A origem dos problemas de New World
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(Bloomberg) -- Mike Frazzini had never made a video game when he helped start Amazon Game Studios. Eight years later, he has released two duds, withdrew both from stores after a torrent of negative reactions and canceled many more. For a company that dominates countless areas of retail, consumer...
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Mike Frazzini nunca tinha feito um videogame quando ajudou a iniciar a Amazon Game Studios. Oito anos depois, ele lançou dois insucessos, retirou-se ambos das lojas após uma torrente de reações negativas e cancelou muitos outros. Para uma empresa que domina inúmeras áreas de varejo, eletrônicos de consumo e computação empresarial, as múltiplas falhas nos jogos mostram um reino que pode ser imune à filosofia de negócios distinta da Amazon.com Inc. Ele tentou fazer jogos do jeito Amazon, em vez de simplesmente fazer jogos que as pessoas gostariam de jogar.
Frazzini é um sobrevivente da Amazon que apareceu na seção de livros do site, onde se tornou querido por Jeff Bezos como gerente lá. A sabedoria convencional dentro da empresa é que, se você pode administrar um negócio, pode administrar qualquer outro. Os profundos recursos financeiros da Amazon certamente ajudam. Como chefe da divisão de jogos, Frazzini adquiriu estúdios de desenvolvimento estabelecidos e levou a empresa a gastar quase US $ 1 bilhão no site de streaming de vídeo ao vivo Twitch. Frazzini recrutou alguns dos maiores nomes da indústria de videogames, incluindo criadores das franquias EverQuest e Portal aclamadas pela crítica, bem como executivos da Electronic Arts Inc. e outras grandes editoras.
Então, de acordo com vários funcionários atuais e ex-funcionários dos estúdios de jogos de Frazzini, ele ignorou muitos de seus conselhos. Ele frequentemente dizia à equipe que todo jogo da Amazon precisava ser uma “franquia de um bilhão de dólares” e, em seguida, não tinha pessoal suficiente para os projetos, dizem eles.
Jeff Bezos gosta mais de livros, mas a diretriz de entrar nos videogames veio direto do topo. O CEO da Amazon indicou que estava disposto a gastar somas exorbitantes de dinheiro e oferecer às equipes de desenvolvimento o tempo que precisassem, dizem três pessoas que trabalharam diretamente com Bezos. Tudo o que importava era que eles tornassem os jogos mais ambiciosos possíveis, aqueles que atraíssem os jogadores para o ecossistema Amazon Prime e mostrassem as capacidades técnicas de sua divisão em nuvem. Permitir que 10.000 pessoas jogassem em uma única sessão de jogo foi dado ao novo time como um grande alvo. Dois projetos sob esta diretriz ficaram conhecidos no escritório como os “jogos de Bezos”.
Bezos vê os jogos como mais uma forma de vender assinaturas para o Prime e atrair clientes para suas outras ofertas, incluindo programas de televisão e filmes. À medida que outras empresas de comércio eletrônico se atualizam com o frete grátis mais rápido, a Amazon procura adicionar mais vantagens ao Prime para justificar o preço da associação.
No verão de 2018, Frazzini conseguiu sua maior contratação até então. Christoph Hartmann, o novo vice-presidente de estúdios de jogos da Amazon, passou duas décadas na Take-Two Interactive Software Inc., onde publicou sucessos de bilheteria como BioShock e Mafia. Foi uma contratação um tanto controversa, já que Hartmann também foi responsável por algumas falhas de alto perfil, como The Bureau: XCOM Declassified, que levou ao falecimento do desenvolvedor.
Ainda assim, Frazzini posicionou Hartmann como um fixador da equipe. Hartmann afrouxou o mandato de fazer tudo com o Lumberyard, e algumas equipes começaram a fazer protótipos de jogos usando o Unreal Engine. Hartmann também pressionou a Amazon a publicar títulos feitos por outras empresas. Ela assinou um desses acordos com a editora coreana Smilegate para lançar um jogo em 2021.
A Amazon ainda poderia fazer o mesmo em jogos. Luna demonstra um compromisso contínuo, assim como os investimentos no Novo Mundo e em projetos ainda não anunciados, incluindo um novo jogo secreto de Smedley, que lançou as bases para jogos online multijogador massivos no final dos anos 1990 com EverQuest. Depois das desventuras da Amazon em jogos, há pelo menos uma passagem dos princípios de liderança que a empresa ainda espera provar: “Os líderes estão certos muito.”