cupom de 1-2% na GK
Esse preço tá bem mais convidativo, antes estava olhando na kabum, terabyte e pichau, que são lojas que conheço e confio. Essa daí é confiável? Sobre marca, só tenho preferência na mais barata mesmo rs. Pelo que eu pesquisei a 4070 consome pouco, não sei sobre as temperaturas dessa de 2 ventoinhas, vou ir atrás disso.
Eu acho que nessa placas com custo mais alto as AMD sempre ficam na frente se comparar o custo com o que ela entrega (tirando RT) e acho positivo ter sempre mais VRAM.
Vou deixar o link que vi agora pouco de duas placas, uma da 3070 ti que tá 3200,00, embora tenha só 8gb é só baixar um pouco as texturas que da pra jogar bem (mas não deveria ser necessário considerando que é uma placa de mais de 3k né Nvidia) e uma 4070 de 4.600,00, mas acho que passa do seu orçamento. São duas que eu consideraria muito, principalmente a 3070 ti nesse preço que ainda é muito forte, mas a diferença na raster pra 6750XT não é muito grande pra justificar a diferença, como disse q não liga pra RT e DLSS eu ficaria com a AMD.
Sim, AMD tem melhor CxB e geralmente mais memória em troca de piores drivers e tecnlogia(dlss, frame gen). Placa de 8gb vou evitar, ainda mais que vou comprar um monitor QHD ano que vem. Foda, parece que o padrão agora vão ser esses jogos mal otimizados consumindo memória pra kct.
 
Esse preço tá bem mais convidativo, antes estava olhando na kabum, terabyte e pichau, que são lojas que conheço e confio. Essa daí é confiável? Sobre marca, só tenho preferência na mais barata mesmo rs. Pelo que eu pesquisei a 4070 consome pouco, não sei sobre as temperaturas dessa de 2 ventoinhas, vou ir atrás disso.
Confiável, bastante gente compra lá mas caso queira monitorar outras GPUs ou não vá fechar a compra agora, recomendo usar esse site que você consegue ver os menores preços tanto à vista quanto a prazo, já apareceu um tiquinho mais barato mas no momento 3800~ é o menor preço
 
Deixando a dica pra galera das RDNA 2 ae:
Resolvi 80% dos meus stutterings no DayZ e New World usando isso:



    • 1. Open registry and navigate, depending on gpu installed on your system will up to 0003 or 0004
    • HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4d36e968-e325-11ce-bfc1-08002be10318}\0000



    • 2. Find section D3DVendorName and D3DVendorNameWow
    [*]

    3. Open D3DVendorName Key then edit these marked value. Select Preset which best suited:



    64-Bit DLL / D3DVendorName Preset
    Regular DX
    Regular DX9
    with DX11 NAVI
    DX9 NAVI
    with Regular DX11
    Full DXNAVI
    atiumd64.dll
    atiumd64.dll
    atidxx64.dll
    atidxx64.dll
    atiumd64.dll
    atiumd64.dll
    amdxx64.dll
    amdxx64.dll
    amdxn64.dll
    amdxn64.dll
    atidxx64.dll
    atidxx64.dll
    amdxn64.dll
    amdxn64.dll
    amdxx64.dll
    amdxx64.dll
    Factory AMD Default For Polaris, Vega, and Ryzen Vega APU​
    Factory AMD Default for RDNA 1​
    Factory AMD Default for RDNA 2​






    4. Open D3DVendorNameWow Key then edit these marked value. Select Preset which best suited:



    32-Bit DLL / D3DVendorNameWow Preset
    Regular DX
    Regular DX9
    with DX11 NAVI
    DX9 Navi
    with Regular DX11
    Full DXNAVI
    atiumdag.dll
    atiumdag.dll
    atidxx32.dll
    atidxx32.dll
    atiumdag.dll
    atiumdag.dll
    amdxx32.dll
    amdxx32.dll
    amdxn32.dll
    amdxn32.dll
    atidxx32.dll
    atidxx32.dll
    amdxn32.dll
    amdxn32.dll
    amdxx32.dll
    amdxx32.dll
    Factory AMD Default For Polaris, Vega, and Ryzen Vega APU​
    Factory AMD Default for RDNA 1​
    Factory AMD Default for RDNA 2​


Usando o método grifado em *vermelho*​
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

E que grande bosta ter que mexer em registro pra jogar as coisas decentemente. Podia ter um toggle por jogo pra isso aí.

AMD, se for usar gambiarra nos drivers pelo menos deixa a gente desativar sem precisar se embrenhar no Windows. Pfv
 
Driver novo!



RN-RAD-WIN-23-7-2

Fixed Issues​

  • Stuttering may be observed while playing Call of Duty®: Modern Warfare® II with Radeon™ Anti-Lag enabled.
  • Intermittent corruption may be observed around some player models while playing Hatsune Miku: Project DIVA Mega Mix+™ on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 6900 XT.
  • Higher than expected GPU Memory Utilization when using certain Record and Stream settings such as Instant Replay.
  • Display signal may be lost after switching windows on certain Adaptive-Sync enable displays on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AVC and HEVC codecs.

Known Issues​

  • Performance Metrics Overlay may report N/A for FPS on various games.
  • High idle power has situationally been observed when using select multi-display setups with mixed high-resolution and high refresh rate displays on Radeon™ RX 7000 series GPUs.
  • Intermittent corruption may be observed playing Rocket League™ with Bloom set to Off on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 6900 XT.
  • Intermittent application hang for a few seconds may be observed while playing RuneScape™ on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 5700 XT.
  • Application crash or driver timeout may be observed while playing Ratchet & Clank™: Rift Apart with Ray-Tracing and Dynamic Resolution Scaling enabled on some AMD Graphics Products, such as the Radeon™ RX 7900 XTX.
  • Audio may intermittently become out of sync with video when recording from AMD Software: Adrenalin Edition with AV1 codec.

Important Notes​

  • Factory Reset has been temporarily disabled as a precautionary measure while we address isolated installation issues that have been reported during PC upgrades. Users may use AMD Cleanup Utility as a temporary option.
  • AMD is working with the game developers of Ratchet & Clank™: Rift Apart to resolve some stability issues when Ray-Tracing is enabled.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo